O desempenho insuficiente em português e matemática

Mais de 70% dos concluintes (ou seja: que estão no último ano) do ensino médio no Brasil não atingem o nível básico de conhecimentos em língua portuguesa e matemática.

É o que apontam os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) divulgados hoje pelo MEC, segundo O Globo.

“Os dados revelam uma estagnação dessa etapa escolar desde 2009, com viés de queda.

Em matemática, a proficiência média despencou de 275 para 270 pontos entre 2009 e 2017 no ensino médio. A variação em língua portuguesa foi mais discreta, de 269 para 268 pontos no mesmo período, mas também com tendência de diminuição.”

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Carlos disse:

    A DESeducação brasileira é fruto do sócio construtivismo do aluno, e o pai é Paulo Freire.

Ler comentários
  1. SILVIO disse:

    E é o BOLSONARO que está errado ao criticar ?

  2. Regina disse:

    Há muita diferença entre saber fazer continhas básicas e cálculo diferencial integral!!!!Deve ser da geração dilmanta!!!

  3. Marco disse:

    Marxismo => padronização da zona Paulo Freire => Aprovação continuada FHC => auto-estima da ignorância Lula => País de analfabetos funcionais (geração Nem-Nem)

  4. Rafael disse:

    Na matemática, o problema é a subtração. E, no português, não é só uma questão de vírgula.

  5. Carlos disse:

    O ensino atual é "filho" de Paulo Freire! Então vamos de B17!

  6. HM disse:

    Pra que for Fazer Concurso Público é bom tomar Metil Folato, ajuda na memória...

  7. Tereza disse:

    Já dá para votar? Então, dane-se o resto. E mesmo o nível cognitivo não dando pra votar, dane-se o resto.

  8. SILVIO disse:

    Não esquecer que alfabetizado basta ler e assinar o próprio nome....

  9. Regina disse:

    O dinheiro do MEC foi gasto com o zoeira sem fronteira,da dilmanta!!!Pagamos milhões pra vagabundinhos universitários(alguns de classe média) vagabundearem pela zoropa,só faziam passeare dar o rabo!!!

  10. Tereza disse:

    Vamos lá: X + Y = Adão, se, somente se X × X igual a Eva, onde X e Y são cromossomos sexuais.

  11. Leandro disse:

    Fátima Bernardes anunciou matéria sobre "estudo em casa". Ela mostrou 1 caso de homeschooling, depois falou sobre o ensino comum, e então, os "especialistas" atacaram, sutilmente, o homeschooling.

  12. jpb disse:

    Completa ignorância! Pobre povo brasileiro!

  13. MarcosArq disse:

    Sempre que saem dados sobre educação gosto de relembrar a entrevista do Cristovan Buarque no Roda Viva, a paritr do minuto 11. Lulladrão desdenhou o projeto educacional no ciclo básico. Preferiu FIES

    1. Prouni, que segundo o raciocínio delle, dava voto. Um irresponsável com o povo e o nosso dinheiro. Gastou 20 anos de bolsas CAPES no Turismo sem fronteiras. 560MI ano com bolsas > 12-15BI com o CSF.

  14. Renato disse:

    Basta saber assinar o nome e lacrar 13, o resto é "coisa de burguês". Ah, maconha e séquiço de todo tipo também pode, nada como um exército de zumbis animalizados.

  15. Patrizia disse:

    Quem beleza! Criamos um exército de idiotas.

  16. Celso disse:

    Enquanto isso nas universidades federais, a doutrinação comunista continua a todo o vapor!

    1. Ironicamente muitos comprados com o Ciência sem fronteiras, gastando muito dinheiro na Europa. Se vc conhece quem tem bolsa CAPES, números: orçamento anual com bolsas 560MI, CSF estimado 12-15BI !!!!

  17. Luiz disse:

    E ainda tem quem diga que o Brasil é o país do futuro!

  18. Maria disse:

    Eis aí o grande legado de Paulo Freire e da "pátria educadora" depois anos de esquerdismo. Não sabem nada de português e matemática, mas aprenderam tudo sobre lacração.

  19. EUGENIO disse:

    Em compensação, nas disciplinas manipuladas pela doutrina marxista eles tiram 10! Depois dizem que professor no Brasil ganha mal. Mentira! Para o lixo que ensinam, ganham bem até demais.

  20. Regina disse:

    Antas,esqueceram de comentar q a nota MÁXIMA é de 1000 pontos!!!esses estudantes são ANALFABETOS FUNCIONAIS!!!Aprenderam só 1/4 do conteúdo!!!

  21. Nelson disse:

    Deste jeito não vão conseguir nem somar as penas que o condenado de Curitiba vai acumular

  22. zóio disse:

    Aprovação continuada; passar a mão na cabeça de alunos bandidos (são minorias, mas afetam todo um trabalho); ECA que entupiu a molecada de direitos (e NADA de deveres); família desestruturada (miséria

  23. Marcos disse:

    Pensei ter lido 'Pátria Educadora' em algum lugar. Manda apertar o Treze e confirmar!

  24. Homem disse:

    De 275 para 270 é despencar? Como vocês são exigentes... Nooosssssaaa (como a serpente do Castelo Ra-Tim-Bum!) Niiiiiii!

  25. Tereza disse:

    Agora, isso de onipresença e onisciencia... cara, na medida em que Cristo não vai sabendo nem aparecendo onde se diz necessário, a criação vai fazendo e acontecendo, né? Funciona?

  26. Tereza disse:

    CrO budismo é uma filosofia de vida recomendada por Nietzsche. Alemão. Quanto a preconceito com religiões, só conheço a dos religiosos contra quem não tem nenhuma.

    1. Tem gente que adora um alemão, tem gente que tem outra religião.

  27. Tereza disse:

    Tabus. Dogmas desnecessários. Curvas intermináveis em labirintos de medo, mentira, hipocrisia, e a pior fraude que existe, a intelectual.

    1. Está descrevendo a sua própria "mente de macaco". Está fazendo uma transferência. Tabus? Dogmas? Pode ser para quem tem uma visão bem curta da Realidade, tenha ou não uma religião.

  28. Lewandonoroskówski disse:

    Sujeito entra burro e sai cavalo.

  29. Tereza disse:

    Eu posso falar do êxodo de Maria e José para o Egito sem mencionar que eles eram refugiados? Posso. Mas, se alguém mencionar porque a porrra do mundo precusa começar a se acabar pelo Brasil?

  30. Tereza disse:

    Amore, eu não poderia fazer um demente religioso assimilar uma fórmula comprovada como a que escrevi se ele acreditar que a costela de Adão é o pênis da humanidade.

    1. O intelectual separa para analisar. No Amor não há separação. O método, a filosofia, tem seus limites (também tem seus vícios neuróticos). Por aí, nunca vai assimilar.

  31. Sergio disse:

    Você sabe, sem pesquisar Wikipedia, o que é um fricativo bilabial vozeado e pode me dar exemplos de idiomas que o usam?.... Pois é. Entendeu como sua pergunta é ridícula?

  32. SILVIO disse:

    Solução: desfazer tudo que os esquerdopatas fizeram ! Muitas pontes cairão; muitas gazes ficarão em abdomens; muitos prédios cairão; muitas petições virarão memes de tão mal escritas....etc.

  33. Martins disse:

    Este é o sucesso da PÁTRIA EDUCADORA da demente DILMA. Quanto mais jumento, melhor!!! E ainda tem RETARDADO que vota no Andrade.

  34. Regina disse:

    E vc ,remelentinho sabe???Deve ser um babaquinha do zoeira,comunistinha com 50 ânus de atraso!!!Deixa acabar sua facú de quinta ,pra ver se acha emprego seu petralha!!!

  35. Roberto disse:

    O sistema educacional está falido. Não apenas quanto a recursos, mas como entidade. É necessária a reformulação do foco e dos métodos educacionais, de forma ampla.

  36. Tereza disse:

    No mais, quanto Cristo voltar quero ouvi-lo pregando em alemão. É assim que se filosofa.

    1. Se tem preconceito, vamos a outra religião, budismo. Tem mais ou menos 2.500 anos que a humanidade já tem o insight que nosso "problema" é nossa ignorância. Cristo indicou o caminho do Amor. Entendeu?

  37. José disse:

    Imaginem vocês se o lema do governo de Dilma não fosse Pátria educadora, será que o resultados na educação seriam ainda piores? Investiram 4x mais no ensino superior que no fundamental, taí o resultad

  38. Tereza disse:

    Tirem os partidos políticos e as religiões de dentro da sala de aula, e teremos uma chance de virar primeiro mundo. Já perdemos tempo demais com porcaria.

    1. Desde que se queira realmente transmitir conteúdo, capacitar as pessoas a enfrentar a vida, crescer, encontrar seu caminho neste mundo, deve-se permitir iniciativas variadas, não padronizar porcaria.

  39. Tereza disse:

    Quise vi a Torre de Babel desabar porque alguém interpretou Cristo como um refugiado. As pessoas não querem associar palavras às situações que eles dão significado.

  40. Nathan disse:

    Agora, perguntem quem conhece a “utopia comunista”, ou onde fica e para que serve o “pino e os buracos” e certamente tomam DEZ na pesquisa! #abanâniaéumlixo!

  41. PresidenteXVII disse:

    Só Jair Bolsonaro critica o marxismo cultural, e o socioconstrutivismo de ideologias pautadas pela reengenharia social, em detrimento do ensino técnico. Pra quê mais escolas com esse currículo ruim?

  42. Tereza disse:

    Para tornar uma país analfabeto só precisa dizer a ele que ele entende a Bíblia.

    1. Tem burro que não compreende nada, nem da Bíblia. Costumam, no máximo, aprender a recitar alguma cartilha ou ter uma falsa religião, como o marxismo. Tem também os seguidores de mula.

  43. Aurélio disse:

    É a pátria educadora dos FILHOSDAPUTA dos comunistas, raça de vagabundos, paredão nesses fgilhos da puta!!!!