“O ser humano não é troféu para ser exibido”

Cármen Lúcia, ao votar no julgamento sobre a validade das conduções coercitivas, disse o seguinte:

“O ser humano, seja ele quem for e tenha ele o que for, não é troféu para ser exibido por quem quer que seja.”

A ministra afirmou, ainda, que “amostragens quase circenses podem conduzir à destruição física e moral do investigado, do acusado, do réu, de seus familiares, das comunidades que os rodeiam”.

No fim das contas, a presidente do STF seguiu a divergência aberta por Edson Fachin, para quem caberia condução coercitiva em caso de recusa do investigado em comparecer espontaneamente e também para substituir medidas mais gravosas.

Porém, como já registramos, venceu a tese de Gilmar Mendes — 6 a 5 — pela proibição do instrumento.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

Ler mais 122 comentários
  1. O desespero do povo é tão grande que só pode ser comparado a alguém que está morrendo afogado e se agarra com um tubarão, pensando que é uma tábua salvadora. É o que eu percebo com esses bobos que ficam elogiando certo candidato.

  2. Agora os políticos criminosos podem ficar ainda mais tranqüilos. Graças aos comparsas do STF, os criminosos podem continuar a humilhar suas vítimas, mas não podem ser tratados como criminosos.

  3. É notório que esses julgamentos no plenário do STF são uma farsa grotesca, um teatro mambembe que nem um deficiente mental acredita, os resultados são sempre os mesmos, com o voto de minerva do presidente da corte. Êta paisinho ordinário que nunca chegará a lugar nenhum.

  4. Não temos mais STF. O que temos é um punhado de gente trabalhando contra os interesses dos cidadãos e do país. Já acabaram com o voto impresso ,e agora com as conduções coercitivas e o que mais essa gente vai fazer?

  5. O ser humano não é troféu – só as mansões, iates, carros de luxo, e todos os troféus que os corruptos ostentam com a desgraça e a morte de vários outros seres não tão humanos o são. Ainda bem que temos um supremo tribunal para proteger a dignidade dos seres humanos, não é mesmo?

  6. O ” ser humano” a que se referem esses abutres não somos nós, o povo, que trabalham e pagamos impostos , vítimas desses ladrões. Extinção desse tribunal que não protege os valores da sociedade.

  7. Não tem jeito! É nós, ou é eles! Só enforcando essa gente toda corrupta em praça pública! Ou então nos submeter a todo tipo de exploração! Estão caminhando a passos largos para não condenar criminosos de colarinho branco!

  8. Mas aí é culpa da imprensa, nada a ver com coercitiva
    Outra quer, não quer ser chamado na Justiça? Simples: não roube
    Mas agora a lei está ao seu lado…roube tranquilo

  9. Senhor, EU o lula Apedeuta, fazei de mim,
    um instrumento da corrupção
    e do golpe a Constituição.
    Sem muita labuta
    Onde tiver gorjeta, que eu encha maleta.
    Q seja minha sina receber propina. E se houver mutretinha que eu mame na tetinha.
    Amém, companheiro? Amém!

  10. Delapidar o país pelas entranhas de cargos público , não é animalesco , é pior é um genocídio é.Quem está sentado no veludo, com mordomias , como esta múmia CL, nem nem deveria abrir a boca para proteger os seus, rodeados na grana.

  11. spy disse: 14 de junho de 2018 às 18:42
    spy, não pegue a exceção para atacar a regra. É o mesmo que a Carmén Lúcifer fala, é a mesma distorção do capeta que esquerdopatas fazem ao dizer que a culpa é da arma.
    Vc acha que fizeram isso por causa da exceção, injustiça ou pra livrar os amigos bandidos?

  12. É muito simples de entender, ou acabamos co STF ou ele acaba com o Brasil, precisamos expulsar todos de lá, os 11. Isso não é um corte, é uma instituição pra defender bandidos de alta periculosidade.
    Chega, nós não queremos mais essa corte, nossa paciência chegou ao fim.

  13. O art. 260 do CPP era perfeito, mas alguns justiceiros não concordava e decretava coercitiva sem ao menos intimar o suspeito, não explicitando o motivo. Acho que o STF exagerou, mas tomaram a decisão em função da não observância de alguns em não se atentar ao 260 do CPP, simples assim!

    1. Não justifica ! Proibir o revolver por que alguém morreu? Fiscalize-se e impeça-se a atitude errada. Simples.

  14. Em minha opinião os perdedores estavam mais corretos em suas teses, ou seja, primeiro o juiz intima o acusado ou testemunha e, em caso de recusa em comparecer, aí sim o juiz decreta a coercitiva; mas, o que os “gênios” estavam fazendo: decretava a coercitiva do suspeito sem ao menos tê-los intimados

  15. Senhor, fazei de mim, o lula Apedeuta,
    um instrumento da corrupção
    e do golpe a Constituição.
    Sem muita labuta
    Onde tiver gorjeta, que eu encha maleta.
    Q seja minha sina receber propina. E se houver mutretinha que eu mame na tetinha.
    Amém, companheiro? Amém!

  16. A solução é simples. Quem não quiser ser “exibido como troféu” seja honesto e não cometa crimes. Quanto a “ser humano”, homem sábio, difícil encaixar nessa espécie os criminosos com tamanha irresponsabilidade e inconsequência dos seus atos. A verdade: Brasil paraíso para bandidos e criminosos.

  17. Não são troféus para serem exibidos porque estão nos cemitérios ou desempregados. infames que tiraram a esperança de todos os cidadãos que querem um Brasil maior.

  18. Para vocês antagonistas que estão contra esta decisão do STF . Quero só lembrar aquela brutal violência da PF com o assessor Jose Carlos do escândalo dos anões do orçamento . Retiraram uma coleção de vibradores e penis de borracha e o colocaram junto à mesa só para humilhá-lo .


  19. É esquisito mesmo, mas nos Estados Unidos, país subdesenvolvido, entre outros, bandidos são expostos para que a Sociedade os conheça.

    — Deve ser pela ausência de civilização.

  20. Cheia de “razoes” mas nao tendo nenhuma, essa tese só fluiu pq BARATAS voaram,LULAS foram enlatadas. mas a sua casa foi pixada e vc nao disse nada Carmem,quandoo povo reclamou vcs colocam os caes para cima deles. O ESCARNIO É VC E OS 10 RESTANTES. esse tribunal nao é um tribunal,mas um marginal.

  21. Brasileiros, precisamos de informação, ação e Líderes. Esqueçam movimentos como o Mov. b.unda lelê.
    Temos que nos organizar, participar e agir, não tem jeito.
    Nós que temos que agir e com informação. Coloquem na cabeça que esperar ou ficar vendo bandido aprontar toda a semana não resolve nada.

  22. Um corrupto preso não só é um troféu a ser exibido, bem como deveria ser amarrado na traseira de um carro e arrastado pelas ruas da cidade até virar um pedaço de alcatra preso a uma corda.

  23. A corrupção mata a corrupção fecha leitos hospitalares a corrupção fecha escolas o esgoto STF está com pena do Sérgio Cabral e do bunda suja do Lula.
    Quanto ao povo brasileiro?

  24. Se preparem, porque ontem o Reinaldo Azevedo estava reclamando no programa da BandNews que o Brasil hoje sabe os nomes dos Ministros do STF, para xinga-los, mas não sabem da seleção brasileira do Tite. Foi um baita mimimi.
    Querem distrair com a Copa para avançarem projetos CONTRA a Lava-Jato.

  25. SÓ NA CABEÇA DO STF MESMO QUE CRIMINOSO DEVE SER TRATADO IGUAL A UM CIDADÃO ORDEIRO.

    COITADO DO POVO TRABALHADOR.

    ESSA PREOCUPAÇÃO DO STF É POR CAUSA DAS CONDUÇÕES DOS POLÍTICOS CORRUPTOS NA OPERAÇÃO LAVA JATO.

    LAMENTÁVEL A DECISÃO.

  26. É um troféu para ser aprisionado pelo notáveis criminosos que povoam a Esplanada dos Ministérios e a Praça dos Três Poderes. O povo de tanto ódio a iniquidade e a ilegitimidade ainda vai tomar em suas mãos o Poder que lhe pertence para restabelecer o império da lei e da ordem!

  27. ENTÃO O COITADO DO CRIMINOSOS PODE DESTRUIR QUEM ELE QUISER, MAS NINGUÉM PODE FAZER NADA COM ELE, É ESSE O RACIOCÍNIO DESSES IMBECIS DO STF? É QUE CHEGOU NOS AMIGOS DELES, É POR ISSO, QUANDO O JOÃO DA ESQUINA ERA LEVADO COERCITIVAMENTE PARA INVESTIGAÇÕES SOBRE TRÁFICO DE DROGAS, O STF DORMIA.

  28. O que essa INÚTIL do STF diz é a mesma lógica daquele que vê num assassinato com faca e passa discutir como proibir o uso de arma branca. PQP!!!
    Se pega “um”(talvez) caso isolado para condenar o todo. Vai ver queriam proibir a imprensa de transmitir!!!
    É muita má fé do STF BOLIVARIANO.

  29. estão legislando em causa própria…
    O terror de o povo escolher um presidente não ligado à ORCRIM e acabar sobrando para os togados, no processo de depuração que o país terá que passar !!..
    Já pensou beiçola sendo conduzido pelos beiços, igual cavalo fujão ??!!..

  30. A QUESTÃO COMPORTAMENTAL DO STF que o país deve observar e julgar, não se atém a esta decisão específica, mas sim, a um conjunto de decisões e de entrevistas, cujo objetivo único de todo o time daquela corte é inocentar a classe política – a mesma que saqueia o pais.

  31. A justificativa da ministra Cármen Lúcia: ela ressalta o “ser humano, seja ele quem for e tenha ele o que for”e também menciona o risco de causar a “destruição física e moral do investigado, do acusado, do réu, de seus familiares, das comunidades que os rodeiam”, inclusive pedófilos e estupradores.

    1. Ministra Cármen Lúcia, fiel seguidora das pautas globalistas/humanitárias das Nações Unidas, registra no seu voto a garantia dos direitos humanos de todos os tipos de criminosos e se mostra preocupada com a “destruição física e moral” deles. Comovente, mas nenhuma palavra sobre suas vítimas.

  32. Desistí do Brasil. Não há nada que dê jeito neste projeto de “país do futuro” . Não há intervenção militar, divina ou qualquer outra
    que dê um basta nisto. Quisera ter tempo para me mandar daqui e começar em outro lugar. Nossos jovens já estão indo em debandada para o Canadá, Austrália, Alemanha,

  33. “Circense”, senhora Ministra, foi o espetáculo de roubalheira que a Quadrilha PT promoveu.E não adianta tapar o sol com a peneira não. A dignidade de milhões de brasileiros está acima da “dita dignidade” dos corruPTos que dilapidaram o país que não tiveram nenhum pudor ao fazer as atrocidades

  34. O povo brasileiro deveria cercar esse lixo chamado STF e tacar fogo em tudo!
    O Congresso Nacional o povo pode tirar pelo voto, mas Ministro do STF só na base da por-ra-da e do sangue pra gente tirar, já que esses vermes não respeitam minimamente a população!

  35. Devíamos adotar agora a CONDUÇÃO INQUISITÓRIA em Praça Pública.
    Desejar a cabeça de ministro é muito ofensivo, criminoso pra essa CORJA do STF?
    Não se esqueçam dos SAFADOS do Senado e Câmara pq NÃO FAZEM NADA, não reagem contra os legisladores togados.
    Meia dúzia manda no país, maioria abana o rabo.

  36. É por essas e outras q acho q seria bom para o país a intervenção das forças armadas. Gostaria muito de ver o quinteto do STF ser levado coercitivamente para suas casas (mas sem (auxílio moradia e aposentadoria). O StF só garante a liberdade dos ricos e poderosos é um poder inútil para o povo.

  37. NÃO TEM MEDO NEM VERGONHA DE UMA COERCITIVA.
    A GENTE NÃO TEM QUE TER MEDO DE POLÍCIA.
    AO CONTRÁRIO, A POLÍCIA PRECISA SER RESPEITADA
    E VALORIZADA.
    QUANTO À COERCITIVA, ATÉ É BOM MESMO, PORQUE
    CONTRIBUI PARA AS INVESTIGAÇÕES COM MAIS RAPIDEZ
    E EFICIÊNCIA.
    POIS É! QUEM NÃO É BANDIDO PENSA ASSIM.

  38. Tem “véio” rico que casa com menina nova e a exibe como um troféu. Como se ele fosse um Christopher Lee irresistível. Enquanto isso, a garota sonha com a sua morte (dele) para poder ficar com a grana e gastá-la com algum gigolô da sua faixa etária.

  39. Não esperem nada do julgamento da Gleise, se não houver pedido de vista(provável) o máximo será uma condenação por 3/2 aí com direito aos embargos infringentes. Esquece!

  40. Esses membros do STF são uma piada. Não podem sofrer pressões externas das ruas, da sociedade. Mas sofrem pressão direta dos bandidos que os apontam para o cargo. É vergonhosa a maneira com votam, beneficiando os corruptos e ladrões e os soltam pelo benéfico Habeas Corpus! São cínicos? Sim!!!

  41. Enquanto a condução coercitiva era lara o cidadão comum, o STF nunca se posicionou. Bastou os corruptos amigos serem conduzidos coercitivamente se juntaram para debater e aprovar a benesse.

  42. Basta um só desses ladrões, às 18:12. Vai acontecer, com certeza. Depois vão falar que isso é inadmissível, uma selvageria. Agora roubar da merenda escolar, dos fundos de pensão e do consignado dos velhinhos não é uma selvageria.

  43. Kkk esperar o que desses patifes? Só proteção a corrupto, bandido e terrorista. Esses patifes tem que se esconderda população mesmo! Nós só temos direito de morrer na mão de vagabundo, tipo o verme que atacou na porta do colégio! Só que aqueke se deu mau, tinha uma cidadã armada pronta.

  44. O General Mourão começou a falar gritaram: Calado! E calou. Depois reformou e quer ser candidato a Presidente da República. O circo está pegando fogo e ele continua calado. Acorda caro senhor precisamos de corajosos, patriotas, destemidos, que honrem o seu país e no seu caso a farda.

  45. Diga isso para os traficantes do morro que exibem diariamente suas vitimas esquartejadas e estupradas na frente de seus pais e filhos…ou para os criminos sequestradores que humilham o cidadão honesto sempre que podem para demonstrar a ausência da lei e da ordem as quais o STF deveria representar..

  46. A impressionante como a Carmen Lúcia é um ser humano burro, incapaz de raciocinar… e ainda tem mania de vomitar citaçoes lidas em antologias para tentar disfarçar a sua estreiteza de horizontes mentais!

  47. Uma das únicas diversões do povo brasileiro, acordar as 6 da manhã para acompanhar os acontecimentos policiais da Lava Jato, vista como exposição indevida do bandidao. Acabou a nossa diversão? Sobrou só a diversão daquele general?

  48. E quando o ser humano brasileiro quer se exibir como um troféu ? Sempre em situações favoráveis a ele, embora seja um porko? Por muito menos do que os políticos fazem já vi batedores de carteira, crime sem uso de violência, serem amarrados em postes, algemados, e expostos como troféu da polícia.

  49. A culpada dessa decisão, na minha opinião, foi a PF. Sem nenhum desprestígio aos enormes serviços prestados ao país, essas conduções deveriam ter ocorrido em total confidencialidade para não constranger ilegalmente pessoas diante das cameras. Certas coisas grudam nas pessoas e não saem mais.

  50. do dinheiro público ser exibido como troféu pelo povo que as coisas podem melhorar.
    Só não sei qual será o primeiro. Mas que vai haver troféu, vai. E não vai ser de Copa não. Vai ser de Capa.

  51. A outra opção é cercar todos os principais prédios públicos, ninguém entra e ninguém sai, exigir a presença das forças armadas e a destituição imediata dos três poderes. Ou as forças armadas atiram no próprio povo, ou atende ao povo.

  52. Cadê o texto sobre os showsinhos cancelados do Gil na terra da copa por falta de dinheiro público, cadê Antagonistas???? A mamata Rouanet acabou os espetáculos dos circos mambembe da turma do Gil, Caetano e Chico??? Sem dinheiro público acabou o amor pela arte, pela música e em especial pelos fãs.

  53. É igual a execução da pena em 2ª instância. Mudaram um entendimento de décadas e do direito internacional, porque chegou nos políticos. Se a Lava Jato continuar, o que mais vai cair? Vão proibir bloqueio de bens? prisão preventiva?

  54. Definitivamente no brasil temos as leis dos muito ricos e poderosos e as leis dos pobres.
    Isso que o STF decretou como inconstitucional hoje só o é para os Muito Ricos (Políticos, e outos muito ricos e poderosos).

    Pobre Brasil! Pobre povo brasileiro!

  55. Sem um dia de fúria no STF estamos perdendo tempo. Em nome do Brasil, alguém precisa fazer alguma coisa, não dá mais. Pode anotar que vão pedir vistas ou inocentar a Gleisi e o Paulo Bernardo na semana que vem e antes do fim do mês vão libertar o Lula. Eles fazem, ninguém faz nada vão ganhando força

  56. Nessas horas eu REZO para que homens de bem TOMEM ESSE PAÍS À FORÇA, porque se depender de “lei”, vai ser eternamente isso aí! Torço para que uma dia todos os TRAIDORES DA PÁTRIA sejam exibidos em praça pública como troféus!

  57. Eu perguntaria a essa excrescência de MJNISTRA do STF se o cidadão comum que fica na fila 8 horas leva 1,3,5 EMe até 10 anos pra fazer uma operação pelo SUS por causa da corrupção dos amigos do STF seria também um troféu dos corruptos.

  58. Galera, vamos pegar o corpo morto desses ministros mortos e exibir como troféu! O negócio é ver um deles e descer bala! Bandido bom é bandido morto!

  59. “…
    A omissão de quem pode e não auxilia o povo, é comparável a um crime que se pratica contra a comunidade inteira.
    Tenho visto muitos espíritos dos que foram homens públicos na Terra em lastimável situação na Vida Espiritual…” (Chico Xavier)
    Não é vingança.
    É a Lei de Causa e Efeito.

  60. Apesar de ter nojo do Beiçola , acho esta medida necessária . Quem tem a minha idade , deve lembrar de uma cena deprimente da época do escândalo dos anões do orçamento . Um assessor que deu origem a todo o escândalo sofreu uma violência abominável .

  61. Por que nas ruas não adianta nada? Porque a mídia manipula, diz que é “lutando contra a corrupção”, “em defesa da democracia” e assim tira o foco da intervenção.

  62. Todas as dicas já foram dadas: se querem intervenção militar precisa ser na porta dos quartéis, corpo de bombeiros, tiros de guerra. Porque: para que isto seja legalmente contabilizado e dê respaldo às forças armadas, inclusive internacionalmente.

  63. Ela quis dizer em outras palavras que a condução do ex-presidente foi uma fake news? Ele não tinha nada a declarar para a equipe investigativa? Foi abuso? Era inocente? A ex-presidente retirada de um hospital em El Salvador é fake news? Ela não tem nada a dizer à sociedade?