“O povo não apenas erra na hora de escolher; erra cada vez para pior”

José Roberto Guzzo não tem dúvida: a democracia brasileira é inviável com o nível educacional do nosso povo e a qualidade dos nossos políticos e juízes — que formam um círculo vicioso.

Leia trechos da sua coluna na Veja (vale a pena ler a íntegra no site da revista):

“Como pode haver democracia num país em que onze indivíduos que jamais receberam um único voto governam 200 milhões de pessoas? Os ministros do Supremo Tribunal Federal, entre outras manifestações de onipotência, deram a si próprios o poder de estabelecer que um cidadão, por ser do seu agrado político, tem direitos maiores e diferentes que os demais. Fica pior quando se considera que sete desses onze foram nomeados, pelo resto da vida, por uma presidente da República deposta por 70% dos votos do Congresso Nacional e por um presidente hoje condenado a mais de doze anos de cadeia. Mais:seus nomes foram aprovados pelo Senado Federal do Brasil, uma das mais notórias tocas de ladrões existentes no planeta. Querem piorar ainda um outro tanto? Pois não: o próximo presidente do STF será um ministro que foi reprovado duas vezes seguidas no concurso público para juiz de direito. Quando teve de prestar uma prova destinada a medir seus conhecimentos de direito, o homem foi considerado incapaz de assinar uma sentença de despejo; daqui a mais um tempo vai presidir o mais alto tribunal de Justiça do Brasil. Outro ministro não vê problema nenhum em julgar causas patrocinadas por um escritório de advocacia no qual trabalha a própria mulher. Todos, de uma forma ou de outra, ignoram o que está escrito na Constituição; as leis que valem, para eles, são as leis que acham corretas. Democracia?”

E mais

“Analistas políticos garantem que o regime democrático brasileiro ‘está amadurecendo’. Quanto mais eleições, melhor, porque é votando que ‘o povo aprende’. A solução para as deformações da democracia é ‘mais democracia’. O eleitorado ‘sempre acerta’. E por aí segue essa conversa, com explicação em cima de explicação, bobagem em cima de bobagem, enquanto a vida real vai ficando cada vez pior.

Não ocorre a ninguém, entre os mestres, comunicadores e influencers que nos ensinam diariamente o que devemos pensar sobre os fatos políticos, que um fruto que está amadurecendo há trinta anos não pode resultar em nada que preste. Como poderia, depois de tanto tempo? A cada eleição, ao contrário da lenda, os eleitos ficam piores. Esse Congresso que está aí, no qual quase metade dos deputados e senadores tem algum tipo de problema com a Justiça, é o resultado das últimas eleições nacionais. De onde saiu a ideia de que as coisas vão melhorando à medida que as eleições se sucedem? Do Poder Executivo, então, é melhor não falar nada. Da última vez que o povo soberano foi votar, em 2014, elegeu ninguém menos que Dilma Rousseff e Michel Temer, de uma vez só, para a Presidência da República. Está na cara, para quem não quer complicar as coisas, que o ‘povo’ não aprendeu nada dos anos 80 para cá. Está na cara que o povo, ao contrário da fantasia intelectual, não apenas erra na hora de escolher; erra cada vez para pior.”

E também:

“Para ficar em apenas um caso de depravação política epidêmica, tipo dengue ou zika, é só olhar durante um minuto quem a população do Rio de Janeiro, em eleições livres e populares, escolheu para governar seu estado e sua cidade nos últimos trinta anos. Eis a lista: Leonel Brizola, Anthony Garotinho, a mulher de Anthony Garotinho, Benedita da Silva, Sérgio Cabral (possivelmente o maior ladrão da história da humanidade), Eduardo Paes e, não contente com tudo isso, um indivíduo que se faz chamar de “Pezão”. Assim mesmo: “Pezão”, sem nome nem sobrenome, como jogador de futebol do Olaria de tempos passados. Que território do planeta conseguiria sobreviver à passagem de um bando desses pelo governo e pela tesouraria pública?”

E ainda:

“É uma perfeita palhaçada, também, falar em igualdade quando existem no Brasil aberrações como o ‘foro privilegiado’ ou a ‘imunidade parlamentar’. Os ‘constitucionalistas’ falam em independência de poderes, garantias para a liberdade política, segurança para a democracia etc. Não é nada disso. É pura safadeza enfiada na Constituição por escroques, de caso pensado, para proteger a si próprios do Código Penal. Essa mentira não protege só os políticos. Estende-se também a juízes, procuradores e ministros dos tribunais de Justiça: ao contrário de todos os demais brasileiros, eles podem cometer crimes de qualquer tipo, da corrupção ao homicídio, sem ser julgados perante a lei.”

E por fim:

“Não existe democracia quando os governos são escolhidos por um eleitorado que tem um dos piores níveis de educação do mundo — em grande parte é um povo incapaz de entender direito o que lê, as operações simples da matemática, ou as noções básicas do mundo em que vive. O que pode sair de bom disso aí? O cidadão precisa passar num exame para guiar uma motocicleta ou trabalhar num caixa de supermercado. Para tirar o título de eleitor, com o qual elege o presidente da República, não precisa de nada. Pode, aliás, ser analfabeto. Eis aí o Brasil como ele é. Em vez de garantirem as reais liberdades políticas do brasileiro fazendo com que ele aprenda a ler, escrever e contar, nossos criadores de direitos resolvem a diferença entre instruídos e ignorantes dando o voto ao analfabeto. Mais: tornam o voto obrigatório e garantem, assim, que no dia da eleição compareçam todos os habitantes dos seus currais, cujos votos compram com a doação de dentaduras e com anúncios de felicidade instantânea na televisão — pagos, por sinal, com o seu dinheiro.”

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 308 comentários
  1. ENQUANTO NÃO TIVERMOS O VOTO IMPRESSO NAS ELEIÇÕES DANDO CONDIÇÕES DE EVENTUAIS VERIFICAÇÕES DAS URNAS A CRITÉRIO DOS PARTIDOS POLÍTICOS OU MESMO DOS ELEITORES NÃO ACREDITO NA DEMOCRACIA BRASILEIRA OU NO RESULTADO DA “VONTADE POPULAR”; VIDE O PERCENTUAL DE VOTOS BRANCOS E NULOS NAS ULTIMAS ELEIÇÕES QUE REFLETEM O DESCRÉDITO DE GRANDE PARCELA DO POVO NAS ELEIÇÕES.

    1. O voto impresso não e a única solucao, memórias invioláveis, poderiam ser uma solução mais eficaz, pois não haveria mecanismos de impressão, e igualmente poderíamos controlar por amostragem os resultados eleitorais. Esta técnica esta plenamente difundida nos caixas que emitem cupons fiscais.

  2. Tudo lindo e maravilhoso, mas a verdade é que o povo votou contra esses canalhas e eles se elegeram. Esses governos que aí estão são todos ilegítimos!! Houve fraude!!! São bandidos!! Temer vice de quem? Temos que destitui-los!!! Todos são ilegítimos. !! Acorda irmãos Brasileiros! Estamos sendo manipulados por uma mafia que se dizem democráticos!! PT, irmão PSDB e filhos PMDB. !

    1. É meu caro, querem que tudo continue da mesma forma, povo inerte, entregue aos safados que nada vêm além de suas proteções, criadas por eles mesmo. Estamos necessitando de um forte golpe de ética, de cidadania. Muitos aparecerão com a fórmula mágica para o Brasil, cuidado, eles estão há muitos anos na política e até agora nada fizeram para que as mordomias acabassem. Começa por aí, pela economia gigantesca que geraria, chegando aos municípios, simples.

  3. Além dos motivos citados, acho que o crédito maior desses resultados devem ser dados as urnas eletrônicas invioláveis. Aliás usam de todas as artimanhas para ganhar eleição. Haja visto a apuração secreta na última eleição para presidente.

  4. Esse mimimi todo só porque o futuro presidente do Brasil será Bolsonaro ou Lula! Se fosse eleito algum político do PSDB, aí iriam dizer que “o povo aprendeu a votar”, “o povo amadureceu”! Deixem de choro e aprendam a perder! O povo elege quem ele, o povo, acha que é melhor para ele!

  5. Sugiro um teste para os socialistas de esquerda. Que leia o texto acima e:
    Se ler e não entender: pode continuar a comer sanduiche de capim com mortadela.
    Se ler, entender e não concordar: Pode tirar a mortadela do sanduiche.
    Se ler, entender e concordar: ALELUIA! Mais um que acordou do sonho utópico do comunismo.

  6. Luís Mário, faço minhas as suas palavras: “Um texto genial que descreve com perfeição o arremedo de “democracia” no qual vivemos e que nos é vendido como “único” meio de atingirmos os objetivos nacionais. É uma descrição exata e independente e sem compromisso com o processo de desagregação da Sociedade que nos assola.”

  7. Genial a argumentação discorrida em sua coluna, Guzzo. Só vamos ter políticos de qualidade assim que tivermos eleitores igualmente capazes. As maiores aberrações foram dar o voto ao analfabeto, a obrigatoriedade do voto e o instituto da reeleição, criando assim os políticos profissionais que só enxergam a si próprios. Se continuar seguindo nessa toada, não haverá mais jeito ao nosso país.

  8. O velho, quebrado e golpista discurso vira-lata. Pensamento elitista e quase escravagista. Após tomar o governo na marra e não saber o que fazer, vai botar a culpa no povo.
    Elite de m…
    Na verdade os subalternos são você. Subservientes!!!
    Não conseguem ver a genialidade do brasileiro pois estão trancados nos seus mundinhos.
    Mas o que vocês estão passando é por causa do medo que sentem de nós. É a criminalização do popular, ou seja, a corrupção vem do público
    Pensemos na outra corrupcão, aquela de um empresário que não mede escrúpulos em comprar um presidente da república!
    Então não meçam nossa moral. Ratos escravizados!

    1. O Brasil é uma M… só !
      O povo é tão ruim quanto a elite e a elite é tão ruim quanto o povo.
      Fidel, o inferno é melhor que a América Latrina ?

    2. Seu comentário cheio de ideologia comunista só poderia ter partido da Venezuela ou de Cuba, falecido Fidel.

  9. Muito triste admitir mas a corrupção está no sangue do brasileiro tanto que um condenado e líder nas pesquisas o povo tá tão acostumado a ser roubado que criou na cabeça a ideia do roubou mas fez !!!

    1. Vou desenhar pra vc, foi escrito que não sabemos votar, e foi apresentado os indicativos de que é fato. Mais simples ainda, pra vc, não vote em corrupto. Respondi?

  10. Como pode o voto de um estúpido ter o mesmo valor do de um esclarecido? Isso é democracia? Sem falar no voto obrigatório, uma aberração que só serve a interesses “ocultos”. A tal democracia só serviu para tornar a América Latina um terreno fértil para ideologias de vigaristas.

  11. O único poder moderador legítimo imaginável para endireitar a situação seria o clamor do povo. Seia a imposição incondicional do povo nas ruas. Do contrário continuaremos ser um país de otarios.

  12. “Toffoli, quando teve de prestar uma prova destinada a medir seus conhecimentos de direito, o homem foi considerado incapaz de assinar uma sentença de despejo..” quem pode fazer alguma coisa esta numa cadeira de rodas esperando Lula voltar para ser cmt supremo das FFAA…Resumindo
    O BRASIL NASCEU PARA SER ISSO UMA REPÚBLICA DE LARÁPIOS, BANDIDOS, DEGREDADOS

  13. Os políticos, no Executivo, no Congresso e em todos os níveis já assassinaram a democracia no Brasil, o STF a está enterrando e o texto escrito pelo Sr. José Roberto Guzzo deve servir de epitáfio a ser colocado sobre a sepultura desta grande farsa criada com a Constituição de 1988.

    1. Tenho 63 anos e a matéria só comprova o que eu falo desde sempre, um país sem cultura é um país sem nada, perfeita a matéria.

  14. Um texto genial que descreve com perfeição o arremedo de “democracia” no qual vivemos e que nos é vendido como “único” meio de atingirmos os objetivos nacionais. É uma descrição exata e independente e sem compromisso com o processo de desagregação da Sociedade que nos assola. Escancara a dimensão dos falsos dogmas que nos são impostos diariamente por “formadores de opinião” comprometidos com o sistema político e jurídico podre e decadente que nos mantém subjugados à corrupção e ao seu irmão gêmeo, o crime organizado.

  15. sensoincomum.org/2017/11/03/forca-eleitoral-jair-bolsonaro/ -> “Nunca houve uma situação em que o abismo entre as elites e a realidade da vida popular fosse tão profundo. Qualquer político, jornalista ou intelectual que ouse, mesmo que de modo tímido, dar voz aos valores, às crenças e aos anseios populares acaba sendo classificado como uma figura excêntrica, quando não como um inimigo de tudo o que há de bom e virtuoso no mundo. Apesar disso, a maioria absoluta das pessoas que vivem no Brasil é conservadora, cristã, tem valores tradicionais e preza pela ordem. Por isso mesmo, sempre esteve desprovida de uma verdadeira representação política e sempre foi marginalizada e excluída do espaço público. Porém, isso está começando a mudar…”

    Jair Bolsonaro vem aí, resumindo.

  16. Concordo em GÊNERO e GRAU com o GUZZO, a matemática é simples 35% dos brasileiros são INÚTEIS, e são eles que estão decidindo as eleições. Por que????Graças aos 35% dos brasileiros que se acham ESPERTOS e jogam o VOTO na LATA do LIXO, votando em BRANCO, NULO e se ABSTENDO, o mais engraçado é que a ficha deles ainda não caiu. O que conforta é saber que TAMBÉM pagam a conta dos CORRUPTOS que elegem, alias são os primeiros. Apenas 30% dos brasileiros tem cultura politica em mente, e como podemos perceber conforme a matemática, eles sozinho não conseguem VENCER os inúteis, justamente por causa dos ESPERTOS. JÁ o STF é o TRIBUNAL de EXCEÇÃO feito sob medida para JULGAR os crimes cometidos pela ESCÓRIA politica, é o BERÇO da IMPUNIDADE POLITICA do país, com eles estaremos eternamente sem FUTURO.

  17. Prezado Sr. José Roberto Guzzo.
    Boa noite. Espero q leia meu contexto.
    Excepcional texto seu… eu li até o final. Mas. .. Quem disse q a nação votou nessa “velharada” q está até hj aí no poder? Acha q a nação votou nisso? Acha q a nação votou na Dilmentira? Não colega, nessas urnas automatizadas? Q sem vigilância lícitas são contadas. Garantida por uma ORCRIM instaurada e aparelhada nos 3 poderes… Um..
    TSE= TODOS SERÃO ENGANADOS.
    TSE=Todos Sem Esperança!
    TSE=Tendência Sonegar Eleitor!
    TSE=Tá Sem Esperança?
    TSE= Terão Sempre Embuste!
    TSE=Terão Sempre Escroto.
    Infelizmente não votamos nisso. Foram perpetrados no poder por serem amigos do JULGADO, CONDENADO CORRUPTO LADRÃO político Lula.
    Ninguém pode afirmar que a nação votou nisso q está aí. Desculpe, essa é minha opinião…

  18. Olha, há muito tempo que eu não lia um texto com tamanha lucidez. Tudo que eu penso sobre nós brasileiros e nossas mazelas. Queria ter escrito esse texto. Inveja boa. Que bom saber que temos cabeças pensantes desse quilate. Quisera termos mentes assim nas universidades, nos formadores de opinião…
    Triste realidade !!!

  19. A questão é histórica mas com constituição de 1988 piorou. Essa tal de carta cidadã foi o maior golpe dado por uma classe política a uma nação inteira. Enganaram tudo e a todos com um cabedal infinito de direitos que seria a solução de todos os males, só não falaram que direitos não enchem barriga. Ademais, blindou políticos e juízes para saquearem impunemente os cofres de um povo que já é saqueado com essa doente carga tributária. Estou começando a achar que sou masoquista pra viver num lugar desses. Nesse quadro, como confiar que alguma mudança virá quando os grandes beneficiários desse esquema criminoso chamado Brasil são os próprios responsáveis pela mudança? Essa história de voto consciente é uma das maiores idiotices apregoadas pela grande imprensa cooptada pelo Estado saqueador.

  20. E o que que fazer quando se está com a cabeça dentro da boca da onça ? A desgraca esta pronta, o que fazer???.
    temos que arrumar um jeito de melhorar tudo isso. O povo brasileiro foi preparado para isso, governos, pós governos não fizeram absolutamente nada para melhorar a vida e as condições da educação no Brasil, e foi de propósito.

  21. MUITO BEM ANALIZADO…..POREM HONTEM OS MINISTROS FIZERAM O TRABALHO SUJO , NÃO SÓ PRA SALVAR O LULA MAS TAMBEM OS POLITICOS IMPLICADOS
    NA LAVA JATO PRESOS E OS QUE ESTÃO SUB-JUDICE AMIGOS DO MDB E &CIA
    DEPOIS FICAM IMPLICANDO COM O BOLSANARO ,POIS ELE REPRESENTA A
    REVOLTA E ESPERANÇA DOS ORFÃOS DESSA DEMOCRACIA ENTRE ASPAS……
    A GLOBO SO DEU DESTAQUE AOS ADVOGADOS DO LULA , E NÃO DEU NENHUM
    ESPAÇO PARA UM CRITICO TIPO CARVALHOSA, REALI JUNIOR OU OUTRO JURISTA

  22. O penúltimo parágrafo indica bem claramente que a culpa não é do eleitor apenas.
    .
    Nós somos mais vítimas que agentes dessa podridão.
    .
    Os ganhadores das eleições passadas recebem mais verbas do FUNDO PARTIDÁRIO e roubam mais facilmente os orçamentos públicos e, assim, conseguem fazem PROPAGANDAS mais numerosas e melhores produzidas para ENGANAR.
    .
    O eleitor é sempre exposto AOS MESMOS.
    .
    SOMOS REFÉNS DESSE ESQUEMA.
    .
    Em 2018 teremos a primeira opção verdadeiramente nova e INDEPENDENTE DO ESQUEMA.
    .
    Partido NOVO30.

  23. Estamos no FUNDO DO POÇO? Não estamos mesmo é nas TREVAS.
    No manuscrito do livro “Os Filhos das Trevas” diz que DINHEIRO É PODER, PODER É DINHEIRO isso explica porque eles tanto ROUBAM o próprio Sergio Cabral disse em depoimento: é realmente extrapolei muito, perdi o controle. A Legião do Mal reencarnou nessa CORJA ora citada pelo Sr. JR Guzzo, temos que ser mais unidos, solidários, generosos e principalmente patriotas é a LUTA do BEM contra o MAL.

  24. Brilhante essa análise de José Roberto Guzzo, verdadeira e contundente como um murro na boca do estômago de cada eleitor (e no meu também), um cuspe na cara de cada político, sejam os com mandado eletivo, sejam os com toga presenteada !
    É o tipo de texto que de tão bom, faz a gente ficar com inveja e pensar : “porque eu não escrevi isso ?!?!”.

    1. Nossa! Essa foi espontânea ou premeditada?
      Poxa! Poxa! Esse menino é um verdadeiro devoto da seita.
      Melhor eu parar por aqui.

    2. Nossa! Essa foi espontânea ou premeditada?
      Poxa! Poxa! Esse menino é um verdadeiro devoto da seita.
      Melhor eu parar por aqui…

  25. Guzzo só errou em um detalhe:
    De que nessa semana, em uma discussão, dois ministros da “Suprema Corte” se comportaram durante uma discussão como dois bêbados em um boteco de Quinta categoria…
    Só faltou os 2 pegarem o taco de sinuca do boteco e partirem para cima.
    Esse é o nosso “Supremo”
    Nojo!

  26. Disse tudo, o autor. Um país, para ter um parlamento, um judiciário e um executivo tão ordinários só pode ter um povo também muito ordinário. Isso é facilmente comprovado quando se constata que os dois pré-candidatos que lideram a corrida presidencial, um deles é criminoso condenado e o outro, um simpatizante da tortura. E o pior de tudo: não se verifica nenhuma perspectiva de mudança nas novas gerações, que, carregadoras dessa cultura ordinária e escravas das redes sociais, vão ficar cada dia mais imbecilizada. ESSE PAÍS DEFINITIVAMENTE NÃO TEM JEITO.

  27. Realmente o Brasil está dividido em duas partes.
    O BRASIL QUE PRESTA e o BRASIL QUE NÃO PRESTA, sendo esse último formado por uma maioria absoluta de ignorantes, oportunistas e marginais, maioria essa, certamente eleitora do LULOPETISMO e seus associados.
    Temos um STF nojento e dois outros poderes formados por uma maioria de ladrões.
    Realmente a esperança de uma evolução com essa democracia que está aí, é igual a ZERO.
    Um país em que o Congresso é comandado há muitas décadas por representantes de Regiões sem representatividade no PIB do Brasil, é uma aberração.
    Só resta a esperança de intervenção das Forças Armadas para ELIMINAR da vida pública esses vagabundos que se proliferam como ratos e para criar uma nova constituição que elimine as aberrações hoje existentes.
    VERMES !!!

  28. Nossa!!! JR Guzzo arrebentou! A situação do país é desanimadora, estamos mais pessimistas que nunca, sem esperanças, afinal que país podemos esperar se a mediocridade permeia todos os tecidos da sociedade brasileira?

  29. Não consegui ler toda essa baboseira mas pergunto… “ele criticou tanto o povo por ter votado na Dilma, elequeria que tivesse votado no Aécio “mineirinho” que tem 90% de rejeição no estado que governou por 2 mandatos?!?!?!”

  30. O POVO NÃO VOTA EM QUE ELE ACHA QUE VOTA, E FAZ TEMPO, ILUSTRE JORNALISTA, A QUEM ACHA QUE ESTÁ ENGANANDO? OS COMUNISTAS SE ORGULHAM DA FRASE DE UM DE SEUS LÍDERES MÁXIMOS, QUE DIZ, NÃO IMPORTA QUEM ESTEJA VOTANDO OU EM QUEM SE ESTEJA VOTANDO, O IMPORTANTE MESMO É QUEM ESTÁ CONTANDO OS VOTOS.

  31. Vcs. Candidatos que não são do PT! Não peguem avião ou coisas que voam: dirigíveis, helicópteros, etc. Por FV lembrem do
    Ulysses, E.campos, Teori, filho do Alckmin, Jango e outros.
    O PT tem mecânico do estado islâmico. Be careful! Ok? Tem que sobrar alguém preu votar. Ainda que na smartic, na qual não confio.

  32. E olhe que a maioria desses juizes nunca fizeram um concurso de juiz, entraram pela janela para servir aos corrutos da vez. Mas convém não esquecer que o que se oferece ao povo em termos de candidatos é lixo e não há escolhas. Portanto quem escolhe são eles, os membros da quadrilha. Realmente Democracia é uma palavra que no Brasil só existe nas bocas dos desavergonhados.

  33. E vai piorar mesmo: depois de 13 anos de petrlhas nos roubando, agora querem votar na besta do bolsomico e sua família de parasitas do erário. Parabéns povo idiota! Vão comer muita m… ainda!

  34. Esqueceu o autor de perguntar “que país é esse em que um presidente da república, bastante letrado, afirma que um semi analfabeto pode sim sucedê-lo na presidência”, dando em 2002 o pontapé inicial no círculo vicioso da desestruturação de tudo, que tão bem descreve.

    O tripé do descambo brasileiro é a população (e não a Constituição de 88) que é ou ignorante, ou incompetente ou criminosa, ou alguma combinação dessas qualidades. As virtudes? Piada… o pessoal adora chafurdar nesse charco…. junto com suas elites….nunca chegou nem perto de algum tipo de prêmio Nobel…

    A Constituição de 88 é apenas um reflexo de tudo isso…

  35. Todo Apoio a Lava Jato!
    Não farão do Brasil um país do faz de conta. O momento é de união e na URNA começar a mudança que TODOS NÓS QUEREMOS, um páis sem bandidos travestidos de empresários, banqueiros, políticos, servidores, entre outros. Um país sem indicação política para os Tribunais. Um país sem regalias, privilégios e ou mordomias. Um país com respeito a VIDA e com respeito as LEIS. Zelo pela qualidade de vida de seu povo. Respeito ao DINHEIRO DO POVO. BASTA. BASTA E BASTA. #CorrupçãoBASTA.

  36. Uma pessoa que nunca estudou não por sua culpa, porque não teve oportunidades, sabe em quem esta votando, ela vota em que te dá mais beneficios par os pobres, mas não sabe de nada, pessoa muito simples, disse o ditado quanto mais pobre melhos, este é lema do PT. vamos banir este partido nas eleiçoes e todos outros corruptos demais partidos.

  37. A constituição não existe, o que existe é a interpretação dos ministros. Eles interpretam as leis de acordo com interesses próprios é de acordo com o réu.
    O STF hoje é extremamente politizado e parcial, e o resultado disso é que não existe uma comstituiçao, os ministros são a constituição.

  38. O texto é muito bom mas assim como outros falta dar soluções, alternativas, caminhos ou passo a passo de como eliminar esses problemas. O brasileiro está carente de lideres do bem (sem ideologias falsas) para orientar e conduzir as pessoas para a direção correta. Precisamos nos organizar, discutir e agir para enfrentar isso de uma vez por todas.

  39. A VERDADE É QUE FOMOS ENGANADOS! COM ESSE PAPO FURADO DE “DEMOCRACIA”, FORAM COLOCADOS E RECOLOCADOS NO PODER UM BANDO DE SAFADOS QUE JAMAIS PENSARAM NO PAÍS. SÓ PENSAM NOS PRÓPRIOS INTERESSES, NOS PRÓPRIOS BOLSOS. POR ISSO VIVEMOS NUM PAÍS DE ANALFABETOS, INCLUSIVE. QUEM TEM INTERESSE DE EDUCAR O POVO? POVO EDUCADO NÃO SE SUBMETERIA A TANTO ESCÁRNIO! UM MONTE DELES, INCLUSIVE, AJUDOU A FAZER A CONSTITUIÇÃO DE ARAQUE. DEPOIS NOS CRITICAM POR APOIAR BOLSONARO, MAS QUAIS OPÇÕES TEMOS? QUANTO AO STF, INFELIZMENTE ELES DÃO A SI MESMOS UM PAPEL SALOMÔNICO, QUEREM DECIDIR SOBRE TUDO! PORÉM, SEM A SABEDORIA DO REI BÍBLICO, É EVIDENTE! VIRAMOS UMA GRANDE DITADURA ONDE TOGADOS QUE TUDO DECIDEM PRATICAM ADVOCACIA ADMINISTRATIVA DESCARADAMENTE PARA CORRUPTOS, ESSA É A VERDADE.

  40. Ler um texto desse dá até a vontade de comprar a Veja outra vez.
    Eu parei de comprar a Revista Veja por causa do Reinaldo Azevedo.
    Agora, com esse Guzzo, dá vontade de voltar a comprá-la.

    1. Vai lá Maria! Pague religiosamente o seu dízimo midiático.
      Não esqueça de reservar um lugarzão no seu altar para o Santo Guzzo.
      Não esqueça de adorá-lo pela manha, pela tarde e a noite.
      Brasil zil zil zil zil zil zil…

    2. Vai lá Maria! Pague religiosamente o seu dízimo midiático.
      Não esqueça de reservar um lugarzão no seu altar para o Santo Guzzo.
      Não esqueça de adorá-lo pela manha, pela tarde e a noite.
      Brasil zil zil zil zil zil…

  41. A grande sorte do Lula foi o fato de seus concorrentes políticos serem tão corruptos quanto ele. Estou falando, por exemplo, de Aécio Neves e Michel Temer.
    O que aconteceu ontem no STF, com os ministros escondidos na sala do café esperando o tempo passar, pois não podiam julgar o HC do Lula pelo com medo que ele fosse rejeitado, só aconteceu porque Michel Temer e Aécio Neves estavam na jogada.
    O Lula, sozinho, não teria o poder de criar o teatro de ontem no STF.

  42. O tal Guzzo da Veja só pode estar de gozação. Em que universo paralelo este ser angelical estava adormecido e guarnecido pelas plumas de um tucano, para acordar de um dia pro outro com tanta indignação contra o HC do Lula?

  43. De todo modo, o Brasil está mudando. A operação Lava-Jato nos dá esperança. Em São Paulo, onde vivo, elegemos, no primeiro turno, João Doria que não era político de carreira e que vem se revelando como bom administrador público.

  44. .
    Perfeito, GUZZO! Concordo com cada palavra do teu texto.
    Mas deixo uma questão:
    Por que você não colocou o dedo na ferida há trinta anos,
    quando habitava o poder e estava com saúde?
    .

  45. Ademais Tem alguns que seu saber NOTÓRIO JURÍDICO de 0 a 10 é 1, a grande maioria Serviram aos PRESIDENTE como seus advogados Privados e ou a seu PARTIDO outros Fizeram campanha a Favor do Partido, DIAS TOFFOLI foi advogado do CONDENADO zé Dirceu, Prestou concurso por duas Tentativas e não Passou para MAGISTRADO, desistiu. STF quem governa É LULA, SARNEY FHC. VERGONHA !!! FORA PT,MDB, PSDB

  46. +O BRASIL não é para AMADORES
    Enquanto o país continuar tendo “DONOS” nunca vamos evoluir
    LULA e as Organizações GLOBO continuam mandando e desmandando no BRASIL
    A Lei que vale para todos os brasileiros não valem para eles
    Aliás, no BRASIL não existe LEI para os VERMELHOS
    Justamente porque eles tem a GLOBO e a IMPRENSA no bolso
    Todos os PETISTAS estão SOLTOS, menos o “traidor” PALOCCI
    A PGR e o MPF não investiga o PT e a esquerda
    Já do MDB estão presos CABRAL, PICCIANI, GEDDEL, EDUARDO CUNHA, HENRIQUE ALVES e outros
    Até MALUF com 90 anos está preso
    Já o CONDENADO LULA está LIVRE
    O único brasileiro que teve coragem de mexer com LULA e seus interesses foi o Juiz Sérgio Moro
    Única pessoa HONESTA e APARTIDÁRIA nesse país
    Prendeu empresários, doleiros e políticos de todas as ideologias

  47. Muito bom, parabéns ao José Roberto Guzzo! Só uma observação: nosso sistema político delega a Partidos a prerrogativa, agora, dinheiro público, para escolherem candidatos aos cargos majoritários e favorecer certos candidatos aos cargos minoritários. E este é comandado pelos caciques e seus herdeiros desde os anos 70, ou seja, há mais de 40 anos. Política no Brasil não é exercida para representação popular e sim para dar continuidade ao ofício de politico de carreira. Os currais eleitorais nada mais são que um sistema de autodefesa e para tentar obter serviços e produtos básicos considerados na administração como de necessidades fisiológicas. A população já compreendeu, consciente ou inconsciente, que neste sistema político jamais terá um representante que conseguirá favorecê-la.

  48. Texto perfeito, faltou apenas acrescentar que temos uma juventude futuro do Brasil perdida nas drogas geração nem-nem, nem estuda nem trabalha que são verdadeiros zumbis ambulantes e ainda esse governo maldito e corruPTo distribuindo migalhas para agradar o gadão.

  49. Estava indo muito bem, até envolver Juízes e Procuradores na questão do foro “privilegiado”. Por ignorância ou má-fé, desconhece que Juízes e Procuradores são julgados pelos tribunais a que sua atuação está vinculada para evitar que sejam eventualmente julgados por juízes amigos e/ou promotores/procuradores camaradas. A prerrogativa de Procuradores e Juízes é uma garantia de imparcialidade. Se quiserem retirar a prerrogativa, não tem problema nenhum, serão julgados pelos colegas de cafezinho (é já vimos o que acontece no cafezinho).

    1. OI Meire.
      Eu não sou bandinho, não!
      Mas você, amoreco, fofinha, lindinha, não é exatamente uma dama de classe.
      Se fosse uma dama, não se portaria assim como uma ordinária.
      Você é um “doce” azedo de criatura. Tem mudar isso aí, viu?

    2. OI Meire.
      Eu não sou bandinho, não!
      Mas você, amoreco, fofinha, lindinha, não é exatamente uma dama de classe.
      Se fosse uma dama, não se portaria assim como uma ordinária.
      Você é um “doce” azedo de criatura. Tem mudar isso aí, viu?

    3. Hehehehehe…
      Como eu disse, essa nossa mídia é uma formadora de “gênios da raça”.
      O Maurício, aí abaixo, nos dá provas cabais corroborativas de meus argumentos e demonstrativas da minha tese.
      Ipsus factus!!!

    4. Hehehehehe…
      Como eu disse, essa nossa mídia é uma formadora de “gênios da raça”.
      O Maurício, aí abaixo, nos dá provas cabais corroborativas de meus argumentos e demonstrativas da minha tese.
      Ipsus factus!

    5. Vá se fuder.
      O Brasil é uma coleção de néscios,malandros, aproveitadores,sociopatas.
      Muito bem representados nos três podres poderes.

    6. E pra piorar aparecem por aqui alguns retardados mentais imbecilizados pela mídia dizendo que esse Guzzo, vigarista intelectual, é um gênio.

      Pode isso, Arnaldo?

    7. E pra piorar aparecem por aqui alguns retardados mentais imbecilizados pela mídia dizendo que esse Guzzo, vigarista intelectual, é um gênio.

      Pode isso, Arnaldo?

  50. Eis o porque dos moradores das comunidades pobres respeitarem mais o traficante que o policial. As leis do tráfico os protegem melhor que o Estado mesmo que seja um engodo. Pior é que os militares são obrigados a guerrear contra a comunidade para proteger essas quadrilhas institucionalizadas.

  51. Lembremos que também tiramos uma presidenta corrupta no grito. O nosso sistema eleitoral é totalmente viciado porque não nos permite nenhuma renovação quando os partidos são manipulados por caciques. Nem temos voto distrital ou meios de retirar parlamentares diretamente. Mesmo que tivéssemos o nível educacional da Finlândia, se na hora de votar só aparecessem as opções Pezão e Tati Quebra-Barraco , com a desfaçatez dos nossos políticos, eles nem iam se importar com o alto índice de votos nulos e brancos. Nossa única arma é tentar manifestações num país de dimensões continentais. O que é um fator que não deve ser ignorado. Somos a geração das redes sociais, não podemos perder essa ferramenta de coesão.


  52. Loryel Rocha (Conselheiro Acácio)
    O QUE ESTÁ POR TRÁS DA DECISÃO DO STF SOBRE O HC DE LULA.
    https://www.youtube.com/watch?v=RlJbtAFXivM

    É necessário entender a diferença entre Estado e Governo:
    Estado é a estrutura permanente administrada por Governo transitório.

    A elite invisível (das sombras), que domina o Estado Brasileiro desde 1822 com a proclamação da farsa chamada “República Federativa do Brasil”, está promovendo um GOLPE de ESTADO silenciosamente enquanto distraem o povo imbecil atirando aos cães os governantes que se tornam inconvenientes.

    Essa elite invisível se auto revela parcialmente ao fazer alguma cagada, e prontamente remaneja-se distraindo o povo imbecil com circo. Estamos vivendo sob a ditadura dessa elite que se utiliza da juristocracia como ferramenta.
    _

    1. Meu caro Oráculo,
      Em 1822 ocorreu a ‘independência’.
      A ‘república’ foi em 1889.
      Mas no mais o sr. está correto, embora a confusão de datas deslegitimize a precisão furículo-oracular.
      .
      Beijos molhados…

  53. Perfeito, Guzzo. Parabéns por botar o preto no branco, com quase todas as sílabas.
    Aí a gente fica pensando com os seus botões: como mudar isso tudo?
    Quem sabe uma lei, tipo assim: candidato suspeito ou comprovadamente criminoso fica impedido de se candidatar para cargos públicos?
    Como assim? Meu filho está agora me dizendo que essa lei já existe e que se chama Lei da Ficha Limpa. Fascinante! Pena que eu nunca tenha ouvido dizer que ela foi ou está sendo usada. Quando entrar em vigor estaremos salvos, não é? O eleitor ignorante não cairá na tentação de votar num cara desses porque estará protegido pela Justiça do Brasil.

  54. Fora o exagero da espuma e de servir de consolo para os eleitores do Aécio não vi nada de relevante nem muito diferente do que sempre existiu. Vai ver o colunista estava em Marte estes anos todos e só se deu conta de que está no Brasil depois do hc do Lula. É melhor aceitar que dói menos.

  55. A democracia está sob forte ataque daqueles que deveriam defende-la. O que acontecerá? acho que podemos sair da zona de alto perigo se elegermos alguém que coloque no STF, nas 2 vagas que abrirão, juízes comprometidos com o País e comece a educar nosso povo.

  56. Esculhambar é fácil, amigo! Qual a solução? Acabar com a democracia? De “analistas” como vocês o Brasil está cheio. O que adianta essa ânsia em prender somente Lula? Mesmo ele preso, amanhã continuará tudo igual. Corrupção não é só no Brasil seu vira-lata. Levante essa bunda velha de crítico e faça alguma coisa pelo seu país!

    1. Lembro que o Aécio amarelou pra acabar com esse voto obrigatório. Era a opisição que tínhamos. Agora ficou mais claro o porquê. A democracia funciona bem no Brasil, só temos que nos conformar que a maioria é de ladrõezinhos, estão bem representados. Terra da impunidade. As vezes na própria família se encontra vigaristas.

    2. Qual democracia? Aqui no Brasil?
      Não amigo, você está enganado. Isto aqui é Cleptocracia. Nunca foi democracia!
      Não acredite em tudo que ouve de políticos e juízes corruptos!

    3. Prender o Lula é o mínimo que se espera. É lógico que alem dele tem todo o Executivo, Legislativo e o STF. Tem tb pessoas como vc que criticam tudo e não apresentam solução nenhuma. Aposto que é um esquerdinha perdido no tempo.

  57. Já sugeri aqui aos Antas que eles fizessem uma campanha pelo fim do voto obrigatório. Seria um começo, pq até haver educação serão milhares de lixos eleitos…
    Que tal, Anta 01 e Anta 02?
    Aproveitem o sucesso do site para aprimorar nossa democracia. Aposto que grande parte dos leitores iria concordar. Depois, voto distrital etc. etc…….

  58. O eleitor é a parte mais frágil da cadeia? O que o cidadão comum, que trabalha, estuda, cria família e paga tributos, pode mais fazer, se as elites que detém a informação e toda forma de poder é mal formada, inculta, gananciosa, antipatriota e mesquinha? Já o stf é de fato a parte mais lesiva do sistema, pois seus membros não precisam ser juízes, não são eleitos pelo povo e seus mandatos são longuíssimos. A suprema corte brasileira é uma aberração.

  59. O ponto que o Guzzo levanta é realmente importante, mas não podemos esquecer que o “cardápio” de candidatos em cada eleição é montado pelos partidos. Dando um exemplo – Nas últimas eleições no Rio o cardápio era comida envenenada contra comida podre. Os eleitores escolheram comida podre. Ambos podem te matar e são péssimas opções.

  60. Uma vontade enorme de ir morar bem longe do Brasil. Acordei hoje com uma sensação de luto pelo nosso país e nossas instituições. Eles venceram, gente! Os corruptos, ladrões do nosso dinheiro em breve estarão todos soltos. Acabou.

    1. Sabe por que Os Estados Unidos são um grande país? Porque eles não fogem. Eles lutam!
      A Alemanha trabalhou e saiu das ruínas pós guerra e ainda recuperou o território perdido para os comunas. Sabe por que? Por que ela lutou!
      Nós, brasileiros, esperamos sempre que alguém lute por nós.
      Não há país que se viabilize com essa mentalidade.
      Dia 3/4/18, às 18h30 eu estarei na rua.

  61. Conseguiu com coragem, exprimir o que constitui o povo brasileiro.Quem sabe um dia este país terá uma nação.
    Parabéns pelo texto corajoso que todos nós devemos ler com humildade e senso de mudança.

  62. Argumentos do tipo o povo é culpado ou o povo sempre tem razão é de um simplismo oceânico. Quero ver parar de ficar se lamentando por seus bandidos ou heróis de estimação e fazer cada um a parte que lhe cabe.

    1. Parabéns Maria, comentário ponderado de alguém que forma opinião própria. Assustadora a onda de comentáristas, comprando a ideia oportunista do articulista.

    1. Exato Marcos, a maioria do brasileiro(a) vai fazer aquele “XURRAS” neste fim de semana, ouvindo aquele funk ou pagode ou sertanojo do momento, regado a CARNE FRIBOI e planejando para onde ir viajar na Pascoa! Falta PATRIOTISMO E EMPATIA!

  63. É o mais suscinto, porém completo, diagnóstico da falência do sistema político-jurídico nacional. Simplesmente perfeito. Vou baixar a Veja desta semana só para ter em mãos este artigo brilhante do Guzzo.

  64. Eu li esses trechos num misto de choro e riso, riso pelo absurdo que é esse país e choro por concordar com cada palavra. É cruelmente, friamente, duramente palavras que definem o nosso poder público. É muito triste constatar que talvez a geração de meu de apenas 22 anos não verá um país sem políticos corruptos, ou bem menos corruptos. Sem educação não tem solução. E a lástima maior é ver esse mesmo povo ignorante cogitando um Bolsonaro ignorante, rude, atrasado, brucutu, que não entende NADA nem de economia e muito menos de governar uma nação com mais de 200 milhões de pessoas. É muito triste. Estamos ferrados.

  65. Vendo o Curriculo do autor do dito cujo é de duvidar que tenha sido um texto de “coração” e alma “integra”pois o mesmo é Diretor da Exame e colunista da desVEJA!
    Perguntaria ao mesmo, O QUE TU E AS EMPRESAS DONDE TRABALHAS FEZ EM BENEFICIO DE MELHORAR A INFORMAÇÃO NO BRASIL??????????????????????

  66. Faltou apenas um pequeno detalhe – dizer que a imprensa também é conivente com esse caos – mas isso claramente comprometeria sua posição como colunista de uma revista suspeita.

  67. J. R. Guzzo é simplesmente, BRILHANTE!!!!

    Essa análise, juntamente com outro texto recente de sua lavra, no qual ele analisa e define muito bem a “Constituição Cidadã” de 1988, formam um retrato tão nú e cru das mazelas que assolam a democracia brasileira, que ambos os textos deveriam figurar, com destaque, na lápide do Brasil que aí está.

    Aliás, Lapidar é pouco… No caso desse Colunista, os epítetos mais adequados seriam: Antologico, Espetacular, Maravilhoso, etc, etc… Gostaria de tê-lo no Antagonista, para poder saborear mais vezes seus textos e análises. (Fica a dica…)

    1. No dia do seu casamento com o Guzzo não esqueça de convidar os amigos pra comerem um pedaço do seu bolo de noiva.
      O amor é lindo!

    2. No dia do seu casamento com o Guzzo não esqueça de convidar os amigos pra comerem um pedaço do bolo de noiva.
      O amor é lindo!

  68. Diogo Mainardi, diga ao Lucas Mendes que, se ele, nesse final de ano, convidar o filho da puta do lulista Fernando Henrique Cardoso outra vez, eu vou parar de assistir ao Programa de vocês. Eu não aguento mais ver aquele Lulista do FHC todo ano como convidado especial de último programa do ano. Eu sinto ânsia de vômito só de olhar para o Fernando Henrique Cardoso e pensar na relação dele com o Lula.
    Eu sou assinante Sky há tanto tempo que já até esqueci. Deve ser 2006. Adoro você Diogo. Você é um brasileiro de verdade, que ama o seu país.

    1. Esqueçam esse efeagá. É um oportunista, narciso e finório. Roubou tanto quanto os outros. A diferença é que é ladrão de casaca e os demais ladrões de galinha.

  69. PRIMEIRO, DERRUBARAM O IMPERADOR ATRAVÉS DE UM GOLPE, ENTREGANDO A NAÇÃO À ESSES REPUBLICANOS.

     

    SEGUNDO, FFAA ENTREGUA O BRASIL À ORCRIM, AOS VERMELHINHOS, NOS ANOS 80

     

    AGORA, ELES DIZEM QUE A CULPA É DO POVO

    &nbsp

    RESUMINDO, O POVO VAI TER QUE LIMPAR A CAGAD@ QUE AS FFAA NOS METER@M KKK

     

    BANDO DE MEDROSOS E COVARDES KKKK

  70. Guzzo acerta na maior parte do diagnóstico. A democracia já passou por ocaso semelhante nos EUA e lá eles a revigoraram com mudanças providenciais. O mesmo deve ser feito aqui.
    Quem quiser aprender como consertar nossa combalida democracia deve ler os artigos do Fern@o Lar@ Me5qu1t@. Procurem no Google. Ele ensina direitinho o q temos d fazer e q já foi implantado em outros países. Se elegermos políticos q defendam a causa poderemos consertar o Brasil. Demora. É preciso paciência e empenho. Vamos propagar as soluções. Vamos cobrar q sejam aplicadas pelos novos parlamentares. Vamos eleger quem não está em conluio com essa velha e carcomida política. Depende de nós eleitores a implantação de uma verdadeira Democracia e de um Estado de Direito de fato.

  71. Muita calma nessa hora…

    Pode ser que o povo não esteja escolhendo errado.

    A verdadeira culpada chama-se URNA ELETRÔNICA que pode estar escolhendo tudo e todos com suporte em pesquisas eleitorais manipuladas.

  72. Esse senhor deve ser canonizado. Será que ele anulou todos os votos dele nas eleições destes últimos 20 anos? Tipico eleitor do Aécio. Na impossibilidadd de ganhar seguindo as regras, quer ganhar no grito e no mi mi mi.

  73. PRIMEIRO, DERRUBARAM O IMPERADOR ATRAVÉS DE UM GOLPE, ENTREGANDO A NAÇÃO À ESSES REPUBLICANOS

     

    SEGUNDO, FFAA ENTREGUA O BRASIL À ORCRIM, AOS VERMELHINHOS, NOS ANOS 80

     

    AGORA, ELES DIZEM QUE A CULPA É DO POVO

    &nbsp

    RESUMINDO, O POVO VAI TER QUE LIMPAR A CAGAD@ QUE AS FFAA NOS METER@M KKK

     

    BANDO DE MEDROSOS E COVARDES KKKK

  74. FALÊNCIA NÃO DECRETADA, MAS IMPOSTA PELA IGNORÂNCIA DE UM POVO DE OTÁRIOS!
    .
    RIO É UM GRANDE EXEMPLO DESSE CENÁRIO, MAS TODO O PAÍS ESTÁ DE CABEÇA PRA BAIXO… OS LADRÕES VENCERAM E NÃO SAIRÃO DESSE CONFORTO QUE A CONSTITUIÇÃO PROMOVEU PARA ESSA CAMBADA

  75. José Roberto Guzzo não tem dúvidas e a maior parte dos brasileiros tambem não. Chega, basta! É hora de reagirmos. Fora com essa corja de malandros aproveitadores da humildade do povo brasileiro. Que corra o sangue na bandeira brasileira, mas que coloquemos de uma vez por todas as coisas e situações no lugar. Fora ministros do STF figurinhas de almanaque de quinta categoria. A Dodge TEM qie achar uma formula eficaz na Constituição para jogar essa corja fora.

  76. TUDO ISSO FICARAR REGISTRADO NA HISTÓRIA DO PAÍS DESDE SUA DESCOBERTA.

     

    NUNCA PODERÃO DESINFORMAR, QUE A REPÚBLICA, FOI UMA MARAVILHA. NUNCA!

     

    POIS ESTAMOS NA ERA DIGITAL! TUDO DEVIDAMENTE GRAVADO COMO PROVAS CONTRA UMA REPÚBLICA TORPE E INFAMA.

     

    José Roberto Guzzo RESUMIU TUDO EM UM ÚNICO TEXTO! EXCELENTE.

     

    SE ME PERMITE, VOU IMPRIMIR ESTE TEXTO, E GRAVAR COMO UMA OBRA PRIMA.

  77. José Roberto Guzzo é um dos homens mais inteligentes e perspicazes deste país.
    Diante de tanta desgraça e desesperança, o que nos resta? Só os militares podem salvar esta nação!

  78. E O POVO DE SÃO PAULO?
    PSDB À 30 ANOS NO PODER KKKKKKKKKK
    CHUP@ SUPERIORES
    CHUP@ INTELIBURROS KKKKKKK

    ATÉ MESMO QUE OS PRÓPRIOS NORDESTINOS KKKKK
    BANDO DE BRANQUELOS E “MORENOES” METIDOS À BESTA KKKKK

    1. Kkkk não sou PSDB, não tornaria a votar neles para Presidente, mas olhe São Paulo e compare com o resto do País KKKKKK.
      São Paulo, vai bem kkkkk, . Sempre digo : Pena serem esquerdistas, mas foram ótimos administradores aqui..
      Inveja mata .kkkkkkkkkkkkkk
      kk rsrsssssssssssssssssssss

  79. QUANDO EU LEIO VERDADES QUE VEJO E SINTO TODOS OS DIAS NÃO IMPORTA QUEM ESCREVE OU DIGA É APENAS A VERDADE …E POR SI SÓ SEM SER CONTRADITA EXPRIME O REAL ..PARABENS SENHOR GUZZO ……PENA QUE A SUA VERVE ESTEJA RESTRITA A UMA REVISTA COMO A VEJA ………..LAMENTO ….

  80. Por que será que cada dia mais brasileiros , simples trabalhadores, aventureiros, estudantes e empresários estão pedindo cidadania em outros países da Europa ou América do Norte? O último apaga a luz !

  81. O mais triste ao ler este artigo é concluir que retrata a pura realidade de nosso querido país.[+2]

    ESSE TEXTO DO BRASIL É UM DIAGNÓSTICO QUE NÃO DEIXA QUALQUER MARGEM PARA TER ESPERANÇA. É COMO UM MÉDICO QUE CHEGA E DIZ QUE VOCÊ TEM ALGUNS DIAS DE VIDA.
    PODER DE SÍNTESE. ELE RESUMIU TODA A TRAGÉDIA BRASILEIRA DE FORMA CLARA E OBJETIVA.

  82. Tem toda a razão: nem o povo presta, nem a elite presta.

    Melhor mandar passar uma motoniveladora nisso tudo, povo e elite inclusos, e deixar a China construi um imenso estacionamento no lugar.

  83. É verdade. Esse sujeitinho tem razão: o povo erra.
    Ao escolher nas urnas entre Belzebu e Satanás, o povo erra.

    Quanto à farsa eleitoral de apurações secretas com urnas fraudáveis, esse sujeitinho, vigaristinha intelectual, convenientemente nada disse.

    Obviamente, sabemos disso, que foi em obediência suprema aos proprietários de suas nádegas molengas de pseudo intelectual pusilânime e covarde. Nesse Brasil funicado, covardes dessa laia abundam.

    Esse filho de uma putta, com retórica elegante, está fazendo proselitismo eleitoral subliminar, buscando validar o golpe das urnas nas mentes dos imbecis que o aplaudem. Provavelmente a soldo da elite invisível.

    Que os estúpidos Antagonistas indiquem esse pulha como boa leitura, não é surpresa para mim, afinal o Molusco será preso amanha.

  84. Diogo, peça para o Lucas Mendes convidar o José Roberto Guzzo para o Manhattan Connection
    O Lucas convida tanta porcaria, tipo Fernando Henrique Cardoso, poderia abrir uma exceção e convidar alguém como José Roberto Guzzo, que realmente tem algo útil a dizer para o Brasil.

  85. Uma pessoa da classe macomunada com os esquemas corruptos, que tomaram conta desses país, cria um sofisma atribuindo a culpa ao povo, recheado de “intelectualês”, e todos caem como ovelhinhas guiadas pelo lobo. Esse país esta recheado de gênios, façam o seguinte, perguntem em quem o articulista votou nos últimos 30 anos e deixem de ser massa de manobra da mídia.

    1. That’s right, fellow! That’s true!

      No Brasil tem muito predador malaco porque abundam as presas imbecis que os alimentam nababescamente.

    2. That’s right, fellow! That’s true!

      No Brasil tem muito predador malaco porque abundam as presas imbecis que os alimentam nababescamente.

  86. Não sei o porque desse silêncio fúnebre.Foi há 53 anos,11 meses e 23 dias (faltam 08D para 54A).Em 1964 nos livramos do Comunismo,1979 Anistia,em 1985 (Sarney), poder foi devolvido aos civis “socialistas de araque”–Diretas Já-;1988 A Constituinte Cidadã- outro sonho de verão; 2002 o Poder nas mãos do PT- 1º.analfabeto funcional,fundou a República Sindical(2003a2016)–Foro de São Paulo -Institucionalização da Corrupção-2016/2017 Impedimento da 1ª Presidanta (sai a anta entra o PMDB comparsa de 1ª hora do PT com TEMER e sua gangue,)- Maior Recessão da História ,Quebradeira geral, rasgam a Constituição toda hora- Judiciário Viciado,OAB, CPI’S, Corrupção desenfreada.NÃO TENHAMOS MEDO, HOJE TEMOS MAIS ACESSO A INFORMAÇÃO. SÃO OUTROS TEMPOS-NÃO TEM COMO SER PIOR DO QUE ESTÁ. OU SERÁ QUE TEM?

  87. José Roberto Guzzo é uma espécie de Diogo Mainardi. Inteligente, brilhante, independente e corajoso. Ele é brilhante. Uma pena que isso fique restrito à revista. Quantas pessoas leem a Veja? Esse tipo de artigo deveria ter um alcance maior, por meio da TV, do Rádio.

    1. Maioria da Câmara contou com ajuda dos ‘puxadores de voto’ para atingir quociente eleitoral Só ex-humorista Tiririca elegeu cinco parlamentares que não alcançaram o mínimo necessário. Não tem como renovar 100% amigo, isso é uma falácia. O processo democrático é cheio de distorções e não pode ser auditado, é uma covardia atribuir toda a culpa ao voto do povo.

  88. EIS A QUESTÃO:
    “O Brasil é o paisinho do NHENHENHEM ou do BLÁ, BLÁ, BLÁ. Ficam somente discursando, desabafando e nenhuma autoridade toma atitude alguma. Onde estão nossas instituições representativas da socidade brasileira? – Forças Armadas, Entidades de Classes, Associações Juízes, Promotores, Jornalistas, Artistas, intelectuais; Sindicatos, Igreja, legislativo, etc… O que existe na realidade é que todos querem se aparecer, desabafar, fazer bandeira eleitoral, e nada fazem concretamente. Coitado do povo miserável brasileiro”. 

  89. Assim como o STF. Sendo que, o povo é independente, reflete e corrige o erro, enquanto o STF é dependente, não reflete e continua errando, por conveniências. Essa é a diferença.

  90. Onde o Guzo estava este tempo todo? Dormindo em berço esplêndido e só agora acordou pra vida? Bem seletivo este senhor. Como alguém que se resigna com o desgoverno do chefe da Orcrim vai dizer que o povo não sabe votar e ainda criticar o STF na única vez que ele acerta como guardião da constituição?

  91. O POVO É ROUBADO E AINDA LEVA TINTA !
    VOCE ACHA QUE O POVO NÃO SABE DISTINGUIR QUEM É LADRÃO ?
    O POVO NÃO VOTOU NESTA ORCRIM !
    É A FRAUDE QUE EMPOSSA OS MEMBROS DA ORCRIM QUE ENVOLVE INCLUSIVE JUÍZES, TÉCNICOS DO TSE PARA AS ELEIÇÕES SEM AUDITORIA !
    ACORDA IMBECIL, TÃO CULTO E PREPARADO E NÃO PERCEBE QUE ELEIÇÃO SEM AUDITORIA É FRAUDE ???

    1. Para o leitor que assinou “NINGUEM VOTOU NESSES DEMONIOS DA ORCRIM”, (gritando o tempo todo como um ignorante), o povo votou sim nessa cambada. Não todos, claro, mas uma boa maioria que não consegue entender ou interpretar um parágrafo, quanto mais um texto. Leia o que Sr. Guzzo escreveu, saia pelas ruas e veja o que a maioria preza: ostentação, degradação, funk e outras porcarias. Argumente com alguém e use o idioma português corretamente e será acusado de metido a besta, burguês ou coisa pior. O povo ignorante é responsável sim pela situação desse país miserável. Já tentei convencer que o Lula é um ladrão, mas a quantidade de imbecis que acredita que ele é vitima “dazeliti” é impressionante! Quanto a “elite”, é todo esquerdizada, intelectualizada e tão ignorante quanto um analfabeto.

    2. Não tem jeito amigo, olha o nível dos comentários. E são pessoas com instrução, caindo facilmente no sofisma do articulista sem a mínima reflexão.

  92. Você tem um homem como José Roberto Guzzo, com esse pensamento tão claro, objetivo, honesto, imparcial, que desnuda toda a tragédia brasileira, MAS A BANDNEWS FM CONTRATA UM VIGARISTA COMO REINALDO AZEVEDO.
    Por que o José Roberto Guzzo escreve somente na Veja? Por que ele não tem um Programa de TV, um Programa de Rádio, para melhor expressar as suas ideias, para a ajudar o Brasil?
    A gente vê a Globonews contratar aquele Petralha do Mário Sérgio Conti. Tem tanta porcaria lá, tipo Garambone, Marcelo Lins, Flávia Oliveira… Por que a Globonews não contrata esse José Roberto Guzzo? São poucas as pessoas que têm acesso a uma revista como a Veja. Essas ideias brilhantes ficam escondidas.

    1. Porque > apesar de eu ter a maior admiração pelo Guzzo e seus textos serem realmente BRILHANTES, ele falando é horrível rs

  93. O mais triste ao ler este artigo é concluir que retrata a pura realidade de nosso querido país.
    Temo perder as esperanças de dias melhores,desacreditar em nossas instituições e o pior não saber como reagir a tudo isto.Pobre democracia a serviço da elite privilegiada.

  94. O povo não decide mais nada no Brasil.
    Há dúvidas até em nosso processo democrático.
    É uma vergonha, que um cidadão pertecente a classe macomunada na podridão, que tomou conta desse país e continua desinformando os cidadãos, escreva um textão desses contra a democracia e atribuindo a culpa da Cleptocracia ao povo. Comentsristas, não caiam nesse sofisma barato, esses país ignira seu povo há muito tempo. E hoje, são apenas as manifestações genuinamente populares, que ainda defendem a justiça e moralidade no Brasil.

    1. Antes de escrever bobagens, procure saber de quem está falando. Não tem sofisma nenhum no que o Guzzo está falando. Esta falácia de que o que vem do povo é que presta é só isto: falácia.

    1. Olaria da Figueira de Mello, tempo bom , gostei da intervencao ( do comentarista , nao confundir capitao de fragata com aquele cachaceiro de gravata)

  95. Concluindo o que disse abaixo: O bostistão sagrado e descoberto é a única pátria do mundo que nasceu antes do povo.

    Aqui tudo tem que ser diferente para a satisfação de um povinho de m**, sem nenhuma importância, que não fez nenhuma contribuição para a humanidade, mas que no entanto se julgam as melhores pessoas do mundo, quando na verdade não passam de uns bost*** por isso aqui é o território internacional dos bos**s, maior nação de fé excomungada do mundo, toque final para a pocilga ficar perfeita.

  96. IMBECIL,
    ELEIÇÃO SEM AUDITORIA É FRAUDADA !
    O POVO NÃO VOTOU NESTA ORCRIM !
    PAREM DE ACUSAR O POVO VITIMA DE SEUS CRIMES , FDP !
    FOI A ORCRIM QUE EMPOSSOU SEUS ESCOLHIDOS !

  97. Tem cara aqui que não entendeu nada do post. Grande parte da culpa do que está acontecendo no país é sim do povo, onde analfabetos, e são muitos, podem votar e se vendem por miséria ou por promessas que nunca serão cumpridas. Infelizmente, o país está seguindo um caminho que, se nenhuma autoridade (leia-se FFAA) tomar alguma providência, vai, a curtíssimo prazo, virar um caos. O povo de bem está num mato sem cachorro.

  98. José Roberto Guzzo, parabéns.
    Seria interessante que o site O Antagonista fizesse uma entrevista com esse Guzzo
    Num país de “jornalistas” corruptos como Reinaldo Azevedo e Paulo Henrique Amorim; num país de “jornalistas” contaminados pela Ideologia, como Jânio de Freitas e Mário Sérgio Conti, É PRATICAMENTE UM MILAGRE O APARECIMENTO DE ALGUÉM COMO José Roberto Guzzo
    Parabéns, mais uma vez, José Roberto Guzzo.

  99. TUDO ISSO FICARAR REGISTRADO NA HISTÓRIA DO PAÍS DESDE SUA DESCOBERTA

     

    NUNCA PODERÃO DESINFORMAR, QUE A REPÚBLICA, FOI UMA MARAVILHA. NUNCA!

     

    POIS ESTAMOS NA ERA DIGITAL! TUDO DEVIDAMENTE GRAVADO COMO PROVAS CONTRA UMA REPÚBLICA TORPE E INFAMA.

     

    José Roberto Guzzo RESUMIU TUDO EM UM ÚNICO TEXTO! EXCELENTE.

     

    SE ME PERMITE, VOU IMPRIMIR ESTE TEXTO, E GRAVAR COMO UMA OBRA PRIMA.

    1. José Bonifácio de Andrade(a) e Silva, o Patriarca da independência, já dizia antes de 1822, que a república seria a desgraça do Brasil. João Figueiredo quase repetiu isso e Pelé também deu a sua visão. Infelizmente parece que os tres tinham razão. Democracia para entregar o País a bandidos? Vamos tentar outra coisa que essa não deu certo.

  100. Que adianta falar da má formação dos eleitores brasileiros, SE COM O SISTEMA DE VOTAÇÃO ELETRÔNICA SABEMOS HÁ DÉCADAS QUE AS ELEIÇÕES SÃO FRAUDADAS?
    TODO O SISTEMA ESTÁ FALIDO! TUDO ISSO É UMA ENGANAÇÃO!
    O BRASIL NUNCA FOI UMA DEMOCRACIA!
    E TALVEZ NUNCA VENHA A SER.
    Sinceramente, quem puder e quiser, é melhor fazer as malas e cair fora.
    Quem ficar, será melhor esquecer da vida e curtir uma praia, o churrasco e o futebol.
    A alternativa seria a VIOLÊNCIA. Enfim…

  101. Os aqui ainda arraigados resquícios monárquicos são a causa de que MUITOS ocupantes de cargos públicos se julguem intocáveis. Isso resultou em terem criado para si mesmos deliciosas regalias – como, por exemplo, o tal “foro privilegiado”. Quando essas benesses anômalas são questionadas, as críticas são rotuladas pelos beneficiários como “crimes de lesa majestade”.
    Para PASSAR O BRASIL A LIMPO é indispensável terminar com as regalias injustificáveis.

  102. Há tempos falo sobre esse tema em rodas de conversas com amigos. Infelizmente não merecemos a democracia… Deveríamos viver, ou sobreviver, sob o jugo de ditaduras, sejam militares, socialista, qualquer coisa que não nos dê o direito, e principalmente o dever, de escolher sequer o síndico do prédio em que moramos.
    Estamos a trinta anos fazendo cagada atrás de cagada e sempre naquela de que uma hora acertamos. Ledo engano, como brilhantemente escreveu JR Guzzo, a tendência é piorar… e muito
    !!

  103. Qualquer um que conhecesse Lula de perto só podia estar mal intencionado ou doente ao empurrar essa múmia no colo da gente.
    @o_antagonista Não se pode pedir vista de processo de Habeas Corpus, precisa ser feito numa sessão. Exceto se rasgarem a Constituição novamente

  104. Do jeito que as coisas vão, o roteiro está estabelecido: violência e ruptura.
    Desde a posse da Dilma Anta vejo o Brasil seguindo mais ou menos o mesmo roteiro de 1964.
    Em um país sem justiça e totalmente corrompido, as pessoas vão naturalmente extravasar suas frustrações com violência.
    Depois virá a ruptura da Ordem Constitucional. Aliás, o STF já está fazendo isso.
    Quando mudarem a jurisprudência para suspender a aplicação da sentença após a segunda instância, será o fim.
    As Forças Armadas acabarão sendo obrigadas a tomar conta da bagunça. Ou não, e o Brasil se tornará uma Venezuela.
    MDB, PT, PSDB, ET CATERVA: UM AMONTOADO DE BANDIDOS. Reclamam que a política fica cada vez pior: que pessoa de bem gostaria de conviver com essa corja?
    Não há nenhum futuro para um país assim.

  105. O Pelé já disse isso é mais de 40 anos. O Ultrage à Rigor cantou : inútil , a gente somos inútil. Tudo tem cura , para quem quer cura. A Venezuela não será aqui , aqui é Brasil , onde a antropofagia tem o seu altar. Vamos devorá-los da forma mais cruel , vivos.

  106. Retrato perfeito do Brasil. E vai ficar pior. O STF não acaba de colocar acima da lei o maior de todos os corruptos para que fique livre e continue sua campanha (fora de prazo, sem ser barrado) para chegar, nada mais, nada menos, do que a Presidência da República?

  107. É verdade. Esse sujeitinho tem razão: o povo erra.
    Ao escolher nas urnas entre o Belzebu e o Satanás, o povo erra.

    Quanto à farsa eleitoral de apurações secretas com urnas fraudáveis, esse sujeitinho, esse vigaristinha intelectual, convenientemente nada disse.

    Obviamente, sabemos bem disso, que foi em obediência suprema aos proprietários de suas nádegas molengas de intelectualóide pusilânime e covarde.

    Nesse Brasil funicado e destruído esses malditos covardes abundam.

  108. O pior é p Sistema Político Eleitoral wue permite que qualquer molambo sem. qualificaçso slguma para o cargo se candidate.
    Como escolher alguem que preste se todos são canalhas.
    Culpa do povo é o cacete!

  109. NÃO TEM ESCOLHA. GENERALIZOU. SE VAI PRA DIREITA, SÃO CORRUPTOS; ESQUERDA, A MESMA COUSA; CENTRO, A MESMA COISA. TODOS LADRÕES.
    NÃO TEMOS O QUE FAZER.

    Por que Dr Moro não se candidata? Por que Janaína Paschoal não se candidata? Por que Dr Dallangnol não se candidata?

  110. Concordo com quase tudo que o Guzzo disse. Agora, qual a solução? Monarquia? Ditadura civil? ditadura militar? Mudar para um país civilizado? Para a maioria dos leitores desse site, é barbada: ditadura militar, fuzilamento de políticos, etc., mas, acredito que o Sabino e o Mainardi não acreditam que esta seja a melhor opção. Quem não puder se mudar, ou quiser continuar no Brasil tem que continuar tentando escolher os melhores de dois em dois anos. E tentar irmanar com quem vota nos piores. Se não, só pegando em armas.

  111. Muito boa apresentação.

    Se o povo não tem o devido critério etc etc etc etc.
    Critério tem, mas os políticos tornaram a vida de TODA A NAÇÃO inteiramente IMPOSSÍVEL, não souberam BEM GOVERNAR. Estratégia, COMPRAR o POVO. Mas como comprar? Que não sabe, de fato precisa NASCER DE NOVO, não entendeu a vida.

    Melhor voltar a MONARQUIA.

    Chamemos de VOLTA O IMPERADOR. PARA POR A CASA EM ORDEM. Sem precisar comprar o POVO, pois sobe na MONARQUIA é por MÈRITOS. Os EXEMLOS ESTÃO NA NOSSA HISTORIA. Se entendeu ótimo e se não entendeu, tem que ir para o banco escolar. NAscer de novo. Tá!!!

    CHAMEMOS O IMPERADOR de volta

  112. Aí eu pergunto: Que opções tem o povo? Será que a culpa é toda do povo? Na verdade é o povo mesmo
    quem escolhe ESSES LIXOS?? Não são os PODRES PARTIDOS POLÍTICOS QUE OS IMPÕE ao povo??

  113. Uma vez comentei que o voto deveria ter peso de acordo com o grau de instrução; analfabetos e afins – 1 ponto, primeiro grau completo – 2 pontos e assim seguia até o catedrático. Fui chamado de elitista, segregador e outras besteiras. É aí? Depois deste texto vejo não estar tão errado.

  114. Não entendo esses analistas que em ano de Copa do Mundo tenta dividir o país. Nós somos um povo muito capaz e o hexa virá independente de quem estiver na cadeia e na presidência.

  115. Não é problema do povo, é uma elite politica que só está na política por interesses, fazem de tudo para que nada mude, essa elite legislam em causa própria, para os seus apaniguados e para os que tem poder dee os defenderem de seus mal feitos cometidos.Deveria ser Regime Parlamentarista vom voto distrital e os Estados ter autonomia a exemplo dos EUA e a Catalunha.Da forma vomo está o dinheiro dos impostos ficam centralizados em Brasilia e lá eles fazem os mais absurdos gastos com super salários, inchaço da maquina pública com salarios muiyo acima da média brasileira, emperra as tomadas de decisões para os Edtadis com um monte de burocracia, usam essas verbas para compraem apoios, é uma maquina nojenta e emperrada.

  116. Eu gostaria que alguma entidade elaborasse uma emenda à Constituição que estabelecesse que quando um mandatário sofrer impeachment, todos as suas nomeações sejam anuladas. Todas. Eu batalharia pela aprovação disso, montaria barraquinha e tudo mais ao meu alcance. proponho isso pois acredito que muitos mais serão impichados, nos três níveis da administração.

  117. Aqui impera o ANARQUISMO. Não há direita, esquerda ou centro.
    O STF é responsável pela degringolagem da Economia deste território. Onde não há interesse pela verdade e onde se acoberta bandidos como LULA CONDENADO, não há bons investidores. STF = SUPREMOS TRAIDORES FEDERAIS.

  118. Um cenário desolador a longo prazo! Na verdade, sem prazo! Devemos recordar que o Imperio Romano se danou quando estendeu os direitos de ser cidadão romano a todos das terras conquistadas e sem nenhum amor à pátria, apenas aos direitos desta posição! E para completar, o pão e circo para os sem educação do Império!

  119. O nobre professor esqueceu de mencionar outra anomalia. Mas também são tantas! “Para se ter acesso à convenção partidária e ter seu nome autorizado como candidato, é preciso pagar, e caro! Além disso, o candidato a candidato tem que fazer compromisso velado que, se ganhar, deve destinar “verbas” aos donos dos partidos. Realmente, não há a mínima possibilidade disso tudo dar certo. Por isso se instalou o caos da corrupção no país. Talvez, por todas essas razões, sejamos a nação mais corrupta do planeta.

  120. O Antagonista está perdendo TODAS as causas em que investe agredindo a todos que discordam.
    Lista: Reforma da Previdência, auxilio moradia, prisão do Lula. Quer mais? É só esperar!

  121. Excelente texto. Só faltou pontuar que a(s) eleição(ões) tiveram um forte odor de farsa eleitoral. Por esta mesma urna que agora beiçola teima em não implantar o voto impresso, mesmo sendo uma Lei.
    O que dizer de tudo isso ?
    Para onde correr ?

  122. Bostistaneses adoram dizer que o brasil foi descoberto?

    No íntimo, ao menos a CM, um pouco mais inteligente; sabe a enorme bobagem, tendente a canalhice que é dizer isso, porém repetem sempre.

    Pela nossa formação não existe patriotismo.

    Os imigrantes que chegaram aos EUA no século XIX rápido entenderam que tinha que respeitar a terra, lugar de gente digna, a escoriazinha que veio da europa para cá no mesmo séculos XIX, rápido percebeu que a pocilga era apenas para ganhar dinheiro, saquear e ir embora.

    Falar em descobrimento é fantasiar sobre a história de uma farsa.

    A questão levantada pelo post dá muito pano para manga. Perguntemos aos “imbecis do descobrimento” é o povo brasileiro foi descoberto também, estava formado em 1.500?

    Quando surgiu o povo brasileiro?

  123. .
    O velho papinho de colocar a culpa na população que vota errado na democracia. Os canalhas não dizem que não existe democracia no Brasil, é tudo enganação, urnas eletrônicas fraudáveis, imprensa comunista, gente da pior qualidade nos governando, colocando ministros que estão no bolso, só se vê teatro na tevê para enganar quem assiste, perpetuando sempre os mesmos políticos, e a culpa é do povo?
    .

  124. Nenhuma linha sobre o tipo de candidatos “sacramentados” pelos partidos? O povo vota nos candidatos que os partidos apresentam. Simples assim. Triste assim. Que partido exige pelo menos honestidade, ou menos ainda, a mera alfabetização dos seus postulantes a candidatos? Culpar o povo por votar errado é muito confortável. Chego a pensar que aqueles que culpam o povo por votar errado estão sentados no colo dos bandidos eleitos, ou ajoelhados em frente deles.

  125. Digo isso desde que entrei aqui pela primeira vez. O exercício de qualquer direito exige capacitação, menos para escolher o futuro do pais. Para isso serve até o menor penalmente impune por desconhecer a diferença entre o certo e o errado. Em tempo: essa irresponsabilidade não casual ou acidental. É intencional e jamais mudará. O eleito pela ignorância do eleitor não cometerá o suicídio político de promover educação para o eleitor que lhe garante os sucessivos mandatos. Pão e circo.

  126. Cármen Lúcia: “julgamento foi suspenso por limite físico dos ministros”
    Realidade: “julgamento foi suspenso pelo limite do cheque especial dos ministros, que estava precisando de mais penduricalhos para ser coberto”