O MANTRA DE ROSA WEBER

Em sessão desta manhã no TSE, Rosa Weber –vice-presidente da corte — votou negando um HC a um condenado em segunda instância.

“Presidente, me concede a palavra para repetir meu mantra dos últimos dias?”, pediu a ministra, no início de seu voto.

“Em sede de habeas corpus, onde se examina a legalidade ou abusividade do ato apontado como coautor, não tenho como assim reputar uma decisão judicial fundada na jurisprudência prevalecente do STF, ainda que meu voto não tenha integrado a corrente majoritária”, acrescentou.

Gleisi Hoffmann não vai querer se encontrar com Rosa nunca mais.

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler mais 35 comentários
  1. O parto foi doloroso e cheio de complicações, mas aqui estamos. É o fim do nosso longo e penoso exílio no século 17. A reconstituição da moral nacional engata já a segunda marcha, marcado com o caminho aberto pelo desbravador de Curitiba.
    .
    Se dermos aos demais arranjos do passado o mesmo remédio da lei soberana com que cortamos a cabeça mais alta da hidra, o resto acontece naturalmente.
    .
    Teremos de aprender democracia, mas felizmente não será necessário inventá-la do zero. Havendo um mínimo de humildade e vontade de aprender é uma estrada batida que pode ser percorrida com razoável velocidade e baixíssimo risco de acidentes.

  2. Todos os caminhos já foram experimentados; todos os atalhos já foram percorridos e mostraram onde vão dar.
    .
    A reforma sindical e a prisão na 2ª instância serão lembradas no futuro como os marcos da virada do Brasil do negativo para o zero. O marco do ingresso para o positivo será a reforma da Previdência que vem montada na igualdade perante a lei, antessala da meritocracia no serviço público.
    .
    A partir daí, finalmente embarcados no 3º Milênio, tudo se tornará possível. Será a vez de o Brasil candidatar-se a dono do mundo.

  3. Da série :”Maria vai com as outras “…
    Para quê ela está lá???
    Se Carminha tivesse invertido a ordem dos votos, lula estaria solto.
    Carminha foi o cérebro por trás da prisão do molusco.

  4. O meu espírito está colorido como as asas das borboletas,
    Os contos de fadas hão de crescer, não morrerão — a esperança permanece!
    posso — sim! — voar meus amigos.
    .
    O herói Sérgio Moro deve continuar, sim
    Eu disse:
    O herói Sérgio Moro deve continuar.
    .
    Nunca me dou por vencido!

  5. Essa idolatria a rosa weber vai até mudarem o entendimento, dai ela volta para o lado do mal. A opinião verdadeira dela é outra, infelizmente.

  6. Parabéns por sua coerência! Que o ironico do marco aurelio mello, gilmar mendes e os outros protetores da única alma honesta do Brasil (lula), aprendam com a senhora sobre respeito e coerência. Parabéns ministra Rosa!

  7. Alguns Ministro da Suprema Corte, se fazem dignos de respeito e aplausos por parte da sociedade de bem. A Ministra Rosa Weber, apesar da baixesa de alguns dos seus pares, tem sido uma gigante na defesa da lei e da ordem. Parabéns Ministra, que Deus continue abençoando-a.

  8. Tem cinco sumidades no STF que não dá a minima para a jurisprudência. Discordam de tudo no qual foram votos vencidos e depois proclamam aos ventos: Decisão Judicial não se discute se cumpre. Eles são os primeiros a não cumprirem o que o STF decidiu. Decano, Aurelio, Lewandowski, Gilmar, e Tofolli já para a reciclagem.

  9. O problema é “ainda que meu voto não tenha integrado”.
    Seria muito bom se ela apoiasse prisão em 2° instancia.

  10. Pesquisando Habeas Corpus de Ofício se encontra: “os Juízes e os Tribunais tem competência para expedir de oficio ordem de habeas corpus, quando no curso do processo verificarem que alguém sofre ou está na iminência de sofrer coação ilegal”. Isto é, é um HC que ninguém pediu mas o juiz quer dar mesmo assim.
    A explicação que não encontrei é: porque ao concluir a votação pelo não conhecimento de um HC, o STF vota sobre se o STF concederá ou não um “HC de ofício” para um sujeito que teve um pedido de HC já votado.
    Sexta feira 13 vem aí.

  11. Grande Ministra, a sua atitude em preferir atuar no colegiado ao holofote da arrogância e insensatez dos pavões, certamente é um grande exemplo de princípios e retidão. Continue repetindo o seu mantra, alguns já estão assimilando por Osmose.

  12. A MINISTRA ROSA WEBER , AO QUE PARECE, JÁ DEMONSTROU SINAIS DE QUE NÃO ACEITA A MUDANÇA DE ENTENDIMENTO SOBRE A VALIDADE DA PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA…E BEM COERENTE COMO SEMPRE FOI DESDE O INÍCIO,QUANDO MESMO VOTO VENCIDO, APLICOU O PRINCIPIO DO COLEGIADO.
    VAMOS PRESTIGIA-LA !!!
    UM OBRIGADO, BASTA!!!
    audienciasrw@stf.jus.br

  13. Eu acho que vcs não entenderam muito bem. Se as ADCs de MAM forem a plenário, não sei não, heim. Leiam a matéria completa na “Isto É”.

  14. Concistente como deve ser um juiz, diante das leis e jurisprudencias.
    Não pode ‘a la carte’, ao gosto do freguês.
    Gleison Hoffman ? Quem é Gleison Hoffman.

  15. Grande Ministra Rosa, todo o Brasil que respeita as leis a aplaude de pé!!!
    Justiça sempre, Ministra!
    Esta chuva de HC’s não pode ficar todo dia tomando pautas… Não cola mais. A Justiça tem outras decisões a tomar.

  16. Concistente como deve ser um juiz, diante das leis e jurisprudencias.
    Não pode ‘a la carte’, ao gosto do freguês.

  17. Grande Ministra Rosa, todo o Brasil que respeita as leis a aplaude de pé!!!
    Justiça sempre, Ministra!
    Esta chuva de HC não pode ficar todo dia tomando pautas… A Justiça tem outras decisões a tomar.

  18. Obrigado, Ministra!…Não que o HC não seja um grande instrumento de defesa dos direitos do cidadão; mas todos sabemos que ele se tornou instrumento de impunidade (inclusive contando com a conivência de alguns de seus colegas do próprio STF).

  19. …É, MEUS CAROS….PARECE QUE O BRASIL A PARTIR DE AGORA TEM MAIORIA NO SUPREMO….AGORA É SÓ MANDAR TUDO PARA A CORTE DOS 11 MINISTROS….NADA DE 1ª OU 2ª TURMA….

  20. Rosa fala, sim. Nos votos. E aquele que ela exarou ao julgar o habeas corpus de Lula traz, em sua versão integral, os fundamentos que permitem decifrar o pensamento de Rosa.
    .
    Não para tutelá-la, como quiseram fazer alguns de seus pares de forma desrespeitosa na quarta-feira passada. Mas procurando extrair o sentido profundo de seu entendimento.
    .
    Embora reconheça no voto do HC de Lula que o plenário do STF é o local para se rever questões de mérito, Rosa indica que é cedo demais para se rever esta jurisprudência, pois isso faria da Corte fonte de insegurança jurídica.
    .
    “Por isso aqui já afirmei, mais de uma vez, que, compreendido o Tribunal como instituição, a simples mudança de composição não constitui fator suficiente para legitimar a alteração da jurisprudência.”

  21. Obrigado, Ministra Rosa, o Brasil verde e amarelo lhe agradece!!!
    Agora é preciso cassar o registro partidário do PT, quadrilha travestida de partido político.

  22. Essa Rosa Weber, ministra do $$STF, colocou de joelhos os 5 vendidos do tribunal.
    Vivaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!

Os comentários para essa notícia foram encerrados.