O inferno do Rio é o paraíso dos sargentos

A Folha fez as contas e descobriu que há mais sargentos na PM do Rio (15.070) do que soldados (14.870) e cabos (7.300).

Para sublinhar o absurdo fluminense: a PM de São Paulo conta com 10.600 sargentos, 31.500 soldados e 35.800 cabos.

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Eli disse:

    Penso que estão tentando desmoralizar as FFAA para neutralizar os pedidos de intervenção que crescem a cada dia. O problema não é do Rio de Janeiro e nem só da segurança. Tudo que estamos assistindo é apenas a consequência visível da falência de TODAS as instituições e a ordem não será restabelecida com um remendinho aqui e outro acolá. Somente uma intervenção geral, com uma faxina completa começando pelo Palácio do Planalto poderá resolver o problema sem desmoralizar as FFAA.

Ler comentários
  1. TIRIRICA disse:

    Todos politicos ja sabiam disso , so que ninguem tem coragem p denunciar . nao e LINDNBERG??????????????????????????

  2. Mudei disse:

    A lógica carioca é diferente; é uma mistura de fatos incompreensíveis. Acabando com a bandidagem, oquê fazer com o excedente militar e judicial?

  3. JorgeS disse:

    Esqueceram os coronéis comandantes ainda muito jovens. Os planos de carreiras da PMRJ e do CBMRJ são generosos.

  4. SANIDADE disse:

    Modus operandi carioca: todo mundo quer mandar, ninguém quer obedecer. PM corrompida, milícias de militares. Vocês acham mesmo que quem comanda o tráfico mora no morro? Que essa intervenção encomendada pelo (P)MDB visa prender os chefes do tráfico? Pq não regulamentar a produção e o comércio de drogas? Melhor deixar como está. Assim se ganha mais dinheiro.

  5. NETTO disse:

    SÓ PODE SER BRINCADEIRA, AI TEM MARACUTAIA. MUITA GENTE FOI PROMOVIDA PARA TER UM SALARIO MAIOR.

  6. Nathan disse:

    Pelo andar da carruagem, as FFAA ainda vai nos brindar com boas piadas do HELL MARAVILHOSO.

  7. rs disse:

    "Wagner disse: 23 de Fevereiro de 2018 às 09:54 Que materiazinha de b. ehim Antas? e ainda conseguem que centenas de topeiras ai em baixo, e em breve ai em cima respondam à suas provocações dando........" ............ Acho que a matéria não está focando salários e etc....está focando entre outras coisas a bagunça . Bagunça leva ao CAOS .

  8. Maria disse:

    Do jeito que a corrupção come solta, será que não é funcionário fantasma? Ou será que não subiram de posto "daquele jeito" que citou o General Heleno na sua entrevista, na base do "bilhetinho"?

  9. Custódio disse:

    A ineficácia fica clara onde existem mais caciques do que índios. Coitado do povo brasileiro!

  10. Wagner disse:

    Que materiazinha de b. ehim Antas? e ainda conseguem que centenas de topeiras ai em baixo, e em breve ai em cima respondam à suas provocações dando continuidade a esculhambação e descrédito a agentes de segurança, como se um salário de Sgt chegasse a dois por cento de seus rendimentos Antas, ou a dez por cento do salário digno que um policial deveria ganhar. Ah... curioso, apenas 32000 agentes policiais militares existentes na polícia carioca não tocou a mente dos Antas e dos topeiras de baixo e de cima, pobre país, desaprendendo a usar seus cérebros e chafurdando na m. por isso.

  11. Todo povo tem os sargentos que merece disse:

    Claro, e vocês querem que os policiais se arrisquem como nós a levar bala? Não foi pra combater bandidos que fizeram concurso! Foi para servir ao povo tal qual fazem o executivo e o judiciario, longe dos maiores problemas.

  12. fredao disse:

    Realmente um absurdo ... não há como se manter uma corporação militar nesses moldes. Me lembro do exército espanhol à época da guerra civil lá ocorrida na Década de 30. Conta-se em sua biografia, que Francisco Franco, nomeado General com praça no norte da África, comandava uma guarnição de 40 militares.

  13. Implacavel disse:

    MUITO CACIQUE PARA POUCO INDIO ... TERRA DE MULAMBO E ASSIM ...

  14. Major Nelson disse:

    Se o Exército promover um TAF (teste de aptidão física) na PM do Rio, não passa um. É muita barriga numa corporação só.

  15. Nascimento disse:

    Mais cacique do que índio.Esqueci, não pode falar sobre índio agora, nem usar alegorias, se não podem acusar de fascista,capitalista....

  16. W.O disse:

    Tropa velha poucos concursos e quando tem concurso não chamam, a PM de são Paulo tem concurso todo ano praticamente e mesmo assim ha um déficit.

  17. KIM disse:

    Rio tem mais de 30.000 ( trinta mil ) funcionarios federais que BRASILIA, como e`que voce quer que aquilo FUNCIONE.

  18. GORDINHO DA COREIA disse:

    Tudo acontece na cidade maravilhosa!

  19. Fernando Luis de Moraes disse:

    Kkkkkkk.... Mas a metodologia foi extraída da "cultura do psdb" de que é preciso "mais caciques do que índios"... Admitam srs jornalistas, "Alguém PRECISA INTERVIR NO GOVERNO CENTRAL"!!É MELHOR QUE SEJAM OS MILITARES !! Porque AINDA Não estão completamente "aparelhados" pelo esquerdismo....

  20. MUITO NOJO disse:

    PLANO DE CARREIRA PERFEITO NA ADMINISTRAÇÃO DA PM DO RIO. CHEGA AO TOPO RÁPIDO E SE VENDE PRA BANDIDALHA

  21. WandeC disse:

    Dá até para compor vários batalhões só com sargentos.

  22. VAGAL disse:

    E`um modo de dar aumento salarial , sabe se que chefe e`chefe ,nao tarbalha, so manda.

    1. É isso mesmo. Foi feito em um governo passado, não lembro qual, fazendo promoções para dar aumentos.

  23. Falta complementar disse:

    E a maioria esmagadora NOS DOIS ESTADOS trabalha em funções burocraticas dentro de instituições e quarteis

  24. #PTralhasnuncamais disse:

    E bem o perfil da estrutura de comando, muito cacique para pouco indio, quem ja viu um animal de duas cabeças sobreviver por muito tempo? Vai ver q o personagem Horacio veio inspirado neles! Ou podenos dizer q é a Lei de Gerson imperando, kkkkk vai q e sua Tafarel!!

  25. Watchmanw@yahoo.com disse:

    O Rio ainda é Brasil Império. Só cargos, cargos e cargos pra todo mundo... Todo mundo chefe, quem vai por a mão na massa? Igual a Dom Pedro distribuindo títulos da nobreza... O Rio merece o que passa. Não avançou nada em 200 anos. Sinto por aqueles que são trabalhadores honestos ali. Imagino que devam existir ou se mudaram para SP e outros estados. Descanse em Paz, Rio, Cidade Maravilhosa.

  26. Abençoados pela pajelança política e sindical. disse:

    Muito cacique para pouco índio nunca deu certo em lugar algum.

  27. Gerson disse:

    Vai ficando fácil de entender o avanço da bandidagem no Rio.

  28. Censurado disse:

    Nítido caso onde a corrupção vem de cima para baixo , a hierarquia Militar e disciplinar usada ao avesso , a cooptação exercida com o poder da caneta suja de sangue e comprada com dinheiro do narcotráfico . Aos poucos até os leigos vão entendendo que as drogas não são mais a atividade fim as facções estão implantadas em todos os poderes da República , impressa , igrejas , ONGs , movimentos ditos sociais , sindicatos comércio , indústria e Turismo .

  29. Marcos disse:

    E o que tem isso a ver? Se vocês não sabem tanto o Sargento como o soldado são elementos de execução e ambos tem a mesma incumbência. Mesmo que TODOS os policiais fossem Sargentos não mudaria em nada o serviço visto que sempre haverá hierarquia... Mais uma daquelas matérias: Não temos o que falar

    1. Falou e disse, um sargento fanfarrao. sai da internet e vai trabalhar soldado raso.

  30. José Luiz disse:

    E esse tal Beltrame. Como pode ainda ser cotado para Ministro da Segurança. Não sabe fazer conta, está mancomunado com a farra dos sargentos, não tem nenhuma competência, não quer soldados incomodando os traficantes, desconhece qualquer noção de administração, vive sobre a farsa de um marketing, foi pago para não resolver nada, faz parte do esquema comunista para desestabilizar a sociedade ou foi ameaçado e por isso não fez nada. Qual hipótese se encaixa melhor?? Ou será que todas elas são válidas??

    1. Não é bem assim... o ex-Secretário de Segurança do Rio é um Delegado da Polícia Federal, passou mais de 4 anos na posição e até quando ocorreu sua saída, nenhuma acusação recaiu sobre seu nome, sua atuação e seu desempenho. Não o chamo de herói, mas o entendo um homem público que mesmo diante das vicissitudes do espoliado Sergio Cabral conseguiu manter -- como pode -- as UPPs, o policiamento de rua razoável e a paz nas favelas. Depois de sua saída, a coisa degringolou com o recém demitido delegado Secretário de Segurança. Vamos ver se sob o guante do novo General Secretário a coisa mude.

  31. rosaldo rolins disse:

    Por estas e outras è que o RJ está falido....

  32. ManuelSantos disse:

    vereadores era. responsáveis por promoções na PM...

  33. Leonardo Antunes disse:

    Polícia é uma máquina de gastar dinheiro e Reis da improdutividade

    1. mimimimi chame o batman que ele resolve

  34. Melinto disse:

    Não é o PMDB nos 12 anos de desgoverno do Rio? O Rio tem uma sucessão de maus governos, cada um colhe o que planta.O Rio sempre recorrendo ao Governo Federal, por trás dessa intervenção está mais ajuda financeira para tentar salvar um governo falido em epoca de eleição.Panamericano, Copa, Olimpiadas, Paralimpiadas, agira "intervenção", Carnaval,Royalties de Petróleo, investimentos pesados em Coperj entre outros.Quando o Rio vai andar com as próprias pernas?O Rio de Janeiro está parecendo um filho mimado irresponsável que reclama dos Pais mas não sai de casa e vive de mesadas para suas farras e baladas.

    1. Exatamente ! E agora ficam de birrinha dizendo que é um absurdo "papai governo federal" interverir em seu bacanal feito com dinheiro publico e a vida de pessoas honestas.

  35. Clésio disse:

    Melhores Salários!! Não se esqueçam que se aposentam com o teto, não existe média, nem fator previdenciário.

  36. Amapa disse:

    Seu M, isso significa que tem muita gente mandando e poucos pra obedecer, ou seja, muito cacique e pouco índio! Mais um motivo pro caos... Quer que eu desenhe?

  37. M disse:

    Tanto faz qual é a graduação, desde estejam trabalhando e protegendo a sociedade, isso é o que importa. Matéria sem fundamento.

    1. Que dificuldade heim! Vc deve ser um exímio Gestor, na sua empresa deve ter 2 chefes para cada funcionário.Fou falar vomo o Chaves, "que inteligente".

  38. Adriano Freitas disse:

    Tudo bem que com a falta de emprego um salário de 4 a 6mil reais seria muito bom! Mas ser soldado e ou cabo da pm do Rio para ter que subir morro e trocar tiros com bandido muitos que se dizem homem numa hora dessa melhor ficar na boa! Rsrsrs

  39. Façam o cálculo comparativo... disse:

    Das nossas FFAA com as dos EEUU. Aqui criam-se postos apenas para colocar generais... e.g. Delio Jardim de Mattos não tinha local para ser brigadeiro. Criaram a ESCOLA DE OFICIAIS ESPECIALISTAS DE AERONÁUTICA pra ele. O primeiro ato dele quando foi a ministro foi fechar a escola criada pra ele ser general. Ele sabia que pra nada servia. Pesquisem...

  40. ubirajara menezes disse:

    É muito cacique para pouco índio.

  41. o mercado explode disse:

    ninguem quer ficar por baixo. é a mesma coisa quando essas pseudo faculdades distribuem diplomas pra analfabetos

  42. contribuinte disse:

    Claro que é um distorção cujo objetivo único é majorar vencimentos. Mas, se todos trabalharem igualmente, concretamente, no combate ao crime, não há problema.

  43. Coió disse:

    E os cariocas ainda querem eleger o Dudu, o príncipe das milicias para governador...ah, o RJ continua lindo

  44. Alex disse:

    Tem que ver o motivo disso ai. Pode ser falta de contratação de novos efetivos.

  45. Sergio Campos disse:

    Jeitinho, corrupção, apadrinhamento , leis e regulamentos casuisticos, enfim, existe algum destes comportamentos que NÃO faz parte da nossa cultura; uma cultural tão elogiada pelos cientistas sociais e artistas da terrinha?

  46. SPA CURITIBA disse:

    E com um detalhe ; sargento geralmente é aquele cara que tá um pouquinho acima do peso , pouca mobilidade .....Como vai correr atrás do meliante , estes geralmente magros e rápidos ????

  47. Adolpho disse:

    NÃO CHEGA A SER UM PROBLEMA, QUANDO MUITO UMA DISTORÇÃO ORGANIZACIONAL. UM EXÉRCITO DE GENERAIS NÃO FUNCIONA, LOGO, ALGUÉM QUE DEVERIA CUIDAR DO ASSUNTO DORMIU NO PONTO. NO BRASIL DE HOJE, ATÉ O ÓBVIO TEM QUE ESTAR ESCRITO!

  48. seuedu disse:

    É isso que dá, quando se tem mais "caciques" do que "índios" !!!

  49. Rodrigo Dias disse:

    Outro ponto desonesto da postagem é sugerir que há algum benefício para o sargento em haver prevalência de sua graduação em detrimento de outras, quando na verdade é o oposto, trabalhar em zonas conflagradas sem o efetivo devido expõem a fração a risco aumentado por não haver correta divisão de atribuições... no fim, no beco, todos acabam virando soldados tentando salvar a própria pele. Perde-se a preciosa oportunidade de haver coordenação das atividades por escalões. É uma tropa acéfala movida, não apenas, mas em grande parte pelo instinto de sobrevivência a despeito da técnica.

  50. José Carlos S. Costa disse:

    Considerando sargentos, soldados e cabos na Polícia Militar do Rio de Janeiro, 40,47 são sargentos, 39,93% são soldados e 19,6% são cabos. Na Polícia Militar de São Paulo, 13,6% são sargentos, 40,4% são soldados e 45,96 são cabos. Tem mais cacique que índio no Rio.

  51. Rodrigo Dias disse:

    Bem, na verdade não consegui compreender plenamente o objetivo do post... No contexto do caos carioca, pelo texto, sou induzido a crer que parte da culpa para o descalabro deve-se ao número acentuado de sargentos na corporação. No entanto, percebo que a diferença entre o número de Sgt(s) entre as PM(s) RJ/SP não é assim tão grande... Já a diferença de efetivo de Cb(s) e Sd(s) essa sim é absurda: 7.300- RJ contra 35.800-SP e 14.870 (RJ) contra 31.500(SP), respectivamente. Portanto, creio que O Antagonista se equivocou no foco. A falha está no déficit de contigente para a complexidade da questão de segurança que o Rio representa, e não no número de sargentos que compõem a PMRJ.

    1. Acredito que quando os próprios comandantes que assaltam o próprio hospital da corporação que deveria estar preso e levado a corte marcial para dar exemplo para todos da tropa. Alias todos nos sabemos onde estão os ladroes, e não se prende porque os próprios corruptos estão entre nos. Façamos Generais a limpeza nos quartéis mas digo mais aprovem a pena de morte para políticos e corruptos e corruptores pois por culpa deles as mortes de inocentes e crianças e jovens que se transformara traficantes, doentes morrendo em hospitais que agentes públicos desviam verbas e insumos e escolas onde nãos ensinam e um país de feudos onde estados tem donos politicos, cadê a verdade vamos sim colocar armas nas mãos do cidadão. Nossa arma e contra os corruptos

  52. Censurado disse:

    Temer , mesmo que tenho agido politiqueiramente , fez um gol de placa , para nós brasileiros , para ele e a classe política foi um tiro no pé . Os generais militares , não tenham dúvidas cumprirão sua missão com louvor . Se queriam apenas pirotecnia , escolheram o General errado , deram poder a única instituição ainda em sua maioria imunes a cleptocracia ( A PF também é íntegra ) . Por isso militares , cuidado com os inimigos entrincheirados no jornalismo , judiciário , executivo , legislativo e nas polícias , na maioria estão cooptados financeiramente , ideologicamente ou partidariamente , e interligadas criminalmente .

  53. AJOELHOU TEM QUE ORAL disse:

    hahah nessa tribo só tem pajé. Pasmem!!!

  54. Folha disse:

    Após promoções sem concurso, PM do Rio tem mais chefes que soldados

  55. Pedro disse:

    Perto do Rio, São Paulo parece a Dinamarca!

  56. Joao Siqueira disse:

    No Rio ???? Com certeza só tem sargento Tainha lá, está próximo do mááárrrr seu habitat