O presidente de Itu

A Folha conta que Michel Temer deve transferir a capital do país para Itu no feriado desta quarta-feira, 15 de novembro.

“A iniciativa tem apenas um significado simbólico e não se trata de uma mudança estrutural”, escreve o jornal –Itu sediou a primeira reunião do movimento republicano que, em 1889, derrubaria a monarquia.

Cem anos depois da Proclamação da República, o então presidente interino Paes de Andrade transferiu a capital para Mombaça, no Ceará, e descerrou uma placa de bronze com o próprio nome.

Itu poderá ser a Mombaça de Temer, esse gigantesco estadista.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 30 comentários
  1. A nossa república sim, foi um golpe de Estado…e desde então continua cheia de conchavos, apadrinhamentos e etc…Não estando nem aí para o Povo…A República NÃO foi uma vontade popular…
    Faz muito bem Temer relembrar isso…é acara dos nossos políticos…

  2. ironias a parte, Itu tem uma significancia historia bem maior, pena que esse pais não tem memoria. Seria o equivalente a concord, nos USA, onde se deu o primeiro tiro da independencia americana. Mas num pais onde a moda é achar legal um salteador escravocrata chamado Zumbi , so porque era negro, e lhe dão ares de “libertador”, sem o menor respaldo na historia real

  3. A quem possa interessar, uma curiosidade: Havia uma revista à época chamada: “Revista Illustrada” que era 100% republicana e anti-monarquia. O editor da revista, Angelo D’agostinni fazia as críticas mais vis e duras ao Imperador, consideradas exageradamente agressivas para a época. O Imperador nunca cogitou censurá-lo dizendo que “Imprensa se combate com imprensa “. Assim que o golpe republicano se consolidou, D’Agostini foi censurado e saiu do Brasil. Ao voltar, continuou sob censura e foi exilado para a Amazônia onde morreu no ostracismo.
    Mesmo modus operandi que Bezmenov atribui aos comunistas. “Quando o regime se consolida, os aliados são os primeiros a ser eliminados, pois sabem demais”

    1. A capa da “Revista Illustrada ” que celebra proclamação da república em 1889. A mulher é a famosa “Mariane” símbolo da revolução fancesa, presente nas nossas moedas e cédulas de R$ 1,00. De joelhos, o Conde D’Eu, marido da Princesa Isabel, um dos heróis Brasileiros da guerra do Paraguai, entrgando a Coroa Imperial. A republica foi a pior desgraça que nos aconteceu.https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/71/Republica_no_brasil.jpg

  4. Ahhh o golpe militar de 1889 foi armado em Itu… Por isso deu essa merd@ gigantesca.

    Não sei se pode colar link aqui, mas segue uma crônica do ex-republicano arrependido Monteiro Lobato chamada “A Luz do Baile”:
    https://monarquia-ja.blogspot.com.br/2013/07/luz-do-baile-por-monteiro-lobato.html?m=1

    1. Verdade, 1998, o discurso de Rui Barbosa com a famosa frase “perdoe-me, Majestade. Eu não sabia que a república era isso.”
      O texto completo: http://diretoriomonarquicodobrasil.blogspot.com.br/2011/10/rui-barbosa-e-crise-moral-que-perdura.html?m=1

      Vou ver se encontro os texto completo de Monteiro Lobato onine. O pdf tem nove páginas , se não me engano.

    2. Ruy Barbosa, o queridinho dos republicanos, se arrependeu de ter apoiado o golpe republicano.
      Existe até um texto onde ele afirma que o congresso piorou com a tal República.
      Não tenha dúvida que um dos motivos do Brasil ser essa p0rcaria é o fato disso aqui ser uma República.

    1. verdade. apesar de parecer absurdo sai mais barato a monarquia que essa josta de republica que temos. claro ,pensamos numa monarquia parlamentar a la england. condes e barões sai mais barato que sarneys e renan calheiros.Varios paises europeus têm monarquias e são chicaréssimos. Prefiro tirar o chapeu (compro um se precisar) para um bragança do que para um lulla larapio da silva

  5. A República foi a pior desgraça que aconteceu ao Brasil depois dos 13 anos do PT no poder.
    O Brasil precisa urgentemente ser refundado, Brasília precisa ser explodida e 90% dos bandidos que chefiam os Três Poderes e mais o MPF/PGR, órgãos de Estado como Secretaria da Receita Federal, BACEN, estatais, etc…. colocados em prisão perpétua com trabalhos forcados.
    Cadê o povo brasileiro?

    1. O povo brasileiro está representado fielmente no Parlamento e outros cargos. Você acha que Temer e Lula saíram de onde?

  6. Desde que desembarcou no Brasil como clandestino na frota de Pinzón, o ex-vice-presidente carrega em seus bolsos um frasco de rum creosotado e outro de plasma. Com o advento do saco coletor de urina, parece que ele tem se confundido.

  7. Temer pode não ser um estadista (e não é), mas o que ele fez em um ano de governo não é irrelevante. São o que dizem os índices econômicos, ignorados pela mídia com a mesma intensidade com que davam destaque positivo a qualquer c@g@d@ feita pelo PT.

    1. Boas lembranças da herança maldita do PT:
      Inflação, defasagem dos preços de derivados do petróleo, defasagem nos preços da energia elétrica, desemprego Janna casa dos 12 milhões, golpes no salário desemprego pago a que fazia acordo para demissão e no bolsa família, no programa minha casa minha vida e outros tantos golpes no Brasil… AF, queriam milagre??? Fora antas honestas. Vocês já eram, agora são carregadores de andores…

    2. O Temer fez quase nada. Como um cadáver que se recusa em sair da cena do crime, as únicas coisas que providenciou, foram negociações para ganhar sobrevida na presidência e reformúnculas que, na prática, nada mudam.

  8. Na entrevista exclusiva ao Antagonista, Jair Bolsonaro se mostrou resistente à privatização da Petrobras e de outras estatais estratégicas:

    https://www.oantagonista.com/economia/bolsonaro-tem-que-pensar-200-vezes-antes-de-privatizar-petrobras