O esgotão brasileiro

Apenas quatro cidades do Brasil alcançaram a universalização do acesso aos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto e coleta de resíduos sólidos.

É o que aponta um ranking divulgado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), registra o G1.

“Segundo o Ranking 2018 da Universalização do Saneamento, de 1.894 cidades avaliadas, 1.613 ou 85% do total ainda estão longe de oferecer saneamento básico para toda a população.

Somente 80 cidades, cerca de 15%, atingiram a pontuação para serem classificados na categoria mais alta – Rumo à universalização –, e as únicas que receberam nota máxima (500 pontos), por terem alcançado 100% da população em todos os serviços de saneamento básico foram São Caetano do Sul, Piracicaba, Santa Fé do Sul e Uchoa, todas no estado de São Paulo.

Entre as capitais, a melhor avaliada foi Curitiba, a única que atingiu pontuação suficiente para ser classificada na categoria ‘rumo à universalização’ (acima de 489 pontos). Na sequência, estão Goiânia, Belo Horizonte, São Paulo, João Pessoa, Salvador e Porto Alegre. A pior avaliada foi Porto Velho, a única enquadrada no patamar mais baixo do ranking: ‘primeiros passos para a universalização’.”

Temas relacionados:

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Piracicaba que eu adoro tanto, cheia de flores, cheia de encanto… Ninguém compreende a grande dor que sente um filho ausente a suspirar por ti… Piracicaba, inesquecível. É por isso que a minha mãe, que mora lá, conseguiu chegar aos 100 anos, em fevereiro deste ano. Gostaria de ter nascido lá, onde vivi a minha juventude, mas tive o azar de nascer na cidade do Temer, Tietê.

Ler mais 29 comentários
  1. Piracicaba que eu adoro tanto, cheia de flores, cheia de encanto… Ninguém compreende a grande dor que sente um filho ausente a suspirar por ti… Piracicaba, inesquecível. É por isso que a minha mãe, que mora lá, conseguiu chegar aos 100 anos, em fevereiro deste ano. Gostaria de ter nascido lá, onde vivi a minha juventude, mas tive o azar de nascer na cidade do Temer, Tietê.

  2. Curitiba não será exemplo de nada enquanto não se fizer a canalização do Rio Belém. Entra governo, sai governo… Nos palácios a sujeira é varrida para debaixo de tapetes persas. Não há tapete para esconder a sujeira do Rio Belém. A água é preta e o fedor emerge das profundezas do inferno, conforme podem atestar os estudantes da PUC, cortada e margeada pelo rio. Ratos e ratazanas, coisas que não vale à pena levar na mudança (sofás e outros tipos de móveis), plásticos, garrafas, lixo em geral e até corpos já foram desovados ali. É a VERGONHA de Curitiba da qual NOSSOS PREFEITOS NÃO TEM VERGONHA!

  3. Prefiro acreditar no Instituto Trata Brasil.Verificar no Site do Instituto que tem todos os dados.

  4. A Cidade de Guarulhos que não pertence a Sabesp, foi por muito anos prefeitos Petista , jogam tudo mo Tietê, ou não?

  5. Há controvérsias. Jundiai e Franca não atingiram essa meta, e as Cidades 300% do Estado de São Paulo 100%Água Tratada, 100 %Esgoto Coletado e 100% de Esgoto Tratado?Ver indices do Istituto Trata Brasil.

  6. Com 13 anos de PT não era para essa situação ter mudado? e tem gente querendo no Malddad, Tiro Gomes para presidente.

  7. A Bahia está nesta seleção graças ao Velho ACM com seu projeto Bahia Azul depois dele ninguém fez mais nada.

  8. Para vocês verem como o Geraldo Alckimin é fraco, nenhuma das cidades (São Caetano do Sul, Piracicaba, Santa Fé do Sul e Uchoa) é administrada pela SABESP. Sendo justo, São Caetano do Sul passou recentemente para o crivo da SABESP, mas obviamente já estava com tudo instalado.
    Que vergonha, sr. Picolé de Chuchu!!

  9. Falta Saneamento Básico , Falta Segurança Pública , Falta Estrada Duplicada e bem sinalizada , Falta Ferrovia, Falta saúde de qualidade, Falta Educação de nível Coreano , enfim Falta os políticos brasileiros, acordar que a burocracia Estatal do século XIX não existe mais ,agora , nem na Coreia do Norte! Imagina a Narina Presidente barrar a duplicação de estradas ou uma rede de esgotos porque o formigueiro e o cupinzeiro vão ser destruídos ! Brasil um país sem futuro !

  10. É TÃO FACIL RESOLVER O PROBLEMA . QUESTÃO DE VONTADE POLITICA. EM CONTATO COM PESSOAS DA AREA DE ENGENHARIA SANITARIA, SUGERIRAM INCIAR PELOS MENORES PROBLEMAS, ISSO RESUZIRIA O TAMANHO DOS MAIORES. NÃO É QUE É VERDADE. VI UNS EXEMPLOS, FIQUEI CONSTRANGIDO PELA FACILIDADE DAS SOLUÇÕES. NOSSOS POLITICOS SÃO UNS INCOMPETENTES MESMO.

  11. Nada estranho. Onde se rouba de montão e a bala perdida encontra endereço certo, o show de horrores só pode ficar mais claro quando procuramos mais fundo!

  12. Só vendendo o Brasil para a América ou China !Seria bem melhor do que ter a soberania e NUNCA O BRASIL SE TORNAR O PAÍS DO FUTURO? Triste Horizonte as próximas gerações terão !

  13. O Bananão é mesmo um lixão! Se for eleito, prometo que vou fazer inveja em Cuba e na Venezuela, vou criar o bolsa-sabugo, e nenhum bananeiro vai ficar sem limpar o fiofó!

    1. Falta sanitário público para pets…, vamos anotar. Aqui, onde moro, é merd@ de gente, porque comeram os cães e gatos!

  14. ESGOTO AÉREO com plaquinha de quem fez e tudo….de preferência em vidro. Para a população e os políticos escolhidos por ela se refastelem em ver a obra

  15. A República de Curitiba nunca foi governada por petralhas. Teve muita porcaria como prefeito, mas petralha nunca. Por isso está na frente do resto do país.

  16. Como dizem políticos canalhas e sórdidos: “Obras debaixo da terra, o eleitor não vê”.

  17. É por isso que temos epidemias de dengue, malária, chicocunha e etc… não tem saneamento básico! Países que controlam 100% do seu saneamento básico não têm epidemias desse tipo!

  18. A situação é muito pior do que o BELO quadro pintado! Os dados são fornecidos pelos governos locais. Bem, já sabemos o que isto significa, não é mesmo?

Os comentários para essa notícia foram encerrados.