O Norte é jovem, o Sudeste é velho

A região Norte é a que possui o maior percentual (ainda assim baixo, de 1,7%) de eleitores jovens do país (de 16 e 17 anos), e a Sudeste, a que tem o maior percentual (9,5%) de eleitores mais velhos (acima de 70 anos), conforme dados do TSE, registra o G1.

Em razão da idade, essas pessoas têm voto facultativo.

“O estado com o maior índice de jovens é Roraima (2,9%), seguido de Amapá (2,7%) e Acre (2,3%). No Brasil, 1% de todo o eleitorado tem 16 ou 17 anos, aponta o TSE. Na prática, isso significa que, dos mais de 147 milhões de eleitores em todo o país, 1,4 milhão é menor de idade.”

Já a região Sudeste tem mais de 6 milhões de pessoas acima dos 70 anos.

“Desse total, quase 65 mil têm 90 anos ou mais. Entre os estados, o Rio de Janeiro é o com a maior proporção de pessoas acima de 70 que estão aptas a votar: quase 1,4 milhão de eleitores, ou 11,2% do eleitorado do estado. O Rio é seguido por Rio Grande do Sul (9,9%) e Minas Gerais (9,7%). Em todo o país, são mais de 12 milhões de eleitores acima de 70, ou 8,2% do eleitorado.”

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Traduzindo: Se vc tem eleitor entre 16 e 18 anos e acima d 60 em sua casa, só os leve p/votar se eles estiverem fechados c/Bolsonaro, caso contrário deixe q eles se virem p/irem sozinhos.

Ler mais 17 comentários
  1. Traduzindo: Se vc tem eleitor entre 16 e 18 anos e acima d 60 em sua casa, só os leve p/votar se eles estiverem fechados c/Bolsonaro, caso contrário deixe q eles se virem p/irem sozinhos.

  2. Natalidade alta, politica educacional zero, orientação médica contraceptiva combatida por dogmas de quem só se interessa pela continuidade do status quo. Pena o povo nordestino ainda ser refem disso.

  3. Este é um dado importante. A expectativa está relacionada à qualidade de vida. Pode ser um indício do descaso dos políticos daquela região com a sua população. Compete aos eleitores cobrá-los.

  4. Interessante, em um determinado momento, esse bando de jovens nordestinos terão que trabalhar para comer, afinal os velhos do sul e sudeste estarão aposentados!

    1. Bingo !! E, claro, esses ‘velhos’ (como eu), que ralamos e bancamos os maiores PIBs, vamos dançar com nossas aposentadorias, serviços e necessidades básicas. Pobre País !!

  5. De que adianta se a maioria é analfabeta ou analfabeta funcional, se vive na pobreza. É a mesma massa manipulável e por muito mais tempo. As madrassas comunistas proliferam nessa região.

  6. Idade- a terceira idade não desistirá de votar. O país encontra-se falido. Brasileiros, tenham consciência de que cada udeve cumprir o seu dever de cidadania, escolham um candidato e VOTEM.