O esgotão brasileiro

Telegram

Apenas quatro cidades do Brasil alcançaram a universalização do acesso aos serviços de abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto e coleta de resíduos sólidos.

É o que aponta um ranking divulgado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), registra o G1.

“Segundo o Ranking 2018 da Universalização do Saneamento, de 1.894 cidades avaliadas, 1.613 ou 85% do total ainda estão longe de oferecer saneamento básico para toda a população.

Somente 80 cidades, cerca de 15%, atingiram a pontuação para serem classificados na categoria mais alta – Rumo à universalização –, e as únicas que receberam nota máxima (500 pontos), por terem alcançado 100% da população em todos os serviços de saneamento básico foram São Caetano do Sul, Piracicaba, Santa Fé do Sul e Uchoa, todas no estado de São Paulo.

Entre as capitais, a melhor avaliada foi Curitiba, a única que atingiu pontuação suficiente para ser classificada na categoria ‘rumo à universalização’ (acima de 489 pontos). Na sequência, estão Goiânia, Belo Horizonte, São Paulo, João Pessoa, Salvador e Porto Alegre. A pior avaliada foi Porto Velho, a única enquadrada no patamar mais baixo do ranking: ‘primeiros passos para a universalização’.”

Comentários

  • Cirval -

    Piracicaba que eu adoro tanto, cheia de flores, cheia de encanto... Ninguém compreende a grande dor que sente um filho ausente a suspirar por ti... Piracicaba, inesquecível. É por isso que a minha mãe, que mora lá, conseguiu chegar aos 100 anos, em fevereiro deste ano. Gostaria de ter nascido lá, onde vivi a minha juventude, mas tive o azar de nascer na cidade do Temer, Tietê.

  • A -

    Curitiba não será exemplo de nada enquanto não se fizer a canalização do Rio Belém. Entra governo, sai governo... Nos palácios a sujeira é varrida para debaixo de tapetes persas. Não há tapete para esconder a sujeira do Rio Belém. A água é preta e o fedor emerge das profundezas do inferno, conforme podem atestar os estudantes da PUC, cortada e margeada pelo rio. Ratos e ratazanas, coisas que não vale à pena levar na mudança (sofás e outros tipos de móveis), plásticos, garrafas, lixo em geral e até corpos já foram desovados ali. É a VERGONHA de Curitiba da qual NOSSOS PREFEITOS NÃO TEM VERGONHA!

  • João -

    Acho q o Trata Brasil seja mais correto. Acho.

Ler 30 comentários