“O sistema emperra as pretensões de renovação”

Com o sistema atual, renovar a política é missão quase impossível, na avaliação de Márcio Coimbra, coordenador do curso de pós-graduação em Relações Institucionais e Governamentais do Mackenzie.

“O sistema emperra as pretensões de renovação porque continua voltado para a reeleição. As regras eleitorais, de financiamento de campanha, principalmente, dificultam o surgimento de novos nomes. Ainda são os mesmos de sempre.”

Os partidos, como temos dito, já anunciaram que, ao distribuírem o fundo eleitoral, vão priorizar quem já tem mandato. O motivo é óbvio.

“Quem tem mandato sai na frente em razão do recall e do fundo eleitoral, o que fortalece a manutenção e ampliação das bancadas. No fim das contas, as legendas estão buscando maior fatia do fundo partidário.”

Desde ontem, O Antagonista atualiza o cenário das eleições nos estados. Veja aqui:

E a renovação?

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Tiago Coelho Ribeiro disse:

    Quem nos assegura que aquele que pretende estrear na política se sairá melhor do que o candidatos à reeleição? A prova do desinteresse do candidato deve consistir num "voto de abnegação", firmado em cartório e passível de sanção, se descumprido. O senador Antônio Reguffe procedeu assim.

Ler comentários
  1. Ricardo Luiz Rocha Cubas disse:

    Conversa fiada. Se o eleitor quiser realmente renovar a política é muito fácil. Basta cravar 30 para todos os cargos eletivos e fará uma enorme renovação!

  2. Cesar Ricardo Tuponi disse:

    A renovação existe e tem nome: Partido Novo 30

  3. ASTROLÁBIO disse:

    Há sim. um modo de desemperrar estas engrenagens espúrias: NÃO REELEJA NINGUÉM que tenha ocupado mandato qualquer , nos ultimos 30 anos. Nem eleja nenhum de seus parentes, que se candidate nestas eleições. SIMPLES, não quer dizer FÁCIL ! COMPARTILHE ESTA IDEIA !

    1. É Márcio Coimbra mesmo. Marcos Coimbra é aquele do Vox Populi. Márcio Coimbra é estrategista político: www.casapolitica.com.br

  4. Marcelo disse:

    Tem que dançar a música tocada pela quadrilha!

  5. Ze Ruelão disse:

    Sistema corruPTo de compadres, um salvando o fiofó do outro. Votar em quem nunca esteve no poder, povão tem de dar um não pra esses bandidos.

  6. RENOVAÇÃO disse:

    Os que são a favor da renovação, tem de tomar uma atitude, arregaçar as mangas da camisa e sair divulgando o porquê da necessidade de renovação.