O desempenho insuficiente em português e matemática

Mais de 70% dos concluintes (ou seja: que estão no último ano) do ensino médio no Brasil não atingem o nível básico de conhecimentos em língua portuguesa e matemática.

É o que apontam os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) divulgados hoje pelo MEC, segundo O Globo.

“Os dados revelam uma estagnação dessa etapa escolar desde 2009, com viés de queda.

Em matemática, a proficiência média despencou de 275 para 270 pontos entre 2009 e 2017 no ensino médio. A variação em língua portuguesa foi mais discreta, de 269 para 268 pontos no mesmo período, mas também com tendência de diminuição.”

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler mais 54 comentários
  1. Agora, isso de onipresença e onisciencia… cara, na medida em que Cristo não vai sabendo nem aparecendo onde se diz necessário, a criação vai fazendo e acontecendo, né? Funciona?

    1. Está descrevendo a sua própria “mente de macaco”. Está fazendo uma transferência. Tabus? Dogmas? Pode ser para quem tem uma visão bem curta da Realidade, tenha ou não uma religião.

  2. Eu posso falar do êxodo de Maria e José para o Egito sem mencionar que eles eram refugiados? Posso. Mas, se alguém mencionar porque a porrra do mundo precusa começar a se acabar pelo Brasil?

    1. O intelectual separa para analisar. No Amor não há separação. O método, a filosofia, tem seus limites (também tem seus vícios neuróticos). Por aí, nunca vai assimilar.

  3. Aprovação continuada; passar a mão na cabeça de alunos bandidos (são minorias, mas afetam todo um trabalho); ECA que entupiu a molecada de direitos (e NADA de deveres); família desestruturada (miséria

  4. Solução: desfazer tudo que os esquerdopatas fizeram ! Muitas pontes cairão; muitas gazes ficarão em abdomens; muitos prédios cairão; muitas petições virarão memes de tão mal escritas….etc.

    1. Se tem preconceito, vamos a outra religião, budismo. Tem mais ou menos 2.500 anos que a humanidade já tem o insight que nosso “problema” é nossa ignorância. Cristo indicou o caminho do Amor. Entendeu?

  5. Imaginem vocês se o lema do governo de Dilma não fosse Pátria educadora, será que o resultados na educação seriam ainda piores? Investiram 4x mais no ensino superior que no fundamental, taí o resultad

    1. Desde que se queira realmente transmitir conteúdo, capacitar as pessoas a enfrentar a vida, crescer, encontrar seu caminho neste mundo, deve-se permitir iniciativas variadas, não padronizar porcaria.

  6. Só Jair Bolsonaro critica o marxismo cultural, e o socioconstrutivismo de ideologias pautadas pela reengenharia social, em detrimento do ensino técnico. Pra quê mais escolas com esse currículo ruim?

    1. Tem burro que não compreende nada, nem da Bíblia. Costumam, no máximo, aprender a recitar alguma cartilha ou ter uma falsa religião, como o marxismo. Tem também os seguidores de mula.

  7. Em compensação, nas disciplinas manipuladas pela doutrina marxista eles tiram 10! Depois dizem que professor no Brasil ganha mal. Mentira! Para o lixo que ensinam, ganham bem até demais.

  8. O dinheiro do MEC foi gasto com o zoeira sem fronteira,da dilmanta!!!Pagamos milhões pra vagabundinhos universitários(alguns de classe média) vagabundearem pela zoropa,só faziam passeare dar o rabo!!!

  9. Fátima Bernardes anunciou matéria sobre “estudo em casa”. Ela mostrou 1 caso de homeschooling, depois falou sobre o ensino comum, e então, os “especialistas” atacaram, sutilmente, o homeschooling.

  10. Sempre que saem dados sobre educação gosto de relembrar a entrevista do Cristovan Buarque no Roda Viva, a paritr do minuto 11. Lulladrão desdenhou o projeto educacional no ciclo básico. Preferiu FIES

    1. Prouni, que segundo o raciocínio delle, dava voto. Um irresponsável com o povo e o nosso dinheiro. Gastou 20 anos de bolsas CAPES no Turismo sem fronteiras. 560MI ano com bolsas > 12-15BI com o CSF.

    1. Ironicamente muitos comprados com o Ciência sem fronteiras, gastando muito dinheiro na Europa. Se vc conhece quem tem bolsa CAPES, números: orçamento anual com bolsas 560MI, CSF estimado 12-15BI !!!!