O que diz Cristiane Brasil no áudio de 2014

O áudio de Cristiane Brasil em 2014, obtido pelo Fantástico, é de uma reunião para a qual cerca de 50 servidores públicos e prestadores de serviço da Secretaria Especial de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida foram chamados.

“Bom dia! Aqui não é uma reunião tensa. É apenas pra gente situar vocês de coisas que não estão no dia a dia de vocês e que vocês precisam entender”, diz no começo da gravação a então secretária e vereadora licenciada, que buscava se eleger deputada federal pelo PTB.

Um perito confirmou que a voz é dela e que não há cortes ou edições.

Cristine cobra empenho da equipe para caçar votos e faz ameaças.

“Se eu perder a eleição de deputada federal… Eu preciso de 70 mil votos. Eu fiz quase 30 [mil votos]. Agora são 70 mil… No dia seguinte, eu perco a secretaria. No outro dia, vocês perdem o emprego. Só tem importância na política quem tem mandato. Só tem mandato quem tem voto. Só tem voto quem tem pessoas como vocês que estão na ponta ajudando a gente a pedir e propagar o voto. Do contrário, não funciona.”

O Fantástico entrevistou um homem – sem revelar sua identidade – que trabalhou na secretaria entre 2011 e 2014, na gestão de Cristiane, e que disse ter participado de reuniões como aquela.

Ele confirmou que se sentia pressionado “o tempo inteiro” a fazer campanha. “Não só eu, como todos os outros colegas.” O objetivo, segundo ele, “era convencer esse pessoal que tinha o benefício no projeto, que era o da terceira idade”.

No áudio, Cristiane dá dica de como abordar os eleitores.

“Eu preciso de uma coisa que está na mão de vocês agora, que é a credibilidade junto ao idoso. É a amizade que eles têm com vocês. É o carinho que eles têm com vocês no dia a dia. Se cada um, no âmbito familiar, me trouxer 30 fidelizados… “Pô, tu é minha mãe. Se tu não votar nela, eu perco o emprego. Olha que poder de convencimento essa frase tem! Pro marido: ‘Vai querer pagar minhas calcinhas? Então me ajude!'”

O Fantástico ouviu três pessoas que participaram da reunião. Elas não quiseram gravar entrevista, mas confirmaram a pressão de Cristiane por votos.

“Se amanhã vocês ficarem desempregados, como é que vai ser a vida de vocês?”, questiona ela na gravação. “Vai ficar um pouquinho mais complicado, não é?”

“Eu só tenho um jeito de eu manter o emprego de vocês. Me elegendo.”

Bruno Brandão, representante no Brasil da Transparência Internacional e especialista em gestão pública, disse ao Fantástico que “o assédio moral é evidente”.

“E além da questão eleitoral, tem também uma questão trabalhista. Você não pode trabalhar sob uma ameaça de que vai perder o emprego.”

Na mesma gravação, Cristiane ainda pede votos para o deputado estadual Marcus Vinícius, também do PTB. Em 2014, ele tentava se reeleger e estava na reunião.

“Com vocês, Marcus Vinícius”, anuncia ela.

“O que a gente pede hoje?”, começa Marcus. “Acho que a Cris já falou o que tinha que falar. Nós temos 2 mil funcionários. Se cada um de vocês conseguir 30 votos, 50 votos, já quase atingiu o objetivo. Vai chegar a 150 mil votos.”

Cristiane e Marcus foram eleitos em 2014. Ela, para a Câmara dos Deputados, com pouco mais de 80 mil votos. Ele, para a Assembleia Legislativa, com 39 mil votos.

Leia mais sobre os dois aqui:

Cristiane Brasil é investigada por associação ao tráfico

Assessores de Cristiane Brasil pagaram a traficantes para fazer campanha, dizem denunciantes

Roberto Jefferson: “Minha filha não vai sair de bandida”

Cristiane Brasil soube pela imprensa de investigação, diz advogado

O que é mesmo escandaloso na gravação de Cristiane Brasil

 

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 51 comentários
  1. Essa conseguiram pegar. E guardaram o áudio por alguma estranha razão… Agora, fica claro que alguém está interessado em destruí-la e ela virou alvo principal das mais novas denúncias da imprensa – talvez até para abafar os demais escândalos do Temer, vai saber! Não que ela não mereça o achincalhe público, mas fica claro que alguém quer descartá-la… Agora pergunto, e os demais políticos, não fazem algo semelhante em época de eleição?

  2. Não há espanto aqui. Cada político tem um grupo que é colocado em cada órgão por onde passar. Se o político vai ser secretário, leva para essa secretaria todo o seu grupo e os nomeia. Então a secretaria agora ocupada passa a trabalhar pela eleição ou reeleição do político. Isso é praxe. Por isso, é preciso acabar com tantos cargos comissionados e a criação de secretarias deveria ser mais dificil.

  3. Ae Bob o q ela e então? Estelinato, ameaças quem faz este tipo de coisa Bob! Com idoso, ainda!! E uma…. politica fdp! Vagaba! linguajar vulgar lamentavel ridicula quem se sente representado por um ser deste!

  4. Eu se fosse a “CRIS” – rsrsrsrs – vazava logo desse negócio de ser Ministra. Logo descobrira algo pior, do que ela fez pressão para se eleger, e envolvimento com tráfico de entorpecentes. Será que descobrira que ela mandou matar a ODETE? kkkkkkkk. #FORACRISDAPRESSÃO

  5. Quanto aos defensores aqui do fim do autoritarismo de estado que obriga o cidadão a exercer o que seria um direito constitucional. O fim da obrigatoriedade de votar, acho que existem coisas que por serem tão óbvias, independem de explicações ou argumentação. É como aprender a andar, é o natural do ser humano e o direito e não a imposição do voto, é o natural da democracia. Que ninguém aqui jamais duvide de uma coisa, o dia que for VANTAJOSO aos caciques dos grandes partidos, o voto obrigatório cai em uma votação urgente, na calada da noite.

  6. É o efeito colateral do Voto Obrigatório. Se não existisse o Voto Obrigatório ela não teria poder para ameaçar os funcionários públicos. E é assim com todos os políticos, em todas as instâncias.

  7. Entenderam porque eles incharam o funcionanismo público?
    Em países desenvolvidos, na folha de pagamento o número do funcionalismo correspondente à 16%. Aqui, 60%.
    Quem paga isso é a iniciativa privada.

  8. Tudo normal, para um país corrupto como o nosso.
    Tudo normal, para um Governo denunciado duas vezes.
    Tudo normal, como ter malinhas de 500 mil e e apartamento com 50 milhões.
    Enfim…essa menina é orgulho do pai.

  9. O Negao da feira, 08:13, escreveu o que eu tenho escrito há mais de duas semanas. Parabéns! O seu comentário foi publicado. Deve ter escapado à censura dos antas. Os meus foram todos “engavetados”.
    É isso mesmo. A razão principal é essa. A imprensa e o MP atuando para salvar a Justiça do Trabalho.

  10. A tá! Só ela que faz isso, né?! Esse tipo de “divisão de responsabilidade” acontece em qualquer lugar. E mais. Nem precisava ela falar isso. Todo mundo que estava a seu serviço já nasceu sabendo que pode perder o emprego caso o chefe seja mandado embora ou a empresa feche.
    Quando camos parar de hipocrisia nesse país e irmos mesmo ao que de fato interessa?
    Onde estão as “notícias” sobre o fato do STF não avançar com os julgamentos dos indiciados com foro? Renan, Gleize, Paulo Bernardo, e outros quase 100? Isso não interessa à imprensa “livre” e “isenta” desse arremedo de país?

  11. Estao massacrando essa mulher pelo crime de ser a favor da eliminacao da Justica do Trabalho, um lixo que apenas no Brasil existe, consumindo recursos que poderiam ir para outros fins.

  12. Convenhamos, o que há de anormal neste comportamento? Marketing agressivo, não? Prestei atenção para ver se haveria estratégia para roubar recursos (além do roubo mais comum no Brasil que é de manter fincionarioris qq pago por nós), nao identifiquei.

  13. Oras!!? Isso é normalissimo na politica canalha brasileira há 70 anos.
    DIMINUIR O TAMANHO DO ESTADO BRASILEIRO é a única forma de reduzir drasticamente essas atitudes!
    Começar com PRIVATIZAR TUUDO!!
    Exterminar os cargos de confiança em todo o Brasil! 100 mil cargos com custo de 40 mil reais mês para cada parasita indicado.
    Fazer PEC para limitar em 12 ministérios no âmbito federal e acabar com esse corrupção de se criar “secretarias” com status de ministério.
    Nos municípios deveriam ocorrer a mesma coisa!! SIMPLES, HONESTO, COERENTE, mas no Brasil corrupto VENCe…..pois quase toda familia brasileira tem um tio filho, neto, primo mamando……

  14. E os corruptminions que aqui comentam detonam os servidores concursados, como os que trabalham na LAVAJATO! Detonam servidores da justiça federal, da receita, da polícia federal, do MPU etc
    O grande mal do serviço público são os comissionados, que não têm compromisso com nada, ou pior, só têm compromisso com os corruptos que os empregam.

  15. Como diz o ministro da Justiça, o aspecto moral não é relevante. Devemos nos ater ao aspecto técnico-jurídico da nomeação.
    Já imaginaram quantos problemas poderiam ser evitados se em vez de toupeiras, ladrões, mentirosos e imorais tivéssemos pessoas decentes e capazes chefiando ministérios, secretarias, prefeituras, governos de Estado, ocupando cargos na Justiça etc.?

  16. O PT é Infinitamente Mais CorruPTo e o Grupo Globo não fala nada. Aliás, parte do jornalismo do “Fantástico” é feita na redação da Globo São Paulo e sabemos muito bem que é cheia de petelhos. É um lugar cheio de fãs vermelhos-roxos do Zé Dirceu…

  17. Em se tratando da política brasileira achei bem normal.
    Esse assédio é constante e intimidador.
    A classe política totalmente transparente, desmoralizada.
    Que bom.
    Obrigado Juíz Sérgio Moro, nosso ídolo.

  18. A gente escapa da égua e cai embaixo do potrinho… simples assim!
    Ninguém presta, a gente sabe, ninguém quer saber de fazer melhorias na saúde, educação ou segurança a gente sabe !
    Só fico mesmo é de olho nos movimentos da PF … ao menos têm eliminado vários canalhas do páreo!

  19. Quanta demagogia, hipocrisia e falso moralismo… Em um País q cultua o “jeitinho brasileiro de ser”, o corporativismo e os “direitos”, povo honesto e ético nunca seria governado e nem elegeria representantes corruptos e bandidos.

  20. Nesse caso, não há qualquer novidade, esse método de compra e assédio por votos se aplica desde que essa terra de ninguém chamada Brasil existe, do representante da associação de bairro ao presidente da república…

  21. Xucros acordam cedo para que?
    Não produzem um simples alfinetes, mas acordam de manhã para defender um retardado feito Bolsonaro, no fundo, o sonho de todos vcs é serem paus mandados do Bolsonaro iguais a esses paus mandados da Cristiane Brasil.
    A política é assim mesmo, a diferença no caso de Bolsonaro, é que ele tem também uma assessora parlamentar, para cuidar de sua casa de praia.
    Quem acorda cedo e trabalha na iniciativa privada, não tem tempo para ficar defendendo políticos boçais nas redes sociais.

    1. Seu comentario é bastante relevante , apenas reforça minhas convicções de que estou no caminho certo . Bom dia e bom trabalho para você agora vou descansar pois trabalho durante a noite e a tarde ainda faço bicos para sustentar minha familia . Seja feliz com seu candidato ou na falta dele

  22. Eleitor tucano disse: 5 de Fevereiro de 2018 às 07:12.
    Você está mais do que certo. Esse tal Bolsonaro me lembra o Collor em 1989 (o auto proclamado “caçador de marajás”). No poder fez o que fez (por sinal Roberto Jeferson, o pai da Brasil, é cria do Collor dessa época. E ei-los ai firmes e fortes. Só no Brasil mesmo.

  23. Ex-psdebista, aprenda a escrever é pesedebista.
    Deixa de ser fingido, defender que ideias e que emendas?
    Bolsonaro passou 27 anos no congresso e não apresentou bost@ de emenda nenhuma.
    Vai te catar, vc votava no PT, igual a maioria dos otários que apoiam esse mico.

    1. Se a sua convicção politica for igual a certeza gramatical o Brasil esta perdido . Aliás aprendi desde cedo que quem com porcos se mistura farelo come . Respeite os comentarios dos outros se quiser que o seu seja respeitado . Um bom dia para você .

    2. Só se for no seu dicionario . Alias preocupe_se com a sua vida que da minha cuido eu . Bom dia e leia mais um pouquinho talvez assim você não escreva tanto besteira . Como diz Bolsonaro cada um vota como quiser faça bom proveito do seu .

    1. Amigo, sem ilusões, de novo , não, por favor…!!!
      O nosso sistema não permite que um homem só tenha o controle do governo. É preciso, antes, mudar o sistema..! E , essa coisa que um homem só salva o país , está muito ultrapassada…!!! Quem salva o país somos nós…!!!

  24. Está muito claro os dois campos em que o país se dividiu. De um lado, eles, políticos corruptos que detém o Poder e nós , Povo e membros da Justiça, de outro lado. Vamos mostrar para eles quem é que manda nessa bagunça…!!!!

  25. O maior escândalo é ter 2.000 funcionários para cuidar do “Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida” onde o estado não tem nem esparadrapo nos postos de saúde. O resto é consequência.

  26. A função REAL de tantos cargos políticos criados fica agora elucidada por completo. Essa é a chamada “base eleitoral” desta classe que apodrece aquilo em que toca. O que é mais constrangedor, não sem o conhecimento, consentimento e conivência de muitos. Parece que uma linha quase imperceptível separa o que o brasileiro se permite ou não em matéria de moralidade em cargos políticos. Talvez fruto da cultura da mallandragem, se sobrepondo a uma formação moral absurdamente deficiente. A um mês que substituto do PT tenta impôr sua vontade ao país, seja em reformas de baixa qualidade e nenhuma aceitação popular, seja na briga estúpida com o Judiciário do país.

  27. Conversa normal de um político atrás de se eleger na eleição.
    O mimimi da imprensa no caso Cristiane Brasil é ridículo, ali não havia servidores públicos, servidores públicos tem estabilidade no emprego, ali havia cargos comissionados, conversa corriqueira entre candidato e seus cabos eleitorais.
    Quem ataca Cristiane, ataca por motivos errados, toda essa conversa só tem um motivo, atrapalhar a reforma previdenciária.

    1. O estrago que esta indicação está fazendo na reforma é muito maior do que parece. E, ainda que você esteja certo quanto a “ser normal”, está errado quanto a sua complacência com o “seu normal”. Entre assassinos “matar” é normal, mas não é ético, moral ou legal. São conceitos como os seus que mantém o Brasil (e a Brasil) nesta “*erda”.