A opinião de Delfim sobre o superministério de Bolsonaro

Sônia Racy, no Estadão, diz que a proposta de Jair Bolsonaro de criar um superministério na economia — juntando Fazenda, Planejamento, Indústria e Comércio e Secretaria-Geral — “criaria divisão no governo, pondo de um lado a Casa Civil e de outro a equipe econômica”.

A colunista acrescenta que “despertaria, também, certo mal-estar ante o excesso de poder do novo grupo”.

A avaliação é do economista Delfim Netto.

O ex-ministro de 90 anos lembra que, por mais que esse “primeiro-ministro da economia” tenha poder concentrado, “o limite para as suas decisões continua sendo o presidente da República”.

“Defendo a diminuição de ministérios e uma união das pastas diminui o seu número. Mas ela obriga também a uma reestruturação geral do desenho da máquina pública. (…) Não sei se é bom ou ruim. Mas digo que basta a economia andar mal para gerar perdas políticas.”

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. 😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄 O BOBALHÃO VEADO PETRALHA DAS CARINHAS, LUCAS SILVA! Ô BURRÃO PETRALHA, EU SEI QUE É VC!!!

Ler mais 186 comentários
  1. 😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄 O BOBALHÃO VEADO PETRALHA DAS CARINHAS, LUCAS SILVA! Ô BURRÃO PETRALHA, EU SEI QUE É VC!!!

  2. 😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄 O BOBALHÃO VEADO PETRALHA DAS CARINHAS, LUCAS SILVA! Ô BURRÃO PETRALHA, EU SEI QUE É VC!!!

  3. Pelamordedeus, o Delfim Neto não entente prra nenhuma de Economia, muito menos de política! Quem vão entrevistar depois?? O Tiririca sobre Educação? O Aldo Rebelo para Ciência e Tecnologia???

  4. Siga em frente com a ideia, Jair Bolsonaro. Descentralizar o poder é preciso! Extinguir o ministério das cidades é preciso. Governar com menos ministérios e sem fisiologismo, é preciso!

  5. Uma proselitista e um corrupto dando uma de “especialistas”. A imprensa, incluindo esse site, não sabe o que fazer para barrar o único candidato não envolvido com o esquema criminoso que nos destruiu.

  6. Presidente Bolsonaro, então faça isso. Esse bolo fofo corrupto do Delfim Netto afundou o Brasil em uma hiper inflação. Não têm credibilidade para falar de economia. Vive do passado.

  7. Delfim é um excelente de “Zé Falcatrua” que continua dando as cartas. É ouvido e reproduzido pela imprensa. – Que autoridade moral esse cara tem para derrubar o que os outros estão fazendo/

  8. Concordo. Em governos acostumados a negociar ministérios com partidos sanguessugas, apaniguados, puxa sacos, lacaios, parentes e amigos, a eliminaçao de ministérios inúteis seria terrível.

  9. Se Delfim Neto é contrário a essa idéia é porque é boa. Esse cara é um idiota, um inútil….um vagabundo que só ajudou a destruir essa nação! Sou mais Bolsonaro que não entende de economia.

  10. Avaliação equivocada pelo prisma do loteamento. Isso não acontecera no governo Bolsonaro. Toda a parte econômica concentrada sob comando unico de Guedes funcionará azeitada e com menos custos .

    1. Flávio Barra, alto executivo da Andrade Gutierrez disse em acordo de delação premiada que a empreiteira pagou propina de R$ 15 milhões ao ex-ministro Delfim Netto, para construção da usina Belo Monte.

  11. Assim falou o imiscuído remanescente de tantos governos que roubaram e faliram o Brasil, também envolvido na LAVA JATO. Só no Brasil alguém ainda dá espaço para o que este pústula sanguessuga fala.

  12. O mesmo Delfim Neto que apoia e defende $$$ Lula e Dilma ?!http://blogs.correiobraziliense.com.br/vicente/agora-esta-explicado-o-subito-amor-de-delfim-netto-por-lula-e-dilma-propina-de-r-15-milhoes/

  13. O corrupto $$ Delfim Neto que apoia e defende Lula e Dilma ?!http://blogs.correiobraziliense.com.br/vicente/agora-esta-explicado-o-subito-amor-de-delfim-netto-por-lula-e-dilma-propina-de-r-15-milhoes/

  14. Palavras de ex. conselheiro de Lula, e que por pertencer à grande familia pegou seus trocos em troca de “palestras”. Sem moral para opinar o que é certo ou errado.

  15. 😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄 O BOBALHÃO VEADO PETRALHA DAS CARINHAS, LUCAS SILVA! Ô BURRÃO PETRALHA, EU SEI QUE É VC!!!

  16. O corrupto Delfim Neto aliado de Lula e Dilma ?!http://blogs.correiobraziliense.com.br/vicente/agora-esta-explicado-o-subito-amor-de-delfim-netto-por-lula-e-dilma-propina-de-r-15-milhoes/

  17. O corrupto Delfim Neto que apoia e defende Lula e Dilma ?!http://blogs.correiobraziliense.com.br/vicente/agora-esta-explicado-o-subito-amor-de-delfim-netto-por-lula-e-dilma-propina-de-r-15-milhoes/

  18. O corrupto Delfim Neto que apoia e defende Lula e Dilma ?!http://blogs.correiobraziliense.com.br/vicente/agora-esta-explicado-o-subito-amor-de-delfim-netto-por-lula-e-dilma-propina-de-r-15-milhoes/

  19. Delfim Neto o amoral que apoia e defende Lula e Dilma ?!http://blogs.correiobraziliense.com.br/vicente/agora-esta-explicado-o-subito-amor-de-delfim-netto-por-lula-e-dilma-propina-de-r-15-milhoes/

  20. 😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄 O BOBALHÃO VEADO PETRALHA DAS CARINHAS, LUCAS SILVA! Ô BURRÃO PETRALHA, EU SEI QUE É VC!!!

    1. Use seu próprio nick, invente um, use a imaginação, pesque na internet, etc. Só não copie, pois isso ajuda a embaralhar mais ainda a sopa de letrinhas que é esta área de comentários.

  21. Cortar ministérios e inúteis nomeados é o principal. Chamar gente de bem e competente a seguir, e o chefe decide quando não houver consenso. Equipes debatem e discordam, quadrilhas tramam e fecham.

  22. A PF e MPF já explicaram isto: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/politica/2018/03/09/interna_politica,665017/delfim-netto-o-professor-recebeu-propina-de-r-15-milhoes-diz-mpf.shtml ?

  23. 😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄 O BOBALHÃO VEADO PETRALHA DAS CARINHAS, LUCAS SILVA! Ô BURRÃO PETRALHA, EU SEI QUE É VC!!!

  24. Delfim Neto deve explicações sobre as declarações recentes na Lava Jato sobre suas consultorias e ainda quando passou pela embaixada na França que era chamada de “embaixada 10%”, lembram?

  25. O último reitor da USP aprovou 50% de cotas a partir de 2019 para dar popularidade do Alcrimin e virou Secretário da Saúde! Chega disso!!! E os alunos fazendo oficina de siririca!!!

  26. 😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄 O BOBALHÃO VEADO PETRALHA DAS CARINHAS, LUCAS SILVA! Ô BURRÃO PETRALHA, EU SEI QUE É VC!!!

    1. … não acha que a confusão gerada pelo sistema de comentários já é grande demais?

  27. Ninguém questiona de qual economia Luladrão entendia (analfabeto de pai, mãe e parteira) e a bandoleira Dilma que tem um diploma por decreto, demosnstrou não saber nem interpretar um gráfico de coluna

  28. Jornalista adora ouvir opinião de gente enrolada. Poderia ter perguntado sobre as recentes acusações contra ele que, em síntese, disse: “Não sei se é bom ou ruim” ou seja, não tem opinião formada.

  29. Quem perguntou para esse mané da hiperinflação ? Se quisermos opiniões de incompetentes em conomia(juros e inflação e recessão e desemprego recordes)a fila é grande : FHC, Dilma, Lula, Temer, Collor..

  30. S. Racy, sem credibilidade p/ pautar -assim como a maioria dos jornalistas q querem manter o q está ai para continuar recebendo propaganda estatal. E Delfim é aquele que disse que a Dilma era honesta?

  31. Delfin Neto: prestando desserviços ao Brasil desde a década de 1960. Esbirro de generais incompetentes e lacaio dos comuno-petistas (conselheiro do lula). E levando grana de todos. Graaaaande figura..

  32. O essencial é reduzir despesas. A máquina pública não pode continuar do jeito que está: gastando mais do que arrecada. E ponto final. Bolsonaro tem todo o meu apoio e de muitos.

  33. Sônia Racy? Estadão?? Delfim Neto, o ladrão, guru dos esquerdistas?? hahahahha. Não sobrou nada mais crível para falar mal do Bolsonaro? Que tal o Marcinho VP? pqp, que nível de latrina…

  34. tá certo… o próximo que vc´s vão ouvir sobre diminuir ministérios é o lula e a Dilma né? sério que vc´s esperavam que ele fosse falar de forma positiva sobre o BOLSONARO??? aff

    1. Sim era o ministro que levou a superinflação no governo do figueiredo e afundou o brilhante governo militar.

  35. Este senhor é Pandego… No período da intervenção militar esse senhor era o Manda-Chuva! Agora com não é ele, essa concentração é perigosa. Não nos engana mais! Foi pego na propina de Belo Monte.

  36. 😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄 O BOBALHÃO VEADO PETRALHA DAS CARINHAS, LUCAS SILVA! NÃO SABE QUE FAZER NÉ SEU BURRO? KKKKK

  37. Penso Igual BOLSONARO, não entendo de economia; Economia e fazer a Lição de Casa, antecipar Crise, Gastar menos que tem, não usar limite do Cheque especial, não escolher cliente (PAÍSES) pela crença!

    1. Encaminhe-se o presente processo à Assessoria Jurídica desta Secretaria, para fins de análise e parecer da MINUTA DO EDITAL e demais providências.

  38. Delfim não é conselheiro de Temer? Natural q Sonia Racy procure esse matusalém. Deviam fazer uma reunião, Temer, Delfim, Alckmin, os 3 investigados, claro, e Sonia se encarregava da reportagem social

  39. Se!!! (…) Não sei se é bom ou ruim??? então não de palpites.. Se fosse um grande economista teria resolvido o problema do país quando foi Ministro.. É um falastrão pegue o terço para rezar!!!!

  40. Reestruturação Geral do desenho da Máquina Pública , é isso que o Brasil precisa , sem indicação política , a Casa Civil vai cuidar dos interesses do Brasil não dos Particulares e Partidos Políticos

  41. O único erro do regime militar foi ter adotado o keynesianismo por este economista. Se fizessem como Pinochet chamando os Chicago Boys, seríamos um Chile continental. JB está corrigindo o erro.

  42. Delfin Neto? Que isso….já tiveram consultores econômicos melhores…..colocam um estadista pra falar sobre um liberal. Se ele fosse bom o governo Dilma teria sido uma maravilha….

  43. 😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄 O BOBALHÃO VEADO PETRALHA DAS CARINHAS, LUCAS SILVA! FODA-SE SEU PETRALHA BURRÃO!!

  44. E mais, em meio a todo esse caos político, financeiro e total caos social que se instalou no país, ouvir o Delfim é o fim! A máquina pública precisa de um tratamento de choque e de uma desinfecção!

  45. CUIDADO antagonista para n virarem a VEJA da vez. Nós chutamos a vagabunda do poder, derrubamos a VEJA e agora só falta a cambada escrota e fdp dos antagonistas. RESPEITEM o eleitor de Bolsonaro!!!

  46. Alguém minimamente honesto acha que o nome que se dá aos bois é relevante do ponto de vista de resultados? Qual a diferença, no fim das contas, entre fazer isso ou de outro jeito?

  47. Com este nome Delfim é pura presunção. Delfim filho herdeiro do rei da França. Delfim te liga porque o pescoço dos teus pais a guilhotina pegou e o teu pescoço a guilhotina tá se lambemdo pra pegar.

  48. O Delfim é o guru de todo esse sistema podre, e fez também suas maracutaias em todos esses (des)governos anteriores! Penso que Bolsonaro tem que prestar atenção ao que ele diz e fazer o contrario!

  49. Bozonaldo, sabe ZERO de economia, porém, este delfim, não tem moral para dar pitaco na economia. Vá primeiro se defender das acusações de dinheiro ilícito, recebido durante os governos do PT

  50. Guedes sabe o que está fazendo, Bolsonaro não. Deve ter autonomia total. O papel do Bolsonaro é resolver a segurança e a corrupção. Pau nos bandidos, seja os pé-de-chinelo ou os de colarinho branco.

  51. Ora ora Antagonistas, por que não comentam sobre a entrevista em que FHC declara que PSDB poderá apoia o PT num segundo turno contra Bolsonaro? Comprova que PSDB e PT são faces da mesma moeda.

  52. 😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄 O BOBALHÃO VEADO PETRALHA DAS CARINHAS, LUCAS SILVA!

  53. Quando vejo delfim dando pitaco, vem a mente que esse maluco afundou o governo militar em dívidas. Tratou a crise do petróleo com amadorismo, irresponsabilidade, etc, PENSANDO EM SER PRESIDENTE.

  54. Esse deufim é mesmo um sabotador do regime militar ..um homem que passou a vida toda ganhando pelos serviços prestado por ter sabotado o governo militar..não merece crédito algum!

  55. O Gabinete do Trump, a maior potência da Terra, tem 15 Secretarias: Estado, Tesouro, Defesa, Interior, Agricultura, Comércio, “Trabalho”, Saúde, Transporte, Energia, Educação, Homeland Sec, etc.

  56. O problema não é ‘o que disse’, mas ‘quem disse’. Sonia Racy, a garota de recados do MDB e PSDB, continua sua cruzada de picaretagens em favor do interesse da elite da qual faz parte.

  57. Delfim está preocupado com a “governabilidade”, que para ele se confunde com loteamento de ministérios. Ignora o fato de que o Brasil mudou e o povo não aceita mais a velha política. Bolsonaro neles!!

  58. Interessante: aquela da Foice eles chama de “colunista social da Folha” sem dar o nome. Já a empregada do Dória eles chamam pelo nome. E agora o economista que recebeu propina da Lava Jato é important

  59. Opinião de um Bandido, vale mais do que pessoas idôneas esse Delfim Neto já mama nas tetas do Brasil faz muito tempo, um comentário de quem não terá espaço para roubar.

  60. É incrível como ainda se dá ouvido a opinião de uma figura como Delfim Neto, que serviu os militares e Lula e nunca conseguiu fazer a economia avançar sobre sua gerência.

  61. 😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄😄😄 😄😄😄😄 O BOBALHÃO VEADO PETRALHA DAS CARINHAS, LUCAS SILVA!