Olavo diz que não é ideólogo de Bolsonaro

Olavo de Carvalho usou sua página no Facebook para afirmar que não é “ideólogo de Bolsonaro”, como publicou a Folha.

Segundo ele, o jornal usou a entrevista apenas para reforçar o “estereótipo que já trazia pronto na cabeça”.

Ele disse que desconhece o programa político de Bolsonaro e não se presta a ser ideólogo de qualquer político ou partido.

Segundo Olavo de Carvalho, há uma “incompatibilidade entre o conhecimento científico da política e a adesão a qualquer programa ideológico que seja”.

“Uma ideologia é o discurso justificador de um programa político definido, criado no seio de uma organização partidária específica, com um claro projeto de sociedade e uma estratégia determinada para a conquista e o exercício do poder.”

 

151 comentários

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

1200

  1. Sem medo de errar: Marco Antonio Villa, o careca gay de Dois Córregos e o Júlio Severo estão postando sem parar aqui, tamanha é a quantidade de idiotices e absurdos quando se trata de analisar o Olavo de Carvalho.

    1. Já vi li muitas críticas do Olavo sobre o Ciro Gomes, segundo o próprio olavo falou o próprio Ciro Gomes disse a ele em uma palestra que concordava contudo que olavo havia dito mas não poderia dizer aquilo em público kkkk. Acho que o coro seja maluco, não concordo com o Olavo. Acho que o Olavo estaria apenas fazendo uma média. Afinal o ciro é mais inteligente que uma Dilma ou uma Luciana genro. O ciro sempre disse que o Olavo era um cara inteligente e sempre evitou critoca-lo, ao meu ver por medo, ele é medo das repostas do Olavo. Essa parte que o ciro está ligado a organizações internacionais e verdade, o partido comunista chinês apoia a candidatura dele, ele esteve reunido com alguns representantes.

  2. Olavo de Carvalho, who the fucking cares, asshole??? VTNC com tua arrogância intelectual e, diga-se, improdutiva, inútil. Vc não é diferente desses acadêmicos idiotas que temos por aqui que se acham phoda e não produzem nada, nem ciência!!!

    1. VTNC você, imbecil FDP. O sujeito publicou uma série de livros de profundo conteúdo filosófico e vc vem dizer que o homem não produz nada??? Certamente vc é um daqueles desmiolados que tacham de arrogância intelectual qualquer raciocínio que vá além da sua reduzida capacidade mental. Inútil é a sua existência.

    2. Aqui enxergo um verdadeiro discurso de ódio. Olavo é o maior filósofo do Brasil atual. É comum que muito brasileiros não compreendam sua filosofia, suas ideias, pois no geral as fontes não são comuns para o povo brasileiro, em especial o establishment acadêmico. Mas sugiro que realmente leia o material dele, e que assista a pelo menos umas 5 ou 10 aulas do seminário de filosofia.O problema é que o brasileiro (a maioria deles) está tão acostumado com porcaria (Karnal, Cortela, Marilena Chauí, Globo Record, Veja, Folha, Diário do Centro do Mundo, etc.) que não tem mais a capacidade de enxergar uma forma de pensar diferente do esquerdismo atual.

    3. Vocês vão se surpreender com Olavo de Carvalho.
      Vou dizer aqui, e agora:
      O Olavo de Carvalho pensa muito é em se exaltar.

    4. Tá louco? O velhote não concluiu a terceira série do FUNDAMENTAL! e quer dar uma de intelectual? É um lunático que não passaria nem no ENEM hoje. Já foi do islamismo radical ao cristianismo ortodoxo… acredita que a pepsi diet é feita com fetos abortados, que a Terra é plana, que o Sol gira ao redor da Terra, e por aí vai. Sem falar que espanca os filhos e promove surubas em frente aos filhos. Resumindo, um doente que vice de explorar gente de cabeça fraca.

    5. Do pouco que li OC e dos vídeos que vi trata-se de um intelectualoide hiper conservador que usa o palavrão científico como base em suas opiniões exatas. Po-de ver os discípulos doutrinados quando apenam para o estilo chulo.

    6. O cara não conecta frases corretamente, escreve mal, erra na gramática, demonstra incapacidade até para xingar, sugere, de forma metonímica, que acadêmicos, os quais aqui enxerga aos montes, devem “fazer ciência”, em uma demonstração histérica de flatulência verbal e ainda vem aqui falar mal de um cara que destruiu a hegemonia esquerdista sozinho, escreveu 16 livros e deu mais de 400 aulas para milhares de alunos. De fato, é um comovente ataque anal revoltado contra uma piroca de jumento.

  3. Desculpem, mas alguém conhece algum “programa de governo” de outros citados e postulantes das eleições em 2018? O único candidato que tem uma plataforma definida é o Lula (se não estiver preso) cujo objetivo é acabar com o país de vez

    1. É candidato só pra não ir preso , ganhar tempo .
      Imagine , não , tenha um pesadelo :
      Lula ganha , como ficaria a economia ?
      Quem iria investir , num país governado por um condenado ?
      O simples fato do TSE registrar sua candidatura , cairia , quebraria a bolsa e câmbio .
      Além da possibilidade dos Militares cumprir o ultimato .

    1. Esfacelou com os Esquerdalhas para livrar o dele: VENDER LIVROS E CURSOS
      E NÃO VAI PENSAR 02 VEZES EM ESFACELAR O BOLSONARO OU QUALQUER OUTRO CANDIDATO QUE A FOLHA CRITIQUE, POIS O QUE VALE É O TOSTÃO.

  4. Se você vai ler qualquer coisa hoje em dia, você precisa ler duas vezes, no mínimo. A matéria e, se houver, a do entrevistado, que no caso, parece que tem a gravação da entrevista. Quando não, obrigatoriamente você vai à página da pessoa ler sua versão ou outra fonte.
    As distorções em geral são de pura má-fé. Muitos jornalistas estão se ‘especializando’ em distorção, nos aspectos linguísticos, exercendo suas psicopatias e fraudes intelectuais.

    1. Exatamente, como eu comentei anteriormente, para continuar desinformado melhor sequer ler as matérias supostamente jornalísticas, e viver na felicidade da inocência. Estão propagando a falta de credibilidade, pq os grandes querem eliminar os pequenos, pelo nefasto controle da mídia. Continuando nesse caminho, teremos em breve o Ministério da Verdade.

  5. Ele apoia o Bolsonaro? OK!!! Qual o problema? Nem por isso vou jogar os dois livros dele que tenho fora.
    Aliás, parece que nem ele sabe direito o projeto do candidato do PEN – Partido Ecologico Nacional. Essa patrulha do “sim ou não” da internet é uma droga! Daqui a pouco chamam o próprio Olavo de socialista fabiano. Assim como chamaram o juiz Sérgio Moro de comunista.

    1. Olavo afirmou que votará em Bolsonaro em suas publicações , releia o texto acima para interpretá-lo corretamente!

    2. O sindicato dos jumentos e das antas (SDJA) vem a público informar, que seu apoio é histórico e incondicional ao PT ou partidos satélites da esquerda iluminada, tolerante, de bons costumes e bom gosto, dentre eles, PSOL, PCdoB e PDT. Qualquer informação contrária, que atente a moral e bons costumes da SDJA, será repudiada e terá consequências legais aos difamadores. A SDJA representa grande parcela da população brasileira, com excelência em mais de 13 anos de governo federal, assim sendo, não admitiremos falsas declarações. Espere o processo. Att. Doutô Thómas Turbando.

  6. Olavo de Carvalho entregou toda a esquerda brasileira e mundial numa badeja de prata, acabou, ele dizia a 20 anos tudo o que iria acontecer nos dias de hoje e acertou quase todas as previsões! As esquerdas se destruíram perante a opinião pública, mas falta ainda retirá-las seus cargos eletivos e de seus comparsas indicados em todos os escalões dos 03 poderes! Essa tentativa de atingir Olavo é só porque ele declarou voto “moral” em no Patriota Jair Bolsonaro! Muito bom Antagonistas !

  7. Esse sr fala de conhecimento científico mas acredita na terra plana e que cigarro não faz mal? A FSP foi boazinha com esse velhinho ainda, poderiam te-lo ridicularizado, ficou barato… mas de política ele manja!

    1. Ele nunca deu declarações explicitas sobre terra plana, já o cigarro é um direito dele, fuma quem quer, e a folha de São Paulo perde assinantes e credibilidade a cada dia por ser comunista !

    2. Ele nunca disse que acredita em terra plana, apenas contesta o “heliocentrismo”, são coisas distintas! Não faça sacanagem intelectual!

    3. Ele não fala explicitamente cof cof cof mas insinua, quanto à fumar, todos tem o direito de fumar o que quiser, mas contradizer estudos que PROVAM os maleficios à saude, é um tanto insano, acho que ele so quis causar, assim se vendê mais…mas reforço que de política ele manja muito, um verdadeiro profeta, só tem que cuidar dessa pigarreira dele cof cof cof!

    4. O Heliocentrismo afirma ser o Sol o centro do universo. Está errado! Olavo tem razão.
      E Olavo nunca se disse defensor do Geocentrismo. É tão difícil entender isso?
      Quanto ao cigarro, Olavo fuma sem parar e está lá, impávido colosso! Enquanto tipos como José Serra ou Drauzio Varella, defensores do antitabagismo, têm a saúde de cadáveres animados.

    5. Então cigarro não faz mal? O Drausio fumou por vários anos, é um ex fumante, o Serra parece e sempre pareceu doente kkk, não sei se ele fumou.
      O heliocentrismo implica no sol ser o centro gravitacional do SISTEMA SOLAR e não do universo!

    6. Um cara que cita evangelhos e que claramente repudia Einstein e Newton não pode ser levado á sério no meio acadêmico.
      Como já disseram aqui, Olavo é um bom Filósofo na política, saindo da política é um zé ninguém.

    7. Na época de Copérnico nem de longe havia a noção do universo tal qual conhecemos. Heliocentrismo quer dizer, literalmente, o sol no centro. E isso se mostrou errado posteriormente. Olavo tem razão.
      Ele também não “repudia Einstein e Newton”, apenas nos indica autores que refutam partes específicas do pensamento desses autores. Em ciência, é assim. O próprio Copérnico, apesar da teoria heliocêntrica, escreveu barbaridades sobre geografia. Vá estudar um pouco antes de repetir palavras de ordem.

    8. É inegável que Einstein e Newton trouxeram benefícios ao mundo, porém, são humanos, erram e estão sujeitos a criticas e também aos desígnios de Deus. Assim como qualquer ser humano. Quem somos nós para desacreditar dos ensinamentos do evangelho?? Quem somos nós para duvidarmos da palavra de Deus?!? – Vivemos num Universo com bilhões e bilhões de galáxias, bilhões e bilhões + bilhões de planetas! Quem somos nós perto disso tudo?? Não passamos de poeira cósmica!! E, queremos definir a existência de Deus??!! – A bactéria negando a existência de Deus!?! Vou dizer a quem quiser ouvir, para quem sabe interpretá-lo, o evangelho é o livro mais verdadeiro de nossa existência

    9. A idolatria é insana, seja do lulismo, Bolsonaro, religiao, Et de Vargínia ou esse maluco aí! O cara não entende a física quântica e a chama de teoria esdrúxula, mas usa as redes sociais e outras invenções da tal teoria esdrúxula. É mais fácil entender evangelhos do que Einstein, Heisenberg ou Shorindinger. Por isso nunca vai ser respeitado na comunidade científica , mas faz sucesso com o Crentolhos e mentes medievais. Então a terra tem 10000 anos e está paradinha… Esse astrólogo se acha um guru ainda. Pois fique no Campo politico que o mundo ganha mais.

    1. Olavo de Carvalho provavelmente já estava pensando nos apoios do segundo turno quando elogiou Ciro Gomes e João Dória.

    1. Jack Eu não! Há muito tempo eu deixei de frequentar esse site, e eu tava me referindo as cinco pessoas que trabalham nele, e não as pessoas que aqui comentam.

    2. Um lixo esquerdista que você adora lê porque não sabe ler outra coisa, muito menos estaria aqui escrevendo besteira.

  8. Se Olavo de Carvalho que se diz de direita, apoiar Bolsonaro que é apenas um populista de esquerda, disfarçando direita estará negando tudo que já escreveu.Bolsonaro é contra as privatizações (segundo ele, só as necessárias) é contra a reforma da previdência,contra o enxugamento da máquina pública.Só é nacionalista boquirroto,como os fascistas e nazistas foram.Apenas um bocó, com papo de boteco.

    1. De direita deve ser o senhor, não é mesmo?
      A semelhança de seu texto com as esquerdas brasileiras, deve ser apenas coincidência.

  9. ESSE VELHINHO É MUITO ” ESPETO “, SABE COMO SACUDIR A LAMA DA LAGOA, E DEPOIS AINDA DA RISADAS ESTRIDENTES LA DOS USA. SO TROUXAS Q CAEM NESSAS BALELAS DE ESQUERDA E DIREITA…………..

  10. Eh, enfim a esquerda reconheceu “indiretamente” a capacidade intelectual do Olavo. Em nenhum momento eles citam as suas obras, onde se percebe objetivamente uma dor de cotovelo e uma intenção de não propagar o idealismo e as admoestações de Olavo. Se fosse um esquerdoide, citariam todas as suas obras literárias e ateh o tipo de carrinho que ele brincava quando criança. Isto eh bom para a direita, pois, ainda bem, foram erguidos pilares para as defesas de valores nacionais, que são diariamente combatidos através das guerras culturais silenciosas perpetradas pela mídia esquerdista. Olavo deu sua brilhante colaboração ao país. Abriu os olhos de muitas pessoas.

  11. Meu respeito à Olavo de Carvalho. Porém, 2 pontos à observar: 1 – Como é possível Olavo de Carvalho DESCONHECER o programa político do candidato Jair Bolsonaro e ainda assim, anunciar o voto nele??! Olavo, o sr tem uma legião de seguidores aos quais deve zelar… 2 – Olavo de Carvalho sabedor da linha editorial e mesmo, altamente tendenciosa, falaciosa mesmo, da Folha, e ainda assim, concorda em conceder uma entrevista à este veículo de comunicação?!? – Sinceramente, estas duas atitudes na minha opinião, não estão à altura de Olavo de Carvalho… Não me parecem atitudes inteligentes ou mesmo, coerentes. De qualquer forma, prossegue minha admiração à sua obra

    1. Acho que o Olavo tem apenas simpatia por algumas ideias que o Bolsonaro defende mais no campo da moral conservadora tipo: contra aborto, contra pedofilia, a favor da redução da maioridade penal, contra legalização das drogas, porte de armas….coisas que todos os outros eventuais candidatos, até então declarados, são radicalmente contra, pois tem uma visão mais à esquerda ou libertária. Isso necessariamente não é um programa de governo. Com relação a distorção da folha, tenho certeza que ele sabia, mas é a estratégia do falem mal mas falem, lembrando que é a segunda reportagem da folha falando do Olavo em uma semana. Isso mostra a relevancia que ele tem e ajuda que mais pessoas busquem seus livros que tem conteudo valioso…pena para os preconceituosos tipo “nunca li e não gosto” que acabam se privando da inteligencia de um grande pensador, goste-se ou não do que ele diz.

  12. Para Olavo, “o uso do termo só tem sentido como tentativa de fazer de mim uma espécie de Emir Sader da direita, isto é, de me reduzir às dimensões do que o analfabetismo funcional imperante na redação da Folha de S. Paulo pode conceber”.
    Essa foi demais, Olavo é um mestre mesmo, quando chuta o sako estoura as bolas que é pra doer fundo, pegou tudo e desceu o sarrafo.

  13. Tendo em vista esta matéria, devemos englobá-la em um todo que declara ser o jornalismo (brasileiro?) uma farsa, ou então uma forte ferramenta de doutrinamento. As faculdades de jornalismo deveriam debater sobre esta problemática, visando eliminar o tipo de jornalismo concentrado em uma edição central (adulteração e montagem) de frases esparsas de várias matérias dos vários repórteres de rua. Este processo gera um texto final (editado na central) sem correlação e sem fidelidade à integridade de cada matéria colhida na ruas. Um dia teremos jornalismo SEM EDIÇÂO; será?

    1. Sinto infornar, as faculdades de comunicação alimentam essa prátrica. Isenção é lenda, um ideal vendido para leigos, os profissionais aprendem que isenção não existe. Toda pauta jornalista já nasce com seu objetivo e conclusão.

  14. Lembram que nas postagens da manhã eu escrevi sobre isto?? De que a entrevista era muito ruim (muito FRACA) e que não acreditava que a FOLHA estava publicando a entrevista na íntegra. Pois é.

  15. E ainda teimam em tratar as pesquisas da Folha (DataFolha) como algo sério. Os comunas estão desesperados, por isto, a mentira e a desqualificação como arma de contraataque. Vamos derrubar estes miseráveis!!!!

    1. Passou da hora do povo para de reagir baseado em pesquisas fraudulentas. Sabemos que as pesquisas são falsas, mas continuamos, de forma contraditória, reagindo às pesquisas como se fossem verdadeiras. Liberem as pesquisas internas dos partidos ao público, ai todos entenderão a saraivada de ataques ao Bolsonaro. Ninguém chuta cachorro morto.

  16. Mais uma vez o prof. Olavo massacra intelectualmente a esquerda, representada por esse pasquim travestido de jornal em que se transformou a FSP. Goste-se dele ou não, é inegável a sua extraordinária dimensão intelectual, sendo difícil encontrar alguém que se lhe ombreie em conhecimento e erudição – ainda mais em nossa esquerda, cujos representantes maiores são Marilena Chauí, a madame Mim de Pindorama, Emir Sader, aquele que não sabe a diferença entre “Posar” e “Pousar”, Guilherme Boulos, o Kim Jong Un tupiniquim, Eduardo Sakamoto, o revolucionário de sushi e iphone, e mais todos os departamentos de ciências humanas das faculdades públicas e privadas de norte a sul deste nosso Brasil varonil. Se juntassem toda essa gente para uma discussão intelectual com o Olavão sairiam todos mais humilhados o que a seleção brasileira no 7 x 1 contra a Alemanha. Olavo tinha – e continua tendo – razão.

  17. Penso:
    1° – A ideologia é uma ferramenta de doutrinação e controle de massa;
    2° – Não existe nova direita ou nova esquerda, os movimentos – MBL entre eles –
    e partidos políticos da contemporaneidade são modelos de negócios, cujo produto e serviços são a ideologia de controle de massa e o comercio da jurisdição (Lato Sensu);
    3° – A candidatura presidencial de Jair Bolsonaro pode representar um suicídio ou interrupção de sua carreira política, diminuição e enfraquecimento do capital eleitoral da família Bolsonaro;
    4° – A fumaça no Congresso, justificada pelo treinamento dos Bombeiros naquela data programada, pode ter significado similar à eleição de um novo papa feita através de um Conclave, uma demonstração de forças e simbologismos de que os lideres políticos possuem a “chave”;
    5° – Os mestres Estadistas, como o João, OC e outros, omitem quase tudo! São da escola que defende que o Estado forma o Estadista. NÃO ACREDITAM NO ESTADISTA POR INSTRUÇÃO E NÃO COLABORAM PARA A FORMALIZAÇÃO E RECONHECIMENTO DA PROFISSÃO ESTADISTA;
    6° – João, Olavo de Carvalho e outros são MESTRES ESCROTOS E CRETINOS QUE SÓ QUEREM NOS F-U-D-E-R!

  18. a folha e seus ocupantes estão dando tiros nos próprios pés e falta pouco para mirar nas cabeças pseudo pensantes, que na realidade são o caminho triste de grupos infinitamente pobres e desprovidos de qualquer coisa que possa ser aproveitada onde quer que eles queiram, lugar este que eles todos já não sabem onde fica.

    1. Visibilidade, obviamente ele imaginava o resultado, mas muitos conhecerão suas obras a partir dessa matéria, e refutar um esquerdopata escancarando sua intolerância e desonestidade intelectual, abrirão os olhos de muitos outros. Quem foge da raia é esquerdista brasileiro, que tem pensamentos fundamentados quase que completamente na mentira.

  19. Li a entrevista e a Folha começa chamando Olavo de Carvalho de “polemista”. Não vejo a Folha tratando entrevistados de esquerda como “polemistas”. A Folha sempre trata esses entrevistados de esquerdas como “intelectuais”.

  20. A IMPRENSA ESTÁ CHEIA…REPLETA…FAZENDO ÁGUA
    DE “PROFISSIONAIS” DO TIPO DESTA “JORNALECA”.
    ELA, NITIDAMENTE, COLOCOU SUA PRÓPRIA
    IDEOLOGIA À FRENTE DO ENTREVISTADO.
    E DEPOIS ME PERGUNTAM PORQUÊ EU TENHO
    DÚVIDAS QUANTO A IMPRENSA.

  21. Da Foice de São Paulo ia esperar o que? Aquele folhetim de sindicato se especializou em fazer propaganda política disfarçada de notícia ou reportagem. Ainda bem que a máscara caiu faz tempo.

    1. Brasil paralelo é muito bom, está colocando luz em décadas de desinformação histórica, que foi ensinada à todos nós.

    1. Podemos contar nos dedos das mãos, algo na mídia que valha a pena atualmente. Jornalismo clássico esta quase morto, o que importa são os clicks das moedinhas caindo na conta. A notícia de hoje é refutada amanhã, ou simplesmente apagada, pois tem menos credibilidade que a fofoca na fila da padaria. Para continuar desinformado, melhor nada ler e viver na felicidade da inocência.

  22. A extrema esquerda e a extrema direita se equivalem e se parecem. Existe a seita do PT, com o sumo sacerdote Lula adorado pelos seus seguidores e, agora, está se formando a seita da extrema direita em torno do Bolsonaro (mito?!?!) cujo ideólogo parece ser o “filósofo “de almanaque Olavo de Carvalho.

  23. Os Antagonistas estão num caminho legal agora. Dando espaço para Bolsonaro e para Olavo de Carvalho.

    Com Bolsonaro ou sem, não tem mais volta. A Direita de verdade está chegando para ficar.

  24. TV Globolixo, Revista ÓIA, Jornal Papel Higiênico de São Paulo e Petralhadas em desespero!!!!
    KKKKK
    A teta secou!!! Vagabundos….1.000 vezes vagabundos…..kkk
    É o fim da Esquerda….É o fim dos últimos comunas……

  25. Sou militar da reserva. conheço a obra de Olavo de Carvalho desde o tempo da Academia… NUNCA, JAMAIS, NEM NOS MEUS SONHOS MAIS ESTAPAFÚRDIOS, imaginaria vê-lo um dia sendo citado na mídia!!kkkkk!!! baba Antagonistas!!! É BOLSONARO E A DIREITA TOMANDO AS RÉDEAS DESSE PAÍS!!!

  26. Bolsonaro é o político politicamente incorreto, e o Olavo é o filósofo politicamente incorreto. Cada um em seu campo de atuação, joga água nos chopes da esquerda, do establishment globalista.

  27. Goste: “… me reduzir às dimensões do que o analfabetismo funcional imperante na redação da Folha de S. Paulo pode conceber”.
    É a folha mesmo!! Kkk. IMPERANTE FALA TUDO,!

    1. Falou besteira sem saber. Ninguém ainda tem um programa de governo divulgado, e se tiver levará ferro pois fere a legislação eleitoral.

    2. Mais um BURRAV
      http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2017/Julho/partidos-e-postulantes-a-candidatos-devem-ficar-atentos-a-prazos-da-justica-eleitoral

    3. Ele diz que ‘DESCONHECE” o programa de governo de Bolsonaro e não afirmou que o candidato não tenha programa. Leia de novo. Talvez você entenda.

    4. Os anti-Bolsonaro tem uma deficiencia lógica semelhante aos petistas. Seria mera coincidência?
      Importante é rir no final, mesmo que não faça sentido, assim como fazem as hienas.

    5. realmente tem muitos analfabetos funcionais não só na folha, mas alguns aqui mesmo.
      Leu e não entende o que lê. Incrível e inacreditável como és burro e ignorante!
      Leia cem vez mais o texto e vê se entende uma frase!
      Alias nem teve coragem de colocar o verdadeiro nome aqui para assumir as besteiras que escreveu.

    1. Bancou o isentão, ja pode confirmar que lacra 13 com gosto, ou vota no Psol pois é a favor das bolhas de sabão para combater a criminalidade

    1. Na verdade, ele sabia que seria uma cilada e o fato de tê-la gravado, demonstra isso. Ele quis escrachar a falsidade do tal veículo de “informação”.

    2. Ao que parece, foi a entrevistadora é que caiu na cilada ao pensar que estaria conversando com alguem ignorante, formada pelo modelo pseudo-educacional de paulo freire, no qual ela mesma se inclui. Se deu mal.