O plantonista Dias Toffoli O plantonista Dias Toffoli
O Antagonista

O plantonista Dias Toffoli

avatar
Redação O Antagonista
3 minutos de leitura 28.07.2020 06:30 comentários
Brasil

O plantonista Dias Toffoli

O plantão do meio do ano do Supremo Tribunal Federal se encaminha para a última semana. O ministro Dias Toffoli, presidente da corte, ficou responsável pelas urgências e ganhou as manchetes nacionais com frequência...

avatar
Redação O Antagonista
3 minutos de leitura 28.07.2020 06:30 comentários 0
O plantonista Dias Toffoli
Foto: Fellipe Sampaio/ STF

O plantão do meio do ano do Supremo Tribunal Federal se encaminha para a última semana. O ministro Dias Toffoli, presidente da corte, ficou responsável pelas urgências e ganhou as manchetes nacionais com frequência.

A decisão que fez barulho foi a de mandar a Lava Jato compartilhar com a Procuradoria-Geral da República tudo o que tiver em seus bancos de dados. A ordem vale para as forças-tarefa da Lava Jato no Paraná, no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Brasília e abrange todos os dados do MPF e da Polícia Federal.

Toffoli atendeu a pedido do procurador-geral, Augusto Aras. Ele vem em disputa com a força-tarefa de Curitiba há meses, desde que anunciou a intenção de criar um órgão central de combate à corrupção. Esse departamento ficaria subordinado à PGR e seria o responsável por todas as investigações do tipo, tirando autonomia dos procuradores das instâncias locais. A ideia está em discussão no Conselho Superior do MPF.

A disputa ficou pública depois que a subprocuradora-geral da República Lindôra Maria de Araújo, responsável pela Lava Jato na PGR de Aras, foi a Curitiba pedir acesso aos bancos de dados da operação. Os procuradores da força-tarefa denunciaram a visita como uma manobra de intimidação e a Corregedoria-Geral do MPF decidiu abrir procedimento para investigar o episódio.

Quando Toffoli determinou o compartilhamento de dados, deu vitória a Aras na disputa. Com o fim do plantão, o caso será enviado a seu relator sorteado, o ministro Luiz Edson Fachin, que pode cassar a decisão do presidente ou enviar o processo ao Plenário – mas os dados já foram copiados.

Outra decisão polêmica de Toffoli foi a de proibir a Polícia Federal de fazer busca e apreensão de documentos e mídias no gabinete do senador José Serra (PSDB-SP).

O senador é investigado por caixa 2 na campanha de 2014, fatos anteriores a ele assumir o cargo no Senado. Mas Toffoli entendeu que as diligências da PF em seu gabinete poderiam interferir no exercício do mandato parlamentar por Serra, e, portanto, só o Supremo poderia ter decidido sobre o pedido da PF de visitar o gabinete.

Toffoli atendeu a pedido do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Veio dele a ordem para que a Polícia Legislativa impedisse a PF de entrar no Senado para ir ao gabinete de Serra.

“A situação evidenciada eleva, sobremaneira, o risco potencial de sejam apreendidos documentos relacionados ao desempenho da atual atividade do congressista, o que, neste primeiro exame, pode implicar na competência constitucional da Corte para analisar a medida”, escreveu Toffoli, na decisão.

Mais recentemente, Toffoli também usou de seus poderes como presidente para arquivar três investigações iniciadas com base na delação do ex-governador do Rio Sérgio Cabral. Toffoli atendeu a pedido do PGR, Augusto Aras, e matou as investigações antes mesmo de transformá-las em inquérito.

Os casos, sigilosos, envolviam ministros do TCU e um ministro do Superior Tribunal de Justiça.

E não foi só por causa de suas decisões que o presidente do STF ficou no centro das atenções em julho. No dia 19 de julho, o ministro foi parar no hospital depois de sofrer uma queda e bater a cabeça. Tomou pontos no rosto e recebeu alta no mesmo dia.

Mundo

Mídia estatal do Irã reporta explosões em Isfahan

18.04.2024 23:24 3 minutos de leitura
Visualizar

Confira os favoritos para novo técnico do São Paulo

Visualizar

Palmeiras confirma transferência de Breno Lopes ao Fortaleza

Visualizar

Novo pede afastamento de ministro ligado à defesa da Odebrecht

Visualizar

Kassio alivia bicheiro: tudo acaba em samba

Visualizar

Valores pagos pelo São Paulo para contratar e demitir Thiago Carpini

Visualizar

Tags relacionadas

Dias Toffoli José Serra Lava Jato Plantão Judiciário Supremo Tribunal Federal
< Notícia Anterior

Comissão da Câmara dos EUA quer família Bolsonaro "fora das eleições"

28.07.2020 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

A peixada de Bolsonaro

28.07.2020 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

O Antagonista é um dos principais sites jornalísticos de informação e análise sobre política do Brasil. Sua equipe é composta por jornalistas profissionais, empenhados na divulgação de fatos de interesse público devidamente verificados e no combate às fake news.

Suas redes

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Novo pede afastamento de ministro ligado à defesa da Odebrecht

Novo pede afastamento de ministro ligado à defesa da Odebrecht

18.04.2024 21:22 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Lula anuncia demarcação de apenas duas terras indígenas

Lula anuncia demarcação de apenas duas terras indígenas

18.04.2024 20:22 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Mega planta de machonha é apreendida em Santa Catarina

Mega planta de machonha é apreendida em Santa Catarina

18.04.2024 20:07 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Helicóptero da Casa Militar cai em Campo Grande

Helicóptero da Casa Militar cai em Campo Grande

18.04.2024 19:13 3 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.