“O ensino médio brasileiro está no fundo do poço”, diz ministro da Educação

O ministro da Educação, Rossieli Soares, afirmou que o ensino médio está “no fundo do poço”, ao apresentar hoje os dados do Sistema de Avaliação de Educação Básica (Saeb), registra O Globo.

“O ensino médio brasileiro está absolutamente falido, está no fundo do poço. Está na hora de este país tomar uma decisão e seguir o rumo de buscar uma melhoria. Se quiserem melhorar o PIB deste país, olhem para a educação básica.”

Para o ministro, é inaceitável ter mais de 70% dos alunos no nível “insuficiente”.

 

“Se não tiverem um grande reforço, não terão absolutamente nada para dizer que aprenderam dentro da escola. O insuficiente é realmente insuficiente para a continuidade dos estudos.”

Segundo Rossieli, a proficiência classificada como “básico” tampouco significa um aprendizado suficient, mas, sim, que o aluno precisa de acompanhamento e apoio.

“É fundamental que se entenda isso.”

Também é fundamental Rossieli sair do papel de ‘ombudsman’ e entender que o ministro da Educação é ele próprio.

O desempenho insuficiente em português e matemática

As tarefas simples que estudantes do ensino médio não conseguem executar

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Desculpem-me, mas qual o papel do Ministro da Educação? Levar dados para o SAEB publicar? Ou é promover o “içamento” do nível do ensino, com criatividade e ações correspondentes?

Ler mais 86 comentários
  1. Desculpem-me, mas qual o papel do Ministro da Educação? Levar dados para o SAEB publicar? Ou é promover o “içamento” do nível do ensino, com criatividade e ações correspondentes?

  2. O espaço para comentarios do eleitores no site o antagonista estão tendo seu espaço de caracteres reduzidos gradualmente dia aposdia.Talvez nao seja importante o pensamento dos eleitores na conducao

  3. E essa corja de Senadores, Deputados Federais, fiscalizaram?. Não, sendo que essa é uma das primeiras obrigações desses vermes!. Fora todos, os politiqueiros que estão preocupados apenas em dinheiro!.

  4. Depois da SEGURANÇA(glóbulos branco da Nação/Estado),o segundo gráu é o “ponto nevrálgico” do Brasil.Recuperar a Autoridade através da segurança e o ensino médio (cidadania e capacitação).

  5. O problema é que os professores parecem estar mais preocupados com ideologia de gênero e escola COM partido que qualquer outra coisa (excetuando as greves, claro… sempre no começo do ano letivo.)

  6. Pátria Educadora lembram disso? 13 anos de PT(marxismo) deu nisso, nossas crianças transformadas para o que há de pior, um país sem futuro essa é a herança do Lula e ainda votam nele…

  7. Em nome do “estado laico” o PSDB de FHC acabou com o ensino religioso dentro das escolas, dando lugar ao socialismo. Engana-se quem acredita que o socialismo não é uma religião. É a pior de todas.

    1. É isso. Conclusão perfeita. E a revolução vermelha, para ser implementada, precisa de uma juventude com cérebros doutrinados pela ideologia marxista. Daí o avanço sobre crianças/jovens ser implacável.

  8. A única preocupação dos professores em sala de aula é professar sua fé ideológica (marxismo) para igualar os melhores aos piores, Paulo Freire como patrono da educação dá nisso

  9. Tem gente que ainda não entendeu. Este é o objetivo! Eles QUEREM uma massa burra, analfabeta e fácil de manter no cabresto! A única função da escola pública é doutrinação socialista, nada mais.

  10. Ministro, o projeto de empoderamento dos alunos não deu certo? O projeto de ressignificação da educação não deu certo? Fechem essa pocilga que só produz delinquente e analfabeto.A escola está um lixo!

  11. Será que ninguém percebe que o desastre do nível médio é fruto dos tais pedagogistas do MEC em sua sanha de proteger os brasileiros do conhecimento que nos leva ao capitalismo?

  12. enquanto perdurar o molestação ideologica nas escolas levada por ‘professores’ que fzem da catedra palanque, nao vai mudar !formula do delta p. eles é um ‘conceito burgues’.

  13. Escola dominada por delinquentes e vagabundos, visando o conteúdo ideológico/ doutrinador. Tirem os maloqueiros da sala de aula, reduzam para o máximo de 20 alunos por sala, deem autoridade à escola.

  14. É o resultado da esquerdopatia reinante por todos esses anos de governo petralha! Não foi o Luladrão o maior criador de universidades (de mentirinha, só no papel) “deztepaif”?

  15. Enquanto o Brasil destinar 70% dos recursos da educação para as UNIVERSIDADES FEDERAIS, não haverá nada o que fazer. Precisamos cuidar da base e cobrar, de quem puder, dos estudantes do 3º grau.

  16. “(…)Brasil, Pátria Educadora (…) anunciado pela presidenta Dilma em seu discurso de posse no Congresso(…). O discurso veio c/ a promessa de q a educação será a “prioridade das prioridades”(…).

  17. Pergunte pra molecada quantas folhas tem o livro do Marx, ou onde fica aquilo e aquilo, e pra que serve aquilo e aquilo? É! !É! É! DEZZZZZ! Toma ptralhada maldita da “pátria educadora”!

  18. A destruição da educação não é mérito só do PT. FHC foi o principal socialista a destruir a educação. Chegamos ao fundo do poço com muito esforço concentrado nos últimos 30 anos.

    1. FHC acabou com as escolas técnicas. Acabou com ensino profissional no 2 grau. FHC, também socialista, seguiu a doutrinação ideológica, que foi aprofundada no PT de Lula e Dilma.

    2. A aprovação continuada foi um verdadeiro crime! Tb fechou inúmeras escolas rurais e financiou combustível e ônibus(votos+corrupção) para levar alunos. Exigência de diploma(comprado), outra fraude!

    3. bem lembrado…a introdução obrigatoria do TCC foi dor de cotovelo do FHC por um primeiro frances que tirou sarro dele numa cupula, sabia ?

  19. O ministro da Educação, Rossieli Soares . . . muito prazer, Marco Aurelio. O que o senhor (êta nomezinho!!!) faz aí mesmo? Elabora diagnósticos? Só isso? Ah, tá bom então. Algum plano de Estado? Não?

    1. Xará, melhor um diagnóstico que nada. Eleição está aí, bom que todos saibam. Quem sabe ano que vem possamos inverter a formação de nem-nens.

  20. “A revolução é biófila, é criadora de vida, ainda que, para criá-la, seja obrigada a deter vidas que proíbem a vida.” (FREIRE, Paulo). Ou seja, defendendo assassinato para implantar sua revolução.

    1. Você acha que os militares não pensam no Brasil? Podem até errar, mas quem só pensa no poder é a turma de esquerda que vem nos destruindo.

  21. anos fingindo que estavam investindo em universidades formando um monte de idiotas deixando a educação infantil abandonada esta ai o resultado né? mas crianças não votam não precisa de investimento

  22. PAULO FREIRE foi um destes ‘poetas’ educacionais esquerdófilos cuja doutrina destruiu o ensino clássico, aquele que conta!Nem mesmo a propria mulher (uma ‘cabloca’ nos dizeres dele) alfabetizou .

    1. Regina, também não é assim, cada um na sua vocação, somos diferentes. Mas concordo que negar o básico às crianças é um verdadeiro crime. Ser professor apenas por status ou grana, sem vocação, também!

    2. é q na cabeça dessa esquerdalha o ensino tem q ser prazeroso!!Coisa q nunca foi,pelo menos pra 70% dos alunos!!!Não interessa se é gostoso ou não aprender!!!TEM Q APRENDER e ponto final!!!

  23. Fruto de muito esforço. FHC deu o pontapé inicial para a idiotização de nossos filhos. Acabou com a profissionalização no ensino médio, acabando com as escolas técnicas. Lula e Dilma aprimoraram.

  24. Esses resultados mostram o efeito cascata de ensino das universidades doutrinantes. Em certos cursos, os alunos só veem o antissistema. Gramática é sinônimo de repressão linguística. e preconceito.

  25. Pudera, um ministro da educação que é advogado…sempre assim no hospício Braszil…engenheiro na saúde, médico no planejamento, jurista na defesa…isso é o que dá defecar na urna. Vote 17. DEZESSETE

  26. A educação no fundo do poço. Isso não é mero acaso. É fruto de muito esforço e dinheiro para doutrinar nossos crianças e fazer delas massa de manobra, burras e doutrinadas. O socialismo é um câncer!

  27. Lembram da cartilha do PT- NOIS PEGA US PEICHI?????Segundo a esquerdalha não se poderia corrigir isso, pois estaríamos sendo pol..incorretos com os ignorantes!!!!ESSE é o LEGADO da COMUNALHA fdp!!!

    1. Jura???Não sabia q ele tinha chegado à esse nível!!Pensei q essa parte fosse um “melhoramento” à la PT!!!

    2. Chris e Regina é tdo P.Freire!A tal cartilha ensinando a gramática errada idem !P. Freire disse com tdas as letras que nao alfabetizou a esposa p. nao macular sua alma cabocla…

  28. Mas é claro ! O PT enriqueceu as faculdades do Mares Guia …. colocou os analfabetos funcionais no elevador e deu “oportunidade “ de curso superior para todos os brasileiros ! E o PSDB elogia o PT !

  29. Diz o ministro da Educação que “se não tiverem um grande reforço […]” Será que ele esquece que é o ministro da educação desse governo, que já está a 2 anos no poder??

  30. Se esse país começar a melhorar, vai levar 30 anos para a economia, educação, saúde, segurança, sairem do buraco que se encontram. A culpa de tudo isso foram desses malditos 13 anos de PT

  31. O ensino está péssimo. Mas a doutrinação nas escolas vai bem, obrigado. As escolas no Brasil virou o caos. Paulo Freire é uma máquina de produzir BURROS! Socialismo é um câncer. Precisa ser extirpado.

  32. Eu sei EXATAMENTE o que quer dizer “Fundo do poço” infelizmente! Trabalhei 31 anos na SEE de São Paulo e, o Português é lamentável, a Matemática inexiste, agora…Política esquerdeopata? É nota DEZ!!!

  33. A avaliacao nao eh so do aluno. 70% dos professores sao pessimos. Isso que mostra a prova, precisamo colocar pessoas que se interessem em ensinar matem. ou portugues, nao somente doutrinar, emburrecer

  34. A verdade eh que falam que professor ganha mal, 90% dos professores ganham muito comparado com o que entregam, temos os piores professores de mundo, so servem para doutrinar alunos para o PT

  35. Metodo Paulo Freire de ensino é essa porcaria, o gestor do Ministério da Educação era o candidato vice e a poste do condenado preso, jamais seremos uma Coréia do Sul com esses bandidos que o país tem

    1. O Bolsonaro disse exatamente isso. Os petralhas acabaram com o ensino no país. Eles querem é doutrinar crianças e jovens, inclusive no curso superior.

    1. A gestão dos petistas na educação foi no sentido de criar uma futura militância de Lulanáticos! Uma fábrica de lulinhas indiobotizados.