O golpe do indulto contra as delações premiadas

O indulto de Natal concedido por Michel Temer é um escândalo não apenas porque colocará corruptos condenados fora da cadeia.

Quem explica é Deltan Dallagnol, no artigo para o UOL:

“Para a Lava Jato, o indulto do presidente Temer é ainda mais grave, pois fulmina a estratégia de expansão das investigações com base em colaborações premiadas, o motor propulsor da Lava Jato. Na colaboração, o réu entrega informações e provas sobre crimes e criminosos, assim como devolve o dinheiro desviado, em troca de uma diminuição da pena. Essas informações e provas são usadas para expandir as apurações e maximizar a responsabilização de criminas e o ressarcimento aos cofres públicos. O réu só faz um acordo quando corre o risco de ser condenado a penas sérias.

O indulto do presidente Temer cria para o réu uma expectativa fundada de obter um desconto de 80% da sua pena. Então, quem buscará um acordo? É preciso lembrar que, sem acordo, o réu ainda tem em seu favor a chance de anular o caso  por supostos vícios procedimentais, de empurrar seu deslinde por décadas e de alcançar a prescrição, uma espécie de cancelamento dos crimes pela demora do processo. Qual o desconto que a Lava Jato precisará oferecer sobre a pena, nesse contexto, para que o réu aceite colaborar com a Justiça? Será que 97% será suficiente?”

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler mais 104 comentários
  1. Sem sangue não acabaremos com a CORRUPÇÃO … Os corruptos estão jogando pesado e estão virando o jogo. A ORCRIM, infiltrada nos 3 Poderes da República, está trabalhando para fulminar a Lava Jato e perpetuar a roubalheira e a impunidade … O grande acordão está em andamento …

  2. Devemos temer que este seja mais um verme da política brasileira atuando na sombra, atacando pelas costas, na espreita. Covarde. Quase um terrorista disfarçado, que pega de surpresa. Ainda bem que temos câmeras espalhadas por toda parte.

  3. Eu já penso que quem age contra a Lava-Jato são os próprios procuradores. Com prisões preventivas ilegais, vitimismo, busca de holofotes, benefícios em demasia para bandidos, procuradores caindo na bandidagem e atuando junto com deveria investigar. Creio que se os procuradores tivessem continuado apenas a seguir e aplicar as leis ao invés de buscar o estrelato (e as caríssimas palestras), a operação não correria nenhum risco. Portanto, o maior risco que a operação corre hoje não é o dos ataques políticos e sim o risco da ILEGALIDADE!!

  4. Hoje, no Brasil, as leis beneficiam os bandidos. Com a ação desses políticos do legislativo a coisa expande. Com a do presidente nos envergonha. Estaria o presidente preparando uma autodefesa?….

  5. Se Michel Temer quer manter a fachada de “estadista”, precisa imediatamente voltar atrás e cancelar este indulto absurdo. Ele já voltou atrás em outras ocasiões, portanto pode fazê-lo novamente por uma boa razão: disfarce a descarada intenção de exterminar a Lava Jato e finja que não percebeu o perigo que este indulto traz às investigações. Pode não parecer, mas insistir na idéia do indulto será quase tão perigoso quanto se reunir no subsolo do Palácio de madrugada com Joesley Batista. Porque será a prova final da verdadeira intenção daquela sua frase famosa: “Tem que manter isso, viu?” Uma espécie de agravante à anterior tentativa de obstrução da justiça.

  6. Valeu Cristovão Colombo descobriu a América, se um cachorro sarnento pudesse falar ele diria que sabe que o roubo do dinheiro do povo que chamam de corrupção é crônico no Brasil, isso porque temos o Judiciário que faz a pior e mais cara justiça do mundo. Aí tem que se acharem heróis com a Lava Jato, trabalho que os seus coleguinhas já deveriam ter feito há muito tempo. Engraçado que agora entraram em recesso dia 20/12 e só voltam a trabalhar em fevereiro e depois ainda tiram os 30 dias de férias, farra e palhaçada com o dinheiro do povo, cadê as críticas justiceiros do MPF? Como não fazem, não passa de politicagem e porcariagem com a cara do povo, aí não sabem porque Lula está em primeiro nas pesquisas e será eleito.

  7. O TEMPO DIRÁ !!!
    TOLINHOS …
    VOCÊS ACHAM QUE O TEMER, QUE FOI VICE PRESIDENTE DE UM
    GOVERNO PETRALHA, SERIA UMA PESSOA CONFIÁVEL ???
    VOCÊS INAGINAVAM QUE UM SUJEITO QUE NO EXERCÍCIO DA
    PRESIDENCIA, TEM UM ENCONTRO CLANDESTINO, NO SUBSOLO
    DO PALÁCIO, COM “CONHECIDO CRIMONOSO” E MANTÉM COM ELE
    CONVERSA MAIS QUE SUSPEITA, É UMA PESSOA BEM INTENCIONADA ???
    VOCÊS CONFIAM NUM PRESIDENTE, QUE TEM UM ASSESSOR DE SUA
    “INTEIRA CONFIANÇA” FLAGRADO COM UMA MALA DE DINHEIRO,
    ENTREGUE PELO MESMO “CONHECIDO CRIMINOSO”, DIAS APÓS A
    SUSPEITA CONVERSA DELE COM AQUELE MESMO ” CONHECIDO
    CRIMINOSO” ???
    VOCÊS NÃO ACHAM QUE ESTÃO SENDO ENGANADOS POR ESTE
    “ANJO” ???
    O TEMER JÁ TEVE INÚMERAS PESSOAS LIGADAS À ELE, PRESAS NO
    ÚLTIMO ANO !!!
    O TEMER NÃO É INOCENTE … O TEMPO DIRÁ !!!

  8. TOLINHOS …
    VOCÊS ACHAM QUE O TEMER, QUE FOI VICE PRESIDENTE DE UM
    GOVERNO PETRALHA, SERIA UMA PESSOA CONFIÁVEL ???
    VOCÊS INAGINAVAM QUE UM SUJEITO QUE NO EXERCÍCIO DA
    PRESIDENCIA, TEM UM ENCONTRO CLANDESTINO, NO SUBSOLO
    DO PALÁCIO, COM “CONHECIDO CRIMONOSO” E MANTÉM COM ELE
    CONVERSA MAIS QUE SUSPEITA, É UMA PESSOA BEM INTENCIONADA ???
    VOCÊS CONFIAM NUM PRESIDENTE, QUE TEM UM ASSESSOR DE SUA
    “INTEIRA CONFIANÇA” FLAGRADO COM UMA MALA DE DINHEIRO,
    ENTREGUE PELO MESMO “CONHECIDO CRIMINOSO”, DIAS APÓS A
    SUSPEITA CONVERSA DELE COM AQUELE MESMO ” CONHECIDO
    CRIMINOSO” ???
    VOCÊS NÃO ACHAM QUE ESTÃO SENDO ENGANADOS POR ESTE
    “ANJO” ???
    O TEMER JÁ TEVE INÚMERAS PESSOAS LIGADAS À ELE, PRESAS NO
    ÚLTIMO ANO !!!
    O TEMER NÃO É INOCENTE … O TEMPO DIRÁ !!!

  9. Deltan fake! Sempre jogando pra galera! Idiota! Desconto bom mesmo é o de 100% – oferecido e dado por Enganot aos açougueiros criminosos. Por que ele não fala sobre isso? Pelo texto se vê q a tal prisão de dedatores é um meio de obrigar o cara a contar tudo. Isso é coerção! É ilegal obter prova assim. Decerto e’ o motivo de Gilmar tem dado basta nessa farra.

    1. O certo é você não é? Seu safado corrupto. Quem defende criminoso tem que morrer com a boca cheia de formiga e ficar assando no inferno por toda a eternidade. Seu canalha bandido sem vergonha. Que você o Temer e todos os outros bandidos apodreçam em uma cela bem gelada.

  10. Menudo bobinho…não sabe nada de persecuções penais,…aliás, essa função é da PF, não desses bostões do MP que se acham donos da ação e da investigação!!!
    Esse cara terá um fim triste no MP, fazer outro concurso sem poder utilizar de Mandado de Segurança para entrar…Vá estudar Deltam Dalag…
    Proselitista Bananeiro…

  11. Verdade se a justiça no Brasil funcionasse nãp precisava chegar ao ponto da Lava Jato, cadê o Tribunal Regional, Federal e Eleitoral? Se chegou a corrupção a esse ponto foi porque foram omissos, fora os rios de dinheiro para custear esses tribunais incompetentes, o dinheiro do povo é obrigado a bancar a Lava Jato, tem tido ótimos resultados, mas vamos mirar o Jato para a própria casa também que tem muita lama e sujeira impregnada nos tribunais e judiciários do país. Vamos brasileiro guerreiro acabar com a corrupção em todos os poderes legislativo, executivo e o judiciário. E do Judiciário vamos cobrar que trabalhem de verdade para o povo e cortem essas regalias, que na verdade é uma forma de corrupção encoberta.

  12. Lá vem mmimi e xurumelas de querem acabar com a Lava Jato, esse é o malagnol que entrou pela janela no concurso dando o chapéu nos outros candidatos com ajuda do papaizinho do Judiciário, esse assim como juízes vivem com regalias pagas com dinheiro do trabalhador, auxilio moradia de mais de 4.000,00 para pagar aluguel de sua própria casa, auxilio de todo tipo, férias de mais de 2 meses no ano, regalias e luxúrias o que faz o salário praticamente triplicar o teto constitucional, corrupção do Judiciário , isso o filhinho do papai não fala nas redes sociais.
    E outra a Lava Jato nada mais é que o resultado do Judiciário mais caro e incompetente do mundo, os seus coleguinhas que vivem de férias e curtindo regalias com dinheiro do povo, não cumpre o trabalho conforme determina a Constituição.

  13. Com Temer, a bolsa bateu 75 mil pontos. Se aprovarem a reforma da previdência a bolsa vai a 100 pontos, a depender de Wall Street. Acaso não percebem que os MAVs do Temer estão no mercado financeiro e são pagos pelos lucros da Bolsa? burros. Nunca recebi nada do governo…quero ver o mercado subir.

  14. .
    A única saída depende dela:
    .
    Raquel Dodge está prevaricando e essa atuação da PGR de Temer é inaceitável !
    .
    Raquel Dodge é a Prevaricadora Geral da República !!!
    .
    Já era pra PGR ter feito a 3ª denúncia contra Temer no caso da MP do porto de Santos faz meses !!!
    .
    Mas Raquel Dodge, a Prevaricadora Geral da República, foi escolhida por Temer justamente pra isso: continuar engavetando essa denúncia !
    .

  15. Eu preferia que Maluf tivesse toda a fortuna desapropriada e ele prestar serviços a outros idosos do que a prisão. Eu preferia ver delator morando em 2 quartos no subúrbio e pegando trem do que vê-lo preso. Pra mim, fora casos como de Cabral, Lula, etc…tem que se mexer e no bolso. De que adianta Marcelo ir morar em mansão e ter aviso particular? o crime compensa pela lei dos procuradores.

  16. Qualquer POST criticando Temer não percam tempo lendo os comentários, a máquina de mavs entra em ação com tudo. Brasil um país feito de mercenários, necessitados, sem escrúpulos, criticam quem tenta uma faxina, exaltam que faz a sujeira. Nesse trabalho sujo, se unem esquerda/direita/meio o KCT4.

    1. Parabéns! PQP! Você como otário levou o prêmio do ano. Que inteligência rara sô! O bandido estancando a “sangria” é uma tremenda vitória do país. kkkkkkkkkkk

  17. a leGislação do Brasil é cópia do país MAIS CORRUPTO DO MUNDO, ONDE HÁ MUITOS LADRÕES POLITICOS DO COLARINHO BRANCO. E REINA A IMPUNIDADE–ITÁLIA

  18. a leGislação do Brasil é cópia do país MAIS CORRUPTO DO MUNDO, ONDE HÁ MUITOS LADRÕES POLITICOS DO COLARINHO BRANCO. E REINA A IMPUNIDADE–ITÁLIA

  19. No mundão, no planeta, no globo…existem 4200 faculdade de direito…2200 delas estão no Brasil..mais da metade do total…
    na verdade todos (defesa, juízes, promotores, delegados, escrivães, oficiais de justiça) inclusive a maior parte dos políticos são mesmo é advogados…então..esqueçam esse negocio de justiça.
    é tudo uma só e grande industria pra enriquecer advogados.
    (vc imagina o custo da manutenção de toda essa gente…acaba sendo maior que o próprio estrago causado pela criminalidade da qual supostamente deveriam nos proteger.então ouso pensar que se deixassem somente os bandidos agindo, sem nenhuma dessas instituições citadas saia muito mais barato para o povo brasileiro)

    1. .
      V A G A B U N D A, P I S T O L E I R A!!!!
      Vá arro tar morta dela na P U T A QUE TE P A R I U, C A D E L A NO C I O.
      .

  20. Michel Temer e muito inteligente. Mas, do jeito que a justiça tá condenando …com penas centenárias, ajuda apenas aos menos delinquentes. Agora, tem muita gente pobre com penas pequenas que se beneficia. Acho que esse é o argumento difícil de ir contra de Temer. De resto a Constituição da ao presidente este poder.

  21. Freguês é só escolher, no STF você assalta os cofres públicos e não vai preso.
    Se der treta o Executivo garante que você só paga um quinto da pena e está liberado.
    Não perca mais tempo, vem roubar com o STF e com o Executivo. Na cadeia só fica quem não tem dinheiro, é retorno garantido.

  22. Não se preocupem. Lula pegará mais de 100 anos de cana. 20 anos…morre antes. Não chega sequer a 90 anos. O problema é…quem tem coragem de prender por 20 anos? 1/5 do que deve pegar, no mínimo?

  23. Michel Temer e seus comparsas ja perderam a vergonha do ridículo. Agora só resta torcer para surgir candidatos bons para renovação em 2019. Temos de votar com consciência, ja tenho minha lista negra para ajudar a varrer para o lixo esses corruptos.

  24. Agora, aparecerem juízes e procuradores que são assim…tá na constituição mas eu não gosto. Ditadores. Não respeitam a lei. Agora, nenhum deles fala dos super salários deles. Detesto hipócritas. Estão enlouquecidos com uma simples reforma da previdência que mexe um pouco com eles.

  25. “Na primeira noite eles se aproximam
    e roubam uma flor
    do nosso jardim.
    E não dizemos nada.
    Na segunda noite, já não se escondem:
    pisam as flores,
    matam nosso cão,
    e não dizemos nada.
    Até que um dia,
    o mais frágil deles
    entra sozinho em nossa casa,
    rouba-nos a luz, e,
    conhecendo nosso medo,
    arranca-nos a voz da garganta.
    E já não podemos dizer nada.” (Eduardo Alves da Costa, 1968. Ou seria 2018?)

  26. Ato canalha, mas o que esperar dos canalhas. Temos que fazer grandes manifestações contra os corruptos, contra seus apoiadores. É necessário que varramos todos os políticos que, hoje, possuem mandato. Vamos recomeçar a história e botar esse nojento presidencial na cadeia.

  27. O decreto é um ideal republicano das democracias ocidentais. A maioria dos países têm. Ano passado, o indulto reduziu a pena de pequenos delitos. Em tese, como agora no Peru, o Presidente pode dar a liberdade a um ex ditador. É mundial. Procuradores não são republicanos nem humanistas. Mas, são obrigados a respeitar a Constituição. Nem tudo que está na lei se gosta. Eles tem que acatar, gostando ou não. Caso contrário, vira ditadura. Não tem exército bem povo na rua pra apoiar procurador que quer legislar e governar.

  28. Mas isso é óbvio. O objetivo, que era calar o Rocha Loures, o homem de confiança do Temer, pego correndo com 500 mil numa mala, estava claro desde o primeiro momento. A lei criou o premio para a delação e o Temer, o presidente corrupto, criou o premio para o silêncio, o premio para a não delação. Algum ingênuo acredita que o Loures fará delação declarando que a grana da mala pertencia ao Temer? Ou ainda, algum ingênuo acredita que o Gedel revelará qual a parte do Temer nos 51 milhões recolhidos pela PF? O Temer simplesmente acabou com a delação premiada. Alguém precisa desfazer esse absurdo.

    1. Que gesto humanitário o que!!! CRIMINOSO tem que PERMANECER PRESO… Cambada de CANALHAS!!!
      TEMER É O MAIOR CANALHA, POR ISSO ERA VOCÊ DE LULA…. POR ISSO QUE O LULA O ESCOLHEU PARA VICE DA DILMA…
      TINHA QUE SER UM CRIMINOSO IGUAL AO PT PARA ROUBAREM UNIDOS…

  29. Mas ninguem tem dúvidas que Temer è mafioso, bandido , chefe da quadrilha mais perigosa da câmara .99% dos Brasileiros sabem que ele è tão bandido quanto Gilmar Mendes. Mafiosos. Essa turma do mesmo sumindo com eles do mapa. Vamos torcer para um Brasileiro, patriota, revoltado faça essa limpeza. È nossa esperança

  30. Torquato Jardim diz que o constitucionalista Temer, um dos maiores antes de ser politico, sempre foi liberal. Realmente, Temer sempre acreditou que penas muito longas só deveria ser aplicado a assassinos, torturadores, estupradores, delinquentes muito perigosos e bárbaros.

  31. O decreto de Michel Temer e inteiramente constitucional, até porque é um gesto de generosidade com centenas de milhares de condenados por crimes não hediondos ou bárbaros, como furtos ou mesmo calúnia, estelionato, etc…e 20 por cento da pena de um Cabral há vai a 16 anos. Um gesto humanitário. A redução anterior, de Dilma, já era de 75 por cento.

  32. Existe lava jatismo em excesso, nada pode ser feito sem que gritem dizendo que querem acabar com a lava jato. O indulto afeta apenas aqueles que em agora dezembro cumpriram 1/5 da pena em condenações não superiores a 5 anos, logo o argumento que afeta delações é furado, porque afeta apenas aqueles que já tinha direito de progressão de pena (1/6) seja para um semi aberto, seja para domiciliar.

  33. O impeachment só alterou o bandido na presidência.

    São os mesmos indivíduos que alegaram que os termos da delação da JBS eram muito generosos que oferecem este indulto imoral que, além de livrar seus comparsas, beneficiará uma série de outros bandidos.

    Até no combate à corrupção o Brasil fica só no voo de galinha. Os corruptos que coordenaram os movimentos de rua pelo impeachment já estavam devidamente comprados. Não foi impeachment, foi briga de facções com os “excluídos” exigindo uma fatia do bolo da corrupção. Se o PT tivesse dado espaço pra nova juventude bandida deste país roubar jamais teriam saído do poder.

    Sem o Temer já estaríamos muito mais longe, ele e sua quadrilha são tudo o que o Lula e o PT precisam pra sustentar a conversa fiada e enganar os trouxas.

  34. Escândalo, Antagonistas é vocês até agora não terem armado um único berreiro com relação ao que Rodrigo “Rei do Bambu” Janot, Marcelo “Não foi crime, foi lambança”, Eduardo “Tenho medo de CPMI” Pelella, Lauro “Cadê a fala que eu afirmei estar no grampo?” Jardim, Fernanda Tórtima, Joesley Safadão e outros mais, armaram naquela maracutaia derrotada, exposta e desmoralizada de vocês e que atrasou a reforma da Previdência em mais de oito meses. Mesmo em face das reportagens da Isto É, Folha e Estadão, certo? Mas, para quem já perdeu completamente a vergonha na cara, o que é mais um escândalo, não?

  35. Carmem Lucia tem que ser PRESSIONADA a derrubar esse indulto. Ja se sabia que nos segundos finais viriam essas tramoias ,mas as instituicoes juridicas do pais precisam REAGIR. Nesta semana que entra,novos golpes virao. Aguardem.

  36. O pior de tudo isso é que o sistema não deixa brechas para que se possa mudar alguma coisa através do processo eleitoral totalmente controlado pelos chefes de quadrilha instalados em todos os partidos. Pensávamos que com maior número de parlamentares haveria maior facilidade para o controle social, mas não é o que acontece neste país onde o controle centralizado da maior fatia do bolo tributário na federação facilitou o processo de corrupção praticado através do toma lá da cá. Parece que todo parlamentar tem um preço conforme demonstrado nos mensalões e mensalinhos pagos em todos os setores da vida nacional.

  37. SIM , MAS ESTE INDULTO EM PARTICULAR FOI O PIOR DE TODOS, DE MATAR…EXPLICOU BEM EM SEU MAU EXEMPLO O TAL MINISTRO DA INJUSTIÇA , TORQUATO, ENCHENDO-ME DE PROVAS QTO AO QUE AFIRMO…
    DE RESTO, A FIGURA JURIDICA DO INDULTO SEMPRE FOI UMA BOFETADA NA CARA DOS CIDADAOS HONESTOS E HÁ TEMPOS .
    COISA DE POETAS JURIDICOSOS E DE UM DIREITO PENAL ENVENENADO PELO CATOLICISMO ROMANO EM SUA RAIZ !
    AGRADEÇAM AOS PROSTITUINTES COMUNISTAS DE 88 QUE JUNTO COM NELSON JOBIM NOS BRINDARAM UMA CF QUE NAO FAZ DISTINÇÃO ENTRE CIDADÃOS HONESTOS CONFERINDO CIDADANIA IGUALMENTE AOS DESONESTOS…COISA DE INDULGENCIA CATOLICA + SOCIALISMO TROPICAl !
    NO BRASIL ,SER E MANTER-SE HONESTO NAO VALE NADA A NAO SER PARA NÓS MESMOS E NOSSAS CONSCIENCIAS…

  38. Infelizmente esse é o “nosso” presidente, senhores. Nem citou a Lava-jato no seu discurso natalino e ainda brinda os corruptos com o indulto de Natal. Trabalha orquestrado com Gilmar Mendes. As urnas em 2018 serão o nosso troco.