O que está acontecendo na Fiocruz? O que está acontecendo na Fiocruz?
O Antagonista

O que está acontecendo na Fiocruz?

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 13.04.2021 20:29 comentários
Brasil

O que está acontecendo na Fiocruz?

Principal (e até há pouco tempo única) aposta do governo de Jair Bolsonaro para imunizar a população contra a Covid, a produção da vacina da AstraZeneca/Oxford pela Fiocruz vem sofrendo sucessivos atrasos e alterando o cronograma oficial do programa nacional de imunização (PNI)...

avatar
Redação O Antagonista
4 minutos de leitura 13.04.2021 20:29 comentários 0
O que está acontecendo na Fiocruz?
Foto: André Az (CCS/Fiocruz)

Principal (e até há pouco tempo única) aposta do governo de Jair Bolsonaro para imunizar a população contra a Covid, a produção da vacina da AstraZeneca/Oxford pela Fiocruz vem sofrendo sucessivos atrasos e alterando o cronograma oficial do programa nacional de imunização (PNI).

No fim de fevereiro, por exemplo, a Fiocruz anunciou a entrega de 15 milhões de doses em março. Março passou e a BioManguinhos só conseguiu envasar e distribuir 3,8 milhões, cerca de um quarto do previsto originalmente.

Até agora, não surgiram explicações convincentes sobre o que está acontecendo na Fiocruz. Sem transparência, acumulam-se especulações.

O ministro Marcelo Queiroga faria um favor à sociedade se esclarecesse a questão amanhã pela manhã, em coletiva marcada, ou à tarde, na audiência que será realizada pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara.

“É inadmissível o governo fazer um planejamento e não cumprir. É muito grave essa situação”, disse a O Antagonista o deputado Elias Vaz (PSB-GO), um dos autores do requerimento para ouvir Queiroga.

Vamos questionar o ministro quando o governo vai obedecer, seguir à risca, o seu próprio planejamento. Não dá para fazer um planejamento e logo na frente reduzir a quantidade de vacinas previstas. Isso significa mais mortes que vão acontecer em função dos atrasos dessas vacinas”.

Procurada por O Antagonista, a Fiocruz garantiu que “as entregas ao Ministério da Saúde somarão 100,4 milhões até o final de julho”. 

Ainda segundo a Fiocruz, 11 milhões de doses estão hoje em processo de controle de qualidade, etapa que dura cerca de 20 dias e que “é necessária para garantir a oferta à população de um produto seguro e eficaz”.

“Perdas de doses por conta de alguns defeitos podem acontecer no envase, na rotulagem ou na própria embalagem. Vacinas envasadas com volume a menor, com presença de qualquer partícula, frascos com trincas, com problemas de fechamento, etc. são sempre descartadas na inspeção visual automática e/ou manual”, completou.

A instituição não informou quantas doses já foram descartadas, ou o papel desse fator nas mudanças dos cronogramas.

O Ministério da Saúde, por sua vez, disse estar “em constante contato” com a Fiocruz e que apoia a instituição “no que for necessário”, mas também não soube responder se Queiroga ou outra pessoa da pasta já enviou ofícios à Fiocruz questionando os atrasos.

Queiroga já fez duas visitas à Fiocruz: em 17 de março, ainda ao lado de Pazuello, no dia da primeira entrega de vacinas envasadas por lá; e na sexta passada (9). Nessa visita mais recente, ouviu da presidente da instituição, Nísia Trindade Lima, que “estamos caminhando com firmeza em nossos cronogramas”.

‘Verba volant’, diria Michel Temer.

O deputado federal Gilson Marques (NOVO-SC) enviou à Saúde, em 23 de março, ofício perguntando justamente por que a Fiocruz reduziu a entrega prevista e quais ações seriam tomadas para mitigar os atrasos.

“É preciso apurar urgentemente o que causa estas reduções na expectativa de produção para corrigir quaisquer problemas, com transparência e agilidade”, disse o deputado. O ministério tem até 10 de maio para responder.

Tabata Amaral (PDT-SP) também enviou requerimento semelhante nesta terça (13). “O Ministério da Saúde vem, reiteradas vezes, fazendo previsões de entrega de vacinas não cumpre com o que é divulgado, em especial no que tange aos lotes repassados pela Fiocruz. A sociedade necessita de esclarecimentos por parte da Fundação e do Ministério”, diz o texto.

Para Alexandre Padilha (PT-SP), ex-ministro da Saúde, a raiz do problema está no que chamou de “irresponsabilidade criminosa” do governo Bolsonaro em apostar em único fornecedor de vacinas.

Para ele, foi uma decisão de quem “desconhece o processo e de produção de vacinas”. O deputado também criticou a “passividade absurda” do governo federal em estabelecer relações com China, Índia e Coreia do Sul para buscar insumos.

E ainda há quem ache a CPI da Covid desncessária.

Leia também:

Apesar de supostas negativas de empresas aéreas, Fiocruz não pediu ajuda da FAB para insumos

Máquina quebra e Fiocruz não entrega vacinas prometidas

MPF pede que Fiocruz explique atraso no cronograma de entrega de vacinas

Esportes

Robson Junior homenageia pai Robinho com gol no Sub-17

23.04.2024 16:31 3 minutos de leitura
Visualizar

Grêmio enfrenta o Estudiantes em busca da 1° vitória na Libertadores

Visualizar

Crusoé: A calçada da fama dos juízes de Pernambuco

Visualizar

Filha de vítima que teve fotos vazadas no IML receberá indenização

Visualizar

Vélez rescinde contrato com jogadores acusados de abuso sexual

Visualizar

Boxeador ganha R$258 milhões apostando em si mesmo

Visualizar

Tags relacionadas

Fiocruz Marcelo Queiroga PNI vacinas Covid-19
< Notícia Anterior

Covid: Brasil registra 3.687 mortes em 24 horas, diz consórcio

13.04.2021 00:00 4 minutos de leitura
Próxima notícia >

A barriga de Pacheco

13.04.2021 00:00 4 minutos de leitura
avatar

Redação O Antagonista

O Antagonista é um dos principais sites jornalísticos de informação e análise sobre política do Brasil. Sua equipe é composta por jornalistas profissionais, empenhados na divulgação de fatos de interesse público devidamente verificados e no combate às fake news.

Suas redes

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (0)

Torne-se um assinante para comentar

Notícias relacionadas

Crusoé: A calçada da fama dos juízes de Pernambuco

Crusoé: A calçada da fama dos juízes de Pernambuco

23.04.2024 16:25 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Filha de vítima que teve fotos vazadas no IML receberá indenização

Filha de vítima que teve fotos vazadas no IML receberá indenização

23.04.2024 16:17 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Lua rosa no mês de Abril

Lua rosa no mês de Abril

23.04.2024 16:05 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Mãe e padrasto são indiciados por morte de bebê torturado

Mãe e padrasto são indiciados por morte de bebê torturado

23.04.2024 16:03 3 minutos de leitura
Visualizar notícia

Seja nosso assinante

E tenha acesso exclusivo aos nossos conteúdos

Apoie o jornalismo independente. Assine O Antagonista e a Revista Crusoé.