Oito funcionários da Vale são presos

Oito funcionários da Vale foram presos nesta sexta-feira, em investigação sobre o rompimento da barragem de Brumadinho.

A operação, diz o G1, ocorre em Minas Gerais, em São Paulo no Rio de Janeiro.

Segundo o MP, os oito presos são funcionários da mineradora, sendo quatro gerentes (dois deles, executivos) e quatro integrantes de áreas técnicas.

“Um dos alvos da operação, Alexandre de Paula Campanha, foi preso em casa, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Em depoimento à polícia, o engenheiro Makoto Namba, que trabalha para a TÜV SÜD, disse que se sentiu pressionado por Campanha a assinar o laudo de estabilidade da barragem de Brumadinho.”

Existem “forças subterrâneas” dentro do Congresso que impedem que projetos importantes vão a voto. Acompanhe aqui!

Temas relacionados:

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Augusto disse:

    Ainda tem gente dizendo que o Governo Bolsonaro nada fez para punir a Vale!

    1. Bolsonaro não fez m... nenhuma, quem faz é a justiça. outra coisa, se ele apita alguma coisa, porque o Presidente da VALE não foi preso ainda.

Ler comentários
  1. Elias disse:

    Tá certo. Passarinho terceirizado cantou na gaiola. Agora é a vez de passarinho da Vale cantar e estabelecer a cadeia de comando. Seria ótimo que cantasse alto na hierarquia.

  2. Roseane disse:

    E o presidente da Vale,vai continuar por aí livre,leve e solto?

  3. ZEZECO disse:

    So os bagrinhos.Todo mundo sabe quem he o culpado,mas ficam dando tempo pra ele queimar provas e preparar a defesa.

  4. ()ARROMBADÍSSIMA() disse:

    PQP NEWS do PQP ## Perguntas Normais do Dia a Dia da LATA de LIXO: (1) Qual é o Maior Cabeça de Bagre da Bola do Mundo !!!! (2) Qual é o PUTEIRO brasiLIXEIRO MAIS PODRE do MUNDO !!!! ..............

  5. Zenith disse:

    e o Fabio Schvartman ? o presidente da Vale fica livre por ser ignorante em mineração ? ainda que fosse o primeiro a abocanhar os bônus salarias ?

  6. Malu disse:

    Acho muito certo q sejam presos, MAS se o eng. da TÜV SÜD tivesse ABSOLUTA certeza dos riscos, deveria ter repassado a pressão a seus chefes ou à polícia. Sair de inocente dessa história ele ñ

  7. OLSim disse:

    Ñ sei o q vai dar ao final desse processo, mas com certeza, as coisas estão mudando quando o assunto é RESPONSABILIDADE. Seria por acaso a sombra do Moro? Novos tempos?

  8. NELSON disse:

    Esse engenheiro, tal de MAKOTO, é um tremendo safado. Roubei por que me mandaram. Correto? Pilantra.

  9. Má. disse:

    Tá, e os diretores e presidente?? Por q não?!

  10. Nancy disse:

    e o presidente da vale ? só tá enrolando, parece que tira um sarro da situação

  11. Xyz disse:

    E o presidente da Vale, também foi preso? Esse deveria ser o primeiro.

    1. Concordo plenamente e acrescento que toda a diretoria deveria o ser também. Se não sabiam por omissão, se sabiam por cumplicidade.

  12. Zame disse:

    Quem atua na área ambiental sabe que a norma determina a responsabilidade pessoal e intransferível de quem comete o ato que virá crime ambiental. Quem sabe de fato é quem estava perto e se omitiu.

  13. ()ARROMBADÍSSIMA() disse:

    .............................. "EU, o "OH MY BODE" TODO PHODEROSO $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ SOU o CULPADO de TUDO" ...............................................................................

  14. Jorge disse:

    Se fossem políticos e ou funcionários do judiciário , teriam foro. A lei é para todos , para os amigos o "foro "

  15. Rumanettto disse:

    Avisei aqui que padrão gerencial da Vale da Morte é várzea , terrorismo, assedio moral e psicológico. VERGONHA para todos que LÁ trabalham e covardemente aceitam gestores terroristas e criminosos

  16. claudio disse:

    Agora sim! finalmente a justiça começa a ser feita. O poder de corromper as leis e pessoas é da Vale, que tem muita grana, ganancia, e arrogância!

  17. Illa disse:

    Os grandões ficaram soltos pra continuarem o massacre!Até quando???

  18. GILMAR disse:

    Pra que, isso já foi feito, e no entanto mandaram soltar, vai ser a mesma coisa ,prestem atenção no que eu estou falando.

  19. ()ARROMBADÍSSIMA() disse:

    ................................................................. XILINDRÓ-LÂNDIA da "lei" da VANTAGEM da GANÂNCIA SEM SUOR ..............................................................

  20. Silvio disse:

    Em qualquer país sério com o q já se sabe o presidente e seus diretores já estariam presos. Ficam prendendo bagres.

  21. Valdemar disse:

    Com essas prisões os passarinhos vão cantar e se conseguirá com as delações chegar aos verdadeiros culpados de tudo isso.

    1. O poder do dinheiro fala mais alto! o cara é arrotante até o pescoço! Será o próximo!

  22. ()ARROMBADÍSSIMA() disse:

    ......... XILINDRÓ-LÂNDIA do MAR de VALE LAMA da CORRUPÇÃO e GANÂNCIA. LÁ do NINHO dos URUBUS, os 513+81 pumlitiCÚS da REFORMA da FALÊNCIA .....................................................

  23. CarlosAlberto disse:

    Mais de 300 VIDAS. Mais de 300 VIDAS. Mais de 300 VIDAS. Mais de 300 VIDAS. Mais de 300 VIDAS. Mais de 300 VIDAS. Mais de 300 VIDAS. Mais de 300 VIDAS. Mais de 300 VIDAS. Mais de 300 VIDAS

  24. Mario disse:

    O ladrão de banco também se sentiu pressionado para estourar o caixa eletrônico.

  25. ()ARROMBADÍSSIMA() disse:

    .......................................................................................................... QUAL é o PUTEIRO brasiLIXEIRO MAIS PODRE do MUNDO !!! .................................

  26. ()ARROMBADÍSSIMA() disse:

    É de P U T A R I A em #P#U#T#A#R#I#A#, Que Se Faz o "grande" PUTEIRO brasiLIXEIRO ................................................................................................................

  27. carlos disse:

    A TÜV SÜD não incorreu em venda de laudo técnico? Para não perder o contrato o representante da empresa modificou o laudo, mesmo ante os riscos?

  28. Max disse:

    Estou aguardando a prisão dos conselheiros, do presidente e demais diretores daquela empresa assassina, Vale. Se isso não ocorrer, NÃO teremos justiça.

    1. Além, é claro, do PILANTREL e seu secretário do meio ambiente à época.

  29. Marcelo disse:

    E o tal schwaryzman? Depois daquela criminosa declaração de ontem?

  30. rogerio disse:

    Caça aos bagrinhos para satisfazer a opinião pública. Os tubarões continuam tranquilos bebendo whisky.

    1. Não aprenderam com a Lava-jato até hoje? Primeiro se pegam os bagrinhos,mais fáceis.Depois os usam como isca p/ os tubarões. Esse desastre de Brumadinho vai dar muita cadeia.Lava-Brumadinho.

    2. Ainda mais que a MAÇONARIA MAFIOSA esta a toda tentando livrar os seus bodes...como fizeram com lularapio que virou bode expuatorio....haja conchavo.

  31. ISAIAS disse:

    Gilmar mendes soltando em 5, 4, 3, 2...

  32. pixuleco disse:

    E quem pressionou o Campanha, o cara não iria colocar o dele sem que alguém de cima colocasse o cargo dele em jogo ou iria? Sei quem foi , foi a mandioca estocada no vento.

  33. Candinha disse:

    Tem que prender o alto escalão. Aqueles que acham que 350 mortos é "acidente".

  34. paulo disse:

    esses são todos tarefeiros, enquanto não prenderem o presidente, os ex-presidentes, toda a diretoria e todo o conselho desta famigerada empresa, será só mais do de sempre, enganação.

  35. Luiz disse:

    Deveriam ser presos os tubarões, os capitalistas selvagens, que colocam vidas no débito e crédito! O presidente e o diretores que aceitam os massacres! Esses sempre restam incólumes! Justiça mío

  36. Gilberto disse:

    Decreto proibindo barr. de rej. no pais. afstamento da diretoria da Vale, prisao de toda diretoria e gerencia de feijao. Autoridades corajosas decretar o uso do $ da Vale para ajudar o povo afetado

  37. Maria disse:

    O presidente e a diretoria da Vale já deveriam ter sido presos! Porque só prendem os funcionários subalternos, que só cumprem ordens da diretoria?

    1. Todos os envolvidos, dos técnicos à diretoria, devem ser presos. Os técnicos são cúmplices. Sem essa de cumprir ordens. Eles têm muito a contar.

    2. Aguardando ansiosamente pela prisão do presidente da Vale, que é o responsável-mor por esse homicídio de mais de 300 pessoas.

    3. Tem que comecar com eles, depois provar que eles executaram as ordens dos superiores, como reduzir custos a qualquer custo. Os auxiliares dos monstros tb cometeram crimes.

  38. OBSERVADOR🇧🇷 disse:

    O Presidente ainda não Renunciou? ? ?

  39. luiz disse:

    Prendam o presidente da Vale e a diretoria. Privatizem o restante da Vale.

    1. Esse nunca vao prender pq sabem q ele tem $ pra pagar 10 HCs no supremo...

  40. Diogo disse:

    O presidente da Vale deveria se demitir/ser demitido, e logo depois ser preso.

  41. Jânia disse:

    Agora ñ protesto + por lei contra abuso poder\autoridade togados. Reclamo p\ lei p\ proteção segurança nacional, vida e saúde do povo q morre sem saber motivo de estarem sendo assassinados.

  42. Giusti disse:

    Deve ter sido muita pre$$ão mesmo, coitado.

  43. Marcos disse:

    Pressionado? Alguém apontou uma arma e o obrigou a assinar? Fez porque quis, se fosse sério não colocaria a vida dos outros em risco por causa de um contrato. São tão responsáveis quanto os da V

  44. Jânia disse:

    Pelos furtos, fraudes, atos de improbidade descarados, CADE, New Steel, etc., questiono c\ imagens\monitoramentos eram compartilhados em APP "público" sem registro q tão c\ doc. desaparecidos!

  45. marco disse:

    E o presidente da vale que ganha mensalmente uma fortuna, não vai preso?

  46. George disse:

    Pegaram gerentinhos e engenherinhos. Tem prender o ladrão Fernando Pimentel e o primeiro escalão da Vale que, de fato, mandam na empresa e que recebem milhões de bônus.

    1. O Alexandre eh diretor tecnico, tem que mostrar que ele se comunicou com o presidente da Vale, para ele nao poder dizer que nao sabia de nada.

    2. E o presidente da vale que ganha mensalmente uma fortuna, não vai preso?

    3. Quando o Governador Zema irá DEMITIR o Secretário do Meio Ambiente, ex secretário do Pilantrel???

    4. Parabéns às autoridades...!!! Esta indecência tem q acabar neste país...!! As autoridades são bandidos...!!! Nós não queremos viver sob jugo de bandidos...!!!Peguem os cabeças tb!!!!!!!!!!!!!!

  47. Gilberto disse:

    A corajosa juiza prendeu 2 conseguiu provar para prender mais 8 e vai subindo. Quem sabe os emaisl chegam ate o presidente. Pois alguns desses sao diretores, claro que reduzindo custos por ordem sup.

    1. Mandou prender um diretor tecnico, o objetivo e conseguir provas para subir e prender os de cima, assim como ela fez com os engenheiros. tem que mostrar a ligacao com os superiores.

    2. Com licença, mas é corajosa por que? Ela já mandou prender o Presidente da Empresa?

  48. Montaigne disse:

    Aqui ate japones legitimo que trabalha em empresa alema centemaria da um jeitinho. Dizer que foi pressionado e assinou e assumir a responsabilidade junto . Tinha que dizer NAO NE e denunciar!

  49. Max disse:

    Entrem no YouTube e digitem "André Janones estraçalha o presidente da Vale e seus assessores....". Fez bem pra minha alma.

  50. George disse:

    Palhaçada, só pegaram peixinhos. Cadê o quadrilheiro criminoso Fernando Pimentel??? E os altos executivos da VALE, aqueles que são podres de ricos e que tomam as decisões finais??

  51. marco disse:

    E o presidente da vale não vai ser preso? é o maior responsável por esse crime de mais de 300 inocentes.

    1. Ele tem mais grana para pagar advogados do que os outros envolvidos.