Assine
Acesse
Acesse o Antagonista+ Acesse a Crusoé

ONS descarta risco de apagão neste ano

Em nota, o Operador Nacional do Sistema Elétrico afirma que o nível de chuvas abaixo da média histórica motivou uma série de medidas
ONS descarta risco de apagão neste ano
Foto: Assembleia Legislativa de SP/Divulgação

Apesar da crise hídrica, o país não corre risco de corte no fornecimento de energia neste ano, de acordo com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

Na última sexta-feira, como publicamos, o ONS divulgou uma nota técnica informando que os reservatórios de pelo menos oito usinas hidrelétricas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste podem estar praticamente vazios até novembro.

Nessa nota, a entidade afirma que o nível das chuvas, “significativamente abaixo da média histórica”, motivou uma série de recomendações.

Entre as ações em curso destacam-se a flexibilização das restrições hidráulicas dos aproveitamentos localizados nas bacias dos rios São Francisco e Paraná; aumento da geração térmica e da garantia do suprimento de combustível para essas usinas; importação de energia da Argentina e do Uruguai, além de campanha de uso consciente da água e da energia”, diz.

Sendo assim, diversas medidas foram aprovadas pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) e já estão em curso, o que faz com que esse cenário não se concretize e se garanta o fornecimento de energia e potência em 2021.”

Leia mais: Assine a Crusoé, a publicação que fiscaliza TODOS os poderes da República.
Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO