“O fascismo da elite”

Mariliz Pereira Jorge, colunista da Folha de S. Paulo, explicou por que Fernando Haddad vai perder:

“Fernando Haddad culpou o ‘fascismo da elite’ pelo aumento de sua rejeição. O PT não aprende. Não entende que o crescimento, e possível vitória, de um candidato raso de ideias e grosso no autoritarismo não é porque a ‘elite’, da qual a classe média faz parte, é fascista. É porque ela está de saco cheio de ser tratada como tal e apontada como responsável por todos os males do país, enquanto o partido dele age como se não tivesse nada com isso.

Há diferença entre o eleitor-raiz de Bolsonaro e aquele que apenas votará nele num eventual segundo turno contra Haddad. No entanto, o que eles têm em comum é que a maioria cansou não apenas da roubalheira do PT, mas também de ser chamada de machista, racista, homofóbica. Está exausta de ouvir que rico não tolera pobre em avião ou na universidade (há gente assim, mas uma parte ínfima e risível da sociedade). Cada vez que alguém diz que todo homem é um estuprador em potencial, que tem nojo da elite, que Lula será solto, Bolsonaro fica mais perto da Presidência.”

Há chances de vitória de Bolsonaro no primeiro turno. Saiba mais AQUI

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 192 comentários
  1. Graças a Deus estes esquerdistas são uns idiotas. São incapazes de ver o governo porcaria que fizeram e nos deram como herança (Temer é um deles). O ódio que promoveram com MST, CUT, MTST, etc

  2. Os comunistas é que gostam de rotular. Não sabem o que é fascismo. Nunca leram um livro, como o guru da seita sempre se orgulhou de dizer. São idiotas e mal intencionados. Viva o Brasil não comu

  3. PT = quadrilha arrogante, autista, burra, irresponsável, adoradora de bandidos, atrasada, incompetente, hipócrita, mentirosa, falsa socialista, destruidora da nossa cultura. RESUMO: LIXO

  4. pra esses esquerdopatas da elite caviar do jornalismo, pensamento raso é dar segurança, nao atrapalhar o crescimento e manter a ordem, essa Mariliz deve ser mais uma grelo duro com prblemas mentais

  5. ¡Esta es la oportunidad para acernos perdedores o vencedores! Por el historico de PT e ALIADOS, y por la sanha de ellos reanudar el PODER, no podemos VACILAR en lar URNAS! Vote 17.

  6. Os votos ao Bolsonaro evidencia uma REJEIÇÃO ao PT, à corrupção, à impunidade, às decisões do STF favoráveis aos bandidos, ao comunismo, ao kit gay, às mentiras e finalmente à IMPRENSA corr

    1. Será mesmo que eu sou um fascista ???? E eu que até de esquerda já fui na Universidade ??? Agora estou com a galera junto com o nosso CAPITÃO JAIR MESSIAS BOLSONARO !!! 17 e confirma !!

  7. O que vejo é que, com relação à personalidade e conduta atuais do Presidente Bolsonaro, esses “analistas” não se atualizam quanto a isso. Ficam no mesmo discurso da esquerda e reclamam do mesmo

  8. A elite paulista e brasileira que criou o PT é maoísta, gramcista, trotsquista, castrista, leninista, stalinista, polpotista, albanista, masoquista, sadista, delinquentista, decadentista, transtudo

  9. O PT tornou-se uma seita maligna que joga uns contra os outros e tira proveito com isso. É só observar que no caos da Venezuela de hj, os mais afetados são os humildes e ex eleitores de Chaves /Mad

  10. O PT jamais fará auto crítica, os outros sempre são os culpados. O texto reproduz um bom pensamento, sem qualquer utilidade prática. Eles não vão mudar, então mudamos nós.

    1. É por aí, Jacqueline. E, claro, não dá para confiar em quem, tendo cometido erros e crimes, não faz qualquer autocrítica e ainda acha que pode ditar como os demais devem viver.

  11. Eleições: o maior perdedor é o PSDB e o maior vencedor será o PT caso vá para o 2º turno, apesar de tudo que fez. Portanto, VOTO ÚTIL 17 EM BOLSONARO para terminar no domingo. Acorda Brasil!

  12. Essa faz parte de uma ala do PT que entende que a melhor forma de ganhar a eleição seria admitindo alguns “erros” e, assim, reconquistar o apoio dos ex-eleitores do partido. Não se impressionem.

    1. Ontem, na mesma FSP, um “intelectual” do PT, Ruy Fausto, de igual modo, sugeriu ao partido que pedisse desculpa pela corrupção e até que rompesse com Maduro e Ortega, a fim de vencer a eleição.

  13. Eleições: o maior perdedor é o PSDB e o maior vencedor será o PT caso vá para o 2º turno, apesar de tudo que fez. Portanto, VOTO ÚTIL 17 EM BOLSONARO para terminar no domingo. Acorda Brasil!

  14. Ela escreveu verdades sobre o PT, não sobre o Bolsonaro. Por quê? Porque ela é petista que quer salvar o PT sugerindo-lhe que tente conquistar a classe média. É tarde, garota!!!

    1. Definiu Jair como “raso de ideias e grosso no autoritarismo”. Incapaz de perceber a realidade, avaliar o conservadorismo da maioria, os méritos do candidato e o problema do PT é a retórica falha.

  15. Mariliz está chorando pelo fim da hegemonia paulista. Vem para o Rio, Mariliz! Aqui no Rio basta voce ter um vendedor de coco na praia que voce será considerada carioca. Vem …

  16. Da Foice? Quase certo finge ser democrata, mas é “rasa de ideias e grossa no autoritarismo”, perita no sofismo, na manipulação de asnos através da retórica politicamente correta. IntelectuaU.

  17. Rasos, são os colunistas que só sabem fazer propaganda partidária marxista. Petista é igual 171, é 171. Só porque conseguem enganar os outros, se acham os tais, os “inteligentinhos”. Idiotas.

  18. Concordo em parte. Discordo nos adjetivos usados parasitar o BOLSONARO 17, acho que BOLSONARO 17 é igual a todos nós, tem sangue na veia e já cansou dessa petralhada hipocrita e corrupta!!!

  19. Votarei no haddad no primeiro e bolsonaro no segundo, nada como uma boa volatilidade para ganhar uns trocos na especulação e seja quem ganhar, absolutamente nada vai mudar. Pessoal se ilude facil.

  20. Dona MARILIZ, a senhora também é “rasa de ideias e grossa no autoritarismo”??? Pois o pensamento que a senhora expressa nesse artigo é exatamente o mesmo do candidato Bolsonaro. Engraçado, não?

  21. NUNCA LI um comentário TÃO PERFEITO. Parabéns Mariliz Pereira Jorge, você disse tudo aquilo que tá entalado aqui. Sem sombra de dúvida a melhor matéria que já li nos últimos tempos. Parabéns

    1. Concordo. Mas a Dona MARILIZ, também é “rasa de ideias e grossa no autoritarismo”. Pois o pensamento que ela expressa é exatamente o mesmo raciocínio sensato do candidato Bolsonaro.

    1. Concordo. Mas a Dona MARILIZ, também é “rasa de ideias e grossa no autoritarismo”. Pois o pensamento que ela expressa é exatamente o mesmo raciocínio sensato do candidato Bolsonaro.

  22. O PT atirou tanto nos próprios pés que não se mexe mais. Os idiotas copiaram todas as táticas furadas da esquerda americana e imbecializaram seus apoiadores que, não raciocinam mais.

    1. A ÚNICA coisa que a TURMA DO PT quer é ficar passeando PRA LÁ e pra cá de jatinho e helicóptero às custas do povo e dos pagantes de impostos.

  23. No ponto. O PT é um câncer. Só que defendo uma solução mais eficaz para este problema: Extirpar o tumor (leia-se paredão). A gente se livraria deles e do bozo junto, pois este não teria mais fu

  24. O Bolso sempre foi um deputado influente, ao contrário do que afirmam. Em 2014, ele teve quase 500 mil votos no RJ para deputado federal e isso representou mais de 6% do eleitorado fluminense.

    1. Concordo. Mas a Dona MARILIZ, também é “rasa de ideias e grossa no autoritarismo”. Pois o pensamento que ela expressa é exatamente o mesmo raciocínio sensato do candidato Bolsonaro.

  25. Bolsonaro é o voto da saturação do povo, com a roubalheira acobertada pelo judiciário aparelhado. E essas minorias desclassificadas que querem impor seus bacanais. 🇧🇷🔫

  26. Só não concordo que Bolsonaro seja um candidato raso de ideias e grosso no autoritarismo. É quase o oposto: muitas vezes, queremos o complexo antes do simples, e não temos nem um, nem outro.

    1. Quanto ao autoritarismo, como pode alguém cuja pauta histórica é impedir que o Estado determine como vc deve pensar pode ser classificado de autoritário?

  27. FASCISTAS nos dá classe média? Ter um carro popular e uma casa simples depois de 25 anos de trabalho suado não é fascismo não! Fascismo é o “excesso” de Democracia q Lula disse existir na Vene

  28. Os verdadeiros culpados da derrota do PT são o “roubismo”, o “incompetentismo”, o “preguicismo”, o “desperdicismo” e o “doaçãozismo” do dinheiro dos brasileiros aos ditadores amigos do PT

  29. Essa comentarista da Folha fez um diagnóstico perfeito. Ninguém aguenta mais esse discurso de que nós ajudamos os pobres, mesmo roubando, em detrimento do resto da população! Chupa petralhas!

    1. Concordo. Mas a Dona MARILIZ, também é “rasa de ideias e grossa no autoritarismo”. Pois o pensamento que ela expressa é exatamente o mesmo raciocínio sensato do candidato Bolsonaro.

  30. Ah, Mariliz P. Jorge, colunista da FolhadeS. Paulo, saiba quo poste do Lula (comunista criminoso e preso) F. Haddad, está viajando de avião e helicóptero particular, mostrando o quê é Elite do P

  31. Perfeito!!! Pelo menos tb penso isso… estou mesmo cheia de ser apontada de “elite” enquanto trabalho tanto sem tregua e pago metade de imposto para sustentar os que me batem no íntimo da cidadani

  32. E a gente aqui no sul, está cansado de ser chamado de nazistas, nossas famílias sofreram muito na segunda guerra aqui , pois em SC , o governador Nereu Ramos mandou subtrair as posses da famílias

  33. O comunismo é o conflito de classes: pobre contra rico, patrão contra empregado, burguês contra proletário, etc. É a, aí sim, ditadura em nome da causa, da falsa perfeição hipotética.

  34. A mídia tendenciosa comunista/socialista, acha que todos que são contra os desmandos/crimes/imoralidades/mentiras Petista/Lulista/Dilmista/puxadinhos, esquece que o comunismo matou + de 100 milhões

  35. “candidato raso de ideias e grosso no autoritarismo”… vão morrer sem entender que a população brasileira é majoritariamente cristã, conservadora e honesta, diferentemente do esgoto em que viv

  36. De repente, deu vontade de pensar em talvez voltar a ler a outrora gloriosa Folha de São Paulo…Quem sabe, quando os caquéticos idealistas da era dos Impérios forem para…o descanso!

    1. Não cometa esse desatino, Sandro. O PT comprou a faia de São Paulo com dinheiro roubado e manteve os Frias como laranjas. A faia nunca mais terá credibilidade.

  37. Se você passar a ver o pessoal do #EleNão como partidários do “Minha Droga, Minha Vida”, vai ficar bem mais fácil de entender por que acham Ciro uma boa opção. votar em presidiário é constra

  38. O Texto mais perigoso que já li nos ultimos meses, pq ele tenta ajudar o PT a voltar a realidade, aponta o erro acurado, aponta que o pt ofende a todos e por isso é rejeitado, impressionado

    1. Faltou apenas apontar a capitã-mor do naufrágio, D. Gleisi. Os demais, satélites menores, seriam facilmente contornáveis. Bolsonaro nelles!

  39. Tá aí uma colunista esquerdista que mantém um pé na realidade. Agora… o “grosso no autoritarismo” e o “raso de ideas” é puro preconceito de quem se arroga dona da razão…

    1. Afirmou isso pensando no lula. Quem entregou dois esportistas cubanos que pediram asilo foi lula. Quem expulsou um jornalista que falou verdades sobre o lula foi o lularápio. Quem é autoritário mes

  40. Enquanto nos xinga de fascistas, homofóbicos, racistas, nos enquadra no politicamente correto, ela, a esquerda bolivariana, nos rouba. Por isto que vou de Bolsonaro já no primeiro turno!

  41. Não deixem de ver, YouTube, a partir de 12’00: “O Plano (Venezuelização do Brasil) Por Alcione Giacomitti”. Vejam quem são os fascistas, esses vagabundos dos infernos.

  42. Amigos, o FACEBOOK, está CENSURANDO as mensagens. Remove a tecla COMPARTILHAR nas mensagens. Seus amigos as recebem, mas só conseguem dar “likes” e comentar – ou seja, não conseguem COMPARTIL

  43. Os jornaleiros de todo Brasil, em especial os da Foice de SP, estão se borrando de medo porque sabem que perderão o trono que nunca mereceram. A Fôia vai fechar as portas, canalhas.

  44. Essa coisa de pobre em avião e universidade é uma mentira. Metade dos brasileiros não tem esgoto. O PT fez meia dúzia de programas assistencialistas e acha que acabou com a pobreza.

  45. “candidato raso de ideias e grosso no autoritarismo” é a puta que te pariu. E pra concluir eu também mando outro recado para essa jornalista vermelha: Nós também estamos com o saco cheio de comu

  46. os “intelequituais “da folha de sao pravda/uol … aqueles ditos “especialistas caviar.. tendo que se render ao obvio… ninguem aguenta mais mesmo tanta mentiras e ninguem quer comunismo .. fora

  47. É mais que isso.30 anos de poder na mãos de comunistas,socialistas,picaretas que não enganam mais ninguém.A maioria queria Intervenção Militar.Não veio, então vamos de Chapa Puro Sangue FFAA.S

  48. Grosso no autoritarismo? Qual é exatamente o autoritarismo? Enfrentar bandidos? Estupradores? Mesmo quem entende um pouco do que acontece cai na mitologia furada da esquerda. Colunistas toscos.

    1. Esse pessoal aloprado da esquerda associa ordem e respeito à lei e ás instituições como autoritarismo. No entanto, adoram um ditadorzinho.

  49. A definição de ‘fascista’ segundo a esquerda, significa a pessoa que quer prosperar por mérito próprio sem o auxílio do Estado. E se preparem porque Bolsonaro irá perder para as mulheres pobre

  50. A esquerda fede, é velha, cheira a mofo, é brega, cafona e “démodé”. Nada é mais atrasado e vetusto que usar camisa do Guevara, culpar o “imperialismo” e, mais que tudo, usar a palavra “burg

  51. Mais uma vez: a qualidade da mensagem é reveladora de como o remetente avalia o destinatário. Sem´pre que fala o PT chama o povo de burro. Há quem aceite e há quem rejeite o rótulo.

  52. É por causa de uma imprensa rasa e autoritária que o PT/PSDB fincaram suas garras na jugular do Brasil, é por isso que precisamos, hj, de um capitão reformado do Exército para ter dignidade de no

  53. Raso de ideias é a redação da FPS. Infestada de esquerdinha de merdas, super autoritários. Quem trabalha e estuda está com o saco cheio de ver tanta impunidade, corrupção e destruição do paí