O “reservatório da boa vontade”

O Antagonista antecipou na sexta-feira que o pagamento milionário de Joesley Batista a Aldemir Bendine não tinha contrapartida específica, sendo apenas um agrado.

No sábado, a Globonews revelou que Joesley só pagou a Bendine porque ele tinha influência no governo de Dilma Rousseff. O Jornal Nacional, então, lembrou que os delatores da JBS já tinham explicado que era costume da empresa fazer pagamentos mesmo sem garantia de privilégios.

Para ilustrar, exibiu um trecho do depoimento do ex-diretor Ricardo Saud ao Ministério Público:

Saud: Se o senhor me permitir, eu gostaria de chamar ele de reservatório da boa vontade.

MP: Entendi. O que senhor quer dizer é que os senhores pagaram para se precisar um dia contar com a boa vontade dos…?

Saud: E para eles não atrapalharem a gente.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;

Ler 27 comentários
  1. Bendine nunca foi mais q um mero caipira cumpridor de ordens, q tendo oportunidade, tomava algumas propina$ pro seu próprio bolso. Um ser desprezível e sem caráter, similar aos dirigentes da JBS e governantes deste país.

  2. Sem essa de “não tinha contrapartida”, até parece que estão falando com os clientes da bolsa esmola, (sem ofensas). É uma quadrilha enorme embrenhada no poder para sacar tudo dos que não fazem parte que é a imensa maioria. O país está nas mãos da quadrilha gigantesca que envolve todas as instituições, os políticos e os empresários “campiões”!

  3. Reservatório da boa vontade é o c*cete. É antecipação de propina. Os campeões nacionais do PT pagavam propina antecipada como quem adianta herança (antecipação da legítima).
    Ainda que não haja contrapartida imediata o pagamento configura vantagem indevida ao agente público (corrupção é crime de mera conduta, bastando receber a vantagem ilícita, sem a necessidade de se praticar o ato corrupto) e estava vinculado a atuação futura dos agentes desonestos em favor dos corruptores e em desfavor do Estado e da sociedade.
    É propina, não doação (que não requer contrapartida). O resto é descaramento.

  4. Se a intenção do caipira que, pelo visto, desconhece leis, era livrar Bendine de qualquer acusação, o crime de improbidade foi cometido do mesmo jeito. Como servidor público, Bendine jamais poderia ter aceitado tais “agrados”. E como ele é funcionário de carreira, o recebimento de propina (ainda que ele não tivesse feito nada para ajudar o açougueiro, o que é pouco crível) é crime passível de demissão a bem do serviço público.

  5. Se todos são iguais perante a lei porque o Marcelo Odebrecht está preso e esse papagaio está livre e solto, enquanto ele mesmo dosa o que vai entregar à Justiça ou não? Não que o primeiro deva ser solto, mas que cortem de vez as asinhas do segundo. Quem foi denunciado por eles vai preso e o corrupto que comprava ‘simpatias’ não? Ô, janot, que palhaçada, hein?

  6. Éra a compra do salvo -conduto para arrigementar quantia bilionárias em Bancos estatais, para aduiqrir patrimonio, grana rápida, sem muita encheção por por parte do emprestador .

  7. Propina com contrapartida imediata ou propina com contrapartida postergada (“quando, um dia, precisar contar com a boa vontade”) dá no mesmo, pois não?
    Ainda mais que o o sujeito não está levando uma garrafa de whiskey (um agrado). Está levando milhões de reais (propina, mesmo).

  8. Ou seja, segundo os critérios dos petistas, advogados de Lula inclusive, se não houve contrapartida ESPECÍFICA em contratos superfaturados identificáveis, não caracteriza crime e não pode haver punição! A vingar esse entendimento, poucos corruptos serão punidos pelo Judiciário! É hora do Poder Judiciário DAR UM BASTA nesse tipo de visão distorcida do direito penal!

  9. Peraí: ” … só pagou a Bendine porque ele tinha influência no governo de Dilma Rousseff”, “… gostaria de chamar ele de reservatório da boa vontade” e “… para eles não atrapalharem a gente” – então, isso não é contrapartida, minha gente? Todo mundo faltou às aulas de interpretação de texto? Ninguém na Procuradoria sabe o que é um “subtexto”? Qualquer dinheiro dado a políticos, que não esteja contabilizado, é propina, sim senhor. No mínimo para “comprar boa vontade”, não é necessário que se refira a um negócio específico.

  10. .E o criminoso-mor do lado privado continua leve e solto graças a um acordo super ultra hiper premiado, enquanto poucos outros estão em cana. Logo, todos (pero no mucho) são iguais perante a lei.

  11. E o criminoso-mor do lado privado continua leve e solto graças a um acordo super ultra hiper premiado, enquanto poucos outros estão em cana. Logo, todos (pero no mucho) são iguais perante a lei.

  12. Então $ 5.000.000, éra uma quantia para a JBS, tipo uma garrafa de Wiski escoces, no sentido de um agrado melhor, este ladrões não foram fracos, não é pra menos que o país ficou de quatro, e os que fazem fomento para os free-boys, tem que esperar em média 45 dias para receber/por cabeça de frango em torno de 0,75 centavos by muitas nights and days de trabalho, e nunca recebem nenhum agradinho.

  13. Esse raciocínio é de uma burrice jurídica extrema. Ao servidor público é VEDADO receber agrados. Ao contrário dos pobres mortais que podem fazer tudo que a lei não proiba, o servidor público pode apenas aquilo que a lei lhe PERMITA. E agrado de nenhuma espécie. As autárquias federais se equiparam para efeitos legais.

    1. Perfeito! A lei a proíbe a aceitação de presente dado por pessoa, empresa ou entidade que tenha interesse em decisão da autoridade ou do órgão a que esta pertença. Se ele tentou livrar a barra do bandido, não colou!

    1. Cara, esse discurso anti-Globo, Trump, Antagolpista, Bolsomito, Forças Armadas já deu no saco! Os caras são bandidos e dos grandes. Pára de defender bandido…e outra coisa, reza pra não ter corrupto no exército igual na Venezuela. Bolsonaro tá se aliando ao PEN, que é um partido podre de ideologia que protege corrupto que tinha até pouco tempo atrás Kakay como advogado. O que vocês acham que os integrantes deste partido são? Coisa boa não é.

    2. Globo não tem credibilidade e Antagonista também!
      O que Bolsonaro tem a ver com isso?
      Vai te catar babaca!
      Lula é bandido bolivariano apoiado pela globo!entendeu?

  14. E Joesley Safadão continua solto, hein Antagonistas? Mesmo à luz de tantas e tamanhas maracutaias. Que tal armarem um berreiro para que ele seja encarcerado? Não é uma boa idéia para quem berra tanto com relação ao acordo do Mantega? Será que vocês conseguem fazer isso? É só uma pergunta…

  15. Posso estar em erro mas acho que se a PGR sentasse o pau no caso pavoroso do ‘Bessssias’ já dava pra encanar a dupla do barulho na masmorra fria de Curitiba. Rapidinho iam abrir o bico. Nem precisava gravar petistas com esses dois cortadores de bife que seriam reprovados rapidinho num Masterchef qualquer.
    Falta peito pra PGR, ou enorme interesse partidário, pra fazer isso.

  16. .,.,.,INCRIVEL.. ESSA MANIPULAÇAO ENTRE ENGANOT E ESSE CARNIÇA DOS IRMAOS BATISTA…. ELE ESCOLHEM O QUE ENTRA E O QUE NAO ENTRA NAS DELAÇOES? .. INCRIVEL COMO ELES NAO PENSARAM EM GRAVAR OS PEIXES GRAUDOS DO PT TB.. SO DOS BANDIDOS DO PMDB E PSDB… ??????/TA MAIS CLARO NAO ENGANA NIINGUEM SEU ENGANOT E FACHIN …