“O museu vai pegar fogo”, alertou secretário 14 anos antes do incêndio

“O Museu Nacional do Rio de Janeiro, localizado na Quinta da Boa Vista, no bairro de São Cristóvão, zona norte da cidade, corre o risco de ser destruído por um incêndio.”

Assim começava uma matéria de 3 de novembro de 2004 da Agência Brasil. À luz da destruição do museu pelas chamas de ontem, vale ler o restante do alerta de 14 anos atrás:

“A denúncia é do secretário estadual de Energia, Indústria Naval e Petróleo, Wagner Victer, que constatou várias irregularidades durante visita que fez ao museu há três semanas. O secretário disse ter ficado impressionado com a situação das instalações elétricas que, segundo ele, estão em estado deplorável. ‘O museu vai pegar fogo. São fiações expostas, mal conservadas, alas com infiltrações, uma situação de total irresponsabilidade com o patrimônio histórico’, afirmou o secretário.

Na próxima semana, Wagner Victer vai levar o problema ao Conselho Estadual de Cultura, para que medidas urgentes sejam tomadas. O secretário defende um esforço concentrado do governo federal e a liberação de verbas significativas para evitar que o museu seja destruído por causa da falta de preservação.

O diretor do museu, Sérgio Alex Azevedo, reconhece que a situação elétrica do museu é realmente bastante complicada. Disse que a crise já dura 40 anos e se agravou nas duas últimas décadas por causa do descaso e da demora de liberação de verbas. Segundo ele, em dezembro do ano passado foi feita uma vistoria que constatou que as instalações elétricas do prédio são inadequadas e que era urgente à implantação de um sistema de combate a incêndio.

O laudo, de acordo com Sérgio Alex, foi encaminhado aos Ministérios da Educação, da Cultura e de Ciência e Tecnologia, que prometeram uma verba de R$ 40 milhões para uma reforma no prédio.”

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Maggie disse:

    Muita coisa cheira política, algumas cheiram mal. A morte da Marielle, incêndio no Museu Nacional e logo em seguida no casarão histórico, protestos políticos e aparições num momento de pré eleições???

Ler comentários
  1. Annibal disse:

    Sim, vai pegar fogo. Porém , Lula e Dilma, mais os artistas da LEI Roubanet não estavam nem aí. Deu no que era esperado. Sergio Mallandro recebeu 900 mil e virou petista. Phodase nossa história, né?

  2. Marta disse:

    Essa é a pauta Globalista apoiada por todos os partidos inclusive os que se apresentam como liberais no Brasil. Estão mais para os Liberals americanos que são socialistas. Não confundam.

  3. Evandro disse:

    Em 2004 o ministro da cultura era Gilberto Gil.

  4. Roberto disse:

    Agora vai sair muitas promessa de apoio, de dinheiro, mas, só promessa, se sair algum dinheiro, parte será desviada pelos corruptos para campanha eleitoral. Chora Brasil!.

  5. PAULO disse:

    mais a mais, um museo adm,. pela UFRJ(!) um antro de doidos cuja direção é de militantes do PSOL, e cariocas!, tinha mesmo de dar nisto...

  6. montep@superig.com.br disse:

    Sou a favor da privatização de tudo salvo algumas exceções, como saúde, educação etc. Se o museu fosse privado, pela importância que tem, não queimaria. O Estado senta em cima e nada faz.

  7. Roberto disse:

    Quem será responsabilizado?, vai ver vão responsabilizar os vigilantes. parte mais frágil.

  8. PAULO disse:

    privatizem tudo! até museus nas maos do estado! economia de guerra já! Se deixar o estado adm. um deserto, acaba a areia em 5 anos!

  9. Polyana disse:

    E agora? Os políticos de sempre (Lindinho, Dilminha e petistas em geral) que só só vampirizam quando algo de ruim acontece vão continuar a dar declaraçoezinhas de repúdio? Vão catar coquinho!!!!

  10. Thomas disse:

    Lindbergh Farinhas (post hoje 09h04 "Lindbergh não tem vergonha") tem algum comentário sobre esse descaso, ocorrido no início dos anos petralhas???

  11. Roberto disse:

    É o resultado da política econômica dos comunistas que roubarão, roubarão, ai está as consequências, jogaram nossa historia no lixo assim como o TSE com Gilmar Mendes. Chora Brasil!.

  12. Claudio disse:

    Mostrem está reportagem para o Lindinho da Odebrecht, a prova de que seu mentor condenado e o PT durante 14 anos de governo não estavam nem aí para o Museu.

  13. Marechal disse:

    E um incêndio criminoso e os culpados são os parasitas da "cultura" que adoram uma boquinha estatal mas não têm competência nem pra administrar um *uteiro.

  14. Regina disse:

    Pra teatro de macaco enfiando o dedo no cú do outro,não faltou verba!!!Essa é a esquerda!!!

  15. Marcela disse:

    E o Brasil também pegará fogo e vai cair na fossa e como tem água e merda na fossa não vai pegar fogo!!!!!

  16. Roberto disse:

    Revoltante!, Revoltante!, Revoltante, o desprezo que os governantes dão há educação e a cultura, na hora de liberar dinheiro para artista corruptos, são rápidos, mas, preserva museus, ai pode esperar

  17. Esther disse:

    Eles devem estar esperando a verba até hoje. Credo!

  18. PAULO disse:

    o Brasil é um inferno de cornicas do terror annciadas...agora, deixar qualquer adm. nas maos do PSOL via UFRJ carioca ainda por cima, dá licença !

  19. Cleuza disse:

    Isso mostra que todos os políticos desprezaram o museu. Se queriam destruí-lo, conseguiram. Será que eles têm interesse comercial na área?

  20. Roberto disse:

    Diretamente responsáveis pela morte de nossa cultura, Sarney, FHC, Cachaceiro, Anta e o Vampirão, só se preocupara em atender artistas corruptos, não é Gilberto Gil?, Min da Curtura do LADRÃO.

  21. CésarB disse:

    Num Estado onde um governador fazia a dança dos lencinhos , o atual prefeito trama com seus comparsas religiosos e políticos são eleitos por milicianos, esperar o quê?

  22. PAULO disse:

    apoio a cultura de verdade e nao o 'queermuseo' mas econkmia de guerra. o proximo governo tem de vender e privatizar tdo o tem nas maos.$ so p. educação,saude e seg.Lamento...

  23. Caio disse:

    Ta aí. Escancarado. Não faltava $$ faltou eficiência. Faltou o que sobram aos Ingleses e o que nos falta muito: EFICIÊNCIA.

  24. Annibal disse:

    Desde 2014 que o governo Dilma não dava mais nem um centavo para o Museu. Agora não adianta o PT, a Globo e seus artistinhas, aparecerem chorando cinicamente. Todos sabiam da situação e nada FIZERAM.

  25. Pedro disse:

    Verba de 40 milhões gera quanto em propina mesmo? A Petrobras dá muito mais... deixa este museu para lá... roubar pouco é perda de tempo!

  26. ANTONIO disse:

    Importante, é colocar após os nomes suas profissões, e qualificações.Assim, só mostra que indicados-maioria - são do mesmo partido. Não diz muito.Mas colocar o curriculo de cada um é o que interessa

  27. Heitor disse:

    O STF tem 2000 funcionários. Quantos Funcionários tinha o Museu?

  28. Kedma disse:

    Uma verba, que com certeza, foi parar em outros "bolsos".

  29. Aderval disse:

    E por estas e outras não haverá culpado e nem responsável, é lançar o relatório naa coluna "lucros e perdas" e fim (fim da história do país)

  30. Dlojiji disse:

    Os que vivem pregando que tudo tem que sair da mão do estado queriam que o estado pagasse a manutenção do museu. Com liberais como esses, o Brasil vai virar uma Venezuela de qualquer jeito.

  31. CARMENCITA disse:

    Num jornal da Globo deu que o BNDES já tinha destinado verba para melhorias no Museu, incluindo prevenção de incêndio. Mas se perdeu na burocracia. Mas garanto q dinheiro p/ Venezuela saiu rápido.

  32. CARMENCITA disse:

    Agora fica todo mundo se lamentando.Isso ocorreu também porque os intelectuais que giram em torno da cultura naose mobilizaram p/ proteger aquelepatrimônio.Dão mais importanciapara a militância politi

    1. Não faltou patrocínio da Lei Roubanet para baile funk, filme LGBT, peças "duzartista cumpanhêru", shows em acampamento do MST,.....

  33. Henrique disse:

    Pois é, e estes canalhas da esquerda (Lindberg, Manoela, Boulos, Gleisi) falando no twitter que a culpa é o teto dos gastos. Canalhice tem perna curta. Divulguemos este texto a exaustão.

    1. Vá dar meia hora de bunda na esquina com relógio parado. Cretino!

  34. Ismael disse:

    Prioridades??? Doação ao Estado da Palestina. Rodrigo Maia assinou a Medida Provisória 819/2018, que autoriza a União a doar ao Estado da Palestina até R$ 792 mil. LEI Nº 13.669, DE 30 DE MAIO DE 2018

  35. Fatima disse:

    Quinze anos do PT no poder desviando bilhões em propinas, não deu tempo de governar. A proposta era apenas roubar. Roubaram tudo e assim cumpriram o objetivo, fazendo o melhor DESGOVERNO da história.

  36. Nathan disse:

    Este incêndio paracetamol aquela noite em que Hitler dedicou a primeira queima de livros. Destruir o passado, permite reescrever a HISTÓRIA! Um dogma vermelho, cruel e covarde!

  37. MIMIMI disse:

    Aqui não precisamos do Estado islâmico para destruir o que faz parte da História da Nação.

  38. Eduardo disse:

    O fato é que o BNDES liberou 21 milhões de reais para a revitalização do museu em junho. O Antagonista poderia tentar "investigar" o que ocorreu com ele, mas prefere explorar a tragédia...

    1. Eduardo, ontem o Diretor do Museu explicou que este financiamento do BNDES saiu mês passado, mas que a grana só seria liberada após as Eleições. Fica claro quais são as prioridades.

  39. Gabriel disse:

    A desídia no nosso país é impressionante.

  40. Chris disse:

    14 anos de esquerdopatia da nisso. Essa gentalha nunca teve meu voto, nem terá.

  41. Rosane disse:

    PT, PSOL, PCDB asquerosos nojentos abjetos

  42. Geraldo disse:

    Será que Gilberto Gil, que como ministro da cultura do Brahma foi um bom músico, não faz uma canção pra ajudar o Museu? Alô Rio de Janeiro, aquele abraço!

  43. Sergio.R disse:

    Chocante são as entrevistas. Todos com soluções pós desastre. Foi perdida, não só a história do Brasil, mas também o trabalho de profissionais sérios que reconstruiram esta história. Tempo perdido.

  44. Lanterna disse:

    Enquanto isso, o Queer Museu Criança Viada recebeu 800 mil do Santander. Esse é o mundo que os globalistas querem nos impor.

    1. Querem um mundo que apaga a história da humanidade, do mundo civilizado, das nações e até a identidade das famílias.

  45. Roberto disse:

    É de lascar, agora aparece políticos se aproveitando do incêndio, estão mais de 5, 10, 15, 20 anos na política e nada fizeram, é só procurar o que fizeram no deslizamento na região serrana do RJ.

  46. Van disse:

    2004 😑 CLARO que tinha que ser no governo no velho psicopata comunista criminoso imundo Lula 😪 pra nenhuma surpresa

  47. Van disse:

    2004 😑 CLARO que tinha que ser no governo no velhonpsicopata comunista criminoso imundo Lula 😪 pra nenhuma surpresa

  48. RENATO disse:

    Ha 16 anos muita gente avisou que ia dar merd@ se o Lula ganhasse e que o PT nao ia mais sair do poder por meios normais...tae, a profecia se concretizou...

  49. PAULO disse:

    eu quero um governo que nos encare como somos, pobres e incompetentes.Economia de guerra p. o proximo gov., privatizem tdo, sem privilegios ao func. publico, Leg. e Jud. !