A ORCRIM vai ganhar mais uma vez?

Quem vai vencer: a ORCRIM ou os eleitores enojados?

É o que se pergunta Merval Pereira, em O Globo:

“A questão central dessa campanha presidencial não é se Lula será ou não candidato, embora essa seja uma premissa fundamental. O que ninguém sabe é o que prevalecerá, se as máquinas partidárias e suas conseqüências, como alianças partidárias e tempo de propaganda eleitoral, ou a repulsa, cada vez mais sentida, do cidadão comum aos partidos e políticos tradicionais, e a busca de um novo perfil de candidatos.

Mesmo que as pesquisas de opinião mostrem que o eleitorado rejeita a política tradicional, o raciocínio político oficial de governistas e oposicionistas ainda trabalha com a idéia de que, no final das contas, prevalecerá a estrutura partidária. Por isso as coligações eleitorais, mesmo as mais absurdas, continuam sendo o objetivo central de seus candidatos.”

Temas relacionados:

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. Marcelo disse:

    "o raciocínio político oficial de governistas e oposicionistas ainda trabalha com a ideia de que, no final das contas, prevalecerá a estrutura partidária"... vide campanhas para as prefeituras... As estruturas partidárias nadaram de braçadas

Ler comentários
  1. juca bala disse:

    Quem quer um país decente vota no Novo. Agora, quem está satisfeito com este strip-tease moral que assistimos na política, votem nos partidos tradicionais. Eu votarei no João Amoedo. Quero gente competente, honesta e com novas ideias de liberdade individual, em detrimento do agigantamento do Estado, e do excesso de impostos. Além do NOVO ser o partido dos FICHA LIMPA !

  2. maria cidadã disse:

    Os votos dos enojados vão vencer se vier a público alguma notícia bombástica - depois do carnaval - que detone de uma vez a confiança de quem ainda acredita nessses partidos. Mesmo com nojo, muita gente acha "que a justiça vai condenar todos os corruptos".

  3. Joel disse:

    Rezo para que os políticos profissionais estejam enganados, e que o papel das redes sociais tenha mais relevância do que a mídia tradicional.

  4. Caio disse:

    Não! Eu posso muito bem votar em pessoas de partidos pequenos. O NOVO é um exemplo disso. Só não quero bandidos e loucos governando o país.

  5. José Carlos disse:

    Que o povo brasileiro NÃO REELEJA nenhum desses vagabundos que sugam as riquezas do país e não largam nem do osso. Que os poucos que se salvam dessa canalha sejam persistentes o suficiente para tirar o país do século VII antes que o XXI acabe! Que o povo, por sua vez, escolha idéias e não nomes...

  6. QWERTY disse:

    1) Os caciques escolhem, dentro do partido, quem vai ser candidato; 2) A máquina partidária trucida tudo o que é novo e favorece os amigos dos caciques; 3) Nem mesmo os militantes dos partidos têm o poder de mudar esse quadro; 4) Votos nulos e brancos, por manobra dos velhos caciques e velhos políticos, não vale nada para efeito de eleição: se um candidato tiver um voto, poderá ser eleito; 5) Não existe recall na política brasileira; 6) Partidos novos não têm tempo de TV para tentar quebrar a hegemonia dos grandes partidos, que se garantem no tempo da TV com a eleição de muitos parlamentares; 7) os eleitores, em sua maioria, são semianalfabetos; Dito isso, quem acha realmente que algo novo vai surgir na próxima eleição? A única solução é votar em candidatos novos de partidos novos.

    1. Tem toda a razão, fora a região sul e sudeste, nas demais regiões os donos de partido são quem determinam quem serão os eleitos por seus currais eleitorais é tudo carta marcada não há espaço para o novo. Partidos são as novas capitanias hereditárias como bem comparou o magistrado Herman Benjamin.

  7. República dos F D Ps disse:

    PRECISAMOS DE UMA DOSE CAVALAR DE GUILHOTINA E FORCA

  8. Tormento disse:

    Enquanto não tivermos uma boa educação sem partido, vamos continuar neste mato sem cachorro. Seremos eternamente governados por bandidos.

    1. tutameia, não se faça de boba, vc entendeu perfeitamente o que eu quis dizer. Pobre sem educação de boa qualidade é pasto para os seus PHDS.

  9. luiz antonio - rj disse:

    O Brasil tem o maior plantel de burros do mundo. Sem querer ofender os quadrúpedes, os eleitores são tão idiotas e tão mentirosos que até hoje não encontrei um único que confesse ter votado no Crivella! Ou na Dilma.

  10. murilo disse:

    Triste é ver os Jucás da vida estarão todos de volta em 2019 ... País apodreceu.

  11. OLS disse:

    Precisamos de um "CHOQUE ELÉTRICO " para despertamos. Ou elegemos um presidente disposto e comprometido a combater a CORRUPÇÃO, ou corremos para os braços da VENEZUELIZACAO... Bolsonaro 2018

  12. Adalberto Pires da Anunciação disse:

    É fato público e notório que as "previsões"e "análises" de Merval Pereira durante a tentativa de golpe falhada e desmoralizada de Janot, Marcelo Miller, Joesley Safadão e outros fracassaram redondamente, Antagonistas. Portanto, é perfeitamente lícito afirmar que estes comentários dele contêm uma enorme dose de frustração e mesmo raiva por ele ter sido tão fragorosamente derrotado por quem afirmava que iria cair e, assim, não devem ser levados muito a sério. É mais um caso de "as uvas estão verdes"...

  13. Conselheiro Acácio disse:

    Como assessor parlamentar e ganhando uma miséria, espero que prevaleçam as alianças partidárias. Só assim consigo ganhar uns trocados a mais. Estou consciente que meu trabalho será redobrado e, com certeza, serei obrigado a trabalhar, inclusive, às segundas e sextas feiras. Meu poder de superação e patriotismo, porém, haverão de superar quaisquer adversidades.

  14. Quem é mesmo o PT verdadeiro? disse:

    A velha Orcrim junto com a subcultura, e q é muito importante estar atento. O PT não prescinde dos péssimos Ministros da Cultura das últimas décadas, bregas (melhorando agora c/ TEMER): O lula e a dilma (PT e satélites) nem sabem de quem se trata os magistrais nomes, como Púchkin, Gógol, Turguêniev, Tchekhov, Dostoiévsky, Tolstói, Górki, Pasternak, Bábel e Nabókov, mas tb. vários outros menos conhecidos, porém de igual importância — Gárchin, Saltikov-Schedrin, Grin, Platónov. PT cultua, reverencia, idolatra o contrário de tais magistrais. Os políticos do Partido dos Trabalhadores só entendem de subcultura nivelada por baixo, de qualidade muito ruim, a qual -- ao ganhar poder -- o PT venera e divulga nas escolas e Projetos Políticos pelo Brasil afora. O povo acata passivamente.

  15. Fraude. disse:

    A ORCRIM só ganhará se conseguir fraudar os votos Smartimatic.

  16. Cesar disse:

    Bolsonaro ganha no primeiro turno e acabou vocês estão delirando ainda com pesquisas esquece acabou acabou acabou

  17. huwil disse:

    Quem vai ganhar é a gigantesca, monumental, extraordinária ignorância do povo brasileiro.

  18. Ceci disse:

    Brasileiro é burro mesmo. O molusco contará com os votos cativos do nordeste e com a mente cativa dos "inteligentinhos". Infelizmente a juventude brasileira que se considera "de esquerda" é retrógrada e refratária a mudanças. Votará em Lula ou Marina, sem qualquer crítica.

  19. Hugo disse:

    Isso nós vamos decidir em 2018. Ao longo de 2018. Agora tem coisas mais importantes para decidir.

  20. Afffff disse:

    Vencerá a ORCRIM. Brasileiro em geral é ignorante, bovino e analfabeto funcional. Não consegue interpretar um parágrafo direito nem sabe fazer contas básicas. Hoje a Dilma seria eleita senadora por Minas, Aécio ainda teria 5% dos votos pra presidente, Maluf e Newton Cardoso não perdem uma eleição há décadas, Luladrão tem 33%. Alguns povos nascem para evoluir e enriquecer, outros só se fodem. Sad but true.

    1. Perfeitas constatações. O resto e conversa fiada.

  21. Acorda povo hipnotizado pelo petismo! disse:

    E nem pode prescindir dos péssimos Ministros da Cultura das últimas décadas, bregas (melhorando agora c/ o TEMER): O lula e a dilma (o PT em si e satélites) nem sequer sabem de quem se trata os grandes e magistrais nomes, como Púchkin, Gógol, Turguêniev, Tchekhov, Dostoiévsky, Tolstói, Górki, Pasternak, Bábel e Nabókov, mas tb. vários outros menos conhecidos, porém igualmente importantes — Saltikov-Schedrin, Katáiev, Grin, Chalámov, Platónov. O PT cultua, reverencia, idolatra o contrário de tais magistrais nomes. Políticos do Partido dos Trabalhadores, PT, apenas entendem de uma subcultura nivelada por baixo, de qualidade muito fraca e ruim, a qual -- ao ganhar o poder -- o PT venera e divulga nas escolas e Projetos Políticos pelo Brasil afora. O povo acata passivamente.

  22. JORNALISTAS HONESTOS disse:

    quem de fato serão os vencedores das eleições? Quem perder vai protestar e exigir recontagem de votos. RECONTAGEM DE QUE? JORNALISTAS HONESTOS estariam neste momento exigindo ELEIÇÕES LIMPAS e o cumprimento de lei aprovada pelo VOTO IMPRESSO em 2018. Novo, velho, coligação, tempo de tv, máquina estatal, pesquisa, estrutura partidária, e etc, é um conjunto de coisas totalmente IRRELEVANTE se as eleições não forem transparentes.

  23. Marcelo Faria disse:

    Não podemos reeleger nenhum desses que estão aí no poder. Eu simpatizei muito com as idéias do Partido Novo. O partido não aceita nem a verba que é destinada a financiar os partidos políticos.

  24. Carvalho disse:

    O grande problema é também a "qualidade" do eleitor. Se foi eleito um candidato ruim, por trás há um eleitor ainda pior. Não sei dizer, no entanto, se o fenômeno do pior eleitor se concentra mais nas regiões Norte e Nordeste, mas podemos presumir facilmente se verificarmos em qual das regiões do Brasil há mais intenções de voto aos candidatos ruins. Há casos, já noticiados pela imprensa, em que os eleitores jovens são doutrinados e treinados por professores de esquerda dentro das escolas públicas para serem péssimos eleitores.

  25. Beiçola do TSE disse:

    Se elegerá quem conseguir comprar seus votos na Smartimatic ou com o corrupto do Beiçola do TSE. Só com voto impresso podemos ter eleições um pouco mais justas.

  26. cris disse:

    Pois é, essa cachorrada não larga o osso por nada deste mundo!!! Meu Deus!

  27. João Luis Gonçalves Silva disse:

    Com apelo ao pragmatismo, precisamos dele em momentos de crise, digo que Lula presidente será um grande problema. A polarização já latente hoje será ainda maior, dificultando, ou quase que impossibilitando a governabilidade.

  28. Juão disse:

    São as urnas eletronicas que lhes dão esta segurança...é a única explicação, ou o desespero. Realmente, o cinismo deles em ignorar os fatos e agir como se nada estivesse acontecendo é mais revoltante ainda.

  29. AUDITORIA EM "TODAS" AS URNAS ELETRONICAS! disse:

    ACHO BOM JAIR FAZENDO AUDITORIA NESSAS URNAS E COLOCANDO UM SELO INVIOLÁVEL DE GARANTIA! GARANTIA QUE TEREMOS UMA ELEIÇÃO "DESSA VEZ" REALMENTE DEMOCRATICA E LIMPA!

  30. slsoares disse:

    Uma grande quadrilha.100% de CORRUPTOS. Cadeia é o míinimo:já são três CRIMES GRAVÍSSIMOS que partem dessa presidência.1) CRIME ELETORAL,FRAUDE COM ACESSO AOS DADOS DA VOTAÇÃO PROIBIDOS A PESSOAS DE FORA DO TSE PRESIDIDO POR ADVOGADO DO PT DESDE 1995 ,DIAS TOFFOLI,MEMBRO DESQUALIFICADO DO STF QUE ENTROU PELA JANELA.ALÉM DISSO ,EXISTEM JÁ RELATOS TÉCNICOS DE COMO AS URNAS SÃO MANIPULADAS E POR QUEM(ARQUIVO CAVALO-DE -TRÓIA INSERATOR;EMPRESA CRIMINOSA DA VENEZUELA SMARTMATIC QUE PRODUZ AS URNAS;ÚNICO PAÍS SEM VOTO IMPRESSO);2) CRIME DE NÃO CUMPRIMENTO DA L.D.O. COM TENTATIVA NO MOMENTO DE DESQUALIFICAR UM CRIME JÁ COMETIDO BURLANDO AS LEIS VIGENTES - A PENA ESTABELECIDA É O IMPEACHMENT ;3) A ENORME LAVAGEM DE DINHEIRO VIA PETROBRÁS(FALTAM PELO MENOS BNDES E ELETROBRÁS SEREM INVESTIGADOS ),CO

  31. joca disse:

    A ORCRIM vai vencer novamente: quem a colocou lá foram os próprios eleitores ignorantes, alienados e também os mal-intencionados. Os enojados são minoria...

  32. socialista fabiano disse:

    Vencerá a NOVA forma de fazer política. A ORCRIM será derrotada ! BOLSONARO presidente no primeiro turno, para desespero do classe política corrupta e da mídia comprada !

  33. slsoares disse:

    https://www.youtube.com/watch?v=cqbgqRSqXlc

  34. parei de votar disse:

    E a Urna Eletrônica não depende dos eleitores. Estão todos eleitos, os criminosos, claro.

  35. slsoares disse:

    #Globolixo do Mainardi no Paradise papers . Paradise Papers têm dados de offshores do Grupo Globo e Editora Abril https://www.poder360.com.br/paradise-papers/paradise-papers-tem-dados-de-offshores-do-grupo-globo-e-editora-abril/ … via @Poder360

  36. Gerson's Law Lands disse:

    É claro que a ORCRIM vencerá, pois sabe muito bem que a indignação do "consciente" eleitor brasileiro dura somente até a primeira oferta de um punhado de bananas.