O drible do TSE para contratar a Smartmatic

O TSE não vai exigir que a Smartmatic International Corporation apresente um decreto de autorização de atividades, pois considera que a empresa, com sede em Barbados, não tem filial no Brasil nem sociedade com empresa brasileira.

Ou seja, não estaria sujeita às regras do artigo 28 da Lei 8.666.

Só que a Smartmatic International compõe com a Smartmatic Brasil o consórcio que venceu o pregão para fornecimento de impressoras de votos. E, curiosamente, os representantes das duas empresas são os mesmos.

Reveja o que publicamos sobre o caso:

Exclusivo: consórcio da Smartmatic usa offshore de Barbados

Exclusivo: Cinco venezuelanos e um português representam Smartmatic no TSE

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

Ler mais 80 comentários
  1. Gente, vamos deixar uma coisa clara? 99% das licitações públicas tocadas no país, determinam logo no início dos Editais de chamamento, num capítulo com o título “Das Condições de Participação”, algo como o texto que segue: “Será vedada a participação de empresas quando, sendo estrangeiras, não funcionem no país.” Essa é a regra! Agora, o TSE coloca essa licitação no “1%” da exceção. Quer contratar uma empresa internacional? De fora? Faça uma licitação internacional, não há o que vede; mas uma LICITAÇÃO, não uma encomenda direta. E ainda por cima, a existência de pessoa jurídica do mesmo controlador, instalada no Brasil. Que descalabro! Isso pode ser chamado, em tese, de direcionamento.

  2. Até ha alguns anos, havia rumores que a Venezuela era conhecida por ter/dominar o software mais moderno e sofisticado do mundo em fraudes de eleições. Também correram rumores que nas eleições de 2014, o Brasil importou um software para eleições eletronicas da Venezuela. Agora vem essa noticia de Smartmatic, Barbados (quintal da Venezuela), impressoras para imprimir votos, etc. Isso está cheirando mal!!!!! Assunto para ser monitorada estreitamente e para botar a boca no trombone se surgir aspectos mais suspeitos!!!!! Enfim, não dá para confiar nesses caras sórdidos e marginais de Brasilia.

  3. Está havendo uma nítida licitação tendenciosa para essa Smartmatic, certamente para ver se, mais uma vez, as próximas eleições apresentem o resultado que eles tanto querem ! Tem caroço nesse angu (Português e Venezuelanos juntos no mesmo negócio ???? )

  4. O Antagonista? Esse assunto é muito sério! Isso precisa ir para as mídias televisionadas de massa URGENTEMENTE! Os indícios que apontam na direção de um golpe no sistema eleitoral é muito forte! A ORCRIM não dorme e há muita gente disposta a corroborar com eles. O próprio TSE já nos aplicou um golpe no ano passado ao deixar a fraude eleitoral de 2014 “por isso mesmo”.
    Eram tantas e sólidas as provas, que precisaram descartá-las para poder julgar o mérito.
    Esse sistema eleitoral é uma fraude! PRECISAMOS RESGATAR O VOTO EM PAPEL!!!

  5. .
    Trata-se o caso de um crime previsto na Lei Federal nº 8.666/93.
    Seria uma bandeira a ser levantada e GUERREADA pela OAB.
    Mas, a OAB ainda se encontra contaminada pelos vermes do petismo militante e assaltante.
    Lamentável!

  6. NO DIA DE VOTAR VAMO QUEBRAR O MAIOR NUMEROS DE URNAS POSSÍVEIS E VOTAR NO VOTO DE PAPEL . DE DESOBEDIÊNCIA CIVIL POR UMA ELEIÇÃO SEM FRAUDES PATROCINADAS PELO TSE.

  7. Só nessa porcaria de país se usa urnas eletrônicas. Uma tecnologia dos anos 90 que dizem ser muito segura, pasme. E a população aceita numa boa o TSE dizer que as urnas eletrônicas são “INAUDITÁVEIS”. A garantia da lisura das eleições são as autoridades. Para quem não acredita, basta dar um google sobre o tema.

    É UMA PIADA. Essa porcaria de voto eletrônico já passou da hora de acabar! Parem de deixar o futuro de vocês na mão de cinco venezuelanos e das “autoridades” brasileiras. Povo retardado!

  8. E com urnas fraudáveis a quadrilha de políticos e aliados vão se perpetuando no poder. E com os três poderes apodrecidos não temos como renovar a esperança por mudanças e retomada do crescimento econômico. Brasil não tem futuro.

  9. Alguém ainda duvida que o futuro Presidente do TSE,Ministro Fux, já não estaria comprometido até “debaixo d’água” em manter as urnas eletrônicas fraudáveis da Smartmatic p/as eleições presidenciais que se avizinham? E que as articulações para prorrogar o seu mandato até as eleições seria mais uma garantia adicional para a fraude eleitoral?

  10. Uma empresa constituida em um paraíso fiscal KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Com um português de sócio e 5 venezuelano KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Gilmar Mendes adora ir para portugal KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  11. Depois que o PRESIDENTE DO TSE se trancou SOZINHO na sala de apurações e reverteu o resultado de uma eleição PRESIDENCIAL … Isso aí é fichinha.
    PS: O que estava em segundo colocado também era outro CANALHA, mas isso não vem ao caso.

  12. Smartmatic é usada aqui pois aqui tem muito trouxa, nao tem outra justificativa.
    Sabemos produzir mandioca, sim sabemos, mas maquina viciada ou nao de eleicao ainda nao
    Impressora estamos quase chegando na maquina de escrever, mas a manual
    Devemos ser muito burros na visao deste tribunal

  13. O TSE negociar com uma empresa com sede num paraíso fiscal é o fim!
    Vão dizer que não é um paraíso fiscal porque cobra impostos, mas são taxas tão baixas que, na prática, funciona como um paraíso fiscal. E nem tem acordo com o Brasil nesta área.

  14. Boa noite Smart-O-tários!
    Pulem seus carnavaizinhos… enquanto ainda houver, porque pelo visto pela sua frouxidão costumeira, nos próximos anos vão estar mais ocupados procurando ração de cachorro em latas de lixo para sobreviver, do que se acabando nas folias de Momo.

  15. Ninguém vai aceitar fazer papel de palhaço e ir votar em eleições fraudadas. Lula solto, o Temer quebrando o Brasil para comprar tudo o que possa garantir impunidade. Os brasileiros que podem vão acabar indo embora, lucrarão com isso Portugal, Espanha e até talvez a Argentina. O Brasil vai perder sua gente, ninguém suporta mais tanta vilania. Deu para entender sr. Vidas Boas?

  16. Smartmatic a empresa com cinco sócios VENEZUELANOS e um PORTUGUÊS não cheira bem e a propósito, mudando o foco, o que estaria fazendo Gilmar Beiçola em Portugal por estes dias? passeando sozinho ou com a família, no avião, na volta de Portugal ele estava só. Coincidência pura provavelmente. A sede da empresa é Barbados? Por que não no Brasil? Por que outra empresa Brasileira não venceu a concorrência, talvez a ELGIN ou a BROTHER ou a CANON ou qualquer outra que vende impressora a R$ 180,00 até R$ 400,00 (da boa) muita pergunta sem resposta e isso tudo na cara do povo sofrido de tanto pagar contas indevidas.

  17. Interessante é que a Smartic é comandada por um português, é muita coincidência o GILMAR mendes BOQUETA não sair de lá..Virou , mexeu: lá está o boqueta desembarcando em Portugal! Será que o sócio proprietário da Smartic já esbarrou com o boqueta por lá??? Ora, pois, pois!

  18. Joga a bandeira nas costas, pinta a cara de verde/amarelo, ergue os braços
    e grita o amor ao país e à democracia, mas fica quietinho diante dessa ‘forçação’
    de barra para nos empurrar as tais urnas Smartmatic, apesar de todos os pesares
    que recaem já na licitação em que é única participante e, portanto, vencedora.
    Não bastasse isso, ainda tem essa notícia da não obrigatoriedade do tal decreto
    de autorização de atividades.
    E, mesmo que tivesse, nada muda em relação ao todo.
    Brasileiro adora gritar a palavra democracia, com todo o fôlego que seu pulmão
    permite, mas parece não saber exatamente o significado do termo.
    Acorda, povo! Acorda, antes que a Smartmatic decida quem governará o país
    e tudo mais daqui pra frente!

  19. Pensar que alguém no Tribunal possa ser sócio da SMARTmatic (automaticamente esperta), é pensar por baixo. Por cima, alguém no Tribunal poderia deter a chave para hackear resultados de eleição. Nem pensar. Isso é muita responsabilidade para um mero tribunal eleitoral. Queremos saber de cada passo, e queremos auditores internacionais insuspeitos certificando ser esse um sistema 100% confiável.

  20. Nenhuma palavra , nenhum comentário, sequer uma vírgula?
    É POSSIVEL ACREDITAR QUE APENAS O ILUSTRE DR CARVALHOSA SE POSICIONA CONTRA A FRAUDE (eleitoral – QUE JÁ TEM DATA MARCADA) PRATICADA POR UMA EMPRESA QUE É INIDÔNEA DESDE AS LICITAÇÕES ILEGAIS?

  21. cédula de papel essas urnas já foi comprovada que são fraudulentas ainda mais criada na venezuela. Lembram da ultima eleição não deixaram os fiscais dos partidos entrar no centro de apuração e o mais absurdo soltaram os números para governadores e com 80% já apurada soltaram para presidente e adivinha quem mandava o rábula toffili

  22. Até quando o povo vai continuar sentado em cima de uma frigideira, tendo o seu traseiro e suas as batatas assadas e achando ou fingindo que está em uma poltrona de veludo e tudo normal?
    É óbvio que tem algo muito “cabeludo” por trás desta história de urnas eletrônicas.
    VÃO CONTINUAR ACEITANDO ESTAS INCERTEZAS ABUSOS E ACINTES?

  23. Quem planta vento colhe tempestade.
    A aparente passividade do povo rapidamente pode virar revolta, os sinais estão aparecendo nos aviões e até no exterior. Em 2014 a insatisfação era muito menor, e sabemos o que veio por acontecer.

  24. Se a coisa é irregular e está andando normalmente, não podemos deixar que isso transcorra naturalmente!
    Cadê o MPF, e os órgãos competentes para barrar essa fraude eleitoral?
    Temos que colocar a boca no trombone!
    Será uma tragédia anunciada!
    A grande mídia não fala nada porque isso interessa e muito que um candidato de esquerda saia vencedor nas próximas eleições!
    Sugiro ao Bolsonaro que entre rasgando pra cima disso!

  25. Significa que o seu candidato, não importa se as massas o querem na presidência, “não terá votos o suficiente”, e assim, mais uma vez, é escolhido alguém do desejo do Foro de São Paulo.

    O ideal, neste turbulento momento político em que passamos, se faz necessário votar em cédula de papel e a apuração auditada como era antigamente. Apuração secreta como foi em 2014 e ainda por software de empresa venezuelana com paraíso fiscal como sede, é óbvio que é prenúncio de outra fraude a caminho.

  26. Onde o Gilmar Mendes está, impera a vontade dele.
    Para ele Leis, não existem.
    Todos os Membros da Comissão de Licitações do TSE, devem ser punidos.
    Esperamos que o Ministro Luiz Fux, logo que assuma, REVOGUE e ANULE essa Licitação.
    Quando existe ILICITUDE, qualquer ato é NULO.

  27. Atenção Antagonistas: leiam no estadão, blog de José Nêumanne, o artigo estitulado
    Casuismo, não. Um pérola de artigo e uma confidência sobre a Cármen Lúcia.
    Leiam que vale a pena!

  28. Caminhamos para uma fraude monumental na eleição 2018. É tudo o que a ORCRIM, $TF, T$E desejam. Querem os bandidos no comando do país. Precisamos de uma revolução, urgente!!!

  29. GILMAR MENDES ESTÃ FAZENDO DE TUDO PRA NÃO IR PRA CADEIA, SALVAÇÃO , SMARTMATIC. DO PATRÃO, SEU INDICADOR FHC, AMIGO DO SOROS, FINANCIADOR DA URNA FRAUDADORA

    1. O Bolsonaro pediu para seus eleitores fazerem vaquinha para comprar impressoras de voto. Achei infantil e o fim da picada colocar a responsabilidade que cabe ao TSE, ou seja, arcar com os custos em cima do povo.