O “golpe branco” dos vereadores cariocas

A Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro se prepara para, com um golpe branco, extinguir o Ministério Público de Contas do tribunal de contas do município.

É uma forma de piorar ainda mais a fiscalização do dinheiro público na cidade.

A intenção é permitir aos procuradores de contas que eles possam advogar privadamente — o que, na prática, lhes tiraria a independência funcional. Somente dois procuradores aceitaram de bom grado esse papel, porque querem também faturar por fora.

A iniciativa é liderada por Thiers Montebello, presidente do TCM do Rio há “apenas” 17 anos.

Na semana passada, Júlio Marcelo de Oliveira, presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas, enviou um ofício à Câmara dos Vereadores carioca, em protesto contra esse projeto de lei indecente.

Ele indaga: “Quem ganhará com a extinção do Ministério Público de Contas do TCM/RJ?”

É uma pergunta retórica, claro.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 21 comentários
  1. tem que acabar com esses Tribunal de Contas estaduais também as contas devem ser julgadas pelo legislativo e encaminhada ao Ministério Público esses tribunais só dão despesas e não Condenan ninguem

  2. Será que só esse é um TCM, ou para não variar é maus um TFCM (tribunal de faz de conta municipal)? Onde seus conselheiros vem diretamente das raias da política mequetrefe.

  3. Tribunal de Contas do Município tem que ser extinto, porque não é raro as vezes que é conivente com as tramoias do executivo, isso em todo o país. Auditores independentes é uma solução. Menos custo.

  4. Parabéns pela iniciativa, TCM = órgão inútil. A existência de tribunais de conta nunca impediram a roubalheira do dinheiro público, assim como o TSE nunca encontrou caixa2 nas campanhas políticas.

  5. E o que de fato o TCM já fez pelo contribuinte e erário cariocas? Vamos parar com essa cantilena boba e rasteira de que o Ministério Público de Contas serve para algo além de um grande cabide.

  6. Vindo do Rio um Estado de bandidos! Não eh surpresa! Eu sou carioca mas o Rio virou um Umbral!! Deixou de ser a anos uma Cidade Maravilhosa!! Eh o que tem de pior no Brasil! Ganha até do Nordeste!

  7. Ô caipirada recalcada!!!O buraco sujo onde vcs habitam não merece uma linha aqui!!!Caipira da q na primeira oportunidade se muda pra o Rio,doidos pra se passar por carioca!!!Haja vista globais ;bbb!Kk

  8. Infestada de malandros, vagabundos e comunas maconheiros, a Grande Favela Maravilhosa a beira mar é sinônimo e exemplo de “transparência” para todo o mundo. Selo de qualidade “Made in Braszil”.

  9. Tem que acabar é com o TCM e o TSÉ…cabides de empregos para mamadores de teta do nível de um vagabundo comunista Sérgio Cabral pai!!!Antes analisador de sambistas e bundas ,se aposentou muito bem!!!

  10. Todos os TCM’s deveriam ser extintos. A fiscalização das contas pode ser feita por empresas independentes. O Antagonista jogando farofa (para não dizer outra coisa) no ventilador.

  11. Com tudo respeito ao procurador Marcelo, mas os TCM, TCE e o próprio TCU, deveria ser extintos, são verdadeiros cabides de emprego, custa uma fortuna, os TCM e TCE são antro de corruptos.

  12. Geraldo imposto sindical ORCRIMin, Geraldo Paulo Preto ORCRIMin, Geraldo rodoanel ORCRIMin, Geraldo trensalão ORCRIMin, Geraldo roubamerenda ORCRIMin, Geraldo Beiçola ORCRIMin, Geraldo PCC ORCRIMin, G

  13. • O pó–OVO deseja
    • A extinção das 35 QUADRILHAS de pumlítiCÚS !
    • “noís” VEreADOreS estamos extinguindo com 1
    • A que ROUBA $$$$$$$ JUNTO com “nóis”, os TOGAS
    • Foi 1 pedido nas nossas AMANTES
    ••••••