O fetichismo legal que protege a ORCRIM

Roberto da Matta disse que, historicamente, o nosso “fetichismo legal” sempre serviu para acobertar os criminosos.

Leia um trecho de sua coluna:

“Além da luta de classes, temos que nos haver com o combate entre o bom senso e um arraigado fetichismo legal. Com ele, mascaramos crimes e garantimos impunidade.

Hoje, fica muito claro que eleições livres e competitivas não consagram apenas representantes do povo, mas também fazem com que os eleitos pelo povo entrem numa casta – fiquem além da lei.”

A impunidade é atávica.

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ozimandias disse:

    quando eventualmente bandidos são acuados no momento do assalto ou do sequestro com reféns quem eles exigem que se apresente para que se entreguem??? infalivelmente a mídia em primeiro lugar e a OAB...afinal nos momentos de aperto só podemos contar com os amigos não é? Mas não se esqueca que politicos em sua quase totalidade se iniciaram na carreira do crime, onde aprenderam tudo que sabe e praticam, tudo baseado na capacidade de mentir....como jornalistas e advogados as castas mais nefastas nesse país.

Ler comentários
  1. Verdades disse:

    Endeusamos os falsos, o dinheiro é bom , mas muito mal, pra que não sabe usá-lo.

  2. Cidadão disse:

    Exemplo: TSE absolvendo Dillma e Temer por excesso de provas!!!

  3. Kalá disse:

    Ex Orbitam ... Delirantes. . Uma PENA que mandam a conta para NÓS bancarmos. BAN-DI-DOS.

  4. Onde? disse:

    Eleições livres e competitivas? Onde? Voto obrigatório em urna eletrônica, marqueteiros e bispos evangélicos, assaltos a carros fortes e cargas de mercadorias, trafico de drogas financiando políticos... Onde eleições livres e competitivas?

  5. BRUCUTU disse:

    Esse fetichismo aí inclui a diferença entre o criminoso pobre ao do rico? Sabidamente, há séculos se sabe que o mais odiado de todos é o coitado do ladrão de galinhas. E é por isso que o Judiciário brasileiro canta de galo.

  6. Luizs disse:

    Politicos fazem leis em benefício próprio. Logo, a chance de consertar o Brasil é remotissima.

  7. Mudei disse:

    Significado de atávico. Hereditário; transmitido ou adquirido de maneira hereditária; também usado no sentido figurado: tinha um comportamento atávico; possuía um rancor atávico. Que se refere ao atavismo, ao reaparecimento em alguém das caraterísticas de um antepassado que permaneceram escondidas por muitas gerações.

  8. Sandra disse:

    “fetichismo legal”, amei! É disso que o ótimo Carlos Andreazza sofre. Identificava o mal só não sabia o CID. F100 - Fetichismo Legal Doença crônica e não contagiosa. Deixa o sujeito meio nervoso, maniento, turva um pouco o campo de visão mas só causa mal à sociedade se muita gente embarcar na ego trip.

  9. carioca disse:

    E essa luta de classes quem começou ? Já esqueceram ?

  10. cornomanso disse:

    Essa história de fetiche realmente funciona .Tá aí o Paulo Bernardo, cornomanso de carteirinha . A cada ausência da Gleisi a paixão vem de forma fulminante; ah, essa paixão que mantém acesa a união de tantos famosos . E Paulo Bernardo sussurra para si mesmo : acertei na loteria , que mulher !

  11. Sanguessuga Marques disse:

    Para consertar tudo isso no Brasil, simples! Os eleitores sempre deveriam mudar as figurinhas. E mudar mesmo, nada de manter os hereditários na filinha.

  12. Proteus disse:

    Nossa Justiça é imperial, anacrônica e medieval no geral. Os fidalgos não podem ser julgados por meros juízes mas apenas pelo rei. Herança da terrinha de dom João. Descolada da realidade e dos novos costumes, aplica leis que insistem em manter os privilégios dos ex fidalgos, hoje quem detém o poder político e financeiro. Então, o cheiro de alfarrábios, mofo e naftalina empestam os cartórios e sacrossantos Fóruns onde milita a casta superior. Enquanto isso no picadeiro, os palhaços discutem assuntos marginais e insignificantes. Viva a Monarquia!

  13. Luta de Classes? disse:

    Cuméquié? Ainda há gente falando em "luta de classes"? Jesus! Ainda há pessoas pensando segundo essas categorias marxistas falidas? No Brasil NÃO HÁ LUTA DE CLASSES!!! O QUE JÁ É UM POVO TRABALHADOR E EMPREENDEDOR QUE É VISCERALMENTE EXPLORADO POR UMA CASTA DE POLÍTICOS, BUROCRATAS E EMPRESÁRIOS VAGABUNDOS! E todas as "classes" sociais brasileiras são exploradas pela CASTA! Vamos parar com esse pensamento marxista ultrapassado! Karl Marx morreu!!!

  14. mm disse:

    A EXPRESSÃO QUE NOSSA JUSTIÇA "SERVE" PARA MANTER A IMPUNIDADE É INADEQUADA. NOSSAS LEIS E CONSEQUENTEMENTE NOSSA JUSTIÇA FORAM FEITAS PELOS POLÍTICOS PARA PROTEGER OS CRIMINOSOS OU A SI MESMOS, CRIANDO PRIVILÉGIOS PARA A CLASSE DOMINANTE E UM SISTEMA TOTALMENTE DEPENDENTE DOS POLÍTICOS. O STF É ESCOLHIDO A DEDO POR ELES, A CÚPULA DA PGR, DA PF E ASSIM POR DIANTE. NÃO EXISTE A TAL INDEPENDÊNCIA DOS PODERES, É UMA FARSA QUE A LAVAJATO REVELOU, PARA DAR APARÊNCIA DE DEMOCRACIA. É UMA DITADURA DOMINADA PELA ORCRIM. acorda brasil.

  15. Ricardo disse:

    Fetichismo Legal = RA Sempre relativa do e lei pra proteger políticos bandidos. Nunca vi ele usar todo o conhecimento dele pra proteger bandidos comuns ou pobres injustiçados

    1. Ricardo, acho que RA, o caso é bem mais grave porque só tem apego formal às leis quando do interesses dos seus. Cheira mais a petismo mesmo.

  16. Definição de fetiche. disse:

    Fetiche: desvio do interesse sexual para algumas partes do corpo do parceiro, para alguma função fisiológica, para cenários ou locais inusitados, para fantasias de simulação (empregada doméstica, mecânico, secretária), ou para peças de vestuário, adorno, etc. (Google)

  17. @A_Bem_d_Verdade disse:

    Conta uma novidade, nos EE.UU. até juiz de 1ª instancia processa o Presidente.

  18. OFFICE BOY DOS NEVES disse:

    O tio Rei tem essa doença aí, procura todos os parágrafos possíveis pra manter corrupto, assaltantes dos impostos pagos pelo povo sofrido desse país, soltos pra continuar roubando, enquanto o "estado democrático de direito" que defende leva 25 anos pra condenar Maluf, e PASMEM! cabe recurso. VTNC!

  19. WAITING disse:

    Alguns comentaristas aqui sempre falam que a solução é o fuzilamento, porém fuzilar custa caro e dá muito trabalho, é muito mais fácil uma guilhotina automatizada, nem precisa de lâmina muito afiada, basta apenas ser pesada, tipo uma tonelada e o serviço é perfeito, separa os corpos das cabeças e estas (as cabeças) deverão ser mumificadas e fazerem parte de uma espécie de museu subterrâneo (um em cada grande cidade brasileira), com todos os personagens expostos (as cabeçorras) e seus crimes relacionados em uma placa ao lado. desse modo, os próximos "candidatos" poderão ter uma ideia do que lhes espera se não andarem na linha. Tenho certeza que resolve o problema.

  20. Impunidade para Todos os Lados disse:

    Outras "castas" também parecem que estão "além da lei". Não podemos ter impunidade para procuradores do MPF. Por que Eduardo Pelella não pode ir depor na CPI?

  21. Luciano Jorge disse:

    Este país está praticamente entregue ao Crime Organizado pelas esquerdas que desde janeiro de 1994 vêm se articulando e preenchendo as cavernas do Poder em todas as esferas da administração pública. As crias do regime esquerdista, em especial do petista e seus alugados e aliados, só poderão serem catequizadas pelos padrões de honestidade e princípios morais da decência após 50 anos de convivência nos "postos de ressocialização" ou se morrerem. Dessa forma para quem acredita que isso seja possível, boa sorte.

  22. DeNovo disse:

    Esse Roberto ainda está por aí falando besteira ooooh, tem gente que lê ooooh, tem gente que comenta kkkkkk.

    1. quando eventualmente bandidos são acuados no momento do assalto ou do sequestro com reféns quem eles exigem que se apresente para que se entreguem??? infalivelmente a mídia em primeiro lugar e a OAB...afinal nos momentos de aperto só podemos contar com os amigos não é? Mas não se esqueca que politicos em sua quase totalidade se iniciaram na carreira do crime, onde aprenderam tudo que sabe e praticam, tudo baseado na capacidade de mentir....como jornalistas e advogados as castas mais nefastas nesse país.

  23. gilmar disse:

    Isto mesmo ANTAS, vamos fuzilar todos o corruptos, a revolucao russa mandou lembranças!