O prejuízo da Petrobras

Segundo o Datafolha, 68% dos eleitores querem que a gasolina e o gás sejam subsidiados, “mesmo que a Petrobras tenha prejuízo”.

É preciso vender a estatal para proteger os brasileiros dos brasileiros.

Temas relacionados:

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler mais 83 comentários
  1. A Petrobras entrega a gasolina a 2 reais com bom lucro. Quem leva a gasolina a 5 reais é o governo. Para quê?
    Para você estudar de graça e ainda ganhar merenda , transporte e livros de graça.
    Para quê?
    Para você ser operado do coração e nao pagar nada por isso.
    Para Quê?
    Para você se aposentar com 40 anos contando com tempo do Senai e insalubridade.
    Para que?
    Para voce colocar seu filho na creche e ir pra casa ver televisão.
    O estado brasileiro é uma mãezona.
    O povo brasileiro é idiota e pensa que é possivel baixar impostos e aumentar serviços.

  2. É na hora de comprar a gasolina que o brasileiro descobre que o petróleo não é nosso.
    Mas o melhor a ser feito é privatizar a empresa e abrir o mercado.
    O consumidor vai sair ganhando.

  3. Por vezes voces nao entendem o que está por traz desta afirmação.
    Quando a sociedade ve que nao existe retorno em relação aos impostos que são pagos sobre o combustivel, é mais do que natural que as pessoas protejam seus bolsos. A sociedade ja é tungada e roubada de forma contumaz. O modelo existente aqui é pessimo e voces dao pouco destaque a isto. O refino é estatal ,ou seja, temos um enorme, gigantesco monopolio.

  4. Somos um país de no qual 7 em cada 10 não conseguem ter a mínima compreensão da economia ou da realidade.

    São décadas de destruição da educação, do nível básico ao superior. Só poderia dar nisso.

    Que ninguém se surpreenda se der Bolsonaro x Ciro no segundo turno.

  5. Melhor vender essa Petrossauro logo, pois em mais 30 anos o petróleo perderá valor no mundo e aí não dará mais para assaltá-la ou usá-la para pagar as contas do nosso butim….

  6. O Brasil está como uma casa velha e muitíssimo mal cuidada que vem sendo alugada nos últimos trocentos anos. Os inquilinos querem é ficar enquanto der e “o dono que lixe”. Hoje, a casa está em tal petição de miséria que a cada tentativa de conserto, estoura algo em outro ponto. Vai trocar uma torneira e o cano não dá mais aperto. Troca uma tomada e os fios arrebentam. Há vazamentos de água por todo lado, e as contas ficam astronômicas. Os encanamentos de esgoto estão entupidos e o “número dois” volta. Não tem disjuntores mas fusíveis (aqueles “do vô”, hoje proibidos). Vai ligar um micro ondas e a força cai. No banheiro não dá para por chuveiro, mas pingotelho (chuveiro que pinga – ops é este que o Messias gosta: chuveiro que pinga). Não tem mais conserto. Só demolindo e fazendo outro!!!

  7. As pessoas falam como se uma coisa não implicasse em outra; reduzir a carga tributária para subsidiar a gasolina é diminuir a arrecadação e aumentar o rombo, sendo que esse é o principal problema do Brasil atualmente.

  8. Nos preços dos produtos, já estão embutidos os custos com frete.
    É justo!
    Mas é um acinte querer que eu (que não tenho carro) pague pela
    gasolina de quem tem carro, seja para passeio, trabalho ou o que for.
    Se é para ser assim, que implantem logo o tal do comunismo, regime
    pelo qual teremos que compartilhar absolutamente tudo.
    Se 68% pensam assim, nada mais justo que repartir suas propriedades,
    bens (inclusive seus carros) e rendimentos com o restante da população
    brasileira.
    A verdade é que a situação chegou ao limite do insustentável.
    Tem que privatizar esse monstrengo que nos custa os olhos da cara!
    Tem que liberar a concorrência.
    Mas não adianta fazer de conta que privatizou, com uma série
    de cláusulas que impedem o livre exercício de uma empresa privada.

  9. Borges. disse: 11 de junho de 2018 às 10:47 (Sobre as pesquisas).

    Borges, de forma sarcástica fiz o mesmo comentário seu. Esta “pesquisa” não tem nada com nada. Pergunta-se a quem não tem a mínima informação do que são “empresas públicas” e “subsídios”. É como perguntar: “quer pagar menos? Lógico que sim”. Aliás, se é para fazer bondade, deem subsídios na comida.

  10. Tem alguma errada na afirmação.
    Não é para menos: Com essas perguntas idiotizantes do data falha, só pode dar nisso.
    As raizes do grave problema dos preços dos combustíveis são três:
    Monopólio Estatal
    Oligopólio Privado.
    Excesso de impostos; principalmente ICMS, dos governadores, que por incrível que pareça POUCO SE FALA. Pelo que sabemos, alguns estados irão reduzir o ICMS sobre o Diesel.
    Agora, que 68% dos brasileiros queiram subsídios para ps combustíveis de forma geral, É UMA BAITA MENTIRA…FAKE NEWS.
    O estado e os estados ESTÃO QUEBRADOS.

  11. Esta conclusão de que os eleitores estão pouco se lixando para o risco de falência da Petrobrás, deveria ser traduzida como sendo um DESEJO INCONSCIENTE DE QUE A EMPRESA SEJA PRIVATIZADA porque não faz nenhuma falta ao povo e só causa prejuízos ao cidadão. Então, deveria haver uma campanha de conscientização de que “O PETRÓLEO É DELES. SÓ A CONTA É NOSSA”

  12. A divulgação dessas pesquisas desinforma o cidadão, pois se colocam duas alternativas, ele passa a achar que é viável o subsídio sem consequências funestas, ainda mais depois de um governo “pernicioso”! como o de Dilma.

    1. Borges, de forma sarcástica fiz o mesmo comentário seu. Esta “pesquisa” não tem nada com nada. Pergunta-se a quem não tem a mínima informação do que são “empresas públicas” e “subsídios”. É como perguntar: “quer pagar menos? Lógico que sim”. Aliás, se é para fazer bondade, deem subsídios na comida.

  13. Necessário privatizá-la porque senão logo mais adiante teremos que pagar pelos prejuízos da petroleira.
    “O petróleo é nosso”. mas a empresa é para dar lucro e não para subsidiar o preço dos seus produtos

  14. A Petrobras não precisa ter prejuízo nem ser privatizada.
    Basta efetuar o subsídio reduzindo a brutal carga tributária federal e estadual e a parte vil das distribuidoras.
    Mas para fazer isto tem que ter peito e legitimidade. Só com um congresso NOVO.

  15. Acho que os acionistas da Petrobras deveriam entrar com uma ação contra Dilma pelos prejuizos que sofreram; se pretendem subsidiar a gasolina para os bacanas passearem, a empresa não pode ser de capital aberto. Petrobras não é SUS ou SUC (Sistema Único de Combustível)

  16. Fica claro que para o Brasileiro vale a Lei do Gerson. Outra constatação lógica, se as empresas como Eletrobras, Petrobras, Cia de Água e Esgoto etc… são públicas, porque o cidadão paga a conta superfaturada, com um monte de imposto embutido, paga os investimentos futuras da´s empresas, paga os salários dos servidores, paga quando a empresa tem déficit, paga o pato e somente o governo se capitaliza com os lucros !? Para que empresa pública olhando por essa ótica !? É melhor privatizar tudo, vamos ser roubados de qualquer maneira, pelo menos na iniciativa privada a livre concorrência pode combater os cartéis e os corruptos de terno e gravata indicados por politicos para assaltarem o erário !!!

  17. A Petrobrás só é 49% estatal. O restante pertence a milhares de pessoas do Brasil e do mundo que confiaram suas economias a esta empresa. O brasileiro médio, que não consegue interpretar corretamente um texto escrito em português, tem dificuldade para entender isso.

  18. A filosofia da coisa é simples : se é pra ter lucro, então que privatizem e deixem o mercado reger os preços. Ele vai cair naturalmente pela concorrência. Agora, se é pra manter como estatal , então que seja usada para o povo. Dane-se o lucro. O problema é que eles querem ela estatal, para dar lucro, para coletar o lucro para benefício próprio

  19. Sim. A pergunta é estúpida porque a Petrobras pertence a investidores e nao somente aos ” brasileiros”.
    É o mesmo que perguntar se o Banco do Brasil deveria emprestar dinheiro sem juros ou perguntar se voce gostaria que seu vizinho pagasse suas contas.

  20. O Olavo de Carvalho tem razão quando diz que o brasileiro é o povo mais estúpido que existe. O brasileiro se orgulha da própria ignorância como já demonstrou um certo presidente da república, que no momento se encontra encarcerado. Em plena era digital, com informações, estudos e estatísticas disponíveis para quem tiver interesse em consultar, nós brasileiros ainda acreditamos que estatais podem subsidiar a vontade preços que essa conta não vai para ninguém. Eita povinho estúpido.

  21. Acho que uma empresa estatal não existe para auferir lucro. Elas nascem para servir ao povo e esse é o único objetivo. No Brasil acredito que tudo que fosse fornecido pela Petrobrás deveria ser a preços módicos, talvez até simbólicos. Lá fora ela poderia cobrar quanto quisesse.
    Se o petróleo é nosso, pq ele não nos serve?
    Se for para empresa estatal ter lucro, então abre o mercado e deixa ela viver na concorrência. Ou melhor, privatiza mesmo.
    PS: Veja que eu digo que ela não deve ter lucro, mas também não estou dizendo que deve gerar prejuízo.

  22. O problema do Brasil não é só escola. É a preguiça.
    Preguiça de estudar um pouco de economia para entender que, de uma forma ou de outra, a população sempre paga a conta pelos subsídios dados pelo governo, seja na Petrobras, no Bolsa Família ou no Ciência sem Fronteiras, ONGs, etc.

  23. Ja q temos q sustentar esse monstro corrupto e ineficiente,com seus 100.000 marajas,entao deem alguma coisa em troca,q seja o combustivel subsidiado.Tirem o dinheiro de outras estatais inuteis ou cortem as mordomias do judiciario.

  24. A Dilma já cometeu esse mesmo erro recentemente, lembram-se?
    Vejam o estrago que ela provocou – a PETROBRAS (e o país junto) quase foi à falência por subsidiar preços de energia e combustíveis.
    Brasileiro tem memória curta, mesmo!

  25. Imagine: Um povo que apoiou uma greve de um grupo que só lutava pelos próprios interesses, mesmo sabendo que ele mesmo (o povo) seria o maior prejudicado.
    Chamo isso de BURRICE ou do quê?

  26. Para o povo analfabeto funcional tudo deve ser grátis, acreditam que o Governo tem uma maquinha ou um burrico que kga dinheiro.Porém acredito que o combustível pode ser mais barato no Brasil produtor, não deve e nem pode ter o mesmo preço de países não produtores.

  27. Alias, só um comentário: os impostos sobre os combustíveis não são muito diferentes dos que são aplicados sobre TODOS os demais produtos que consumimos… a única diferença é o CIDE.

  28. DATAFOLHA MENTE.

    MENTE PARA PROMOVER LULA (E O GOLPE NAS URNAS)
    MENTE PARA DENEGRIR JAIR MESSIAS BOLSONARO
    MENTE PARA JUSTIFICAR MAIS CONTROLE DO ESTADO

    DATAFOLHA FAZ PARTE DA ORCRIM, E O ANTAGONISTA CAI FEITO UM ADOLESCENTE IMATURO NAS COISAS QUE ELE “INDICA”.

  29. Democracia representativa funciona porque o povo escolhe seus guias, pessoas preparadas para tomar as decisões. Quando as decisões são tomadas diretamente pelo povo deixa de ser algo bom e passa a ser um sistema que promove as decisões mais mediocres e apenas de consenso. É por isso que a tal da democracia direta/eletrônica é uma bobagem sem tamanho. Imagine a maioria do povo brasileiro, semi-analfabeta, decidindo sobre questões das quais mal compreende? Esta é a nova distopia… parece que esqueceram que a democracia só funcionou na versão americana, ou seja, representativa. A versão ideal grega não durou cem anos sequer, e só em uma única cidade, que calhava ser o porto mais rico da região. Mas enfim, vamos tomando as decisões da vontade da maioria para ver onde vai dar. Eu sei onde…

    1. Pode votar mas não pode decidir?
      Mas e os Bolsonaros e Tiriricas?
      Eles são “preparados”?
      Velho, você descreveu uma Aristocracia e não uma Democracia.
      De toda forma não há uma única visão sobre o Mundo.
      A Noruega possui uma Estatal Petrolífera e os EUA várias empresas privadas.
      Na Noruega, autosuficiente, 1,88 dólares por litro de gasolina. Nos EUA, importadores, 0,50 dólares por litro.
      Trata-se de uma opção de tipo de matriz energética, de escolha dos sistemas de transporte prioritários, sistema tributário, etc.
      As pessoas falam em concorrência.
      Petróleo não é bolacha, que você tem 50 produtores em cada Estado da Federação.
      Petróleo é, no mínimo, um Oligopólio.
      Tiram a Petrobrás e colocam 6 ou 7 empresas privadas que precisam vender combustível ao preço do mercado internacional.
      Nada muda.

  30. Nossa população se contaminou com o DNA bandido trazido de além mar desde Pedro Álvares Cabral, acostumou-se -gostando, diga-se de passagem- aos maus exemplos, às espertezas, ao querer ganhar no grito, a levar vantagem em tudo e agora serão pelo menos outros 500 anos para desconstruir tudo isso. Isso se começássemos hoje….

  31. É o mesmo que perguntar ao filho aborrecente e rebelde se os pais devem aumentar sua mesada, mesmo que estejam no vermelho. Como consta abaixo: É preciso proteger os brasileiros deles mesmos.

    1. Perfeito, Lucro de 7 bilhões em três meses?Nem os maiores bancos do Brasil, 2 bilhões de lucro seria razoável, outros 5 bilhões seia diluido nos preços dos produtos que mais impactam na economia do país.

  32. “É preciso vender a estatal para proteger os brasileiros dos brasileiros.” A melhor frase. Mostra porque não estamos nessa situação à toa. É necessário incluir uma matéria na escola a partir do berçário intitulada “Não existe almoço grátis!”.

  33. Alguém precisa urgentemente ensinar aos brasileiros que prejuízo da Petrobrás é prejuízo de todos, inclusive dos que não usam combustíveis. Precisa ensinar também que quando o governo dá algum benefício a alguém, são os outros brasileiros que estão pagando essa conta. Governo não gera dinheiro. Quanto tempo vai levar até o brasileiro entender isso?

  34. O petroleo q esta no sub solo é dos brasileiros , a Petrobras NAO , que pertence aos seus ACIONISTAS. Se os bradileiros querem cimbustiveis barato , fora dos preços de mercado, ,terão q desembolsarna grana para fechar o capital da Petrobras e fazer como faz o Maduro na Venezuela. Outra alternativa é acabar com o monopolio do refino e deixar o mercado atuar, como acontece no mundo inteiro. Na exploracao e dustribuicao Petrobras ja tem.concorrentes ha muito tempo. Escolham qual destas 2 alternativas é melhor para a nossa sociedade. Nao há outro caminho

    1. Exatamente ! Inclusive, por que devido ao fato da Petrobrás poder contar com o dinheiro do povo, nenhum concorrente se atreve a enfrentá-la. E com isso, permanece o monopólio, apesar da Lei do Petróleo de 1997.

  35. O que a Folha escreve não é verdade absoluta. Nos consumidores Brasileiros (mesmo que não de combustíveis) pagamos caro por conta disso. Acredito que o que de fato queremos é uma administração decente em um monopólio com 63 mil funcionários, remunerados e com benefícios muito acima do mercado e um cabide de empregos para políticos e afilhados. Queremos uma distribuição onde a monopolista Petrobras não tenha 45% do mercado de combustíveis com outros quase 6 mil da mesma forma. A paralisação dos caminhoneiros, que conforme a Folha foi aprovada por 87% dos brasileiros era mais uma forma de protesto do que de apoio, principalmente quando acordou que por trás dos caminhoneiros estavam Transportadores, Sindicatos (pelo menos 15) e políticos. Não precisa subsidiar é só fazer uma gestão competente

  36. Quando a Petrobrás tem lucro, ele é dividido entre seus acionistas e seus funcionários. Quando dá prejuízo, ele é dividido com toda a população. Simples assim! Antes de responder se é ou não favorável à privatização, responda à seguinte pergunta: já ganhou algum dinheiro quando a Petrobrás tem lucro?

  37. Se não querem privatizar,pelo menos podiam abrir mercado e acabar com o monopólio da Petrobrás,com concorrência estrangeira,o consumidor seria beneficiado pela livre concorrência e por preços mais justos.

  38. Basta diminuir os impostos incidentes nos combustíveis e gás de cozinha que o preço abaixa sem precisar subsidiar ninguém. Agora que a Petrobras precisa sim ser privatizada isto é verdade sim.

  39. É preciso incluir na grade curricular do ensino médio noções de economia. A ignorância econômica do brasileiro faz com que fiquemos presos ao terceiro mundo!!!

  40. A margem de lucro da Petrobrás com Óleo Diesel é de 150% , o que é uma senhora margem, talvez o lucro só perde para o dos bancos.
    Então não há de se falar em subsídio, mas sim privatizar e abrir o mercado para a concorrência. Vamos ver aonde acaba esse elefante que é a Petrobrás.

  41. Antes da greve dos caminhoneiros, a Petrobras vendia o litro de óleo diesel por R$ 2,33, tendo um lucro de 150%. Após o final da greve, a Petrobras passou a vender o litro de diesel a R$ 2,10, ainda com um gigantesco lucro de 126%. O custo de produção é de apenas R$ 0,93. As refinarias da petroleira produzem menos que 65% de sua capacidade nominal. Os Estados brasileiros cobram alíquotas diferentes de ICMS, o que dificulta a uniformidade de preços dos combustíveis. Atualmente, vários agentes privados importam o petróleo, pois os custos são bem menores que os brasileiros. Portanto, é um absurdo a prática da política de preços abusivos, praticados pelo governo e pela Petrobras.