Oposição aciona STF contra política ambiental do governo

Oposição aciona STF contra política ambiental do governo
Foto: Lalo de Almeida/Folhapress

Os incêndios no Pantanal e a devastação na Amazônia levaram a Rede, o PT e o PSB a acionar o Supremo contra a política ambiental de Jair Bolsonaro.

A Rede acusa o Executivo de omissão e quer que o Supremo obrigue o Ministério do Meio Ambiente a apresentar um plano de combate a incêndios nos dois biomas.

Além disso, pede reforço no envio de brigadistas para combater o fogo, remessa de equipamentos para municípios debelarem o fogo nas florestas e concessão de cestas básicas e insumos agrícolas para moradores afetados.

PT e PSB, por sua vez, querem derrubar um decreto do ano passado que retirou governadores e entidades da sociedade civil do Conselho da Amazônia Legal.

Além de concentrar as decisões no governo federal, o presidente lotou o órgão de militares e delegados da PF. O objetivo é reincluir comunidades locais no órgão.

A ação da Rede está com Marco Aurélio Mello e a do PT e PSB com Dias Toffoli. Há pedidos de liminar nas duas.

Leia mais: Combo O Antagonista e Crusoé: comece a ler por apenas R$ 1,90/mês
Mais notícias
Comentários
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler 68 comentários
TOPO