O presente de Janaina Paschoal

No aniversário do impeachment, O Antagonista ganhou de presente um depoimento exclusivo de Janaina Paschoal.

Obrigado, Janaina.

 

Um ano distante da Venezuela

 

Há um ano, foi aprovado o afastamento da presidente Dilma Rousseff, mediante um processo constitucional, legal e transparente de impeachment. Em virtude da intervenção do Supremo Tribunal Federal, além das garantias previstas em lei, outras tantas foram asseguradas. Imperioso lembrar que a ex-Presidente foi muito beneficiada pelo então Presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, que limitou denúncia bastante completa às pedaladas e decretos referentes a 2015. Confortavelmente, os crimes perpetrados em 2014 (com o fim de garantir a reeleição) foram excluídos do processo; também foram convenientemente extirpados todos os ilícitos relacionados ao BNDES.

Em todas as oportunidades que tive para me manifestar, no Congresso Nacional, fiz questão de frisar que nossa denúncia versava também sobre Petrolão e BNDES, cobrindo os anos de 2013, 2014 e 2015. Talvez, naquele momento, o país não estivesse preparado para compreender a gravidade do que eu estava falando. Hoje, com as sucessivas informações referentes às fraudes no BNDES, creio que esteja mais claro.

Ao descortinar a amplitude dos crimes perpetrados, meu objetivo não era apenas fundamentar o afastamento da ex-presidente; nunca busquei um impeachment asséptico. Meu intuito sempre foi dar início ao processo de depuração que está em curso, para que caísse quem tivesse que cair, independentemente do partido político e do Poder da República que integre.

Se eu estivesse mancomunada com qualquer força política, não teria falado em Petrobrás e em BNDES, teria ficado restrita às pedaladas fiscais, cuja gravidade já justificaria o impedimento. A esse respeito, aliás, vale destacar que as pedaladas constituem falsidade ideológica de toda a contabilidade pública.

Sei que após o afastamento, vieram à tona notícias entristecedoras. As provas de crimes envolvendo líderes da oposição e o próprio Presidente que assumiu o poder desanimam, é verdade; porém, indicam que esse processo de depuração nunca teve destinatário único. Além disso, por mais que assuste, não se limpa a sujeira que não se vê!

O maior abalo que o processo de depuração sofreu não veio do mundo político; mas do Tribunal Superior Eleitoral. A Corte, apesar de ter reconhecido os graves crimes eleitorais cometidos pela Chapa Dilma-Temer, deixou de cassá-la, sob o argumento inaceitável de que a ação visava apenas um levantamento, como se os Tribunais pudessem funcionar como Universidades, tornando-se palco de pesquisa de campo. Um acinte!

Quando me dizem que faz um ano do afastamento da Presidente, confesso que fico admirada. Sinto como se já tivesse passado mais de década. Gostaria que esse ano tivesse sido diferente, não nego. Houve notícias bem ruins. Mas descobrir que a mãe espanca a criança não justifica devolver sua guarda ao pai estuprador. O Brasil chegou onde chegou por ter como mantra o “É assim mesmo”!

Querem saber se comemoro este ano? Claro que não, um bom brasileiro não festeja a necessidade de afastar um Presidente.

Querem saber se me arrependo? Jamais.

A verdade é que respiro aliviada. Além de não ter me omitido diante dos crimes que eram praticados com absoluta normalidade, conforta saber que o grupo que tinha o plano maligno de transformar meu país no que hoje é a Venezuela foi, ao menos por ora, afastado.

Se temo a volta do PT? Claro! Qualquer pessoa que ama a Democracia deve temer.

Vou me conformar com pouco, com uma falsa estabilidade, em nome desse medo? Não! Somos grandes demais para nos apequenarmos!

Escrevi e reitero que alguém que dedica a vida ao Direito Penal só aguenta se acreditar na capacidade de renovação do ser humano. Por mais que a realidade indique o contrário, cumpre tentar despertar em todos os homens e mulheres do Brasil o sentimento de que este país é nosso e não pode seguir sendo saqueado, não importa a causa do saque, nem quem sejam os saqueadores.

As pessoas me perguntam por qual razão eu me “meti” nisso. Não gosto do papel de acusadora. Pode ser estranho, mas eu me considero Advogada do Brasil; peço aos outros Advogados, por formação, ou de alma, que me ajudem nesta causa. O processo de depuração está só começando. É doloroso, mas necessário! 

Janaina Conceição Paschoal, 43 anos, advogada e Professora Livre Docente de Direito Penal na USP.

89 comentários

  1. Parabéns Janaina e Cia! O melhor é ver que ainda tem gente pensante nas universidades. Na Unicamp, ao contrário, o radicalismo cegou boa parte dos que deveriam pensar. Uma pena…

  2. OBRIGADA JANAINA, PELA CLAREZA, CORAGEM, SENSATEZ! POR NOS TER DEVOLVIDO A ESPERANÇA NUM MOMENTO DE TANTA ESCURIDAO, DESCRENÇA E MENTIRAS! TEMOS MUITO A FAZER, MAS TEMOS BEM MAIS CLAREZA DO CAMINHO A SEGUIR… QUE DEUS TE ABENÇOE!

  3. Parabéns Janaina, me impressiona a clareza, a postura e a ética. Que você se seja exemplo para os jovens e esperança para os cidadãos de bem. Pessoas como você nos fazem acreditar em um futuro melhor para o nosso sofrido Brasil. Temos orgulho de você!!

  4. Parabéns Antagonistas, parabéns Janaina Paschoal. Vocês fazem acreditar que é possível mudar esse país.
    Em tempo, Ricardo Boechat deu crédito hoje ao Antagonista sobre ser o primeiro site a publicar os novos áudios de Joesley.

  5. É NECESSÁRIO O DEPOIMENTO DO DR. HÉLIO BICUDO. ELE VAI CONTAR A VERDADEIRA HISTÓRIA DE LUIZ INACIO DA SILVA E SUA ASSOCIAÇÃO COM A ” ARENA ” E OS AGENTES DO DO DOPS.

  6. Professora Janaína, parabéns pela coragem!!!
    Sinto orgulho de ter sido seu aluno na Faculdade de Direito do Largo São Francisco.

  7. Janaína é uma heroína ! Sua atuação ética, patriota, destemida e competente é um exemplo. Hélio Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaína Paschoal são a liga extraordinária !!! Agiram firmemente para salvar o país e os Brasileiros, muito obrigado !!! É este tipo de gente que o Brasil precisa, seus nomes estão gravados na história para a posteridade. Je suis Janaina !!!

  8. “Nunca tantos deveram tanto a tão poucos”. Mulher magnífica. Brasileira de nascimento. Patriota. Parabéns, o aniversário e seu, mas, o presente é nosso. Obrigado.

  9. Grande Janaina. Antes de tudo OBRIGADO.
    Obrigado pela sua coragem,trabalho e luta em enfrentar e vencer essa batalha, retirando de cena essa turma que se apoderou do País.
    Como vc. disse, é um processo, e ele está em movimento, pois quando o POVO quer e pessoas destemidas como vc. toma a frente o cenario muda.
    Ainda espero ve-la um dia no nosso Congresso pois precisamos de gente do seu tipo, movida por Amor a Patria e a Democracia. Quem sabe realizemos esse sonho. Grande abraço.

  10. Prof.dra. Janaina, somos eternamente gratos à senhora por ter tido CORAGEM e COMPETÊNCIA para dar andamento ao processo de depuração do nosso país. Não se impressione com o choro dos culpados, acusando a sra. de partidarismo, que é pura artimanha. Confiamos na senhora. Fique com Deus.

  11. Janaina você foi e você é demais !! Parabéns pela força que tem como pessoa e como mulher, acima de tudo pela coragem pra colocar os “velhos” do congresso e da política no lugar que merecem !!

  12. Janaína : nome forte que defende o povo brasileiro. Viva. Em meus 88 anos de mineiro é a única advogada que fala a verdade para todos.

  13. Pois é, acabou que quem tomou a iniciativa de denunciar os crimes foi uma mera cidadã comum. Vale uma reflexão muito séria sobre a miríade de órgãos estatais de controle, com funcionários regiamente pagos e “indemissíveis”, que ficaram pasmando diante de todos esses descalabros.

  14. Obrigado, Janaína, principalmente pelo que vai ao título!
    Essa coisa louca do socialismo acabou com a Venezuela. Obrigado pela corajosa (e certeira) advertência.

  15. Viva Janaína !! Uma heroína que compõe o time do Moro, Bretas, Dallagnol e todos os envolvidos na força tarefa da Lava Jato !!! Que esse legado se perpetue em todos os poderes da república !!! Eu acredito e vc ?

  16. Fantástico o depoimento! Ela me representa!
    Não podemos perder a esperança no Brasil, pois embora os desonestos sejam multidão, há grandes brasileiros que podem nos ajudar a fazer a depuração necessária: Sérgio Moro, Herman Benjamin, José Padilha, Marcelo Bretas, Miguel Reale, Modesto Carvalhosa, Marco António Villa, Augusto Nunes, Janaina Pascoal, Luis Edson Fachin, Vera Magalhães, Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, William WaacK, Hélio Bicudo, Roberto Barroso, Carlos Fernando dos Santos Lima, etc.
    Essas pessoas, e outras, são um pequeno exército de bons e incansáveis combatentes, e com eles poderemos fundar um novo país.

  17. Continue Professora de verdade com esse trabalho os Brasileiros vão lhes agradecer quando acordarem desse pesadelo que hoje estamos vivendo.

  18. Parabéns Janaina, por sua coragem e patriotismo! Acredito que de qualquer forma, apesar de ainda não termos um governo que merecemos, estamos no caminho certo. No caminho da democracia. Mesmo com TODOS os problemas, ainda é o melhor caminho. É o caminho que vai nos permitir termos o governo que merecemos

  19. Obrigada Dra Janaína!
    Sempre digna, honesta e defensora do Brasil.
    Não é sua culpa que a classe política seja de péssima qualidade, mas a parte mais repugnante está sendo extirpada graças, especialmente, à você.

  20. Foi paixão à primeira vista. Coragem, retórica, beleza e inteligência fulgurantes.
    O Brasil terá jeito quando pessoas como a Janaína, Moro, Gilmar, Marcelo (TCU) e outros entrarem diretamente na política. Ou continuaremos reféns das dinastias Sarney, Barbalho, Cardoso, Calheiros etc.etc.etc.

    1. WILSON X, que nome…será de x9? Pelo que aparenta o caráter, é possível! Uma coisa te garanto: não sou hipócrita.

  21. Comentários de gente que nunca fez NADA pela nação, desqualificando Janaína, porque? Para quê? Só encontro uma resposta INVEJA. Com erros/acertos, não se omitiu, se for candidata qual o problema? Só Jandira Feghalli, um zero a esquerda tem direito? Se votasse e em SP, ela candidata teria meu voto.

  22. …e é, mocinha. Cadê seu moralismo pra berrar, gritar, espernear, fazer pantomimas, agora? Cadê a indgnação com relação ao PSDB, isso mesmo, PSDB?! Dê nome aos bois, mocinha! Você foi uma pecinha na engrenagem do golpe. Isso é fato, a história já registrou. Meus pêsames!

    1. Turminha do gópi no Antagoninsta…. faz me rir… a última coisa que interessa é se esse impeachment foi golpe ou não….foi extremamente necessário pra varrer a incompetência do PT do poder e resgatar a dignidade dos Brasileiros…. em segundo lugar é claro a corrupção que é apartidária como todos sabemos !!!!! Ninguém aqui nasceu ontem meu filho… abrolhos !!!! Tem que comer muito calango antes de falar de Janaína, Moro e Bretas !!!

    2. Aeeeee… achei um imbecil….. Leia o texto novamente.. Faça alguma coisa (pelo menos) pelos seus filhos: trabalhe por um país melhor para eles. Escória.

  23. Mulher de muita coragem! Enfrentar e vencer o bando do PT que reinava no poder! Agora, depende de nós retirar o que restou dos canalhas do PMDB, PSDB, et alii…
    Nos dá alento saber que o Brasil conta com pessoas corajosas, inteligentes e lúcidas, como a Dra. Janaína. Belíssimo discurso! Obrigada Antagonistas, por esse presente.

  24. Janaina Pachoal é uma brasileira fenomenal em todos os aspectos, mas especialmente pela sua integridade e sua capacidade de lutar pelos valores democráticos. Estamos carentes de personalidades como ela e imagino que para ela é um grande peso saber do seu impacto positivo nos brasileiros e ter que, de alguma forma, continuar a luta. Que não lhe pese tanto quanto pesaria outros / outras. Tenho imensa admiração por ela

  25. Parabéns Janaina!.
    Sem o população nas ruas e sem você, estes corruptos do pt iriam se perpetuar por muitos e muitos anos…

  26. Zilhões de agradecimentos à corajosa Janaína e também a Hélio Bicudo e Miguel Reale Jr.
    Não fosse a coragem destes, que não se intimidaram em nenhum momento, bem como
    uma Constituição que nos confere tão importante poder, jamais teríamos conseguido.
    Aliás, não é por acaso que muitos insistem em uma “nova constituinte”.
    Se na tal “Reforma Política” já estão fazendo as aberrações que temos tomado conhecimento,
    imaginem o que seriam capaz de fazer em uma nova Constituinte?
    Povo brasileiro precisa ficar mais esperto e fazer valer sua voz, amplamente assegurada pela Constituição Federal.

  27. Além de ter sido fundamental nesse processo que salvou o Brasil, mostra-se uma capacidade excelente de análise e compreensão do quadro atual e nossa responsabilidade histórica. Podemos dizer com segurança: O brasil precisa de mais MOROs, BRETAs e também JANAÍNAs. Lendo esse artigo aumenta minha admiração por esta Grande Mulher.

  28. Moro aqui e Janaína lá. Peças fundamentais do renascimento do Brasil. Temos de acreditar que é isto que significam as dores pelas quais estamos passando. Parabéns pelo trabalho e também por não terem desistido. Tá

  29. Por mais que eu tente, jamais conseguirei oferecer um agradecimento a altura dessa brasileira.
    Sua coragem de enfrentar, dentro de seus domínios, os tubarões malditos que viviam e ainda vivem nas profundezas da corrupção, é o que me motiva a acreditar que ainda existem pessoas com a coragem para enfrentar essa maldita raça.
    Janaína, linda, corajosa. Você muito nos orgulha com o seu feito.
    Que Deus cuide muito bem de você e continue te protegendo e toda a sua família.

  30. A Mulher da Cobra ninguém merece! Não vejo a hora de vê-la fracassar nas urnas. Incompetência e loucura deveriam ter limites.

    1. kkkkkkkk… Mais uma querendo estar no lugar de Janaína, pura dor de cotovelos! Incrível como a inveja é uma característica peculiar do brasileiro medíocre.

  31. Felicito a Dra Janaina por cada palavra desse texto.
    Somente com pessoas íntegras e com muita garra e coragem , conseguiremos despertar no povo brasileiro a consciência da gravidade de tudo que vem acontecendo no nosso país e a extensão da corrupção comandada por aqueles que deveriam zelar pelo povo brasileiro.

  32. Como se diz o ditado popular: ‘Andorinha só não faz verão ‘. Depois do impedimento o Povo parou de continuar a lutar pela limpeza!! Como ela mesmo disse tanta coisa veio à tona neste 1 ano tão piores que a pedalada e ficamos aqui no Antagonista reclamando. Somos refens de nossa própria inércia e quando o em não luta o mal vence. Se continuar como está não veremos estes políticos presos e sim reeleito em 2018 se perpetuando para se salvarem, contra nós estão os 3 poderes que não são apenas harmônicos, mas cúmplice de toda esta podridão!! Ainda acho que o Lula não será preso, se for, por pouco tempo, pois o STF irá socorre-lo. Estamos longe de afirmar categoricamente que a Lava Jato irá mudar o país. Não acredito, as nossas leis são muito benevolentes e como assistimos hoje, delatores já soltos(regime aberto) e os políticos livres sem nenhuma ameaça. Será se vai mudar?

    1. Infelizmente e contra gosto devo confessar que também tenho meus temores ora agravado lendo essa sua manifestação. A legislação criminal neste país é coisa que não se vê, presumo, em qualquer paiseco do resto do planeta. É de uma impunidade que penaliza mais a vítima do que o criminoso, seja no âmbito político , e seja no âmbito criminal de bandidagem, homicídios , estelionatos e afins. Estão aí 60.000 assassinatos , fora os que não foram possíveis de se contabilizar, coisa de país em guerra e um montão de “çábios” políticos procurando amaciar mais ainda as apenações.

  33. Precisamos URGENTE de mais advogados como Janaina e menos Kakays, menos Cardosos, menos Temers, menos Zanins, menos Mariz, menos MARCIOS THIMAS BASTOS!!!

  34. Usar uma INSTITUIÇÃO para fim diverso ao que definem as leis, como foi esse caso do TSE,

    NÃO DEVERIA IMPLICAR NA DESTITUIÇÃO DO(S) RESPONSÁVEL(EIS)?

    FORA GILMAR!!! Do tse-ZECOzinho e do stf-ZECOzinho. FORA!!!

    Janaína entre no Partido NOVO, ajude-o e avalie a ideia de se candidatar pelo NOVO.

    O Brasil está parecendo um condomínio onde todos criticam o síndico e seu trabalho,

    MAS NINGUÉM QUER ASSUMIR O POSTO.

  35. Parabéns, guerreira! O impedimento da “presidenta inocenta”, infelizmente, foi apenas um primeiro remédio para o tratamento de um câncer agressivo, que já tomou o corpo todo desta nação chamada Brasil.
    A verdadeira batalha será em 2018, mesmo com as urnas da Smartmatic. Já o fim desta guerra, só Deus sabe.
    Enquanto a imensa maioria do povo continua ignorante e não gosta de estudar, um pequeno grupo inteligente imbeliciza e doutrina a maioria para seus próprios interesses. Por outro lado há um outro pequeno grupo que luta pela liberdade, pela livre expressão e por trabalho.

  36. Acompanhei o processo de impeachment e vi o quanto ela teve de ir no poço do abismo enfrentar as trevas que sabiam que a sua hora havia chegado.
    Como cidadã, brasileira, mulher e ser humano, Janaina Paschoal me representa.
    Uma alma de grande estatura espiritual que certamente foi incumbida por Deus para essa missão.
    Sou muito grata pelo seu esforço e pela sua determinação em rasgar o véu da ignorância e libertar o Brasil de um projeto nefasto de poder.
    São pessoas como você, Moro, Deltan e Carlos Fernando que me dão força para acreditar que podemos sim ter o Brasil que sempre quisemos.

  37. Parabéns Janaína e o Antagonista.
    Precisamos pressionar o Min. Alexandre de Morais a voltar com o processo do FORO PRIVILEGIADO. já são 80 dias de enrolação.

  38. Meu respeito e admiração Dra. Janaína, espero e acredito que a sra. é e continue sendo luz neste mundo de escuridão e penumbra que ora se encontra nossa nação, mas “não há mau que dure sempre” ou “mentira que não seja revelada”. Também acredito e espero que boa parte de nós brasileiros tenhamos condições de seguirmos seu exemplo e podermos lutarmos por dias melhores. Grande abraço e continue sendo como é.

  39. E pensar,que está Dama, ensina e convive com uma maioria ESQUERDOPATA todo santo dia, e ainda assim, é uma DEMOCRATA!
    Parabéns Professora Janaina. Se o destino permitir um dia poderei, por um feliz acaso, encontrá-la por aí. E agradecer com lágrimas nos olhos!

  40. Bom dia antagonistas, obrigado pelo texto bacanérrimo em que destaco a frase lapidar:

    “Houve notícias bem ruins. Mas descobrir que a mãe espanca a criança não justifica devolver sua guarda ao pai estuprador. O Brasil chegou onde chegou por ter como mantra o “É assim mesmo”!

    Nada mais a dizer sobre o que é o Brasil.

  41. Continuemos na luta! Vamos tirar também esse pústula do Temer! DEPOIS DE TUDO ELE É SUA TRUPE HOSPEDA-SE EM SUITE DE 15 MIL DÓLARES EM PORTUGAL! Continua nos roubando e pedindo pra “virar a página!”

    Obrigada, Janaina! Precisamos destruir o acórdão nacional de Jucá!

Comentários temporariamente fechados.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.