“O que precisa discutir é o processo de indicação e o tempo de mandato”

De Simone Tebet, líder do MDB no Senado, sobre a declaração do deputado petista Wadih Damous de que “tem que fechar o Supremo Tribunal Federal”:

“Defender o fechamento de qualquer instituição democrática, só porque esta contrariou a sua vontade, é abrir portas e janelas para ditaduras. O que precisa discutir quanto ao STF é o processo de indicação e o tempo de mandato dos ministros.”

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 50 comentários
  1. É preciso extinguir o S(P)TF, sim. Aquilo não tem conserto. O outro antro, já disse e repito mil vezes, o STJ, pode assumir o tal “controle da Constituição”. Os urubus alugados são caros, malandros e indolentes. Com a economia, daria para arrochar menos a Previdência. Às favas com a opinião desse zangadão.

  2. E tbm como retirara-los do cargo. Os EUA já deram solução a esse problema há mto tempo, basta copiar. Lá, quem decide se ministro do STF continua no cargo ou não são os eleitores através do voto d recondução. Basta isso.

  3. Concordo com o José Roberto abaixo no comentário e acrescento por um período de 5 anos e depois o magistrado volta pra sua vara anterior.E fazer do STF um tribunal apenas constitucional e não uma 4 instância .

  4. Esta questão é importante.
    Até que enfim alguém tocou no ponto crucial da questão.
    A indicação deviria ser entre os juízes federais com um tempo determinado de carreira.
    Para manter a segurança jurídica, deveria ter um mandato equivalente a uma vez e meia o mandato de senador, com chance de ser renomeado uma vez.

  5. Qual é, ditador Damous, só porque Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Toffoli e Lewandiwski perdem todas as batalhas você quer acabar com a democracia? Golpe sujo, típico dos petistas. DAMOUS NÃO SERÁ REELEITO! Sequer foi eleito antes. Vai para a lixeira!

  6. Ministros do STF deveriam passar por uma sabatina séria e longa no Congresso, deveriam ser os mais votados entre seus pares, com qualificações comprovadas para o cargo e não poderiam ser indicados por presidentes da República.

  7. Na minha opinião somente os membros do STJ poderiam ser eleitos para o supremo por critério de merecimento e tempo de magistratura dos que lá se encontram e por tempo de dez anos, por exemplo! Essa composição atual é uma lástima, pra dizer o mínimo!

  8. Antes de qualquer palpite, essa senadora de quinta categoria devia era estar pedindo o impeachment de uns safados do STF . Seu pai deve estar rolando no túmulo de desgosto. Lider do PMDB significa aliada de eunicio, renan e jucá. Ou seja, LIXO

  9. PATIFARIA!
    Processo de “indicação”? Somente corruptos que fazem parte do ESQUEMA não é mesmo cambada de pilantras!!!?

    Entendi perfeitamente o que quiz dizer!!!
    Se pudessem, falariam de outra forma em público!

  10. POR ESSAS E OUTRAS QUE OS PETISTAS SÃO TRATADOS COMO MALUCOS, DESEQUILIBRADOS, DÁ PRA LEVAR A SÉRIO UM PETRALHA/XAROPE COMO Wadih Damous ??
    SIMONE TEBET, COMO SEMPRE, LUCIDA PARA TRATAR DO ASSUNTO, IMPORTANTE MUDAR A MANEIRA DE INDICAÇÃO DOS MINISTROS E TEMPO MAXIMO DE 10 ANOS PARA PERMANÊNCIA NO STF.

  11. Essa proposta de mudar indicação e o tempo de duração no cargo é uma proposta importante e viável..vivemos outros tempos, não estamos no século XVIII ou XIX

  12. O PT quer fechar o STF? mas foi ele quem nomeou 7 dos 11 Ministros que estão lá, oras! O PT – em nosso lugar – já teria dado o golpe, começando por isto aí! Fechar o STF…..

  13. A senadora está certíssima. Há que se implantar um critério em que apenas ministros de carreira do STJ possam concorre, considerando os critérios de antiguidade, produtividade, desempenho, assiduidade, ética e comportameneo profissional,
    relatórias e indicação pelos demais ministros.

  14. Esse advogado, picareta, do Rio de Janeiro, estava aplaudindo o Gilmar Mendes!
    Até um poste sabe que que o Gilmar Mendes, odeia o PT! Só está votando contra
    prisão em segundo grau por causa de Temer e Aécio Neves. Difícil dizer que e mais
    safado nessa podridão.

  15. Isto é urgente!
    A unica exigência que difere entre um funcionário publico e um ministro, é a exigência do notório saber jurídico. Que convenhamos é muito subjetivo, permitindo até a minha avó ser indicada.
    Se bem que, minha avó seria bem melhor do que estes que aí estão.

  16. PRECISA SER DISCUTIDO TB EMBORA OS MINISTROS ETICOS E COM MORAL ELEVADA NÃO ADOTAM É QUE MINISTRO, DESEMBARGADORES NÃO PODEM ACUMULAR FUNÇÕES E NEM TER ESCRITORIOS, INSTITUTOS OU QQ COISA QUE RECEBA DINHEIRO PUBLICO OU PRIVADO COMO FUNDAÇÃO E NÃO TER NENHUM VINCULO PARTIDÁRIO OU TER TIDO ALGUMA VEZ.

  17. Essa é mais clara foto dos petistas! Incomodou mata, extermina, aniquila ou fecha! Bandidos sanguinários! O STF deve ter normas claras para admissão e até de exoneração dos membros, provas abertas à magistratura e públicas e tempo no cargo. Chega de colocar bandido de estimação!

  18. Além da forma de escolha tem de alterar a vitaliciedade. E, ainda regras para alteração de jurisprudência consolidada, sob pena de a cada tempo o STF alterar totalmente seu entendimento ao sabor do vento.

  19. Concordo plenamente com a Senadora Simone Tebet. Oito ou dez anos, talvez até doze, é o tempo máximo que os srs. ministros deveriam ficar no cargo.
    A indicação deveria vir da classe, e não mais do presidente, assim fosse, não estaria ai o temer arrependido e todo choroso pela indicação do Ministro Alexandre.

  20. Do jeito que está, gostaria de saber quem sairia às ruas para defender o STF?
    Acho que o que o povo quer é a substituição imediatada da bancada que chegou ao ponto de defender a liberação e a candidatura à presidência da república do Sr. “Jararaca Baderneiro Bêbado da Silva”. Vulgo “O Maior Santo de Todos os Tempos” – um “Herói Brasileiro”.
    Para esta bancada já não há mais perdão!

  21. É preciso acabar com a farra deste STF inoperante, dinossauro e “amigo” dos nossos inimigos … Com um custo absurdo de mais de R$ 0,50 BILHÃO por ano e de sobra, mais de 2.000 funcionarios, para manter toda a bandidagem politica solta … Tem mais é que fechar este galinheiro … No mínimo, exigir concurso público e mandato de 10/15 anos. Quando se vê um gato gordo de mais de 29 anos querendo manter o status quo da corrupção sem nenhuma cerimônia … ou um ex advogado político … ou um primo de corrupto … ou um arroz c/ polenta … É o fim !!!

  22. Ninguém merece Toffoli, Lewandowski, Marco Aurélio, Celso de Melo e Gilmar Mendes eternamente. Há que se ter critérios para ocupar tão importante cargo como tempo na área, cabedal jurídico e moral ilibada devem ser pré requisitos na indicação feita pela classe. No Brasil são bandidos que dão as cartas.

  23. E a PEC 35/2015, “DE 2015 CONGRESSISTA”, do senador Lasier Martins, por que está parada????????!!!! O povo não esquece mais, pois tem o GOOGLE para alertá-los de mal caráter que cometem crimes e se escondem atrás do foro privilegiado!!!!

  24. Simone é inteligente, ativa, e boa pessoa, só esta no partido errado. O MDB aqui no MS tem dono, é um ex politico preso, ainda investigado por diversos crimes de desvio de dinheiro público.

  25. Falta um teste teorico, psicotecnico, fotos indo e vindo que pode ser de bikini ou sunga ou pelada(o), como o candidato escolher. Precisa ter uma relacao de 10 para 1, 10 mulheres para 1 homem. O uniforme sera tanguinhas, mas apropriado para os tropicos.
    Quando fizer 20 anos esta fora, demitido(a) justa causa. Isso é o que o povo ké!