O petismo é fruto da corrupção intelectual

O antropólogo social carioca Flavio Gordon, de 38 anos, deu uma ótima entrevista ao Estadão sobre seu novo livro “A Corrupção da Inteligência – Intelectuais e Poder no Brasil” (Ed. Record).

O Antagonista destaca um trecho:

Até que ponto os intelectuais tiveram um papel tão relevante na ascensão do Lula e do PT, como o senhor diz?

O poder cultural é de muito longo prazo. Há o poder econômico, o político, o militar e o cultural. Apesar de menos impactante de imediato, no longo prazo é o poder intelectual que vai moldando o imaginário das pessoas, construindo as narrativas, sedimentando as emoções e os sentimentos das pessoas. Então, o processo de conquista do poder pelo PT foi muito de longo prazo. Isso começou com um círculo pequeno de intelectuais, quando as ideias do Gramsci começaram a chegar para valer no Brasil, nos final dos anos 1960, bem antes de o PT surgir. Aos poucos, a coisa foi se espalhando e atingindo aquelas pessoas que estão na periferia da academia, que se formaram, mas não seguiram carreira acadêmica, como jornalistas e publicitários, que são muito suscetíveis à influência desses medalhões acadêmicos. A partir daí, as ideias começaram a circular através desses mediadores e foram chegando nos valores, na indústria cultural, na televisão. Foi isso que permitiu ao PT gozar durante muito tempo de certa imunidade de críticas. O PT era tratado até pouco tempo atrás como o partido da ética. Em vários momentos, criticar o Lula era algo visto como preconceito de classe, de região. Trata-se de um mecanismo supereficiente de silenciar as críticas e de proteção aos políticos petistas.”

72 comentários

  1. ESTÃO ENVERGONHADOS E NADA FALAM. DESMORALIZADOS COM TAMANHA CORRUPÇÃO E FALENCIA DAS INSTITUIÇÕES.A PERSISTIR NA MESMA TESE , A DA ETICA, SÃO ALVO DE CHACOTAS, CHAMADOS DE MASSA DE MANOBRA, MANIPULADOS. ASSIM VÃO SE AFASTANDO. JÁ NADA FALAM, PROCURAM PRESERVAR O GRUPO. JÁ NÃO TEM SEGUIDORES, APENAS GANHADORES DE SALARIO. ATÉ QUANDO ?

  2. Esse sujeito tem que ser convidado pelo Roda Viva da TV Cultura, até enfim, apareceu uma ‘narrativa’, fácil de entender contra a esquerda, demorô!!!!A canhota festiva se acha a última bolacha do pacote,” phau neles”.

  3. Finalmente, parece clarear alguma coisa na mente de tantos. O pensamento pseudo-bonzinho do petismo e da esquerda sempre foi fraudulento. Isso contaminou o livre pensar e os questionamentos. Dia destes, uma funcionária de uma loja, estudante, ficou surpresa quando lhe falei…um funcionários público contratado pode custar 100 anos anos ao Estado, se a pessoa ficar viúva e viver por mais uns 50 anos após a morte do marido. Pelo menos 70 a 80 anos são vários casos. E a pensão é integral, estabilidade ao contrário da moça, etc…neste momento, a moça me diz…NUNCA TINHA PENSADO NISSO. Pois é…a hipnose esquerdista que cria a ficção do dinheiro que vem do nada tira até o raciocínio lógico. Que passa a ser coisa de direitista. As coisas estão mudando.

  4. Postei 3 vezes. Omitiram as postagens. Tudo bem, deve ter desagradado alguém. Falta de consideração com quem anda por aqui desde muito tempo… Não ofendi ninguém. Valeu.

  5. af,aos poucos faz-se luz no pais das grevas
    Af aos poucos faz-se luz no pais das trevas. Com o tempo posicao pro lullapetismo de figuras como chico,caetanoa folha de sao paulo,etc ficarao indefensaveis.

  6. Se tivessemos uma educação de base eficiente que ensinasse os alunos a pensarem e não seguir a boiada, já seria um grande passo em direção ao crescimento intelectual de valor.

  7. Sei muito bem do que o autor está falando: Na faculdade, grande parte dos meu professores frequentemente deixavam a aula de lado para fazer “DOUTRINAÇÃO POLÍTICA” de esquerda.
    Para eles, o PT é o único partido que tem a ética como pilar moral.
    Isso foi tão eficiente que me levou a votar em Lula e despois em Dilma por mais de uma década.
    Hoje, a verdade está aí, nua e crua, para quer quiser ver.
    A minha ficha caiu, não entro mais nesse papinho furado de “intelectuais” tupiniquins.

  8. Pois é! mas não se esqueçam da Globo, pois ela tem papel fundamental no modelamento da atual cultura brasileira.
    Suas novelas e seus programas são verdeiros lixos e muita gente ainda assisti…
    As pessoas não percebem, mas o que elas assistem na Globo vivem refletindo em suas vidas pessoais, tanto é que muita gente vive os dramas das novelas em suas vidas.

  9. CELSO DANIEL FOI O PRIMEIRO ELIMINADO FACE AOS PROCEDIMENTOS DAS MALAS ESTORQUIDAS DE EMPRESÁRIOS ,
    LULA E DIRCEU MALEIROS POR CONVICÇÃO IDEOLÓGICA SUBORNARAM O BRASIL E LEVARAM O PT AO SUICÍDIO ELEITORAL !

  10. Com todo o respeito ao sr. Flavio Gordon, mas ele é um mero “engenheiro de obra pronta”.

    Este livro é bom, ajuda, etc, mas escrever sobre o óbvio, sobre a situação a olhos vistos é infinitamente mais fácil que o trabalho realizado pelo professor Olavo de Carvalho, que estuda o fenômeno Gramsci há 40 anos, sobre o Foro de São Paulo há 25 anos e sobre todos os passos que o PT tomaria desde sua fundação.

    Da mídia escrita, aos blogs e finalmente Youtube, o senhor Olavo jamais teve o reconhecimento pelos ditos “formadores de opinião”, sendo ao contrário, fazendo surgir novos formadores de opinião. Olavo tinha razão!

    1. Razão coisa nenhuma! Ele também é manipulador e envolvido com inúmeras coisas ruins. Inclusive seita. E provavelmente também é um doente psiquiátrico. Tudo indica que é coisa pesada. Investigue o sujeito, com paciência. Mas não coloque lentes cor-de-rosa. Verá quem é o Sidi Muhammad. Isso ele não vai contar para os seguidores dele. Acorda Felipe Moura Brasil! Você escreveu um livro sobre artigos publicados do Olavo. Espero que um dia escreva outro: sobre o que ele não quer publicar.

  11. O principal partido de extrema-esquerda, o PT, foi destruído
    por ser um partido sem ética (dos ladrões), mas a importantíssima parte cultural do
    “escola com partido” continua e deve demorar para colocarmos tudo em pratos limpos.

  12. E então? Olavo de Carvalho tem ou não razão? Bom que surja esses livros explicando “pra galera” o alerta que ele já fazia lá atrás.

  13. mídia brasileira, como de costume, 20 anos atrasada no debate.
    Quem se deu ao trabalho de ler algo de Olavo, nem que seja pra critica-lo, sabe que essa análise é feita há décadas.
    Quem sabe daqui 20 anos qd vivermos no mundo Orwelliano sob Google, Facebook e globalistas do megacapital com a apaixonada adesão das esquerdas talvez o termo reengenharia social seja lido num jornal se estes ainda existirem.

  14. Para servir de exemplo para todos corruptos e corruptores, podiam criar através de Medida Provisória pena máxima no Brasil (fuzilamento) os primeiros bandidos Lula, Palocci, Mantega, Dirceu, Vaccari, Dilma, Bendine, Cunha, Temer, Aecio, Gleisi, Lindbergh e Cabral, fuzilamento neles e sem piedade.

  15. o jornal as vezes parece um copy/paste do The Guardian, que não é lá essas coisas, e tem mta, mas mta reportagem jabá…mas as vezes acerta sim.

  16. isso que relata a passagem do livro, aconteceu com Enéas Carneiro quando foi-lhe perguntado sobre o que pensava sobre lula. Foi taxado pelo entrevistador como um preconceituoso !

  17. Ele apenas constatou o que alguns sabem há muito tempo. A verdadeira fdptice da academia é o faça o que digo, mas não o que faço, ou seja, estão sempre de olhos e corações abertos para as boquinhas que o papai Estado pode lhes dar. Mas apesar da lavagem cerebral contínua nas universidades, tem muita gente esperta que já entendeu quem é a verdadeira elite.

  18. Verdade! O garoto certamente também se referiu ao Enganot, ao Fachin, etc…
    Pode perceber, todo Procurador posa pra foto com uma gravatinha vermelha. A PGR e o STF são o exemplo de Gramsci, tudo aparelhado e “ocupado”.

  19. Comunismo he uma vigarice estudada e planejada para enganar os pobres e coitadinhos com a ilusao q terao tudo na vida sem sem se esforcar.O unico objetivo do comunismo he pegar o poder e nao largar mais.Como todos os comunas sao vagabundos,corruptos e incompetentes,destroem as economias dos paises tendo q se manter no poder atraves da forca,da intimidacao e da mentira.Qdo o povo se da conta q foi engambeladao,he tarde demais.Eles ja dominaram tudo, a educacao,a forcas policiais, a imprensa.Atraves do suborno e cooptacao.Seus seguidores fanaticos sao os q acham q vao chegar no topo da nomenklatura.

    1. Isso mesmo, são tão fascistas e antidemocráticos quanto hipócritas. A elite continuará, desde que sejam do partido. Os pobres também.

  20. Comunista bom é comunista trabalhando com carteira assinada, sendo roubado pela sua propria gente, isso é comunista bom.

  21. Seus pais devem se envergonhar muito de você “Frank Sinistro”, visto que, por mais que tenham se esmerado em te dar a melhor educação que puderam, você não assimilou nada de bom! Tudo o que você sabe fazer é ofender, xingar e vomitar baixarias e palavrões!

  22. Felizmente para o bem do Brasil a Maioria daqueles que tiveram a sua “inteligência corrompida de boa fé”, se redimiram e já não votam mais nessa gente.

  23. Isso faria sentido sem internet. Ja faz 20 anos que tem a web e mesmo sem a web esta turminha nao frequenta a biblioteca? Nao viaja? Nao observam causa e efeito?
    O que fu.deu mesmo foi a justiça ou falta dela.
    Montaram um sistema totalmente podre para ganhar dinheiro.

  24. Sou da área da educação e se o aluno não fizer uma redação dentro do politicamente correto ele está ferrado!!!!Vergonhoso. Escola sem partido???? Sem esquerdopatia, isso sim!!!!!!

  25. Escravizantes e escravizados do engodo marxista em suas diversas formas = escravizantes e escravizados do engodo das religiões em suas diversas formas.

  26. O PT é um partido-quadrilha para onde acorreram os seres com os mais medonhos instintos primitivos adormecidos, e sem um “casinha para chamar de sua” , que a criação do PT proporcionou para abrigá-los. Elementos iguais aos chamados petralhas SEMPRE EXISTIRAM ao longo da história em todas as
    sociedades de todos os países, e só não “causaram tremendos estragos” onde foram reprimidos por LEIS INTOLERANTES com seus atos.

  27. Ele se esqueceu de comentar o papel da igreja em dar um suporte espiritual à toda essa conversa da esquerda, junto com a teologia da libertação, propagada pelas comunidades eclesiais de base. Isso tudo apoiado por muita grana. Efetivamente um belo trabalho, muito profissional.

  28. “Em vários momentos, criticar Lula …” Concordo plenamente, só acho que isso ainda vigora em grande escala, conheço muitos “ex.petistas” que não tem mais coragem de defender Lula abertamente, porém nota.se que na hora irão votar no Jararaca. Certeza, que conhecem gente igual, ou não?

  29. Já votei lula ,já votei FHC resumindo SÓ VOTEI EM COMUNISTA CANALHA LADRAO ,Olavo já falava e eu dormindo ajudando ladrao fdp a FU DER com o País ,vivia em grupo de faculdade e só ouvia e falava merd@! Olavo de Carvalho deve ser propagado sempre um bravo!

  30. Junto a essa bovina dominação intelectual veio o atraso e a perseguição a professores de universidades que não professam a seita. Resultado? Apesar de gastos escorchantes a qualidade da educação e de produtividade de nossos educadores é com as raras e honrosas excecões, de vergonhoso padrão nos condenando a vanguarda do atraso.

  31. Kkkk! Essa “cambada” não tem mais o quê inventar! “Corrupção intelectual” só porque não pensa num país dando oportunidades a todos e não pensa em fundo de investimentos, bolsa de valores? Será que tem idiota que compra um livro desses?

    1. Eu vou comprar com muito prazer
      Prezados, quem puder veja
      Vídeo Luiz Felipe Ponde sobre Olavo de Carvalho https://youtu.be/E8kLR4QMDH0

    2. Corromperam a mente do povo com falsas promessas, chegaram ao poder continuaram corrompendo dando migalhas para os famintos e distribuindo a riqueza do País com os parceiros, mas antes pegaram 10%

    3. Corrupção intelectual sim, já que não se posicionam contra o assalto aos cofres públicos perpetrado pelo partido deles! E mais: muitos receberam dinheiro do Estado via patrocínios! Fora as “indenizações” milionárias advindas da tal “ani$tia”, uma verdadeira farra com dinheiro público!

    4. Tentar denegrir a imagem do Dr Sergio Moro é a mais absurda corrupção intelectual imposta. Não vão conseguir mais, já deu!

  32. O cara pode estar certo mas o q destrói o Brasil há anos e anos é se juntar ao PMDB.
    PT só ganhou eleições pq se aliou ao PMDB.

  33. Minha irmã mais velha sempre foi petista ,depois de anos teve um namorado que ouvia Olavo de Carvalho mudou radical ,aprendeu e demorou 3 longos anos para convencer os mais novos que o Olavo já tinha razão ,demorou mas aprendemos!

  34. Na verdade os “intelequituais” lulista não passaram de um bando de mascates vendendo um produto de má qualidade. Mas esse sociólogo tem opiniões muito interessantes! No blog dele, critica em um artigo o posicionamento subserviente de certos jornalistas, mesmo com a constante ameaça absurda de Lula de cercear a liberdade de imprensa, se eleito. Termina o artigo com um questionamento bem pertinente: “Em lugar de se perguntar incessantemente “o que o governo deve fazer” ou “o que o ex-presidente Lula deve fazer”, a pergunta que deveria orientar a cobertura dos grandes órgãos de imprensa é esta: o que nós, sociedade civil, podemos fazer diante da seita política que nos governa e que, em nome da perpetuação no poder, mandou todas as instituições republicanas às favas?”

    1. Eduarda, por falta de aviso não foi, desde 1964 que o regime militar alertava sobre o comunismo internacional e sua propagação mundo afora e, antes dele, foi Getúlio Vargas que tratou os comunistas como eles, de fato mereciam, colocando, inclusive, o partido comunista na clandestinidade. Talvez hoje, depois dessa lavada que o brasileiro levou com esses governos de esquerda e vermelhos, tenham aprendido a lição. Espero.

  35. Petismo/Comunismo é uma ideologia sem pátria, foi criado pelo comunismo internacional sem origem, foi criado para tomar o poder e impor uma ditadura corrupta em todo América do Sul e América Central.

  36. Podemos dizer mais: é também um processo de falsidade ideológica, pois são, todos eles, falsos intelectuais, pois nada acrescentam ao pensamento político, apenas copiam e repetem o que outros disseram, muitas vezes deturpando suas idéias. Isso só podia mesmo descambar no desastre moral e econômico que assistimos.

  37. Sou testemunha, o PT impunha o silêncio. Funcionário públicos eram os primeiros a seguir o mando. Publicitário e jornalistas, coitados, quase todos atolados em álcool e drogas se achavam mensageiros da palavra de Deus Lula. Hoje esse jornalistas e publicitários são uns pobres doentes vivendo o resultado de tantos exageros. Antes, dependentes de verbas pública; hoje são dependentes de inúmeros remédios e o auxilio da esposa. Antes no bar, agora nas igrejas e ambulatórios – assim escapamos da ordem unida dos jornalistas e publicitários. Lula agora uiva sozinho.

  38. E precisou alguém escrever um livro para se comentar o que todos sabiam e os jornalistas negavam? Eles não vão dizer agora que “o autor é de direita, ora!” . Idiotas.

  39. Atirou no alvo, queo ler ,assim que chegar vou ler, estou pedidndo para comprarem e deixar pronto a minha espera.

  40. Os ditos `Pseudos intelectuais são tudo de esquerda fora umas raras exceções.
    Como dizia o saudoso Roberto Campos o PT é um partido de trabalhadores que não trabalham, de estudantes que não estudam e intelectuais que não penasm.

  41. O antropólogo só esqueceu de dizer que Fernando Henrique Cardoso do PSDB é um dos alunos mais aplicados do comunista italiano Antonio Gramsci.

    1. Exatamente, Capistrano!
      Gente como FHC e outros menos “notáveis” podem ser extremamente perigosos no campo das ideias…

Comentários temporariamente fechados.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.