O posicionamento de senadores sobre a reeleição inconstitucional de Alcolumbre

O posicionamento de senadores sobre a reeleição inconstitucional de Alcolumbre
Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

O Antagonista perguntou para quase todos senadores se eles votariam pela reeleição de Davi Alcolumbre — somente 14 responderam, até aqui.

Hoje, o atual presidente não tem aval jurídico para tentar ficar mais dois anos à frente do Senado, uma vez que a Constituição e o regimento interno são claros ao impedirem a recondução ao cargo na mesma legislatura.

“Hoje, eu voto contra a reeleição dele, porque não tem amparo legal”, disse Luis Carlos Heinze (PP), deixando em aberto, portanto, o apoio em eventual mudança de cenário.

Os senadores Weverton Rocha (PDT), Lucas Barreto (PSD) e Omar Aziz (PSD) garantiram voto a favor da reeleição de Acolumbre. É o mesmo posicionamento do líder do governo Bolsonaro no Congresso, Eduardo Gomes (MDB).

“Gosto do Davi e votaria nele outra vez, mas sou contra a reeleição”, respondeu Plínio Valério (PSDB). “Seria inconstitucional”, limitou-se a dizer Esperidião Amin (PP).

Uma das lideranças do grupo “Muda, Senado”, Eduardo Girão (Podemos) adiantou que votará contra, ainda que Alcolumbre consiga se candidatar.

Alvaro Dias, líder do Podemos, insistiu: “Ele não pode ser candidato. E, mesmo que pudesse, sou contra”. Lasier Martins, também do Podemos, emendou: “Votarei contra. É inconstitucional a recondução, que somente seria viável por meio de mudança na Carta Magna, com duas votações em cada Casa”.

Jorge Kajuru (Cidadania) e Major Olimpio (PSL), dois pré-candidatos à Presidência do Senado se manifestaram, claro, contra as manobras em andamento para permitir a reeleição do senador do Amapá.

“Não quero ‘fulanizar’, mas seria casuísmo absurdo mudar a Constituição para atender a um desejo pessoal de poder”, afirmou Olimpio. “O meu ‘não’ é maiúsculo e lutarei até o fim para ele não ser eleito de forma alguma: Davi Alcolumbre é o que há de pior”, disse Kajuru.

Outros dois senadores, pedindo reserva, também anteciparam votos contrários à reeleição de Alcolumbre.

Muitos deixarão para opinar de última hora (ou não revelarão voto, que ainda é secreto na eleição interna), para evitar desgastes.

Leia mais: A revista que fiscaliza TODOS os poderes e conta com os melhores colunistas do Brasil.
Mais notícias
Comentários
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler 39 comentários
TOPO