O “sinônimo” da Folha para o PSDB

“Desde o governo de Fernando Henrique Cardoso, PSDB é sinônimo de reforma e Estado mínimo.”

A frase é tomada como premissa pela Folha em entrevista com o economista Luiz Carlos Mendonça de Barros, filiado há mais de 20 anos ao partido.

Não adiantou Geraldo Alckmin vestir uma jaqueta com o símbolo das estatais em 2006.

Não adiantou o economista Gustavo Franco trocar o PSDB pelo Partido Novo, alegando que os tucanos “hesitam” diante das ideias pró-mercado.

Não adiantou nem sequer o recente documento do PSDB que prega um Estado “musculoso”.

A Folha, à moda petista, continua tratando o partido como se ele fosse uma direita liberal.

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

  1. Na minha frente, uma foto. À esquerda, Fidel Castro; no meio, Hugo Chávez; à direita, Fernando Henrique Cardoso.
    As seis mãos estão dadas, empilhadas juntas, na frente.
    E levo a vida a ler que FHC, esse bandido, é de direita, é adversário do PT, luta pela liberdade. Até quando?

Ler mais 44 comentários
  1. Na minha frente, uma foto. À esquerda, Fidel Castro; no meio, Hugo Chávez; à direita, Fernando Henrique Cardoso.
    As seis mãos estão dadas, empilhadas juntas, na frente.
    E levo a vida a ler que FHC, esse bandido, é de direita, é adversário do PT, luta pela liberdade. Até quando?

  2. Se vocês fizesses um pouquinho de jornalismo não teriam partido: criticariam o que merece ser criticado. Só acompanhando (um pouquinho) vocês para saber o que a direita sem raciocínio está recebendo de pseudo conteúdo.

  3. o psdb nao existe, muitos como eu tem votado nele por ser a unica opçao contra a esquerda radical, sem os milhoes de votos de pessoas sem opçao o que sobra para psdb, pp pmdb etc,,,, nada

  4. https://www.youtube.com/watch?v=i-QHgfQDjJI – Lula, esquerdista, agradece por só concorrer com esquerdistas.

    Centro é fisiologismo, incoerência, inconstância. Esquerda é progressismos e reengenharias sociais degenerativas, globalismo. Direita é patriotismo (anti-globalismo), coerência, conservadorismo, liberalismo (com geopolítica internacional, inteligência estratégica nacional). Bolsonaro é direita. PSDB e PT são de esquerda. O PMDB uma hora é centro fisiológico, outra é esquerda, flertando com globalistas, indo contra Israel e EUA na ONU. Bolsonaro vem pra quebrar essa falsa alternância, chancelada por analistas pró-establishment midiático e partidário. E desde os 4% com que Bolsonaro começou no final de 2015, até os seus 34% hoje, segundo outros institutos, ele vem crescendo.

  5. A Folha segue um caminho quase inexorável rumo a auto-destruição.
    Vejam a manchete deste domingo, fazem uma pesquisa que indica Lula ainda na frente e publicam “Lula se fortalece para 2018”!!!
    Somente apontam para a possibilidade de sua candidatura ser barrada ao final da matéria, quando a maior parte dos leitores já teria abandona.
    Como fortalece? Quem fortalece? Nada fortalece. As pesquisas nada fortalecem,mesmo porque não levam em conta uma campanha onde os podres do Lula serão topo de chamadas.

  6. A “Folha de São Pravda” é um jornal vagabundo de quinta categoria, em qualquer país civilizado há muito teria falido; desde que foi comprada pela família Frias de Oliveira sempre apoiou governos corruptos e totalitários, inclusive fornecendo meios (veículos) para o “serviço sujo”; hoje agoniza à beira da falência e além de ditaduras apoia abertamente a ORCRIM; provavelmente Lula deve ter prometido livrar o grupo da iminente bancarrota caso eleito. Esse jornaleco ordinário sempre foi um grande desserviço ao Brasil. Lula e Folha ainda morrerão abraços, para o bem do Brasil.

  7. PSDB, é o irmão mais velho do PT, o mais sábio,
    que sabe e mantém viva a VACA LEITEIRA.$
    PT, mais novo, inconsequente, revolucionário, faz de tudo para matar a VACA LEITEIRA antes.

  8. Meu Deus, que mau-caratismo. Se o PSDB é de centro ou de direita e tem gente abaixo falando essas bobagens…jornalismo de desinformação.
    O evento aconteceu ontem, MANIFESTO escrito por FHC!
    Partidos de esquerda—TODOS—se uniram contra o que chamaram de \onda conservadora/.

    https://www.oantagonista.com/brasil/video-youtuber-interrompe-evento-psdb-com-roupa-de-presidiario/

    https://www.facebook.com/joicehasselmann/photos/a.565652050173655.1073741826.254514881287375/1795961587142689/?type=3&theater

    1. Democracia brasileira é uma fraude, mesmo que o voto fosse transparente, o que não é, não poderíamos considerar honesto, um processo onde o leitor é ludibriado, desde o básico necessário para formar sua opinião.

  9. FHC=LULA=DILMA=SARNEY=TEMER=AECIO=RENAN=JUCÁ=LOBÃO=JAQUESWAGNER=DORIA=ALCKIMIN=MARINASILVA=MOREIRAFRANCO=GEDEL=GLEISE=LINDBERG=GOPI=REQUIÃO=KATIAABREU=MOLON=RANDOLFE=STF+STJ= desconstrução do Brasil, visam interesses próprios, as leis para eles são diferentes e dane-se o pais! Ficam ricos e vão morar fora do Brasil!

  10. A GROSSO MODO ,O PSDB É O PRIMINHO VERMELHINHO DO PT, COM PUNHOS DE RENDA, METIDINHO A BOM MOÇO E CHEIROSINHO QUE QUANDO PODE , CURRA A EMNPREGADA NO SOFÁ .
    JÁ O PT É O PRIMAO VALENTAO, VERMELHAO, SUJO, PODRÃO, QUE GOSTA DE ASSUMIR AS MAS CIAS. E QUE PROMETENDO AMOR, CURRA A EMPREGADA NO QUINTAL !
    AMBOS, NAO PRESTAM, ASSIM COMO A FOLHA !

  11. Sabe quando um tucano vai dizer Estado Mínimo? NUNCA!
    Publiquem aí quando um tucano cacique defendeu isso?
    É o mesmo que esperar um tucano se declarar de direita. NUNCA!
    Os espertinhos podem dizer CENTRO, mas é centro esquerda.
    PSDB é partido de esquerda, é a agenda socialista-globalista, sem revolução imediata.

    1. Quando cortar de vez o suprimento de dinheiro estatal, coisa que o Temer já está fazendo e o grupo, assim como a Globo, se encontra à beira do desespero e fazendo campanha aberta a favor do Lularápio, que deve ter prometido tirar o grupo da iminente bancarrota caso eleito. Se o condenado perder ou for preso a Folha fecha as portas, escrevam aí. A Globo ainda aguenta uns anos, mas vai encolher. Quando isso acontecer o Brasil só terá a ganhar, esses grupos midiáticos sempre foram, inimigos do povo, só o que importa pra ele é engordar a fortuna de seus donos, às custas da desgraça do país.

    2. Eu me pergunto há anos: quando alguém vai investigar de onde o panfleto do canalha Frias arruma a grana que mantêm a patifaria toda em funcionamento?

  12. Aqui como age o Mestre do Partido do Estado Mìnimo e do Banqueiro Máximo, ex-exilado, não acreditem no que eu escrevi, Instituto FHC dando palestras igual o Lula(hmmm…coisa, não?) :
    https://www.cartacapital.com.br/politica/uma-luz-sobre-o-escandalo-da-reeleicao-de-fhc

    1. FHC foi e é o mentor do Lula, isso por si só o coloca na condição de “grande sacripanta universal”, mas o que a Carta Capital escreve no máximo pode ser vendido como papel higiênico na Venezuela.

    2. É só perguntar para a Carta Capital o que eles acham da Venezuela e do Sindicalismo.
      Mas é claro que ele(a) pode acreditar em quem quiser.

    3. Se vc acredita no “EDITORIAL” do Estadão, por que o rapaz (ou moça) ali não pode acreditar na “MATÉRIA” da Carta Capital?
      Ou o riso foi só de nervoso?
      Se foi, escusas.

  13. Folha – Desde o governo de Fernando Henrique Cardoso, PSDB é sinônimo de reforma e Estado mínimo. Qual é a explicação para o partido querer enxugar a reforma da Previdência em pontos que favorecem servidores públicos?
    Luiz Carlos Mendonça de Barros – Não tem explicação. Nem me pergunte. Acho que vem da falta de lideranças. O PSDB sempre foi um partido complicado, mas tinha em seus quadros lideranças fortes, consolidadas, históricas. As lideranças agora são esparsas, jovens, cruas. Correntes menores brigam entre si. E houve esses anos todos de PT no governo. O PSDB viveu sem nenhuma perspectiva de poder por uns 15 anos. Envelheceu. Isso enfraquece qualquer partido do mundo. Podemos dizer que a crise que o PSDB sofre é uma espécie de síndrome de abstinência de poder.

    1. Ou seja, as lideranças jovens respeitam seus eleitores e não caciques e coronéis. E o BARROS, economista-banqueiro, pira e viaja. Devia se mudar para algum regime autoritário. Aí mostraria QUEM MANDA.

  14. Aliás, nunca mais me esqueci de uma conversa que tive com FHC à entrada do prédio de frente para o mar em São Conrado onde eu na época morava (na cobertura). O ex presidente, muito modestamente, me afirmou: acabei de comprar um apartamentozinho de pouco mais de 200 metros quadrados neste predio. Isto é o retrato desta elite que domina o Brasil. Francamente, apartamentuzinho.

  15. Aos liberais mais jovens (e por isto acham que experiência e história não é importante) –
    o plano real é Super-valorizado, vejam a explicação :

    a) FHC fez (seus economistas liberais) um Malabarismo e Tungou um mês todo de inflação (hyper) do bolso do povo, e só deu certo o real porque Colllor plantou as bases anteriores,

    b) o Maior mérito do real é de Collor que indo contra todos e tudo, abriu as importações.
    Sem isto nunca sairíamos da hyper-inflação, pois no Brasil tudo que tínhamos eram Oligopólios, monopólios, sem importações = sem concorrência, = hyperinflação galopante.

    FHC É UM EMBUSTE DA HISTÓRIA,
    o real deu certo, mas devido 3 fatores, nenhum foi FHC – Economistas Liberais + Abertura de importação. +troca da moeda

    1. Isso aí amigo. Reconhecimento dado não imuniza o comuna FHC.
      Lembram do FHC mas esquecem do Itamar, esquecem do Collor.
      O mesmo efeito Lula para essa geração NUTELLA que nunca viu inflação.

    2. É verdade, não fossem o Planos Collor 1 e 2, com o confisco da nossa poupança, jamais teríamos conseguido. Pena que ele também sofreu impeachment. Teríamos evitado o “embuste” FHC e hoje a Zélia Cardoso de Mello seria nossa presidenta.

  16. Caras deixem de ser ingênuos úteis dos velhacos,
    Nem em Surto PSDB é de centro, menos ainda ‘centro-direita-liberal’,
    é Esquerdista com todas as forças,

    Por isto há um movimento no partido que tem S DE SOCIALISMO na sigla, chamado de ‘movimento esquerda real’ (dentro do PSDB. E Aklckmin hoje é mais esquerdista que muitos do PT. Atentem para o ditado ‘diga-me com quem andas, direi quem és’…

    FHC é amigaço de Lula, mesmo sob saraivadas de ataques ainda aliviava para Lula.
    E a Falha de SP elogiar o PSDB já diz tudo, é o jornal mais Comunista do Brasil (chega a ser quase uma Carta Capital’, elogiando o que ? vocês acham mesmo que eles vão elogiar Bolsonaro ou Caiado ? Não, vão elogiar quem tem as mesmas Plumas que eles…. esquerdopatas inchadores de Estatismos..

  17. O Partido NOVO é o único partido de proposta expressamente liberal de raiz – 100%. É o partido FICHA LIMPA.
    Agora que o capitalismo de compadrio “a la Odebrecht” desmoronou e o liberalismo autêntico apresenta-se como a opção da hora !

    1. meu amigo, nem centro. Se esse centro é dentro da esquerda, continua sendo esquerda não tanto a revolução portanto à light, fabiana mesmo.

  18. – Não adiantou FHC ter criado o Curral Eleitoral (bolsa família) que hoje é o Maior Inchaço do Brasil (mantendo 40% de pessoas dependentes do Estado e em estado de letargia)
    – Não adiantou FHC ter criado inúmeras bolsas-ideológicas (verbas para ativistas-gays, racialistas, e até MST)
    – FHC que aumentou o nro de Ministérios, com suas loucuras esquerdistas que acham que o Estado tem que se intrometer em tudo na vida do cidadão.

    Enfim, FHC e PSDB são sinônimos é de INCHAÇO ESTATAL
    e Bases do Esquerdismo que destruiu nosso país.

    Assim como a Falha de SP é sinônimo de desonestidade intelectual a serviço da esquerdopatia.

  19. Que exitem elementos e pessoas de esquerda dentro dele, é óbvio.
    Mas foi o único partido que encampou e implementou as privatizações, o tripé macroeconômico e a lei de responsabilidade fiscal.
    Então, em um país sem direita organizada, o PSDB foi o que mais se aproximou de seus ideais. Na prática. Apesar do discurso de alguns de seus membros.

    1. Basta olhar a prática, não o discurso.
      Eles fizeram o que a direita quer que faça.
      Ao contrários de outros, que travestem de liberais agora, mas têm um histórico de opiniões e votos estatistas no Congresso.

    2. Ficar à direita do PT não necessariamente o torna um partido de direita. PSDB com os seus quadros, mostram que o partido é uma versão bem vestida do PT. São travestis, mas nunca mulheres.

  20. Na verdade o psdb eh um partido que quer vender o Brasil. .com o dinheiro indo pro bolso deles… Vide o ap de FHC em Paris… A conta do serra na Suíça… E o cunhado do Alckmin recebendo propina…

    1. A diferença dos Tucanalhas para os Petralhas é que os primeiros são poucos e mais elegantes, sugam mas deixam a vítima (país) viva, já os segundos são dezenas de milhares de mortos de fome que se deixarem sugam a vítima até a morte (vide Venezuela).

    2. na verdade eu posso.!
      Sem a abertura das importações por Collor, jamais sairíamos da hyper-inflação,
      Colllor por mais que não preste, teve ‘aquilo roxo’, para ir contra toda a esquerda da época, toda a imprensa E os isentões estilo PSDB, e abrir na marra as importações, e por isto que hoje há alguma concorrência no Brasil, contendo a inflação

      Porque tudo no Brasil é Oligopólio! sempre estivemos na mão de dois ou três super-poderosos da economia, e abrir as importações foi Mais importante que o plano real, que foi apenas um Malabrismo para trocar a moeda e tungar parte da inflação do bolso do cidadão, e ai deu certo porque haviam Bases anteriores já plantadas.

    3. O mesmo lixo de vários partidos , mas o PDBS tirou o país de uma inflação extremamente nociva o plano real foi fundamental para a estabilização do páis, isto ninguém pode contestar, agora precisamos de reformas fundamenatis pro páis deslizar novamente.