O rombo da abstenção

Os eleitores que não votaram nem justificaram a ausência na última eleição devem quase R$ 98,5 milhões à Justiça Eleitoral.

Dos 29 milhões de eleitores multados no pleito passado, apenas 3,6% – cerca de 1 milhão – pagaram a multa de R$ 3,51.

Os números são os mais recentes do TSE e foram levantados a pedido do G1.

No 1º turno de 2016, 22.811.470 eleitores (15,57% do eleitorado) foram multados por não votarem nem justificarem a ausência.

“É o percentual mais alto dos últimos 10 anos, quando analisados os eleitores multados sempre no 1º turno da eleição.”

Imagine em outubro deste ano.

Temas relacionados:

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Números alarmantes que devem sim aumentar. Todavia, entendo que não deva ser chamado de rombo, visto que este valor não era previsto em qualquer orçamento, por ser multa. Na verdade, quando for efetivamos pago, será lucro, não?

Ler mais 34 comentários
  1. Números alarmantes que devem sim aumentar. Todavia, entendo que não deva ser chamado de rombo, visto que este valor não era previsto em qualquer orçamento, por ser multa. Na verdade, quando for efetivamos pago, será lucro, não?

  2. Como é que fica a “quase nula” credibilidade das pesquisas eleitorais com mais essa informação? Será que os pesquisadores verificam se o pesquisado vai poder votar nesta eleição? duvido! Somando os votos nulos e brancos, mais esses 23 milhões, mais os idosos e menores entre 16 e 18 anos que não são obrigados a votar, a eleição de 2018 poderá ficar com menos de 50% dos votos válidos.

  3. Vejam só como o apetite do Estado brasileiro é insaciável.
    Agora inventaram que o povo, que tem um nojo mais que justificável dos políticos, ESTARIA DEVENDO!!! a esse monstro.
    É o fim da picada!
    Votar é um DIREITO!
    Se é um direito, então DEVER NÃO É.
    Assim sendo, o voto NÃO PODE ser obrigatório!!!
    ACABEM logo com essa nojeira, essa monstruosidade que é o VOTO OBRIGATÓRIO.

  4. Esse “rombo” parte de uma premissa interessante: o Estado obriga as pessoas a votarem e ainda detém o direito de cobrar multa das que não votaram. Mais um exemplo de excesso de democracia desse país-piada.

  5. Isso não é rombo! Trata-se apenas de uma das pouquíssimas demonstrações de desobediência civil do brasileiro contra um Estado incrivelmente autoritário como o nosso. É preciso mais!

  6. Se a lei e a justiça não é igual para todos, pq eles (devedores) e todos nós devemos obedece-la? Porque devemos continuar a pagar impostos, sendo q não temos contrapartida? Pq devemos pagar por uma prestação de de-serviço, como ja esta demonstrado q o setor de serviços é uma b#***@?

  7. Na próxima eleição esse Rombo vai aumentar !
    Porque VOTO que não pode ser contado é ROUBADO !
    Urna que não permite auditar o voto é uma FRAUDE !
    O Povo brasileiro já entendeu que desde que FHC implantou a Urna Eletrônica que não pode ter o voto auditado, as Eleições são Fraudadas ! O Poder foi Negociado e p PT nunca investigou os Mal Feitos dos Governos FHC porque a transferência do Poder na Urna da Fraude foi um ACORDÃO entre SOSSEGO PÓS GOVERNO em troca do Sistema de Poder para o Foro de São Paulo com Urnas da Fé Cega !
    NA PROXIMA ELEIÇÃO URNA QUE NÃO TIVER IMPRESSÃO SERÁ ESPATIFADA NO CHÃO, SERÁ QUEBRADA !
    Para colher o voto dos Eleitores a CONTINGENCIA COM CÉDULAS IMPRESSAS que pode ser Recontadas, Auditadas e garantir a lisura do Pleito, terão de ser usada pelos mesários!

  8. De acordo com Carmosa lúcifer o voto deve ser obrigatório pq o brasileiro ainda não tem maturidade suficiente para perceber o quão importante é uma eleição. Este ser imaturo que é o eleitor BR será obrigado a eleger seu representante. Carminhazinha é um gênio.

  9. .
    Se levar em conta as despesas administrativas / bancárias / burocráticas para atender os eleitores, receber as multas e processar as atualizações, o prejuízo provavelmente é ainda maior.
    .
    É mais um “Custo Brasil”.
    .

  10. Se vc for votar, de nada vale. Pois a apuração é uma farsa.
    Se vc não for, a apuração falsa será executada da mesma maneira. Todavia vc terá de pagar um multa, por não aceitar ser cumplice do crime.

    Daí é uma questão de matemática. Se vc não comparecer, pagará 3,51 temers de multa. Se comparecer não pagará multa alguma. Mas e o custo de locomoção até a sessão? Reforçando, é uma questão de matemática…