O teste de Rorschach da Constituição

No STF, Alexandre de Moraes acaba de dizer que a Constituição “não é e não pode ser aquele teste de apresentar a pessoas dez borrões e ver o que cada um vê”.

Tem gente demais enxergando borrões diferentes no Congresso. E no Supremo também.

32 comentários

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

1200

  1. O grande problema é que cada qual quer interpretar a Constituição conforme a conveniência e oportunidade.
    A Constituição não deixa de ser um conjunto de regras e essas regras devem ser claras os suficiente para não dar margem à interpretações diferentes.
    Ou então será que não vale nada o que está escrito?

  2. Se a Constituição fosse clara, não precisaria de 11 pessoas para interpretá-la. Uma só bastaria.
    Mas não, a dita cuja é feita de modo a deixar brechas, a fim de enriquecer advogados e proteger políticos e criminosos ricos.

  3. OS BANDIDOS VEEM A CONSTITUIÇÃO ,CONFORME O QUE LHE É CONVENIENTE – ISTO É DETURPA O TEXTO PRA INOCENTÁ–LOS——ISSO O ALEXANDRE DE MORAES É ÀS PRA DEFENDER OS SEUS CRIMINOSOS DA CORTE–ELE SE AUTO DENUNCIOU DE SUA PRÁTICA–ISSO LEWANDOWSKI E RENAN SALVARAM A DILMA

  4. Antagonistas, FAÇAM O FAVOR: mantenham-se no tema do julgamento: BORRÕES FREQUENTES NO STF: cada um dos 11 deuses do Olimpo acha o que quer em termos de LEI E CONSTITUIÇÃO. Tem sido uma vergonha, além da desmoralização desse ex-“Guardião da Constituição”.

  5. Não sei pra que serve a CF, se cada juiz interpreta a carta a seu bel prazer? O ministro foi no âmago do problema e, isso precisa acabar em nome do estado de direito; ou então, quem será obrigado a cumpri-la?

  6. agora o atomatado intervém com a tal de representação federativa.
    Sendo assim, pode roubar … O estado que elegeu mal não pode ficar sem representatividade. Mesmo sendo aquele desbocado, falso, hipócrita e traidor Aécio;

  7. Moraes, sem moral, você disse exatamente o que acontece. Pelo visto o problema não é a constituição nem vo$$as excelências, o problema é de VISÃO! Fiquem certos que verão os borrões de verde e amarelo em breve….

  8. Pois é. Mas O Antagonista passará o dia inteiro choramingando?? O Antagonista tem sua parcela de culpa, já que apostou todas as suas fichas em Rodrigo Janot. A delação de Sérgio Machado é e sempre foi RIDÍCULA, assim como a da JBS. Qual foi o material probatório conseguido com a JBS?? Muito pouco. O Antagonista fez um SENSACIONALISMO absurdo, inclusive com a Empiricus vendendo “Seguro contra Apocalipse”. Francamente.
    Que O Antagonista comece uma Caça as Bruxas pedindo a cabeça de Rodrigo Janot, já que este finalmente deixou Lula satisfeito, porque a delação de Sérgio Machado e da JBS poupou o PT. Onde estão as fartas provas que os irmãos Batista iriam apresentar?? Até agora, nada.
    A BUROCRACIA montada nos 3 Poderes é exatamente para garantir a impunidade, mas o que Janot fez, serviu somente para prejudicar a Lava-Jato.
    O lado bom é que a CLASSE política nunca legislou tão descaradamente a seu favor. A sociedade têm a obrigação de prestar muita atenção.
    Como eu disse, será interessante que o STF permitisse que Lula fosse candidato, enfrentando a Ficha Limpa. O país iria IMPLODIR. Talvez assim a sociedade saísse da inércia

  9. Livrando parlamentares em nome da institucionalização do Brasil, Alexandre de Moraes quer institucionalizar a roubalheira. Ou seja, quer oficializar a cleptocracia. Fundarão a República Cleptocrata do Brasil.

  10. MINISTRO, MINISTRO…SOUBESSE O SENHOR (O STF JA FOI MELHOR !) QUE O TAL TESTE DE ROSARCH FOI PROIBIDO -SEM EFEITO DE FUNDAMENTO E PROVA DE EFICÁCIA – NO BRASIL PELO STJ HÁ PELOS UMA DECADA E MEIA ATRÁS…AI,AI,AI !!!!

  11. NÃO TOQUEM NOS NOSSOS ELEITOS !
    NÃO TIREM NOSSOS UNGIDOS !
    NÓS QUE OS PUSEMOS OS TIRAREMOS !
    NÓS QUE OS INVESTIMOS LHES DESVESTIMOS E ENFORCAMOS !
    MAS, NÃO TOQUEM NOS NOSSOS ELEITOS !
    TEORI TOCOU, EM CARÁTER EXCEPCIONALÍSSIMO !
    E A DEMOCRACIA O LEVOU PRO FUNDO DO MAR !
    A DEMOCRACIA TEM QUE SER RESPEITADA !
    NÃO TOQUEM NOS NOSSOS ELEITOS !
    O POVO BRASILEIRO !
    …..
    VOCES PRETENSIOSOS DO PODER NÃO SABEM O QUE É O PODER DA DEMOCRACIA !
    UM PODER SUPRA HUMANO , MAIS QUE A SOMA DE TODOS OS INDIVIDUOS, A DEMOCRACIA É CORPO VIVO, COLETIVO E PODEROSO !
    NÓS QUE OS INVESTIMOS NÓS OS TIRAREMOS E A SEUS NOMEADOS !
    PARA ISSO TEMOS FORÇAS ARMADAS !
    FORÇAS ARMADAS É POVO EM ARMAS !
    SE TIRARMOS TIRAREMOS TODOS E NÃO APENAS SEUS SELECIONADOS !
    INTERVENÇÃO MILITAR JÁ !