O fim da maior recessão do Brasil: tchau, querida

A recessão em que o Brasil mergulhou no segundo trimestre de 2014 terminou no Natal de 2016 e pode ter sido a mais severa que o país viveu desde, pelo menos, o início dos anos 1980.

É o que concluiu o Codace (Comitê de Datação de Ciclos Econômicos), grupo formado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), que se reuniu na sexta-feira, segundo a Folha, e estabeleceu que a economia brasileira começou a sair do fundo do poço no último trimestre do ano passado.

“Ficou estabelecido que a recessão durou 11 trimestres, levando o PIB (Produto Interno Bruto) a uma queda acumulada de 8,6%. (…)

Até então, o período recessivo mais longo havia sido o do governo Collor, entre 1989 e 1992, que se estendeu por 11 trimestres e levou a uma contração de 7,7% do PIB.

Já a recessão mais profunda foi registrada nos anos 1980, quando a economia caiu 8,5% por nove trimestres.”

Sim: Dilma foi pior que Collor. Dilma foi pior que tudo.

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler 54 comentários
  1. No período entre 2014 a 2016 e, em particular, o ano inteiro de 2015, considero um dos piores anos de toda a minha vida. Achei que não fosse sobreviver. O empobrecimento foi gritante. Vendi quase tudo de valor que tinha, menos o apartamento. Redução de custos, economia “de guerra”. Só voltei a respirar melhor neste ano – 2017. Jamais vou esquecer o ano de 2015. Os “governo e meio” de Dilma Rousseff conseguiram ser piores que o governo Collor.
    Esquerda petista desprezível. Maldita.

  2. SOU BRASILEIRO DE BEM, ADORO TER UM PRESIDENTE CORRUPTO…..

    NAO PODE SER A DILMA, MAS O TEMER PODE….

  3. Fico pensando, não votei em Dilma, não votei no PT, muito menos em Temer. Sou a favor do Brasil, por isso mesmo não queria nem quero que Temer saia agora, logo agora que o Brasil começa a dar sinais de recuperação. Não entendo por que toda imprensa quer de direita ou esquerda fizeram esta campanha deslavada contra ele. Deixa Temer, em 01/01/2019 podem prendê- lo. Por enquanto fica Temer!

  4. Um presidente que conseguir suportar bravamente uma blitzgrieg canalha da Rede Globo e seus canais, da Veja, da Folha, dozartistas, dos Antagonistas, dos Randolfes e Jandirões, do PGR e de ministros vermelhos do STF, e ainda fazendo importantes reformas estuturantes, merece todos os créditos.

    Numca haverá outro como Temer.

  5. O estranho é que o presidente Temer que recebeu o país no fundo do poço, com um rombo de quase R$ 200 bi nas contas públicas, conseguiu vencer a inflação, retomou os empregos, bateu recorde na balança comercial, aumentou o crescimento da industria e é considerado o presidente mais impopular do mundo. Isso é criminosamente injusto

  6. lojas fechando ,desemprego elevado ,violência ,retrocesso educacional,corrupção politica em todos
    os níveis. dos 80% da pirâmide para baixo ,continua a mesmíssima droga. intervenção militar .já !

  7. Maior caso de corrupção do mundo. Maior recessão da História.
    Ainda dá tempo de transformar o Brasil na Venezuela. Não deixe o sonho acabar.
    #LulaLá

  8. Os milhões de desempregados estão comemorando. Nesse período a população aumentou 2,4% e os que entraram no mercado de trabalho e não conseguiram emprego, também e com o congelamento dos gastos por 20 anos e o golpe nos direitos dos trabalhadores a recuperação ao nível anterior levará décadas, parafraseando aquele político gaiato na pressa para votar a favor de um golpe quando apressava em dizer, vamos votar, vamos votar, repetitivamente, vamos comemorar, vamos comemorar… Não esqueçam que não há mal que sempre dure e nem bem que nunca acabe, não passa de um suspiro. Para quem tem conhecimento , os dados das recessões anteriores e disposição par fazer, uma sugestão, verificar se a economia anterior a elas recuperou o nível anterior a 1980 e, se, quando ou se vamos levar mais tempo ainda para recuperar o nível dos anos 80 e só para concluir, notaram que as recessões ocorreram após o fim do regime militar e da posse do Sarney, com a compra para aumentar o seu tempo no governo e para manter os governos seguintes e agora para não ser impeachmado e processado?

  9. Votarei em Temer caso queira a reeleição ou no candidato que ele apoiar para dar continuidade aos seus avanços e correções econômicas. Não tem melhor no mar de medíocres e demagogos que domina o meio de pretensos candidatos.

  10. Tentaram tirar a presidência do Temer, como não conseguiram, querem tirar dele o mérito pela recuperação da economia. Depois ainda dizem que está havendo o efeito teflon, porque nada que é bom gruda na sua imagem.

  11. Ele aumentou impostos. Manteve o déficit fiscal nos mesmos níveis que a Dilma. Vai aumentar a conta de luz… então recuperar a economia é fácil demais. Melhor deixar ele com os 3%.

  12. Canalhas! Esses “jornalistas”dessa bodega devem realmente achar que os seus leitores são estúpidos e ignorantes. Dias piores virão mas talvez não para quem recebe dinheiro sujo para dizer asneiras como essas.

  13. O Temer rouba mas faz. Muitos acham isso suficiente para mante-lo no cargo. È a moral relativa, é o Brasil. E ainda se enchem de razão para falar do Lula…

  14. Quanto TEMER está pagando

    por está mentira ????

    Que tal ele andar nas ruas de são Paulo e ver quantas lojas fechadas com placa de aluga-se ???

    #temer e seus comparsas são mentirosos costuma

  15. Quanto TEMER está pagando por está mentira ????

    Que tal ele andar nas ruas de são Paulo e ver quantas lojas fechadas com placa de aluga-se ???

    #temer e seus comparsas são mentirosos costuma

  16. Quanto TEMER está pagando por está mentira ???? Que tal ele andar nas ruas de são Paulo e ver quantas lojas fechadas com placa de aluga-se ???

    #temer e seus comparsas são mentirosos costuma

  17. Falo pelo que está acontecendo no Rio de Janeiro: A recessão não acabou, muito pelo contrário, ela está ainda mais forte neste ano de 2017. O comércio é o termômetro da economia no estado do Rio e ele está a mingua como nunca se viu antes na história desse país. O que o Lula, a Dilma e o PT fizeram com o país é algo que levaremos décadas para recuperar, se é que recuperaremos.

  18. Pesquisas ao longo do último ano já haviam apontado que o presidente Michel Temer (PMDB) é o governante mais impopular da história recente do Brasil, tendo seu governo ultrapassado até mesmo a reprovação verificada nos últimos meses do governo de José Sarney (1985-1990). Agora, Temer também aparece na lanterna de um ranking que compilou dados de alguns dos líderes mais impopulares do planeta.

    De acordo com compilados pelo grupo de análise política Eurasia, os 3% de aprovação popular de Temer, verificados em pesquisa em setembro, colocam o peemedebista atrás de líderes como o venezuelano Nicolás Maduro, que governa de maneira implacável um país com a economia arruinada, e o sul-africano Jacob Zuma, que enfrenta uma série de acusações de corrupção. A popularidade de Maduro no ranking é de 23%., enquanto a de Zuma é 18%.

    Temer também aparece bem atrás do presidente do México, Enrique Pena Nieto (28%), e da primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May (31%). E ainda mais distante do americano Donald Trump (37%) e do francês Emmanuel Macron (45%), que assumiram seus mandatos há poucos meses e já enfrentam queda de popularidade.
    http://ucho.info/2017/10/26/ranking-aponta-michel-temer-

    1. SOU O MAIOR ¨MAV¨ DAQUI!!
      INVENTEI MAIS DE QUATROCENTOS NICKS PARA FICAR TROLLANDO AQUI!!
      QUERO UMAS QUATROCENTAS MORTADELAS PARA NÃO MORRER DE FOME!!

  19. so que em oitenta o brasil era ainda quase que totalmente dependente de petroleo externo , que teve uma alta so cmparada a setenta e quatro , alem da falya de dolares no mercado , ja nos governos etistas sobrava dinheiro no mercado , e com a expansao da hna que começou no final da decada de noventa tamem se aumentou muito a exportaçao brasileira sendo que o agro negocio e a vale do rio doce privatizada foram as que trouxeram mais divisas para o brasil nos governos petistas , porem em 2003 ao reconhecer a china como economia de mercado , lula e sua gangue , quebraram um dos setores que mais empregavam no brasil , o de tecelagem e confecçao , alem de afundarem o brasil , que tinha uma divida bruta de cento e oitenta bilhoes de dolares , em dois mil e dois , para uma divida de hum trilhao e quinhentos bilhoes de dolares ao fina lde 2015, isto se contarmos com o dolara a tres reais e vinte ,,[[[ dados do banco mundial]] portanto esta e a verdadeira historia do brasil, tanto mais que quando comparada a mesma epoca, do governo do pt o brasil sempre esteve nos ultimos lugares em desenvolvimento comparado a naçoes em desenvolvimento , o que comprova o que dizem economistas serios que afi

  20. E com toda a desgraceira que fizeram ao povo e ao Brasil, Lula e Dilma posam de heróis diante de seus miquinhos amestrados, discursando e atropelando um país que somente eles acabaram. Como é nocivo de se ver uma sociedade alienado aos mentirosos e sacanas. Deduz-se, de que fazem parte do mesmo cardápio, regado a muito tempero sem a mínima condição de digerir.

    1. Alem da economia destruiu a moral e a alegria do brasileiro, nunca se viu o crescimento da criminalidade como nos 13,5 anos da Passagem do Tusuname pelo Brasil, foi a maior destruição que se tem noticia no mundo.

  21. Nunca esquecerei do PT, mas nunca esquecerei também que o PMDB levou junto, pois sempre foi a maior bancada deste congresso corrupto.

  22. Legado do lula/dilma/pt, foi 13,5 anos da Passagem do Tsuname pelo Brasil, fez mais estragos do que qualquer tsuname no mundo.

  23. Pior que uma Anta, só mesmo a seita de onde ella veio. Pior que a seita de onde ella veio, só mesmo seu deus encarnado, o Brahma que sustenta todo o bando com suas mistificações baratas que saem muito caras para nós outros.

  24. Nao sei onde a recessao acabou…. Na vida prática tenho visto as coisas piorarem justamente agora… Justamente após o natal de 2016… E olha que eu nem sou tão quebrado assim, mas, carro 0km, casa e eletrônicos estão voltando a virar coisa de gente rica…

    1. Vc está equivocado, meu amigo tem uma casa de vendas de ferros para serralheiros, havia parado tudo, ele estava para fechar as portas, um dos vendedores pediu demissão, caiu substancialmente as vendas, de hum ano para cá ele já está recuperando as vendas. Conseguiu com muito custo manter outros 5 funcionários limpando o dinheiro que tinha como reserva técnica.Atualmente está se levantando.As vendas nos dias das mães, pais e das crianças demonstraram isso.A venda de carros cresceram mais de 10%, a inflação caiu, a taxa Selic também.Só não vê quem está com a venda ideologica sobre os olhos.

  25. Não esqueçam que a gestão do governo dilma foi também o resultado das gestão do governo lula, que surfou durante muito tempo, nos resultados obtidos por FHC. Vamos fazer justiça

    1. E EU VOU INVENTANDO MAIS E MAIS NICKS PARA FICAR DE CONVERSA FIADA AQUI!!
      INVENTEI MAIS DE 400 NICKS!!
      QUERO UMAS 400 MORTADELAS!!
      NUNCA MAIS VOU PASSAR FOME!!
      EU TRABALHAR?? NEM PENSAR!!

    2. COMO SOU UM PALHAÇO EU USEI OS NICKS ¨Marcelo¨ E ¨ChrisP/SP¨ AQUI!!
      EU INVENTEI MAIS DE QUATROCENTOS NICKS AQUI PARA FICAR TROLLANDO!!
      AGORA COPIO NICKS DOS OUTROS TAMBÉM!!
      SOU OU NÃO SOU UM CRIANÇÃO??

  26. Com Temer, o decorativo, como vice. Ele tem responsabilidade, e MUITA, em tudo isso. Que todos eles sejam presos!

    1. INVENTEI MAIS UM NICK!!
      QUERO MAIS UM A MORTADELA!!
      INVENTEI UNS 400 NICKS AQUI!!
      ENTÃO QUERO 400 MORTADELAS!!
      NUNCA MAIS VOU PASSAR FOME!!
      EU TRABALHAR?? NEM PENSAR!!

  27. Pelo menos dessa vez podemos comprar Audi, BMW, Triumph e Ducati usadas.
    Nos anos 80, quem conseguia comprar Fiat 147 já estava bem de vida, Opala só patrão.

    1. Menos Batista, menos. Eu era , como sempre fui, empregado metalúrgico não graduado de 70 a fins de 90 , embora felizmente em empresa multinacional alemã, e nos anos 80 tive Opala, Corcel, Brasilia e Fiat 147 semi novos comprado normalmente com economias de meu salário. Simples assim.

  28. Esse país ainda não viu um presidente digno. E isso contaminou toda a sociedade, de juízes a professores. São raras as pessoas ligadas à funções públicas serem honestas. A começar pela estabilidade funcional, que as garante o emprego trabalhando ou não, roubando ou não. Juiz que vende sentença se aposenta com todos os vencimentos. Esperar o quê do Brasil?

  29. NÃO ADIANTA SEU IMBECIL!
    SÓ PORQUE VC ESTÁ SÓ NA REDAÇÃO,
    VAI TENTAR BARRAR OS MEUS COMENTÁRIOS,
    SEU BURRO DOENTIO!
    MAS SEGUNDA-FEIRA, ESSA REDAÇÃO AÍ DA PAULISTA, DESSE BLOG DECADENTE.
    VAI RECEBER UMA VISITA,
    E DAÍ ESSE SEU IMPÉRIO DE IDIOTICES, IMPRECAÇÕES VAI ACABAR E MAL.
    PODE ESCREVER O QUE EU ESTOU DIZENDO!!!
    VOCÊ NÃO TOMA JEITO NÉ SEU OTÁRIO, METIDO A BESTA!
    VOCÊ É UM VERME TÃO BURRO, MAS TÃO BURRO, QUE FICA DIFÍCIL DE ACREDITAR QUE CAIBA TANTA BURRICE NUMA CRIATURA SÓ!!!
    VOCÊ NÃO ENGANA MAIS NINGUÉM SEU PEDERASTA MEQUETREFE!
    O PEDÓFILO TARADO, LUCAS SILVA ESTÁ EXTASIADO COM A OPORTUNIDADE QUE SEUS PATRÕES COVARDES LHE DERAM.
    UM VERDADEIRO PRESENTE AO PEDÓFILO!
    FALAR DE CRIANÇAS!
    O BURRALDO TARADO APROVEITA PARA ENTRAR NESSA DANCINHA MACABRA E FICAR SE ESBALDANDO EM FAZER COMENTÁRIOS ABSOLUTAMENTE GROSSEIROS E DEBILOIDES.
    MORRAM PETRALHAS!!
    E VOCÊ TAMBÉM, LUCAS SILVA!!!
    PEDÓFILO TARADO!!!
    BURRO DOS INFERNOS!!!
    MIQUINHO AMESTRADO PETRALHA!!!

Os comentários para essa notícia foram encerrados.