“O engodo praticado pelos governos de Lula e Dilma”

Roberto Freire, principal patrocinador da candidatura de Luciano Huck, desmontou a propaganda lulista em comentário para a Folha de S. Paulo:

“Além de todo o desmantelo moral e da estrondosa incompetência que marcaram os 13 anos de governos lulopetistas, não se pode desprezar o efeito deletério da máquina de propaganda enganosa, da mentira, da manipulação da realidade para a construção de narrativas falaciosas que pretendiam enganar o povo e vender a ideia de que o país avançava como ‘nunca antes’ em sua história.

Os dados da Síntese de Indicadores Sociais (SIS 2017), levantamento divulgado pelo IBGE com base em uma análise estrutural dos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, desnudam mais um engodo praticado pelos governos de Lula e Dilma — o de que o PT mudou efetivamente a realidade dos brasileiros mais pobres. Nada mais falso (…).

Fui uma voz quase isolada —inclusive dentro do meu próprio partido— a criticar a falácia de que o Bolsa Família e os demais programas assistencialistas do governo lulopetista seriam capazes de transformar a realidade.

Eu afirmava, na época do auge da popularidade de Lula, que aquilo nada tinha a ver com uma política social verdadeiramente progressista e de esquerda. Ao contrário: o programa reforçava o coronelismo tradicionalmente arraigado em várias regiões do Brasil mais profundo, além de funcionar como escandaloso instrumento eleitoral (…).

Os dados apresentados pelo IBGE reforçam o quanto os brasileiros foram enganados por aqueles que tomaram o Estado de assalto para perpetrar seus crimes contra o erário e os estelionatos eleitorais que lhes proporcionaram sucessivas vitórias nas urnas.

Não há mais espaço para a trapaça ou o discurso vazio e populista que tanto mal fez ao país. Depois de tanta mentira, a realidade bateu à porta e destruiu o castelo de cartas erigido por Lula e sustentado por Dilma e pelo PT por alguns anos. A sociedade brasileira não se deixará enganar novamente.”

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Miguel disse:

    Quem "patrocina" ou indica Luciano Huck pra presidente não tem muito que falar.

Ler comentários
  1. matus-além disse:

    lulalau na cadeia. Lá é seu lugar !!..

  2. Eduardo Cwb disse:

    Infelizmente o povinho continuará sendo enganado.

  3. Mais uma vez: não é só o PT. disse:

    Seria muito bom se fosse só o PT o problema ético e político do Brasil. Dá a voz a Roberto Freire sem ao menos contestar o que é dito e assinar atestado de idiota. . Qual era o papelão de Roberto Freire no governo maligno PTista? E que faz agora no governo do Temer ladrão e da facção MDB? . O Brasil tem que ser passado a limpo. E a única solução é destituir os três poderes.

    1. O que importa é que Roberto Freire disse a verdade! Dói?

  4. seluas disse:

    SIM SEU FDP... CONCORDAMOS QUE N.E.N.H.U.M.A N.E.N.H.U.M.A POLITICA DE ESQUERDA LEVARÁ O PAÍS A LUGAR ALGUM... ACORDAMOS VERMES... QUEREMOS GOVERNO MILITAR DESGRAÇADOS, JÁ QUE A DIREITA AINDA ESTÁ EM FORMAÇÃO PRA RETOMAR O PODER... BOLSONARO GANHA, MAS NÃO LEVA, POIS AS ELEIÇÕES MAIS UMA VEZ SERÃO FRAUDADAS FDPS... DESSA VEZ, NÃO ACEITAREMOS... OU BOLSONARO OU OS MILITARES.... GOVERNO DE ESQUERDA É A PQP RATO DESGRAÇADO

  5. Viva a Lava Jato disse:

    O principal patrocinador da candidatura de Huck não é Roberto Freire. Este apenas surfa na mentora de mais um novo populista. O patrocinador é o mesmo da “máquina de propaganda enganosa, da mentira, da manipulação da realidade para a construção de narrativas falaciosas...”.

  6. Custódio disse:

    Perfeita a análise de Roberto Freire! Se tivéssemos mais 100 congressista com a competência dele, o Brasil estaria numa situação confortável e seu povo respeitado.

  7. Alferes disse:

    Engodo em cima de outro engodo para continuar a enganar os bobos.

  8. Geraldo disse:

    Um eventual governo de Bolsonaro, entrará para a história como Bundasujismo.

    1. Vai pastar, troll: - www.sociedademilitar.com.br/wp/2017/10/bunda-suja-e-o-adjetivo-usado-por-veja-para-se-referir-militares-que-nao-alcancam-os-ultimos-postos.html - www.sociedademilitar.com.br/wp/2017/10/bunda-suja-e-o-adjetivo-usado-por-veja-para-se-referir-militares-que-nao-alcancam-os-ultimos-postos.html - www.sociedademilitar.com.br/wp/2017/10/o-indomavel-bolsonaro-texto-recebido.html

    2. Arruma outra tática, papagaio: - https://www.sociedademilitar.com.br/wp/2017/10/bunda-suja-e-o-adjetivo-usado-por-veja-para-se-referir-militares-que-nao-alcancam-os-ultimos-postos.html - https://www.sociedademilitar.com.br/wp/2017/10/bunda-suja-e-o-adjetivo-usado-por-veja-para-se-referir-militares-que-nao-alcancam-os-ultimos-postos.html - https://www.sociedademilitar.com.br/wp/2017/10/o-indomavel-bolsonaro-texto-recebido.html

  9. Amoêdominion disse:

    Qual é a vantagem de se instalar uma fábrica no sertão nordestino ? A mão de obra dos sertanejos foi destruída com a CLT. Se um trabalhador receber 200 dólares e almoço, ele vai ter muito mais renda do que um bolsa família. Esse voto de cabresto é bizarro.

  10. Yuri disse:

    "Não há mais espaço para a trapaça ou o discurso vazio e populista que tanto mal fez ao país." . Hahahaahhhahahahahahahahhahahahahhaah . Bolsonaro BundaSuja está aí firme e forte.

    1. Fala, troll de múltiplos nicks... - www.midiasemmascara.org/artigos/sobre-populismo-e-bolsonaro/ - “… subestimado a candidatura de Bolsonaro apoiam-se em uma série de pressupostos equivocados como, por exemplo, a idéia de que (1) a preocupação prioritária do eleitorado brasileiro é com a economia; (2) o eleitor brasileiro tende a escolher candidatos moderados; (3) as declarações de Bolsonaro incomodam o brasileiro médio tanto quanto incomodam o próprio establishment; (4) candidatos de centro e centro-esquerda são alternativas viáveis à candidatura Bolsonaro; e (5) Bolsonaro não será capaz de montar uma campanha organizada e eficiente." - https://twitter.com/sensoinc/status/926600807067332608 https://twitter.com/sensoinc/status/935913742935691265

  11. Vinicius disse:

    Grande parte da população é tão corrupta, quanto os canalhas que ela elege. Da classe mais abastada a mais humilde, presenciamos o sórdido propósito de levar vantagem sem o menor escrupulo pelas consequências. Se esse quadro um dia se modificar, talvez tenhamos um Brasil melhor.

  12. Natanbatista disse:

    Eu já não concordo com: "A sociedade brasileira não se deixará enganar novamente". Brasileiro gosta de ser enganado:(

  13. Victor disse:

    "aquilo nada tinha a ver com uma política social verdadeiramente progressista e de esquerda.". É nessa parte que se percebe que é o mesmo lixo socialista.

  14. renato disse:

    Digamos que Roberto Freire não é referência de nada para ninguém...

    1. Você tem razão, só que nessa manifesta narração nada a corrigir. Para , desde os tempos de sindicalismo, para quem sempre soube que esse pernambucano malandro era vigarista, como eu sempre achei, a narração está aprovada.

  15. Dalila disse:

    Ainda levará tempo para conscientizar o povo e isso só acontecerá gerando empregos e rendas para essa população surfar com seu trabalho e não com populismo de bolsas.

  16. Amoêdominion disse:

    O PPS ainda consta na lista de partidos do Foro de São Paulo. O problema dos progressistas é que eles não perceberam, que o assistencialismo só vai funcionar com concorrência capitalista. Se estatizar vira lixo.

  17. Grego disse:

    Só tem um erro grave aí: "A sociedade brasileira não se deixará enganar novamente". HA HA HA. Como se não conhecêssemos o povão!!

  18. Arianne disse:

    “Eu afirmava, na época do auge da popularidade de Lula, que aquilo nada tinha a ver com uma política social verdadeiramente progressista e de esquerda.” Desculpe-me, mas quem coloca progressista e de esquerda como sendo elementos sinérgicos, joga por terra qualquer argumento. O que acaba com esse país é comunismo presente no inconsciente do povo, além daqueles que tentam insistentemente enganar os outros proclamando que nunca houve socialismo de verdade ou até mesmo o comunismo, sendo a corrupção, o autoritarismo e a miséria frutos de “falsos socialistas” e não a base de toda essa sistema doentio e perverso.

  19. el cido disse:

    O site hoje esta' nota 1000; voltaram com tudo ao que mais interessa para o futuro do Brasil- lulanacadeia / ptnuncamais

  20. O EFEITO DELETÉRIO DE LULLA AO BRASIL disse:

    Pensem comigo: Se o LULLA tivesse sido preso no auge do MENSALÃO ano 2005/2006 quanto o Brasil teria economizado em dinheiro, em vidas, etc? Hoje temos o país todo sucateado, estatais todas rebentadas, fundos de pensão com deficit estratosféricos, empresa nacionais quebradas e endividadas, pessoas físicas lutando para sobreviver. ALGUÉM PRECISA FAZER A PESQUISA E ESCREVER UM LIVRO SOBRE ESTES ASSUNTOS. Sugiro um nome: FELIPE MOURA BRASIL

    1. Temos que convencer o FELIPE MOURA BRASIL a escrever este livro. Reportagens não ajudam muito porque são incompletas (pelo pouco espaço), lidas por meia dúzia de pessoas e esquecidas. Um livro estará na estante para sempre.

    2. Acontece que, na época, não se permitiu porque "Lula tinha uma história" (FHC). Depois viu-se que era folha corrida. Se tivesse havido coragem, em vez de conivência - aliás como queria Arthur Virgílio - muita coisa teria sido evitada.

  21. Antonio Roberto disse:

    De uma forma bem criativa, via Colunista da Folha, Todos os dias com fotos e "avisos", como os de hoje, 04/01/2018, a Folha, faz propaganda desse condenado ! Todos os dias ! E o pessoal da quadrilha, ainda acha que a Folha é contra ele ! Tudo faz parte do jogo ! Essa Colunista não tem um pingo de vergonha ! Tudo na maior cara dura ! Manda recados, publica fotos ! As pessoas que assinam a Folha, pagam pra ver essa propaganda ! Que isso !!!!!!!!!

    1. Realmente um nojo! Essa Monica Bergamo atua como assessora de imprensa e articuladora do PT, com todo apoio da Folha de S.Paulo e grupo Uol. Tá na hora de colocar ela na roda!

  22. ChrisP/SP disse:

    "...efeito deletério da máquina de propaganda enganosa, da mentira, da manipulação da realidade para a construção de narrativas falaciosas que pretendiam enganar o povo ..." ----- Felizmente a dupla João Santana e sua mulher, a chicleteira, estão fora do marketing. Eles foram responsáveis pela propaganda engananosa, que iludiu muitos incautos.

  23. MARXISMO CULTURAL disse:

    Roto falando de maltrapilho. CHEGA DE ESQUERDISMO, SOCIALISMO, PROGRESSISMO, ESTES SIM, OS VERDADEIROS COVEIROS DE QUALQUER NAÇÃO.

  24. cacaroloss disse:

    Só um adendo: parte significativa da sociedade brasileira ainda se deixa enganar alegremente por meliantes como estes do PT.

  25. giramondo disse:

    Como esse senhor e o zé da esquina para o povo brasileiro nao significa nada na ordem do dia,,,então phodam-se kkkkkkkk

  26. Gabriel disse:

    Deus te OUÇA Roberto Freire... Deus te ouça

  27. wanderlei lima disse:

    Deitou e rolou o que os petralhas fizeram foi exatamente isso e o país sente na carne a roubalheira somada à incompetência. A maioria dos graduados petralhas devia estar na cadeia.

  28. EDMAR disse:

    PARABENS, ROBERTO FREIRE! FICO FELIZ EM TER ACERTADO AO VOTAR EM VC E SEU PARTIDO! ATE AQUI, O UNICO COERENTE, CUJOA PARLAMENTARES VOTAM OLHANDO PRO PAIS, AO INVES DE PROPRIO UMBIGO!

  29. Nilton disse:

    Vejam só: o Freire reclama que o governo petista não foi "verdadeiramente progressista e de esquerda"!!! Ou seja, ele só quer confundir. Essa história de que o PT deixou de ser de esquerda é para enganar trouxas, e para que o povo continue votando nos esquerdinhas, sejam radicais ou fabianos. Assim, continuaremos nos revezando eternamente entre PT e PSDB... Quem é o candidato que ele está patrocinando? O Huck? Ah, tá, entendi...

  30. João Santana é o responsável! disse:

    «Marketing 2014 agiu para transmutar uma “baranga” em “Coração-Valente©”, via Santana» . 
Publicidade do PT transformou uma baranga [com dislexia] em produto “vendável” e elegante. E como vendeu! Vendeu muito. Muito mesmo!, o produto transfigurado. Universidades (UFMG) adoraram o produto Coração-valente©. E Compraram em série fazendo estoque. O responsável é João-o-Milionário-Santana!, brilhante criador de slogans, o ideólogo criativo de “Coração-ValentA©” que angariou milhões de votos de indecisos e dos que acreditam ou caem em sedutores slogans publicitários criativos e bem elaborados, como: 
1. “Compre Batom” [hipnótico anúncio de bombom da “Garoto”] 2. “Coca-Cola dá Mais Vida” 
3. «Danoninho Vale Por um Bifinho» . PT sabe gastar dinheiro em bom marketing e publicidade.

  31. Indignada disse:

    Dois trastos que saquearam o País! CADEIA é o lugar apropriado para bandidos vorazes! E que eles levem a alma socialista suja da enganação co. Eles para o XILINDRO! Aves de rapina! Até o inferno rejeita!!!!

  32. Povo não lê jornal! Lula e Dilma precisam ser desmascarados! disse:

    Bom discurso! Quero ver dizer isso no Jornal Nacional e nos palanques do Nordeste! O Lula e a Dilma precisam ser desmascarados sistematicamente pelo bem do Brasil. O povo não lê jornal! Será que o Luciano Huck vai ter coragem de enfrentar o Lula e o PT ou será mais um “Geraldo Alckmin de 2006”, vai vestir o jaleco da Petrobras, falar das conquistas do apedeuta, falar do BB, Caixa...?

  33. Allan Giovani Borges disse:

    ah tah... quando dá errado... é pq não era esquerda de verdade...esqueci...

  34. bereta disse:

    Freire! Vc está errado! A sociedade brasileira adora ser enganada e será novamente enganada, porque é um vicio dos cidadãos!

  35. Giusti disse:

    Roberto Freire, comunista envergonhado mas não arrependido. Olhe-se no espelho e verá alguém q muito contribuiu p o atraso do Brasil e p o sofrimento d sua população. Qdo esses "ex-comunistas" abandonarem a vida pública e dedicarem o resto d seus dias p desmontar a doutrinação d nossa juventude e da parcela menos instruída da população sobre a verdade cruel do comunismo, eu passarei a dar algum crédito às suas palavras; enquanto isso não acontecer, seus discursos não passam d peças eleitorais.

  36. Narciso Salinas disse:

    Por que, até agora, não se questionou a desapropriação das refinarias por evo Morales? Seria um confronto interessante Petrobras na Bolívia x Petrobras Bolsa de NY. Depois eu comento Roberto Freire (raiva de ex amigo é pior do que raiva de inimigo.)

  37. Vaza Huck. disse:

    Espero que realmente o povo não se deixe enganar por um engodo como este Luciano Huck.

  38. CTF disse:

    Infelizmente, mais de 70% do povo é analfabeto, semi analfabeto, analfabeto funcional, incauto, mal informado, burro, etc..Então nada vai mudar...pois o políticos são a amostra deste povo... Perdemos o bonde da história...são muitos idiotas...poucos esclarecidos...a tendencia é piorar...o Brasil já deu...é só tristeza, derrota, pobreza, catástrofe, etc...Quem pode, vai embora.

  39. Cláudio disse:

    Discurso falacioso e montado por marqueteiro de plantão. Roberto Freire a quanto tempo você é político profissional e junto aos com outros não engana mais ninguém!!!! Venha com um discurso mais claro e brigue no Congresso para o fim da reeleição geral e unificação das eleições barateando assim o ônus para os contribuintes!!!!

  40. .50 disse:

    Qdo sou informado que RENAN lidera pesquisa em Alagoas é pra desanimar. O povo ainda não se livrou dos cabrestos. Ainda querem ser enganados pelo canto da JARARACA.

  41. Jair disse:

    Convenhamos, desmantelo moral, máquina de propaganda enganosa, mentira, manipulação da realidade para a construção de narrativas falaciosas que pretendem enganar o povo e vender a ideia de que o país precisa desesperadamente do que "sabem" ser a razão da crise, precisamente artificial. A trapaça e o discurso vazio é a marca do governo Temer, fruto do gravíssimo erro de eleger Dilma para presidente do Brasil. O mesmo mudus operandi continua, só mudou de mãos e a justificativa de seu uso. Apenas a verdade.

  42. TEMER LADRÃO. Brasil saqueado. disse:

    A propaganda enganosa da facção PT é a mesma do pronunciamento de temer LADRÃO na virada de ano. PT = MDB = bandidos. Não se deixem enganar por mais esse safado de Brasília. Político bom é político MORTO.

  43. Luiz disse:

    E colocar um apresentador de televisão que sensibiliza o povo com dinheiro dos outros não é querer ludibriar o nosso povinho.

  44. ISSO É UMA VERGONHA!!! disse:

    O discurso está correto, porém, apensar de toda a farsa desnudada pelo IBGE, Lula continua na liderança à corrida presidencial, demonstrando, mais uma vez, que o povo continua, sim, sendo enganado, ludibriado e ainda acreditando que o sistema lulopetista teria melhorado o País.

    1. Conversei com mais de 50 pessoas, aqui do Morumbi, motoristas, cobradores, taxistas, frentistas, manobristas, lavadores de carro, porteiros, vigias, jardineiros, encanadores, pedreiros, domésticas, barbeiros, recepcionistas, etc. e não encontrei mais do que TRÊS. Será que norte/nordeste, segundo pesquisadores, tem o DOBRO DA POPULAÇÃO DO SUL/SUDESTE?

  45. Einstein Bohr disse:

    Os nordestinos acreditam que existe dinheiro infinito no Brasil, e que o governo tem obrigação de sustentá-los. Infelizmente, se reproduzem a uma taxa muito alta, e seu peso nas eleições será decisivo.

  46. heldomiro machado disse:

    Com todo respeito, o Sr. Roberto Freire se ILUDE com o povo brasileiro. Povo manipulado pela mídia e pelas UNIVERSIDADES federais, que se calaram quando o governo petista "bombava" na economia e na propaganda enganosa. Basta visitar os campus universitários e lá verá a lavagem cerebral que fizeram com os nossos jovens estudantes, já os mestres foram cooptados com "bolsas e pixulecos". O Sr. Roberto Freire está parecendo o personagem de Game Of Thrones, Jon Snow, "não sabe de nada".

  47. Rodrigo disse:

    "A sociedade brasileira não se deixará enganar novamente.” O pior é que vai, sim.

  48. matus-além disse:

    não basta prender lulalau, tem que reaver todo o dinheiro roubado do povo brasileiro !!..

  49. LULA 2.0 disse:

    Tem um grave erro nessa análise do Freire, ao final quando ele diz: " o povo não se deixará enganar novamente" SERÁ? Renan lidera o senado em Alagoas, Lula lidera no Brasil. Não tenho tanta certeza, infelizmente o povo, não identifica seus "inimigos" falta leitura e compreensão. Manipulável.

  50. eleitor disse:

    A política do governo atual, com aumento de preços todos os dias, manipulação de indices de reajuste do salário mínimo, é o maior cabo eleitoral de Lula. Tem que ser mostrado ao eleitor o mal que a era PT deixou ao país, pior o povão não acredita e vota no condenado

  51. marcelo disse:

    Tudo bem ! Mas ja fazem 15 anos que tomamos cafe da manhã, almoçamos, lanche a tarde e jantamos todos os dias as patifarias de LULADRÃO e toda a sua GANG, sem que ninguem coloque ordem nessa balburdia. Ate quando ? Supremo Tribunal Federal, o GUARDIÃO DAS IMORALIDADES POLITICAS.

  52. ASSISTINDO CALDEIRÃO disse:

    VIDEO DO DESEMBARGADOR SE MASTURBANDO https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2017/11/02/apos-aparecer-se-masturbando-em-video-desembargador-do-am-diz-ter-sofrido-chantagem.htm

  53. Jorge Alberto disse:

    Lula tem vários atributos que o tornam uma pessoa repugnante: extremamente corrupto, populista, inepto, cínico, hipócrita, mentiroso e canalhice são alguns deles.

  54. Ernesto disse:

    O bolsa família foi aperfeiçoamento inventado pelo Marconi Perillo, com base no bolsa escola do FHC. Basta ver o vídeo : https://www.youtube.com/watch?v=FVHwrRhvr5c Até o Reinaldo Azevedo já aplaudiu a ideia do tucano goiano. Se quando era um programa social maravilhoso era obra dos tucanos, por que agora que é um atraso eleitoreiro não é mais obra dos muralistas do bico grande?

    1. O Ernesto nus convido para uma festa no Bras, mas nois num vai mais...

  55. Paulo Boccato disse:

    BABACA COMUNISTA. O DIA QUE ELE 'desmontar a propaganda lulista NA Folha de S. Paulo' ACREDITAREI EM SEU CARATER . ATÉ LÁ, MAIS DO MESMO...