ACESSE

O exame de Bolsonaro, sem codinome

Telegram

O exame de Jair Bolsonaro foi publicado na manhã desta terça-feira. A coleta de material foi ontem à noite.

O exame foi obtido pela CNN Brasil. O presidente não usou codinome.

Veja:

Este não foi o primeiro teste para a Covid-19 feito por Bolsonaro. Ele já havia sido submetido a três exames para detectar se estava ou não infectado pelo novo coronavírus — todos deram negativo.

O primeiro teste foi feito em março, pouco depois de Bolsonaro voltar dos Estados Unidos, onde foi recebido por Donald Trump. Mais de 20 pessoas que o acompanharam na comitiva contraíram a doença.

A divulgação dos três exames de Bolsonaro para a Covid-19 virou um imbróglio jurídico. Em maio, o jornal “O Estado de S.Paulo” moveu uma ação para que o presidente tornasse públicos os laudos dos testes.

Após várias declarações de Bolsonaro dizendo que não divulgaria os testes para a Covid-19 por uma questão de privacidade, o governo, finalmente, apresentou ao STF os resultados dos exames.

Nos laudos, como antecipou a Crusoé em março, foram utilizados codinomes para identificar Bolsonaro: Airton Guedes e Rafael Augusto Alves da Costa Ferraz. No exame do Lacen (laboratório central do SUS em Brasília), ele aparecia como “Paciente 05”.

É possível verificar, por meio do registro do CPF 453.178.287-91, que os testes foram mesmo feitos por Bolsonaro (clique aqui para ver os exames).

“Há alguns anos, de vez em quando, eu uso medicamento que é feito em farmácia de manipulação. O que eu falo para o médico: bota um nome de fantasia, porque pode, na ponta da linha… meia dúzia de pessoas vão manipular algo que eu vou ingerir. Aqui é a mesma coisa. Os testes que eu faço são com códigos. Ao mostrar o código, a pessoa vai falar que é mentira. É isso que vai acontecer”, explicou Bolsonaro ao justificar a decisão de usar os codinomes.

Atualização feita em 07/07/2020, às 16h17.

Leia mais: O risco da estratégia lulista de Bolsonaro. Clique e leia mais

Comentários

  • Roberto -

    O exame deu positivo. Fez teste para ver se tem anticorpos ? Se tiver anticorpos a doença já é antiga ?

  • ERALDO -

    É isso q a população quer. Transparência. Deu positivo? Segue o protocolo de isolamento e uso da medicação apropriada. Simples. Após várias tentativas, o Presidente acabou conseguindo pegar o vírus.

  • Neusa -

    Papel aceita tudo!

Ler 64 comentários