O rombo da abstenção

Os eleitores que não votaram nem justificaram a ausência na última eleição devem quase R$ 98,5 milhões à Justiça Eleitoral.

Dos 29 milhões de eleitores multados no pleito passado, apenas 3,6% – cerca de 1 milhão – pagaram a multa de R$ 3,51.

Os números são os mais recentes do TSE e foram levantados a pedido do G1.

No 1º turno de 2016, 22.811.470 eleitores (15,57% do eleitorado) foram multados por não votarem nem justificarem a ausência.

“É o percentual mais alto dos últimos 10 anos, quando analisados os eleitores multados sempre no 1º turno da eleição.”

Imagine em outubro deste ano.

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. João Melo disse:

    Números alarmantes que devem sim aumentar. Todavia, entendo que não deva ser chamado de rombo, visto que este valor não era previsto em qualquer orçamento, por ser multa. Na verdade, quando for efetivamos pago, será lucro, não?

Ler comentários
  1. Custo Brasil disse:

    . Se levar em conta as despesas administrativas / bancárias / burocráticas para atender os eleitores, receber as multas e processar as atualizações, o prejuízo provavelmente é ainda maior. . É mais um "Custo Brasil". .

  2. Marcos disse:

    Se vc nao cometeu crime e é obrigado a ir a um local e fázer algo Vc Nao é livre Fida se a justiça eleitoral

  3. DeNovo disse:

    O valor da multa não paga o custo de cobrar.

  4. Voto não obrigatório já! disse:

    Voto não obrigatório já! Os políticos tiram proveito dos menos esclarecidos, praticando voto de cabresto! Isso é uma ditadura!

  5. Brasil Direito - #CapitãoBolsonaroPresidente disse:

    Brasil-sil-sil!!

  6. Coriolano disse:

    Voto facultativo JÁ ! Obrigar brasileiros energúmenos a votar é como botar uma arma na mão de um chimpanzé. DÁ M.ERDA!

  7. tatu disse:

    São aberrações, o voto obrigatório e a urna eletrônica. Foram concebidos e implantados por gente desmiolados e/ou analfabeto funcionais.

  8. Sou a favor do voto obrigatório disse:

    O voto é um dever de todo cidadão brasileiro, e quem não votar deve se justificar.

  9. Coriolano disse:

    Voto facultativo JÁ! Obrigar brasileiros energúmenos à votar é como botar uma arma na mão de um chimpanzé. Só pode dar M.ERDA!

  10. Viva o Voto Obrigatório disse:

    Numa verdadeira democracia todos devem votar.

  11. The Abyss Watcher disse:

    Se vc for votar, de nada vale. Pois a apuração é uma farsa. Se vc não for, a apuração falsa será executada da mesma maneira. Todavia vc terá de pagar um multa, por não aceitar ser cumplice do crime. Daí é uma questão de matemática. Se vc não comparecer, pagará 3,51 temers de multa. Se comparecer não pagará multa alguma. Mas e o custo de locomoção até a sessão? Reforçando, é uma questão de matemática...

  12. disse:

    E não tem de pagar M nenhuma mesmo ! Se voto fosse direito você não seria obrigado a exercê-lo ! B)$T@ de paiseco de M !

  13. Roberto disse:

    Obrigado a votar nesses F.I.L.H.O.S.D.E.P.U.TA e ainda pagar multa por deixar de eleger um vagabundo? O Brasil é mesmo o FIOFÓ do mundo.

  14. a banca sempre ganha disse:

    A abstenção também é um bom negócio para o Estado.

  15. Impávido Colosso disse:

    Sempre tem anistia, eles precisam dos otários votando para garantir a farsa eleitoral.

  16. ivan-silverado disse:

    Como é que fica a "quase nula" credibilidade das pesquisas eleitorais com mais essa informação? Será que os pesquisadores verificam se o pesquisado vai poder votar nesta eleição? duvido! Somando os votos nulos e brancos, mais esses 23 milhões, mais os idosos e menores entre 16 e 18 anos que não são obrigados a votar, a eleição de 2018 poderá ficar com menos de 50% dos votos válidos.

  17. Brasileiro Trouxa disse:

    Isso não é rombo! Trata-se apenas de uma das pouquíssimas demonstrações de desobediência civil do brasileiro contra um Estado incrivelmente autoritário como o nosso. É preciso mais!

  18. JB disse:

    Vejam só como o apetite do Estado brasileiro é insaciável. Agora inventaram que o povo, que tem um nojo mais que justificável dos políticos, ESTARIA DEVENDO!!! a esse monstro. É o fim da picada! Votar é um DIREITO! Se é um direito, então DEVER NÃO É. Assim sendo, o voto NÃO PODE ser obrigatório!!! ACABEM logo com essa nojeira, essa monstruosidade que é o VOTO OBRIGATÓRIO.

  19. André disse:

    Bem provável que irei engordar essa taxa...

  20. Mr.PM disse:

    Esse "rombo" parte de uma premissa interessante: o Estado obriga as pessoas a votarem e ainda detém o direito de cobrar multa das que não votaram. Mais um exemplo de excesso de democracia desse país-piada.

  21. Denis de Paula disse:

    Voto obrigatório = ESTADO AUTORITÁRIO E CORRUPTO!

  22. Carlos disse:

    Em outubro desse ano farei questão de não ser novamente multado. #Bolsonaro2018

  23. fraude eleitoral disse:

    O brasileiro não quer mais ser obrigado a votar - o resultado não justifica. Estamos sendo roubados. Essa urnas são fraudulentas.

  24. bertho disse:

    Passou da hora para que o voto seja facultativo. Em muitos lugares do mundo, é. Um entulho do autoritarismo que ninguém parece disposto a mexer.

  25. Pelo que compreendi disse:

    De acordo com Carmosa lúcifer o voto deve ser obrigatório pq o brasileiro ainda não tem maturidade suficiente para perceber o quão importante é uma eleição. Este ser imaturo que é o eleitor BR será obrigado a eleger seu representante. Carminhazinha é um gênio.

  26. roberto disse:

    votar pra que? Nos candidatos que o sistema nos oferece? Escolher entre o sujo e o mau lavado numa urna que provavelmente faz a escolha pra vc? Prefiro pagar a multa.

  27. vingador disse:

    NÃO VOTEM. SAIMA VIAJAR. VÃO PARA A PRAIA. VAI TOMAR UMA CERVEJA. DEIXEM ESSE FDP SEM SEREM ELEITOS.

  28. M. Luiza. disse:

    Quero meu voto impresso.. se não vou fazer o mesmo e me abster de votar nessas urnas eletrônicas suspeitas...

  29. R.I.P. disse:

    Se a lei e a justiça não é igual para todos, pq eles (devedores) e todos nós devemos obedece-la? Porque devemos continuar a pagar impostos, sendo q não temos contrapartida? Pq devemos pagar por uma prestação de de-serviço, como ja esta demonstrado q o setor de serviços é uma b#***@?

  30. QUEBRANDO URNA disse:

    Na próxima eleição esse Rombo vai aumentar ! Porque VOTO que não pode ser contado é ROUBADO ! Urna que não permite auditar o voto é uma FRAUDE ! O Povo brasileiro já entendeu que desde que FHC implantou a Urna Eletrônica que não pode ter o voto auditado, as Eleições são Fraudadas ! O Poder foi Negociado e p PT nunca investigou os Mal Feitos dos Governos FHC porque a transferência do Poder na Urna da Fraude foi um ACORDÃO entre SOSSEGO PÓS GOVERNO em troca do Sistema de Poder para o Foro de São Paulo com Urnas da Fé Cega ! NA PROXIMA ELEIÇÃO URNA QUE NÃO TIVER IMPRESSÃO SERÁ ESPATIFADA NO CHÃO, SERÁ QUEBRADA ! Para colher o voto dos Eleitores a CONTINGENCIA COM CÉDULAS IMPRESSAS que pode ser Recontadas, Auditadas e garantir a lisura do Pleito, terão de ser usada pelos mesários!

  31. Jorge Ferreira disse:

    O voto não deveria ser obrigatório.