O perfil do eleitorado de Romário, Paes e Garotinho

O Globo traçou o perfil do eleitorado dos três candidatos ao governo do Rio de Janeiro que aparecem à frente no Ibope: o senador Romário (Podemos), com 14%, e o ex-prefeito Eduardo Paes e o ex-governador Anthony Garotinho, com 12% das intenções de voto.

Garotinho tem mais apoio entre os mais velhos (17% dos acima de 55 anos), menos escolarizados (21% dos que completaram até a 4ª série) e na fatia com renda familiar mais baixa, de até um salário mínimo por mês (16%). É também mais forte no interior (15%) do que na capital (5%).

“Já os eleitores de Paes têm perfil oposto. O ex-prefeito tem seus melhores resultados na capital, que administrou por oito anos — 17%, contra 7% no interior — e entre os eleitores com renda familiar mensal acima de cinco salários mínimos: 18% desta fatia do eleitorado. No recorte por idade, o ex-prefeito tem seus melhores resultados entre os mais jovens: 18%.

O apoio a Romário, por sua vez, é concentrado no público masculino: 18% dos homens entrevistados afirmaram que vão votar no senador; entre as mulheres, o índice é de 9%. Em outros aspectos, o candidato do Podemos angaria mais apoio fora dos extremos do eleitorado, seja nos recortes etários (21% entre os eleitores de 25 a 34 anos), de escolaridade (16% entre quem cursou da 5ª a 8ª série do Ensino Fundamental) e renda (20% na fatia dos eleitores cuja família, junta, ganha de dois a cinco salários mínimos por mês).”

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 19 comentários
  1. Realmente a Grande Favela Maravilhosa a beira mar chegou quase no fundo do poço. Mas para quem elegeu uma Benedita da Silva para o senado, tem mais que chafurdar no lamaçal fétido que criou.

  2. Na realidade o povo tem exatamente o que mereçe, onde ja se viu votar em uma cambada de bandido, salvo o Romario, mais é ordinário e devia se retirar da politica, é um inconseguente so isso.

  3. O plantel de candidatos no Rio de Janeiro é o resultado da deteriorização a qual foi imposta ao estado depois dessa roubalheira monstruosa, ali não tem flor que se cheire.

  4. São Paulo está mau de candidatos a governador. Olhem aí a trinca do Rio de Janeiro. Quem suporta ver a imagem de Paes ?? quem suporta ver Garotinho com aquela voz de menininho teimoso ?? Romário ??af

  5. O Pior é os outros estados da nação, que depois tem de pagar o pato das palhaçadas eleito-rocambolescas realizadas no RJ (outros estados idem) como agora, no custo da Intervenção Militar.

  6. https://g1.globo.com/politica/operacao-lava-jato/noticia/apelidos-de-politicos-na-odebrecht-quem-e-quem.ghtml

    Jogo da adivinhação! Quem consegue adivinhar?

  7. Nem adianta dizer que o eleitor não sabe votar. Com essas opções coitado do Rio de Janeiro. Se são os partidos que os indicam quem os elege não é o povo. Tudo é circo mesmo.