“O Rio Grande do Sul deu uma notável demonstração de maturidade democrática”

Cezar Schirmer, secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul e coordenador do gabinete de crise montado para o julgamento de Lula no TRF-4 (revelado inicialmente por O Antagonista), escreveu para o site um balanço desta semana:

“O Rio Grande do Sul deu uma notável demonstração de maturidade democrática. Apesar de declarações irresponsáveis de líderes nacionais — pró e contra o ex-presidente Lula — e da expectativa de que haveria tumulto, desordem ou violência em Porto Alegre, tudo transcorreu em perfeita calma.

As manifestações ocorreram livres e vigorosas, de parte a parte, com respeito à lei, à ordem pública e à divergência, como é próprio em democracias consolidadas.

As instituições de segurança trabalharam com planejamento, integração, profissionalismo. Enfim, um grande dia para o Brasil democrático, responsável e amadurecido que precisamos juntos construir.”

A ocorrência “mais grave”, em Porto Alegre, foi a detenção de 28 pessoas em badernas contra a confirmação da condenação de Lula, na noite de quarta-feira. Desses, 16 foram levados para presídios, mas eles já conseguiram alvarás de soltura.

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maria disse:

    O RS não reelegeu Lula, não elegeu e reelegeu Dilma evtem gente que acha que somos os mais petistas!!!!!!Sério né.

Ler comentários
  1. Martins Jr. disse:

    Não ! Os desembargadores do RS apenas CUMPRIRAM A LEI, coisa que não é observada em outros estados e por outros "tribunais"...

  2. PARABÉNS, SECRETÁRIO! disse:

    CEZAR SCHIRMER FEZ UM EXCELENTE TRABALHO PROTEGENDO OS PORTOALEGRENSES DE POSSÍVEIS MAZELAS LULOPETISTAS, TOTALMENTE CONTROLADAS! PARABÉNS, SECRETÁRIO!

  3. Agente86 disse:

    . Declarações irresponsáveis, ou bravatas, só ouvi dos puxa-SA COS do LULADRÃO. O TIGRE DE PAPEL agora será ENJAULADO.

  4. Chinelos! disse:

    O TRF4 e a 13a Vara de Curitiba e Maurício Gerum deixam os STs e a PGR no chinelo!

  5. Renato disse:

    a proxima demonstração de civismo.. deve ser não votar em candidatos do PT. Vcs tem tomar vergonha na cara e se livrar deste verme... e desses parasitas........ LIMPA RS..................

  6. Denis Falqueto disse:

    Realmente, foi impressionante. Estão de parabéns!

  7. Anne disse:

    Na minha memória, posso estar errada, não vi nenhuma declaração irresponsável ou grave de líderes nacionais contra o Lula. A favor dele, inúmeras. Sô isto discordo. A PM do RS está de parabéns.

  8. Mauricio disse:

    Quais foram as "declarações irresponsáveis de líderes nacionais (...) contra o ex-presidente Lula"? Só vimos gente do PT pregando violência e morte. Ou perdi algo?

  9. Elenilton Andrade disse:

    TENHO ORGULHO DO MEU RIO GRANDE DO SUL E SE MOSTROU Q LADRÃO NÃO TEM VEZ, OS LADRÕES PETRALHA ACHAM Q ESTÃO ACIMA DE TUDO,, MS NÃO, SO FALTA O STF SER IGUAL, SO Q NÃO DA P CONFIAR NO STF POIS FORAM INDICADOS POR LADRÕES DO PT ,VAMOS VER DAQUI P A FRENTE SE ELES TOMAM VERGONHA NA CARA É HONRAM A TOGA Q USAM,PRINCIPALMENTE AQUELE SAPO BOCUDO JILMAR MENDES

    1. RS é talvez o estado do Sul e Sudeste mais petista.

  10. Luciano disse:

    Excelente texto refletindo um profissionalismo impecável e um total entendimento do dever por parte deste servidor e de todos os outros que tomaram parte neste sistema de proteção aos desembargadores e à população. Parabéns a todos os envolvidos neste esquema de segurança!

  11. Roberto disse:

    Será que alguém sabe se o secretário SSP DO RS teve alguma vez sua carteira de trabalho assinada.

  12. Alexandre disse:

    E também pela iresponsabilidade de um ex-prefeito , no caso o atual secretário de segurança do RS , que quando foi prefeito da cidade que moro , não fez nada para fechar a boate Kiss , onde morreram 242 pessoas.. Ele simplesmente disse que não tinha conhecimento de como funcionava a fiscalização das secretarias do município

  13. Alexandre disse:

    Infelizmente Cesar Shirmer foi o prefeito junto com suas secretarias de município incompetentes , responsável por deixar funcionar sem condições , a boate Kiss...aquela q. incendiou e matou 242 pessoas. Alguém lembra disso ? E como secretário de segurança não fez mais q obrigação manter a ordem em Porto Alegre....parabéns sim à nossa polícia militar , q mesmo há 4 anos recebendo salários atrasados e parcelados , segue cumprindo perfeitamente seu trabalho

  14. Indignado, o retorno! disse:

    Em todo o caso, esse acontecimento vai entrar para a história do Brasil, como mais um passo para a destruição do império comunista que queria escravizar a sociedade brasileira, tentando criar a chamada "pátria grande", nos moldes da união soviética, juntamente com outros países da América do Sul. Graças a Deus, existem homens honrados e que defendem a ordem, o direito e principalmente, a Constituição. Parabéns aos nossos irmãos gaúchos que deram um passo importante para que o Brasil continue verde e amarelo.

  15. Pena que o RS possui maturidade porem nao possui seguranca publica nao é mesmo "secretario". disse:

    Ainda dao voz a esse Schirmer incompetente ... Falem dos presidios e violencia no RS o antagonista .... Ou nao ha compromisso com a verdade nesse blog ?

  16. ACG disse:

    Foi uma "INJEÇÃO DE CIVISMO" no nosso povo e um "SUSPIRO DE ESPERANÇA" para o nosso país.

  17. Mara disse:

    Ué, mas até prenderam 13 desordeiras e 3 desordeiros! Onde foi que "quebraram a normalidade", então, já fora de Porto Alegre?