O que é o fundão?

Vicente Cândido, o petista relator de parte da reforma política, disse que o fundão de 1,7 bilhão de reais aprovado pelo Congresso “é muito para para quem paga e pouco para quem recebe”.

Cândido acrescentou que “o sistema atual não combina nem com financiamento público, tampouco com privado. Porque, se resolvesse com o privado, não teria a Lava Jato.”

O deputado Flavinho, do PSB de São Paulo, acha que é outra coisa:

“É muita safadeza!”

46 comentários

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

1200

  1. Antigamente quando o o povo brasileiro não pagava as campanhas eleitorais desses canalhas, o que eles faziam ROUBAVAM as urnas ou TROCAVAM por outras outras cheia de votos dos candidatos que eles queriam que fosse eleitos. Só mudaram o jeito de permanecerem no poder.

  2. Impressionante! Quanta eficiência profissional! Quanta sensibilidade humano-social! Nesse ambiente de alta impureza ética, o político quer ser juiz, o juiz quer ser político e a comédia do stand up cômico diário não para, não esclarece e nada acrescenta para a sociedade. Só rouba as esperanças de se cuidar da própria vida, das crédulas e incrédulas pessoas.

  3. “senadores aprovam na reforma política emenda que permite censura prévia na internet”.
    Não vai falar nada sobre a censura prévia?
    Ontem observei pausada e detalhadamente o seguinte aviso: “Não se iluda a liderança nacional. A apatia da Nação pode ser aparente e inercial, explodindo como uma bomba se algo ou alguém acender o pavio”. (General da Reserva Luiz Eduardo Rocha Paiva)
    Está aí o pavio! Ver, ouvir e calar? É bonitinho somente no trio de macaquinhos. Essa não!

  4. A bandidagem que nos assola, sem qualquer pudor, aprova rapidinho qualquer butim.
    Deve ser o espaço terrestre, alguns chamam de país, com a maior densidade de vigaristas mamando dos cofres públicos na Terra.

  5. Os cidadãos honestos que batalham para pagar o colégio do filho, os que lutam para esticar o salário e pagar o aluguel, água, luz, alimentação, os que se esfalfam para pagar o plano de saúde, os que se amontoam nos ônibus lotados para ir e voltar do trabalho, os que sofrem nas filas dos hospitais, os que não conseguem emprego, nós todos, os cidadão honestos, achamos isso vergonhoso e abusivo.
    Eu não fui consultada e não quero contribuir para a reeleição de ninguém. Será que se perguntarem alguém vai dizer sim, duvido.
    Essas pessoas são insensíveis com as necessidades dos outros porque nós, os cidadãos honestos, bancamos tudo para eles, salários mordomias, plano de saúde de primeira, moradia, carro, telefone, motorista, empregados, puxa sacos, até e muito mais. É um descalabro! Acham pouco… é deboche, é descaramento.

  6. Nojo.
    Nojo.
    Mil vezes nojo dessa gente escrôta q ocupa cargo públicos no país.
    Só uma bomba atômica sobre Brasília p/acabar com nosso sofrimento com essa corja abjeta q nos governa.
    Se o partido e o candidato reprentassem parcela significativa da população eles receberiam contribuição suficiente p/suas campanhas. Ninguém contribui pq não há políticos nem partidos q representem as pessoas q efetivamente carregam o país nas costas. Só bandidos e mamadores são representados pela bandidagem de Brasília. Mas esses não bancam nem a si mesmos com o suor do próprio rosto pq nunca souberam o q isso é.

  7. Todas as investigações da apontam que granda parte do dinheiro da corrupção foi usado como caixa 2 em campanhas. Ao invés de continuar desviando o dinheiro ilegalmente os políticos acabaram de aprovar uma lei que oficializa o roubo.

    E por algum motivo o máximo que eu to ouvindo dos contribuintes é “vamos dar o troco em 2018”. Pessoal, tem que cruzar os braços agora e falar não. Não adianta esperar até 2018 porque o povo futebol e novela vai eleger esses caras tudo denovo!!!

  8. Para mim nas campanhas os políticos aumentam os seus patrimônios. E se forem eleitos aumentam mais ainda. Portanto esse fundo pra mim é vergonhoso. Por que o povo tem que financiar político carreirista? Vire-se!

  9. Partidos e políticos investigados, indiciados, réus e talvez até condenados poderão utilizar o nosso dinheiro para fazer campanhas e se reeleger. Antes de aprovar qualquer coisa destas, deveria haver uma mudança institucional que tirasse tais agentes do processo político. É inadmissível que tenhamos que aceitar que gente que foi ilegítimamente “eleita” com recursos de empresas às quais serviram no processo legislativo, possam estar decidindo em nosso nome coisas como dotar recursos proveito próprio. É inaceitável!

  10. Considerando a “qualidade” da nossa política e de seus protagonistas, o preço é caríssimo.
    Considerando a situação de falta de recursos e do que poderia ser feito com este dinheiro, é uma afronta.
    E finalmente, tendo que ouvir que este ítem e mais alguns poucos outros são chamados de reforma política, soa tudo isto como uma farsa.

  11. Também vou querer a minha parte, pois vou participar de um concurso público e terei que gastar horrores para me preparar para o pleito. E daí? Como é que fica? Se os políticos têm direito a receber dinheiro para o seu pleito, por que é que eu não posso ter?

  12. Enquanto o dinheiro vier fácil essa corja não vão mudar nunca.
    O Fundo tinha que ser por doação espontânea do cidadão, e para conquistar essa doação
    só tem um caminho Honestidade, Trabalho e Representar os interesses do cidadão

  13. Bandidos gastaram 4 milhões para fazer um túnel de 500 metros, tudo isso em 3 meses.
    Se fosse obra pública, o túnel seria orçado em 400 milhões e prazo de 3 anos, que virariam 6 anos, com vários aditivos que certamente dobraria esse valor.

    Conclusão: tem que se contratar os bandidos certos.

  14. Espero que os eleitores não reelejam nenhum do atual congresso em 2018. Isso seria a melhor resposta que poderíamos dar a esses imprestaveis e traidores dos nossos votos e dos nossos sonhos. CONGRESSO DE BANDIDOS.

  15. Lembro sempre como o PT era, antes de se tornar governo e sentir o “gostinho” do poder! Ou alguém acha que o PT hoje é oposição? PT, PSDB e PMDB – tirando as exceções que confirmam a regra – são exatamente iguais. Me admira o PT ainda ter gente, que se diz esclarecida, defendendo isto em que o partido se transformou. Como nunca me enganaram, só fico lastimando ter estado sempre certa a respeito deles. Gosto de ficar observando os malabarismos que alguns petistas ainda tentam fazer para parecer boa gente. Não sei o que é mais patético, os que fingem ou os que são ainda mais descarados! Argh!!!

  16. O Estado de S.Paulo: “O texto aprovado não fixa um limite máximo de recursos públicos para o novo fundo. Os senadores estabeleceram o piso, mas não o teto de um fundo que vinha, em tese, ser uma resposta do Congresso ao clamor da população para não destinar mais recursos públicos aos partidos políticos.”

  17. SONEGAR IMPOSTOS É LEGÍTIMA DEFESA!

    NÃO FINANCIE POLÍTICO, SONEGUE IMPOSTO! DESOBEDIÊNCIA CIVIL JÁ!

    NÃO REGISTRE SEU FILHO! NÃO CRIE DOCUMENTOS! NÃO EMITA NOTA FISCAL! NÃO DENUNCIE POLICIAL QUE PEDE GRANA PARA LIBERAR O CARRO!
    NÃO DECLARE RENDA! QUEIME PRÉDIOS EM QUE FUNCIONA ÓRGÃOS PÚBLICOS QUE COBRAM IMPOSTOS! QUEIME A PAPELADA TODA DE REGISTRO DE IMÓVEIS E DE CIDADÃOS!

    SONEGUE!

    NÃO FINANCIE CAMPANHA ELEITORAL DAS GANGS QUE USAM O ESTADO PARA TE ROUBAR!!!!!!

  18. Fundão é um mecanismo de legalização do roubo. Retira dinheiro da Saúde, Educação, Segurança Pública, e dá para marqueteiros falarem mentiras na televisão.
    Foi aprovado às pressas, de madrugada, e sem maioria no Congresso (233 deput@dos e 33 senadores).

  19. Fundo partidário é:

    DINHEIRO ROUBADO DOS COFRES PÚBLICOS, APÓS A POPULAÇÃO PAGAR IMPOSTO DE RENDA, ICMS, ISS, IPVA, ETC., SOB A ALEGAÇÃO DE QUE O DINHEIRO É PARA CUSTEAR CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS, HOSPITAIS, POLICIAMENTO. TRADUZINDO: ESSA LEI NA VERDADE É UM CRIME DE PECULATO PRATICADO PELOS OCUPANTES DA CADEIRA DE CRIAR LEIS.

    Imagine um juiz corrupto proferir uma sentença em um caso para dar dinheiro a ele mesmo: isso é peculato, não sentença.

  20. E ele diz isso candidamente… É um legítimo representante do lixão em que se transformou o congresso… Essa instituição tem que melhorar muito para ser considerada aterro sanitário…

  21. O fundao se relaciona ao comportamento q os políticos já assumem claramente: nao satisfeitos com pouco, querem meter até o fundao dos orifícios corporais do povo. Desculpem-me o baixo nível, mas parece q só assim se pode expressar o sentimento da populacao.

  22. Senadores recebem nova frota de carros oficiais com roda esportiva e teto solar:
    http://painel.blogfolha.uol.com.br/2017/10/05/nova-frota-de-veiculos-oficiais-chega-ao-senado-equipada-com-roda-esportiva-e-teto-solar/

  23. ELES USAM ALEATORIAMENTE–SÃO BANDIDOS MANTIDOS POR NÓS- QUE NOS ASSALTAM VÁRIAS VEZES–PRA VIVEREM NAS MODOMIAS PROPORCIONADAS—PELOS BONZINHOS DOS BRASILEIROS

  24. A maior parte deste dinheiro ira direto para o bolso dos donos de partido, uma pequena parte para a compra de votos e nada, absolutamente nada, para a formação partidária dos pretensos candidatos.

    1. Percebendo que o Reinado do PT acabou, e, como não aprenderam a viver sem roubar, institucionalizaram o roubo através do fundão, para se eternizarem como “Os Gigolôs do Povo” com a maior cara de pau!!!

  25. Fundão é uma montanha de dinheiro que os políticos roubam da nação para investirem em suas carreiras de corruptos profissional ! Esse é verdadeiro conceito de fundão.