O presidente presidiário

Lula pode ser eleito mesmo estando preso, segundo a Folha de S. Paulo.

A reportagem citou o caso de Antério Mânica, que se tornou prefeito de Unaí apesar de estar na cadeia.

Algum tempo depois, diz a reportagem, ele acabou condenado a 100 anos.

Temas relacionados:

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Ler mais 69 comentários
  1. Existe jurisprudência para isso minha gente! Os chefes do tráfico continuam comandando as facções de dentro dos presídios. Ora, a regra tem que valer pra todos. kkkkk…
    Esse país não tome jeito mesmo.

  2. são desqualificados, desmoralizados, desmobilizados, destituídos, quiçá, desterrados e desclassificados da sagrada patente militar, em nome da defesa aguerrida do território e da soberania nacional, por dizerem a verdade histórica – honrada, patriótica, republicana, documental, crítica – que todo o povo brasileiro de inteligência mediana e sabedoria popular sabe de cor e salteado e concorda plenamente: com a intervenção cívica no poder político e jurídico – corrompidos, desvirtuados, aviltados, privilegiados, desmazelados, venalizados – da Pátria Amada. Nesta Brasília Mahagonny Fim dos Tempos, a ordem do dia vigente faça chuva faça sol, é: tudo tem um preço, nada tem valor. Há algo de podre e apocalíptico no reino da Dinamarca…Urge!

    1. Que interessante! Os “algoritmos inteligentes” daqui cometem censura prévia contra G e C da ativa. Imagine o que os algoritmos manipulados podem fazer com as urnas eletrônicas e com o sistema digital das eleições?

    2. Que interessante! Os “algoritmos ispertos” daqui cometem censura prévia contra G. e C. Imagine o que podem fazer os algoritmos manipulados das urnas eletrônicas e do sistema digital das eleições?

  3. Besteirol! A capacidade de leitura de textos legais de blogueiros metidos a jornalistas é NULA!

    A Lei da Ficha Limpa ( Lei Complementar 135, que, no seu artigo I, muda a Lei Complementar 64 de 1990 sobre Inelegibilidades) é clara nesse sentido: a condenação por órgão colegiado basta para a inelegibilidade. Inelegibilidade é diferente de prisão após segunda instância. A exigência de trânsito em julgado é para o cumprimento da pena restritiva de liberdade.

    O caso do prefeito lá foi ANTES da Lei da Ficha Limpa. Não são nem sequer situações estruturalmente parecidas!

  4. com a intervenção cívica no poder político e jurídico – corrompidos, desvirtuados, aviltados, privilegiados, desmazelados, venalizados – da Pátria Amada. Nesta Brasília Mahagonny Fim dos Tempos, a ordem do dia vigente, faça chuva faça sol, é: tudo tem um preço, nada tem valor. Há algo de p.odre e apocalíptico no reino da Dinamarca…Urge!

  5. Assim como o inglês que assaltou o trem pagador e se deu bem, sugiro aos iluminados das altas cortes que usem este precedente como jurisprudência e diplomem todos os condenados e encarcerados que forem eleitos.

  6. Só faltava essa o Brasil eleger para presidente alguém preso e condenado. Nem deveria estar concorrendo e nem faz Endo campanha antecipada infringindinfringindo mais uma vez as regras do jogo e as leis.

  7. Isso vai ser uma maravilha! a apoteose justa e perfeita para o grande cagalhão que boia sob o atlântico.

    O único país descoberto entre as nações será agora o primeiro a ter um presidiário como líder, aliás nada mais justo, adequando e condizente.

    O bostistão merece isso, é uma apoteose, uma consagração, é o ápice da pátria descoberta.

  8. Em Rio Claro, SP, na década de 1990, houve um prefeito que cumpriu mandato da cadeia.
    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/1/10/brasil/35.html. Não é por falta de precedente que Lula terá problemas…

  9. A direita menos abastada intelectualmente, odeia a imprensa. Mesmo que esta mesma imprensa publique algo contra o próprio Lula. Estrategicamente falando, seria interessante não trazer ao conhecimento do grande público esta lei que poderia permitir a eleição de Lula mesmo preso. Congratulo a Folha de SP por esta publicação essencial. O PROBLEMA É A LEI E NÃO A FOLHA DE SP, SEUS JUMENTOS CHUCROS!!!

  10. A Trolha de SP, dona do datatrouxa inclusive já elegeu esse demenciado presidente. Falta combinar com os eleitores, já que as caravanas só são frequentadas por moscas varejeiras que insistem em comer da carniça que é esse bandido.

  11. E o zé povinho da direita chucra atacando a imprensa que expôs as vísceras da legislação eleitoral ultrapassada pré-histórica… Lamentável. A direitinha chucra poderia dar a mão a esquerdinha beócia e ir para o infernoooo!

  12. O que o mundo pensaria do Brasil? Ter um presidente presidiário será o fim do nosso país na comunidade mundial. Quem vai querer ter negócios com o Brasil. Agora uma pergunta: a turma do general Mourão vai deixar isto acontecer?

    1. Parece que sim. E depois de eleito o homem, vão bater continência para o comandante em chefe, como fazem agora. Tem que manter isto viu?

    1. Especulação? Evitado? A Folha publicou um fato. Já houve caso de político eleito mesmo preso. Você deveria agradecer a Folha por publicar, expôr uma lei tão perniciosa.

  13. Que “seje”, então até os comandantes milicos vermelhos(que são muitos) vão se mexer, mas, por vergonha alheia em ser comandado por um condenado e não por dever ou honra .
    Comandantes melancias lixos.
    Que se f o d a m ….

  14. Muito pelo contrário! Parabéns à Folha pois expôs um grande problema! Continue assim, Folha. Expondo o que há de ruim no Brasil. Agora cabe ao povo fazer pressão nos políticos e juristas para mudarem esta lei.

  15. Lula já foi condenado. Se for confirmada a sentença no TRF4, ele já estará cumprindo a pena caso seja eleito. A menos que Gilmar Mendes resolva decidir contra a sentença de 1a.instância, contra a de 2a. instância, contra os brasileiros e contra o país.

    1. Marcus, que choro, ô jumento?? Kkkkkk O cara é totalmente inclinado à direita. Me parece estar criticando uma parcela da direita política que não faz a análise correta dos fatos. A direitinha chucra é uma realidade. Porém, está longe de ser a totalidade da direita. Releia e entenda,

  16. Sonhar não é proibido. A torcida é grande e os petistas espalham as mais estranhas teses jurídicas, fazem contorcionismos jurisprudenciais e abastecem os jornalistas, que acabam embarcando nessas armações, sem saber bem ao certo o que estão escrevendo. Em tradução simultânea, a candidatura de Lula não vai “eczistir”, como diria o padre Óscar Quevedo. A não ser que vocês acreditem em bruxas… (C.N.) #LulaCondenadoFichaSuja

    1. Unaí!? É mesmo? Quer dizer que governar Unaí (onde fica mesmo essa cidade?) é o mesmo que presidir o Brasil? Esse pessoal da folha não tem vergonha na cara não?

  17. Pelo menos terá a vantagem de escolher ministros e mantê-los juntinhos, tais como: José Dirceu, Delúbio Soares, João Vaccari, Sergio Cabral, Antony Garotinho, Eduardo Cunha e muitos outros que estão na fila.

  18. As vezes a imprensa me impressiona. Creio eu que exista um depto. de jurídico em cada jornal. Seris importante e conveniente, para o bem da empresa, que se fizesse uma consulta jurídica antes de se publicar determinadas bobagens. Na justiça, há casos e CASOS. A generalização da justiça é tão somente uma falta de conhecimento, uma desinformação.

  19. A Folha de São Paulo, com Mônica Bergamo e seus demais jornalistas comunistas, já elegeu Lula!
    Esse fanzine prestes à falir não tem mais para onde pedir socorro. Pois que vistam suas sandálias de couro, roupas de saco, camisetas de Chê Guevara, pochetes tira-colo e cadernetas à mão para visitarem LULA no CADEIÃO.
    Ah, aproveitem para entrevistar o “drama família Lula” antes da prisão de todos eles neste Natal em casa. Lula pai, Lula Filho, Lula Junior, Lula Lurian, Lula Lelé, Lula Irmão, Lula Genro, Lula Nora…
    Irão todos para a CADEIA.

  20. Direitinha chucra se desespera! Kkkkkkkkkkk
    .
    Ninguém lê sobre a lei penal, sobre a lei eleitoral e ficam surpresos com as diretrizes da Hidra de Lerna. Sinceramente, entro aqui para dar boas risadas da direitinha chucra.

  21. Um presidente eleito preso!!
    Seria a ¨glória¨ para um país de terceira categoria onde o povinho passa o tempo todo assistindo novelas, torcendo para times de futebol e pulando carnaval!!

    1. A Folha apenas reportou a lei, um fato. Aprenda de uma vez por todas a lidar com a realidade. A Folha faz um serviço essencial denunciando que Lula pode ser eleito mesmo preso. Enquanto você vive na inércia da esquerda, a Folha denuncia a causa do problema, a lei ultrapassada. O foco é a causa, amigo. Lula já está politicamente morto desde o Mensalão, o resto é inércia política.

  22. Dá até dó!
    Eles acham que ter um presidente (condenado por corrupção)
    governando atrás das grades é uma boa coisa para o povo e o país.
    E pensar que já foi um grande jornal… ôôô dó!

  23. Pelo que escreve seus articulistas e repórteres, a FOLHA só serve como PAPEL HIGIÊNICO.
    Deveríamos enviá-la para a Venezuela, lá a carência de papel para limpar “os oio” é grande.

    1. Aplausos MERECIDOS ao nosso atual (e aos anteriores!!!) congresso que cria as leis!
      E um aplauso ESPECIAL ao povo que vota nessa gente!
      TODO POVO TEM AS LEIS QUE MERECE!