Operação Caixa 3: sem prisões nem conduções coercitivas

Os investigadores que deflagaram a Operação Caixa 3 hoje disseram, em coletiva mais cedo, que as provas colhidas até aqui revelam o esquema de gestão fraudulenta envolvendo o Banco do Nordeste, o Grupo Petrópolis e a Odebrecht para o financiamento de campanhas.

O coordenador da operação, delegado Cláudio Carvalho, comentou, inclusive, que um dos funcionários do banco usufrui de um patrimônio incompatível com seus rendimentos.

Questionado por jornalistas sobre a ausência de pedidos de prisão temporária, a reposta foi:

“Dependendo do material colhido hoje e a partir da análise desse material, outras medidas cautelares poderão ser solicitadas.”

Gilmar Mendes proibiu — em liminar na última terça-feira — as conduções coercitivas para interrogatório.

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. roberto disse:

    BB, CEF,BNDES- Manjadíssimos. Imaginem quando a "Bolha" estourar nas seguintes Instituições: BASA-Amazonas, BNB-Nordeste( esse é a bola da vez), BRDE-Sul, BADESUL-Sul, BANDES-ES, BDMG-MG, BADEP-PR, BRB-Brasília, BANESE-Sergipe, BANESTES-ES, BANPARÁ-PA, BANRISUL-RS. Provavelmente o Gilmar e demais Exas. da Súcia terão trabalho e ganhos extras por um bom tempo.

Ler comentários
  1. Mark Brasil disse:

    Gilmar Mendes não proibiu conduções coercitivas. Apenas obrigou que elas sejam feitas conforme a lei e a lógica. Intime-se o acusado, ou as testemunhas para que compareçam para serem ouvidas. Se os intimados não comparecerem, poderão ser conduzidos coercitivamente. Foi só isso e está correto.

  2. Fred oliveira disse:

    Querem apostar que Lula vai se encalacrar mais Ainda?

  3. Wilson Rodrigues disse:

    Quais foram as intimações enviadas e não atendidas????Se, e quando não cumpridas, a Constituição EXIGE que o descumpridor da INTIMAÇÃO seja conduzido coercitivamente. Simples assim, porém, nem tão midiático quanto conduzir alguém para interrogatório sem que tenha sido INTIMADO e DESCUMPRIDO.

  4. Kalá disse:

    Então ... Vai ser na provisória -- preventiva SEM ESCALAS.

  5. Fonseca disse:

    Falar em investigar o Banco do Nordeste vai dar calafrio em muitos milionários e vão descobrir porque aquele jatinho está sempre à disposição. Não tem almoço de graça pra essa gente.

  6. Virgílio disse:

    Não prender corruptos, ladrões do dinheiro dos impostos, lavadores de dinheiro . . . , acaba ficando extremamente mal para a comunidade mundial. Logo logo seremos considerados uma nação sem condições de receber investimentos estrangeiros. E se assim continuar, própria polícia civil, militar deixarão de pedir mandatos de prisão para outros crimes, obrigando a uma intervenção internacional, pois não temos condições de nos auto-gerir. Assassinos, traficantes, estupradores . . . , sem prisão, pois não adiante mesmo, logo são soltos. Creio que este é o caminho para as autoridades seguirem > tudo solto

  7. Luiz Inácio disse:

    Sei não,mas acho que esses indivíduos citados são desonestos. Por que precisam roubar tanto,se debaixo da terra o dinheiro não tem nenhum valor. Tem um político que roubou tanto,que seus descendentes até o final dos tempos,estarão garantidos.

  8. FIEK disse:

    Bora pensar sobre esse conteúdo e os nossos atos. Corrupção e Boas Festas? http://fabioibrahim.blogspot.com.br/2017/12/corrupcao-boas-festas.html

  9. Mário Apolônio disse:

    Se forem investigar os empréstimos desse Banco do Nordeste de 2003 pra cá, vão descobrir o que é farra com dinheiro público: Fábricas de Insulina do amigo voador do Larápio, Fábrica de tecido de outro companheiro do Larápio e amigos de muitos políticos. É muita gente que ficou milionária.

    1. E se forem investigar mesmo a gestão de um certo Byron Queiroz, aí a coisa vai feder até a chifre queimado.

  10. Nelson disse:

    Também tenho ressalvas quanto às decisões do Gilmar Mendes, mas não é verdade que ele tenha proibido a condução coercitiva; ele apenas determinou, como diz a lei, que seja usada apenas nos casos em que o investigado não tenha comparecido à convocação.

  11. Cara de Coruja disse:

    fiaaaaaadaaaaaapuuuuuuuuuuuuuuuuuuutttttttaaaaaaaaaaa do Gilmar.

  12. Gilmar Lopes vieira disse:

    EU APOSTO QUE ESSE GILMAR MENDES É UM DOS HOMENS MAIS RICOS DO BRASIL...