Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

Og Fernandes: "A sociedade precisa confiar no Judiciário"

O ministro Og Fernandes, do STJ, que determinou o afastamento de seis magistrados do TJ-BA e a prisão de dois deles por suspeita de venda de sentenças, disse em entrevista ao UOL que os brasileiros precisam confiar no Poder Judiciário.

“A sociedade precisa confiar no Judiciário porque o Judiciário é, entre os Poderes, aquele que se manifesta por último. É fator de equilíbrio entre os diversos Poderes e da própria sociedade. Se tivermos, como em qualquer outra atividade humana, pessoas cuja conduta não esteja adequada ao seu papel, as situações serão resolvidas pelos caminhos constitucionais normais”, afirma.

“Temos mais de 18 mil juízes no país. A quase totalidade dessas pessoas trabalha diuturnamente, exercendo de forma honrada a sua profissão. Se há casos que precisam ser depurados, depurados eles serão, se a culpa for encontrada.”

Perguntado sobre iniciativas do Legislativo para investigar o Judiciário — como a proposta da CPI da Lava Toga –, Og Fernandes se esquivou.

“Eu não quero comungar nada do que Executivo ou Legislativo venha fazer ou deixar de fazer. Aqui é difícil separar, no meu caso, qualquer opinião do cidadão da opinião do ministro”, diz. “Obviamente que ninguém está imune a investigações. Ninguém está imune. Todos são iguais perante a lei. E é isso que a sociedade brasileira está madura para entender.”

Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO