O preço da legislação em propina

Um levantamento do Estadão com base em delações premiadas já homologadas mostra que 29 medidas provisórias aprovadas nos governos Lula e Dilma Rousseff estão sob suspeita de terem sido elaboradas, ou alteradas na conversão para lei, por pressão de empresas mediante o pagamento de aproximadamente 625,1 milhões de reais em propina.

A maioria dessas MPs concedeu incentivos a setores da economia a partir de isenções tributárias temporárias.

Na média, calcula O Antagonista, cada uma saiu a cerca de 21,5 milhões de reais.

 

19 comentários

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

1200

  1. Reinaldo Azevedo, genio da raça, costuma criticar o argumento de que é a corrupção a principal responsável por toda a desgraça em que se encontra o Brasil alegando: ” A incompetência mata mais do que a corrupção pois gera prejuízo maior”.
    Vou desarmar o argumento de maneira simplória e pedestre, porém não menos verdadeira.
    Todo corrupto antes de ser corrupto é incompetente, pois quem é competente obtem o mesmo lucro sem precisar roubar. A pessoa é tão boa que faz mais com menos. Se Joesley fosse competente não precisaria pagar propina pra chegar aonde queria e obteria o mesmo resultado sendo honesto

  2. Pediram ao Lula qual é a causa de ele se vangloriar tanto assim ao dizer que tirou milhões de pessoas da pobreza, sabendo que tudo não passa de uma mentira deslavada, para que ele explicasse com mais detalhes o controverso assunto. Como resposta veio:
    – Tirem o exemplo a começar por mim!

  3. A tudo isso disseram estar atrelado ao maior (des) governo da história desse país. Façam a ideia se ele fosse “desonesto”. Como eles acabaram com a pobreza…, deles…

  4. A edição de medidas provisórias e a contratação de empresas para tocar as maiores obras do país deve ser negociada por ministros de estado, presidentes de partidos e pela cúpula do executivo, pois somente desta forma os “empresários” tem maior garantia de que o favorecimento vai se concretizar. É por essa razão que o congresso vive a reboque do executivo as medidas provisórias negociadas tem prioridade. Paralelamente editam alguma MP como a da previdência para desviar o foco da sociedade enquanto é formado um fundo que é dividido entre os partidos que escolhe os parlamentares que serão financiados para dar sustentação ao tal governo. Como esta fonte está sendo desbaratada pela Lava Jato buscaram no fundo eleitoral a forma de contornar o problema. Sobra algum espaço para o congresso elaborar alguma legislação que vem sendo ocupado apenas para salvar a pele daqueles que são os operadores de todo o esquema e para confrontar o STF com ameaças de impichar os ministros. Será que entre eles existem patriotas e defensores da verdadeira democracia, que presam pela sua biografia, pelo juramento de defender a constituição promulgada em nome de Deus.

  5. https://goo.gl/jnUH8o

    A origem da pior crise econômica, social e moral da história do País está na leniência do $TF e na corrupção sistêmica.
    A corrupção no Brasil se sustenta em 4 pilares: BNDES, Fundos de Pensão, FI-FGTS e Receita Federal/Carf/MPs da renúncia fiscal.
    Tremito, chefão do quadrilhão do PMDB, ajudou essa dupla do PT na aprovação das MPs da Renúncia Fiscal e MEDIDAS POPULISTAS que quebraram a PREVIDÊNCIA e o País.
    Essa turma de quadrilheiros que está no governo não tem CREDIBILIDADE e LEGITIMIDADE para tocar as reformas.

  6. E tem gente que diz que vivemos em uma democracia e ainda aplaude isso. É uma ditadura velada, comandada pelos interesses mais espúrios. Só mesmo uma ruptura para acabar com essa farra. FFAA neles!

  7. Sem contar os prejuízos incomensuráveis das VIDAS HUMANAS que se perderam por deficiência na segurança, saúde e amparo social.
    Roubar dinheiro publico deveria ser crime hediondo.

  8. Não podemos esquecer que, sem querer inocentar dilma – longe disso, lula governou o Brasil por quase 4 mandatos.
    dilma apenas instrumentalizava os pedidos do chefe.
    Agora, R$ 625 milhões de propina em 15 anos, vindos somente de medidas provisorias, para “auxiliar” empresas, é um verdadeiro escândalo.

    1. Vai pegar sua mortadela com Temer, Aecio ou Elsinho, MAV!
      Aproveita logo enquanto a PF não dá o desfecho que todo brasileiro espera.
      E cuidado também para não ir engaiolado junto
      kkkkkkkkkkkkk

  9. Esse é o resultado dos que propõem a manutenção da chamada doação empresarial para campanhas eleitorais. Com o Fundo Público, boa parte de promiscuidade tende a acabar. Vejam que todas as medidas provisórias propostas pelo executivo obtiveram aval por aprovação do Congresso, provando o efeito cascata do financiamento privado sobre o Executivo e o Legislativo.

    1. Ah, Leandro Karnal, mais uma vez você aqui defendendo o Estado, relativizando, “oportunizando”, com suas falas bonitas e politicamente corretas, desprovidas de lógica, permeadas de medo e terror. Meu caro, essa retórica é do século XX, a galera já sacou, não funciona, você ficou velho, ficou pra trás. Eu vou descobrir quem está te pagando para vir aqui nesse blog fazer seu ativismo de esquerda comunista. Pode esperar. Já te identifiquei, tenho até o seu IP eheheh.