Os 17 pontos do ‘manifesto’ em defesa de uma candidatura única de centro

O ‘manifesto’ encabeçado pelo PSDB em defesa de uma candidatura única de centro — ao qual O Antagonista teve acesso — traz 17 “pontos essenciais que podem gerar consensos progressivos em torno da agenda nacional e dos avanços necessários, a partir de uma perspectiva democrática e reformista”.

A saber:

“1) A defesa intransigente da liberdade e da democracia como caminho para a construção do futuro do país, com o fortalecimento das instituições republicanas em sua harmonia e independência, dos direitos individuais e das minorias e da reforma profunda do sistema político com vistas a recuperar os laços perdidos com a sociedade brasileira, erguendo um sistema de representação efetivo submetido a controles sociais eficientes e com suas relações com a população presididas pela transparência e a participação.

2) A luta contra todas as formas de corrupção, seja no comportamento de servidores públicos, seja na definição de prioridades que não reflitam o interesse público. Reafirmamos o compromisso inflexível com a ética e a honestidade. Tornar cada vez mais público e transparente o espaço público. E desencadear um processo profundo e irreversível de avanços institucionais na consolidação dos mecanismos de controle internos, externos e sociais.

3) Prioridade absoluta para a transformação inadiável de nosso sistema educacional como elemento central do desenvolvimento nacional na era do conhecimento e da inovação. Todos os esforços governamentais devem ser voltados e a mobilização da sociedade deve ser concentrada no desenvolvimento da educação na primeira infância e na qualificação do ensino fundamental. Esse é o principal desafio brasileiro. Não adianta universalizar sem qualidade. É preciso democratizar as oportunidades garantindo às crianças e aos jovens brasileiros o acesso ao conhecimento e aos valores necessários para enfrentarem as demandas da vida contemporânea, preparando-os para a cidadania e para uma inserção inclusiva no mundo da produção. Devem merecer atenção especial ainda o combate à evasão escolar no ensino médio, o fortalecimento do ensino técnico e a inserção das Universidades no esforço de desenvolvimento nacional. Se é verdade que saúde e segurança defendem a vida, só a educação de qualidade pode transformar a vida, combinada com estratégias inteligentes, criativas e eficazes de desenvolvimento científico e tecnológico. Sem isso o Brasil perderá mais uma vez o “bonde da História”.

4) A busca incansável do equilíbrio fiscal, sem o que não se sustentarão os atuais baixos patamares de inflação e da taxa de juros e não serão recuperadas a qualidade e a efetividade das políticas públicas essenciais. Isto passa inevitavelmente pela Reforma do Estado, com a diminuição do tamanho da máquina estatal, com ganhos de eficiência e produtividade, fechando as portas para o clientelismo, o patrimonialismo e a corrupção. Este esforço deve ser presidido por um grave sentimento de priorização na alocação dos escassos recursos públicos privilegiando os setores essenciais da educação, saúde, segurança pública, moradia, saneamento, inovação científica e tecnológica e combate às desigualdades regionais e pessoais de renda. O Estado deve cuidar dos trilhos, liberando as energias da sociedade, da iniciativa privada, dos indivíduos empreendedores, que devem assumir o comando da locomotiva. O Estado deve ser menos fazedor e mais indutor, regulador, coordenador, catalizador das energias da sociedade. O estímulo aos empreendedores da indústria, do agronegócio e do setor serviços deve se dar dentro de novo marco, onde a intervenção estatal deva ser seletiva e muito bem calibrada, e sempre calcada em diretrizes universais, longe da concessão de benesses aos “amigos do Rei”.

5) A reconstrução de nossa Federação, com uma radical descentralização, fortalecendo o poder local e regional num país de dimensões continentais. A clara definição dos papéis a serem desempenhados por cada uma das três esferas de poder é urgente. Assim como a correta e equilibrada distribuição das receitas oriundas dos impostos pagos pela população.

6) A mudança estrutural de nosso sistema tributário tornando-o mais simples, justo, desburocratizado e eficiente. Não é possível mais conviver com um sistema tributário irracional, regressivo e inibidor do crescimento econômico. O ajuste fiscal não pode se dar com o aumento da já alta carga tributária. A reforma tributária deve ser elemento central na agenda do aumento da competitividade e da produtividade nacional.

7) Reformar nosso sistema previdenciário injusto e insustentável. Precisamos de um sistema único que elimine privilégios e assegure o equilíbrio atuarial, sob pena de colocarmos em risco o pagamento de aposentadorias e pensões no curto prazo e impedir o necessário equilíbrio das contas públicas.

8) Incentivo radical à promoção da ciência e tecnologia, fazendo o Brasil caminhar para ser um país líder nessas áreas, utilizando-se o potencial das universidades e centros de pesquisas públicos e privados.

9) O combate a todas as formas de autoritarismo e populismo. A demagogia e atitudes hostis à vida democrática devem definitivamente ser afastadas do cenário nacional. À direita, se esboça o surgimento de um inédito movimento com claras inspirações antirrepublicanas e antidemocráticas. À esquerda, uma visão anacrônica alimenta utopias regressivas de um socialismo autoritário e antidemocrático e de um Estado intervencionista e onipresente. A união das forças do polo democrático e reformista é essencial para que o futuro do país não seja espelhado em experiências desastrosas como a vivenciada pelo povo venezuelano ou projetos que pareciam já arquivados de inspiração protofacista.

10) A defesa de um alinhamento internacional que resgate, como vem sendo feito recentemente, as melhores tradições do Itamaraty, com uma política externa que privilegie os verdadeiros interesses nacionais, e não ultrapassadas e equivocadas identidades ideológicas. As ações multilaterais e bilaterais têm que ser dosadas com o necessário pragmatismo e com vistas a resultados concretos para o desenvolvimento nacional, mas tendo como pano de fundo o
inarredável compromisso com a democracia, aqui e lá fora. É inadiável e inevitável a abertura externa de nossa economia.

11) Uma postura firme no setor de segurança pública baseada no princípio de tolerância zero com o crime organizado. Ações de inteligência, prevenção, repressão, mobilização social e integração no âmbito do recém-criado Sistema Único de Segurança Pública, devem devolver a paz às cidades e ao campo e garantir a cada cidadão os seus direitos fundamentais de ampla convivência na sociedade.

12) Aprofundar o esforço de qualificação do Sistema Único de Saúde, assegurando os direitos constitucionais de cidadania ao acesso a uma saúde de qualidade, avançando na reestruturação do padrão de financiamento, aprimorando o pacto federativo setorial, definindo claramente a carteira de serviços e o padrão de integralidade a serem ofertados à população, o uso intensivo de ferramentas tecnológicas na gestão e regulação do sistema, o aumento da resolutividade da atenção primária e a reestruturação do mercado de trabalho no setor.

13) Adotar soluções criativas e eficazes na moradia e no saneamento, aprendendo com a experiência acumulada pelo “Minha Casa, Minha Vida” e democratizando o acesso da população à água tratada, à coleta de esgoto e lixo e ao tratamento dos resíduos. Os índices de exclusão social no saneamento básico no Brasil são inaceitáveis em pleno Século XXI.

14) Empreender esforços para a concretização de uma profunda reforma política que aproxime a representação política das bases da sociedade, aumentando a participação e os controles sociais, barateando seu funcionamento e coibindo a influência do poder econômico, aumentando a transparência e aprimorando o ambiente para uma governabilidade centrada em um programa de governo e não na velha e esgotada fórmula de convivência baseada na troca de cargos e verbas por votos, muitas vezes com feições nada republicanas.

15) Defesa de uma perspectiva de desenvolvimento sustentável, com o estímulo à produção de biocombustíveis e fontes renováveis de energia, paralelo à necessária exploração de nossa vocação petrolífera. Modernização da atividade de licenciamento ambiental, por um lado,  assegurando rigor na defesa do meio ambiente, por outro, desburocratizando e dando maior celeridade às licenças. Defesa de nossos diversos ecossistemas combinando um bom regramento na sua conservação com as atividades produtivas que garantem a criação de emprego e renda. Empreender um enorme esforço na educação ambiental e investir em tecnologias que possibilitem a despoluição de nossos cursos d’água, do ar que respiramos e da terra onde vivemos e produzimos nossa existência.

16) O fortalecimento da administração pública, com a modernização de suas estruturas e processos, com base nos princípios da profissionalização, da eficiência, da transparência e da meritocracia. A gestão por resultados deve ser permanentemente perseguida e a qualidade no gasto público, verdadeira obsessão.

17) Por último, o objetivo central que deve mover-nos no novo ciclo que se iniciará a partir das eleições, para o qual convergem todas as diretrizes anteriores: o combate sem tréguas à miséria, à pobreza e às desigualdades sociais e regionais, graças à elevação da produtividade e à melhoria da distribuição de renda, além da garantia de acesso aos bens e serviços essenciais a todos que necessitam. Consciência de que tanto o aumento da produtividade como a distribuição de renda decorrem diretamente da universalização da educação de qualidade, assegurando a marcha para que, um dia, os filhos dos mais pobres tenham acesso à escola com a mesma qualidade dos filhos dos mais ricos brasileiros. As estratégias inclusivas devem sempre visar à emancipação do cidadão, à promoção de cidadania plena para todos e a mínima dependência do cidadão em relação à tutela estatal, embora programas de transferência de renda sejam fundamentais para o combate emergencial à miséria. Aprimorar programas de assistência social, dando-lhes caráter transformador. Um exemplo é o Bolsa Família, que deve ser mantido, recuperando seu caráter educacional de quando foi criado com o nome de Bolsa Escola, reunindo propósitos de transferência de renda e garantia de acesso de todos à educação de qualidade.”

Leia também:

“Tudo que o Brasil não precisa é de mais intolerância, radicalismo e instabilidade”

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 220 comentários
  1. Eles sabem tudo o que tem que ser feito. Só falta saber como e se irão fazer.
    Os que propuseram esses pontos são os mesmos que não os implementam há décadas.
    Cada um dos pontos possui um batalhão de pessoas que são contrários à sua efetivação por contrariarem seus interesses, inclusive daqueles que terão a responsabilidade de colocá-las em prática.
    Vocês que elaboraram e assinaram esse manifesto não nos engam mais!

  2. Se essas 17 medidas forem implementadas, contem com o meu apoio. Mas 3 coisas precisam ser acrescentadas: 1) Profunda reforma judicial com eliminação dos privilégios e distorções (certamente esse problema é mais grave que todos os demais). Sem uma justiça barata, acessível a todos e rápida e dura com os criminosos o país não irá a lugar nenhum. Basta de saídinha de dia das mães para criminosos que assassinaram os país. 2) Falta combinar com os Russos, isto é, quem irá implementar esses 17 compromissos. Impossível contar com esses políticos profissionais, candidatos a candidatos. 3) Precisamos de uma NOVA CONSTITUIÇÃO, feita por membros da sociedade civil, brasileiros sem pretensões políticas futuras. A Constituição Cidadã inviabilizou o país e a sua substituição será a mãe de das reformas.

  3. Imprimam esse manifesto, emolduram-no, dependuram-no na parede e exijam o cumprimento dele desde o primeiro dia de governo. Pronto, daqui a 20 anos o Brasil é um país de primeiro mundo.

  4. O manifesto, teórico, se levado a termo, em todos os aspectos, de forma profunda tipo: políticos sem salários e sem aposentadoria, uma vez que estariam doando seu tempo disponível para a causa pública, após aposentados, ou com tempo e recursos, para fazerem política e um país melhor. Quando o manifesto chegar a este ponto, e, partir para sua viabilização, então estaremos crescendo. Até lá, poderá ficar como demagogia do desespero, para conseguirem voltar ao cenário eleitoral, e, elegerem-se. Todavia, TODOS, os velhos políticos, raposas aproveitadoras, e corruptos, deverão sumir do cenário. Se a urna corrupta permitir.

  5. Ninguém teve saco pra ler tudo kkkkkkk
    A esquerdalha embustida (=centro) está em desespero com Bolsonaro e a imprensa desmoralizada vai perdendo o rumo.
    Mainardi e Sabino, chora porque não vai ser em 2019 que vcs terão verbas de propaganda oficial no Crusoé nem no O Antagonista.

  6. Panfletagem Antagonista.

    Os Antas não praticam autêntico jornalismo, essa falácia termina onde acaba o luloptismo, pois, a partir daí, são mais do mesmo, isto é, lambe botas do establishment carcomido.

    Os Antas são “centristas”, outra forma de nominar quem orbita a velha OrCri.

    PSDBAntas!

  7. A raiz desse “manifesto” (afff….) é uma crença firme no poder do Estado para promover a melhora da qualidade de vida do ser humano.

    Todo mundo que não está babando sabe que isso é uma bobagem, uma besteirada sem tamanho. O que gera a melhoria na qualidade de vida é a liberdade e o império das leis.

    Esse textão do FHC manifesta uma zé ruelice sem tamanho. Pelamordedeus, joguem essa porcaria na lata de lixo, junto com progressismo, esquerdimos, coletivismos e outras bobagens adolescentes.

  8. O que me estranha são esses 17 pontos vindo do PSDB, partido que governa o Estado de São Paulo há muitos anos, e tudo que querem nos 17 pontos vai contrário ao que fizeram em São Paulo, é no mínimo desespero!

    1. Essa pauta apresentada neste manifesto é nacional. Só a união e o congresso nacional têm condições de implementá-la. Impossível a nível estadual.

  9. Lindo. O problema é: Como? Por exemplo, que tal um banco central autônomo, com mandatos em prazos diferentes do da presidência da república e do congresso? E quantos governadores deste partido querem uma reforma tributária começando pelo ICMS? E a reforma previdenciária, precisa ser feita, com certeza, mas no igualitária já avisaram os juízes e os militares? Manifestos, panfletos, etc. Quero saber como!

  10. Atenção jovens eleitores. Prestem atenção a esse manifesto. Percebam q ele não contém NEM UMA PROPOSTA SEQUER. É um engôdo. Apenas uma lista de “boas intenções” q tanto podem ser lidas à esquerda como à direita. Vejam o caso da participação da população. O q eles querem dizer com isso? Tanto pode ser o direito de recall, referendo e iniciativa popular (como existem nas verdadeiras democracias); como pode ser a instituição dos famigerados Conselhos Populares (os sovietes q a Anta tentou emplacar). Não se deixem enganar. Em todas as eleições surgem esses manifestos de boas intenções q, na prática, não significam absolutamente NADA. É uma armadilha para enganar os trouxas.

  11. Não voto em salvadores da pátria, populistas e demagogos. Isso nunca deu certo haja vista a eleição do Collor e do Lula. Voto em propostas, pois o que foi dito antes das eleições pode ser avaliado pela sociedade e cobrado no futuro. O candidato que levantar a bandeira desse manifesto, sem dúvidas, tem o meu voto.

  12. O PSDB é o PT em pele de cordeiro. Só o poder lhes interessa. As negociatas e os interesses partidários arruinarão qualquer reforma. É como disse o Afonso (21:01): de boas intenções o INFERNO está cheio. Qualquer semelhança com os programas das “democracias” socialistas/comunistas não é mera coincidência. Pura ficção com uma boa dose de conversa fiada para boi dormir. Já vimos esse filme.

    1. Todos os candidatos de todas as eleições do mundo todo têm boas intenções. Não tem praticamente nada de socialista nesta proposta e ela não é obra de ficção coisa nenhuma já que todos os países desenvolvidos utilizam várias dessas propostas. Pode ter certeza, o filme que você viu é outro.

  13. Tem um velho ditado em espanhol que diz: “Del dicho al hecho, hay un gran trecho!”
    Ou seja, “do dito ao feito, há uma grande distância”.
    Estes mamadores esquerdistas e enrustidos ainda acham que poderão seguir por mais um tempo…
    BASTA! Cairão do cavalo desta feita!
    O sistema penitenciário aguarda VÁRIOS deles ansiosamente.

  14. O condenado também mandou uma carta para os OTÁRIOS e foi a continuidade do comunista Fabiano mixada com o bolivarismo do Chaves, só que o roubo do Lula diante do roubo do velho fabianista, FHC é o mais honesto do mundo em todos os tempos. Com ou sem militares temos que parar para acertar.

    1. Está no texto: “Isto passa inevitavelmente pela Reforma do Estado, com a diminuição do tamanho da máquina estatal, com ganhos de eficiência e produtividade…”.
      Aprovar as 10 medidas tem que ser cobrado do congresso.

    2. Está no texto: “Isto passa inevitavelmente pela Reforma do Estado, com a diminuição do tamanho da máquina estatal, com ganhos de eficiência e produtividade…”.
      As 10 medidas, colega, é o congresso que tem que dar a resposta.

  15. Uma candidatura única de centro (leia-se PMDB) só serve pra que fique mais fácil saber em quem não votar de forma alguma. Se é candidato de Centro, saiba que é centrão. É sabendo quem é centrão, só sendo doente mental pra votat

  16. Parei em “defesa intransigente da liberdade”. O quê, a esquerda que chama todo adversário de “fascista”, de “coxinha batedor de panela”, de “radical” etc, e que transformou o país em um mastodonte cheio de burocracias, com dezenas de agências regulatórias que apenas inibem a concorrência… isso que é “defesa intransigente da liberdade”? Só podem estar de brincadeira.

  17. JÁ VI ISSO NA HISTÓRIA ANTIGA ( GRÉCIA ), e como ela esta agora ? Platão deu sua contribuição ao ocidente, mas o que foi feito ? Esse blá blá blá é utópico principalmente ao povo brasileiro que não tem noção de cidadania social.

  18. Uma peça de ficção. O tom genérico de sempre, dos partidos e caciques de sempre. Não aprenderam com a chegada de Jair Bolsonaro. Tucanos, neo-tucanos, petistas, e neo-petistas, peemedebistas, sempre juntos, nessa dança das cadeiras do poder. Quem sabe assim faturem o terceiro lugar. Pois todos sabem que um segundo turno, se houver, será entre Bolsonaro e um outro candidato ainda a ser definido.

    http://sensoincomum.org/2017/11/28/psdb-se-une-ao-pt/ -> “O evento, que tem como objetivo declarado articular estrategicamente a esquerda nacional para o combate ao avanço do conservadorismo no país, reunirá lideranças de diversos partidos de esquerda. Além de políticos e intelectuais do próprio PSDB, foram convocados representantes do PSB, da REDE, do PV, do PPS, do PDT, do PSOL e do PT.”

    1. onde está a pauta do BoZZonaro? armar a população, matar, assassinar, prender e arrebentar, feminicídio?

  19. Primeiro movimento que apresenta publicamente uma carta de intenções endereçando verdadeiras necessidades. No campo da segurança me parece que faltou mencionar controle de fronteiras e territórios imensos. E quando se fala de reforma tributária faltou enfatizar a burocracia do estado, para quem é empresário e empreendedor. São heróis cotidianos. Vale estudar esse manifesto e discuti-lo a fim de completá-lo.

  20. Mas PQP, será que esses vermes não tem desconfiômetro?, não percebem que a sociedade já está de SACO CHEIO com esse blá, blá, blá de todas essas quadrilhas com apelido de partido?. Ora vão alugar a cabeça de otários, essa corja está no PODER À DECADAS, e simplesmente só mamam deitados. Chega de patifes no poder de vereador até presidente!. Em tempo: nem tentem mudar o nome da quadrilha, porque sabemos tudo de todos, portanto não sejam manés!.

  21. Poderia deixar mais claro fatores como:redução de ministérios,assessores,mordomias legalizadas nos 3 poderes,enfim,um apanhado de intenções comuns de todas candidaturas.

  22. O documento é uma espécie de “receita de bolo” para satisfazer aos anseios da maioria do eleitorado. Impossível não associar todo este blá blá blá à famosa Carta ao Povo Brasileiro, que elegeu Lula e que foi redigida – agora se sabe – por Emílio Odebrecht. Fica a pergunta: com um diagnóstico assim tão preciso, porque vocês não fizeram nada disto nos últimos 15 ou 20 anos??? Porque deixaram a corrupção tomar o Estado como uma bactéria altamente contagiosa, uma parasita quase impossível de exterminar?

  23. REALMENTE UM LIXO, ESSE CENTRÃO É MAIS DOIDO QUE O BATMAN, HA TANTOS ANOS NO PODER E NADA FOI FEITO VÃO FAZER AGORA, SERÁ QUE NÃO PERCEBERAM QUE O GIGANTE ACORDOU!! QUE ESSA LADAINHA NÃO ENGANA MAIS NINGUÉM! FHC,ALCKMIN,SERRA,AÉCIO DO PÓ E TODOS DO MDB,PT,PQP… O GENTALHA

  24. Ontem, domingo, no Canal Livre – BandTv,
    entrevistaram o ministro Marun, aquela figura política tão peculiar que todos conhecem. Ele falou quase sem parar, interrompendo os jornalistas da bancada e defendeu o governo Temer com convicção e veemência, como de costume.. mas também disse algumas verdades incontestes. Mais para o final do programa, opinou que os candidatos de centro, todos com baixíssimas chances de irem ao segundo turno, deveriam desistir das respectivas candidaturas e apoiarem um único nome. Mencionou também algo parecido com esse “manifesto” ressaltando as propostas de reformas política, tributária, previdenciária.

  25. Encabeçado pelo PSDB….Ou seja: MAIS DO MESMO! Ninguém mais cai na conversa dessa gente descarada e cínica , pois foi justamente o FHC , o PSDB e cia que foram escadas e degraus para a ascensão da ORCRIM. Tudo isso é uma velharia enferrujada que já deu o que tinha que dar: o pior para o Brasil.

  26. Beleza então, vão formar uma chapa única de centro e quem vai ser o vice do Ciro Gomes, já que o próprio Sistema está tratando o cangaceiro como alguém de centro?? Esses assessores do Santo Alckmin não cansam de fazer trapalhadas, Rodrigo Maia deve estar rindo da cara deles.

  27. No papel está tudo muito bonito! Quero ver o candidato eleito cumprir!
    Se o futuro presidente da República executar pelo menos até a metade, já estará de bom tamanho!

  28. Luta contra toda forma de corrupção! kkkk.
    Só para escolher o candidato único já vai ter muita corrupção!
    Muitos vão se vender e muitos vão ser comprados para chegarem num único nome. Ou o conceito de corrupção deles é muito específico e acham que pagar para candidato abrir mão da candidatura não é corrupção?
    Já vão começar errado! Vão ter que dar dinheiro, cargo, lotear ministério, etc.
    E o dinheiro vai sair de onde?
    Provavelmente deve existir outros apartamentos como aquele na Bahia.
    Ou o prêmio já fica “provisionado” como diz em linguagem contábil para receberem no futuro…
    Não nos enganarão e não passarão!

  29. Para cada item dessa listinha escolar, podemos relacionar uma das soluções q têm sido adotadas há décadas e q sempre produziram o resultado contrário daquele prometido à população e q, com certeza, vão continuar adotando mais do mesmo como solução, tais como:
    – Conselhos Populares (os sovietes da Anta)
    – Paulo Freire na veia (c/os professores intensificando a doutrinação)
    – Cotas p/tdo o q possa ser identificado como divisor da população
    – E, como solução final p/acabar de vez c/a possibilidade d alguma ação por parte da população, a implantação do PARLAMENTARISMO. Sim, essa é a razão primeira da existência do PSDB. Com esse sistema nunca mais o eleitor vai ter qq possibilidade d mudança d rumos políticos e eles poderão eleger alegremente os Sarneys, Calheiros e companhia.

  30. Mais do mesmo. Em muitos pontos parece as antigas cartas do PT pedindo a união do campo democrático que foi substituído por “Polo Democrático”. Depois “O combate a todas as formas de autoritarismo e populismo. A demagogia e atitudes hostis à vida democrática devem definitivamente ser afastadas do cenário nacional.”. Combate , definitivamente afastadas soam um pouco violentas para um centro tão bonzinho. Na educação falam de melhora, mas não citam o PISA e os estados com baixa pontuação. Se a educação está mal nos estados, vamos entregar a um dos culpado a educação federal. Sobre todo o resto falácias, demagogia populista de “centro” que usa meias palavras e meias verdades. Sobre segurança, o PCC gosta do centro, tanto que cresceu nos últimos anos. Tão críticos e gostam de um centro fedido

  31. Quanta originalidade!
    A cada eleição eles fazem um copia e cola igualzinho a esse aí.
    Para quem já tem muito tempo de janela, essa conversinha não engana não.
    São só boas intenções sobre um frágil suporte de papel, aquele q tudo aceita.
    Não contém uma única ação concreta.
    Não contém uma única causa e consequência identificada.
    D tdo o q foi abordado, qq brasileiro já está cansado de saber.
    Para o eleitor consciente, a escolha do candidato se dará pela solução q ele apresentar p/resolver os problemas. E isto, mais do q o q será dito em campanha, passa pela experiência pregressa de vida pública do candidato.
    Se 1 candidato recebe e atende os pleitos de MST, MTST e outros grupos terroristas menos cotado, não adianta ele vir agora dizer q fará diferente no futuro; e nem cotaram no assunto.

  32. O Brasil precisa fazer com esses caras a mesma coisa que Jânio Quadros fez quando derrotou o comunista FHC: Higienizou a cadeira que o FHC sentou!
    O Brasil precisa ser higienizado dessa corja de mentirosos ladrões que já estão se organizando para lotear de novo o país!
    Como vão entrar em acordo todos esses roubadores do dinheiro público? De graça?
    Todos vão abrir mão gratuitamente por um candidato de “centro”? (só se for centro-espírita, que aliás a maioria deles são).
    São todos cleptocratas, defensores do próprio bolso e do bolso de seus comparsas.
    Quem vai pagar a conta (alta, por sinal) para aqueles que vão abrir mão de alguma coisa?
    Nós, o povo, lógico!
    Vai ter distribuição de cargos, de ministérios, de Estatais, de dinheiro mesmo! Vão lotear entre si o despojo da nação!

  33. Mentiras e mais mentiras! O de sempre!
    Imaginem o que vão ter que dar de grana (dinheiro do contribuinte, lógico) para esses caras aceitarem um candidato único e abrirem mão de candidaturas de seus partidos.
    O toma-lá-dá cá vai ser uma festa. esses bandidos não entenderam ainda que o povo está cansado dessas maracutaias, onde o dinheiro do contribuinte acaba nos bolsos desses ladrões ao invés de ser aplicado no interesse do povo.
    Com FHC na cabeça da lista já dá pra entender tudo.
    Dá nojo essa lista. Dá nojo esses ladrões de dinheiro do povo.
    Com essa gente desonesta este país nunca sairá do abismo. Abismo cultural, abismo na saúde, abismo nas estruturas básicas da nação!
    Chega de mais dos mesmos!

  34. A palavra privatizar ou qualquer das suas derivadas não aparece no texto.

    Temos também amplo espaço para “O Estado deve ser menos fazedor e mais indutor, regulador, coordenador, catalizador das energias da sociedade. O estímulo aos empreendedores da indústria, do agronegócio e do setor serviços deve se dar dentro de novo marco, onde a intervenção estatal deva ser seletiva e muito bem calibrada, e sempre calcada em diretrizes universais, longe da concessão de benesses aos amigos do Rei.” Ou seja, sai a corrup,ão deslavada e entram os campões nacionais.

    O PSDB calado é poético!

  35. Tesoura de Lenin…hipócirtas, canalhas! E ainda vêem com essa conversa de radicalismo de direita?
    Fazem o que querem, roubam, subornam, com essa agenda comunista para cima do brasileiro e depois dão uma de ofendidinhos ? Essa estratégia está gasta! Fazem horrores, e quando o BRASIL QUE PRESTA, se revolta, E COM RAZÃO, posam de vítimas! Não sei como ainda existe registro do Partido dos “Trabalhadores” e Partido Comunista do Brasil ??? FIM DO FORO DE SP, FORA CANALHAS, COMUNISTAS SAFADOS! Quanto ao manifesto, é de dar enjôo!

  36. 17 PLATITUDES, UMA EMPULHAÇÃO QUE SÓ ENGANA IDIOTA.
    0
    17 BOAS-INTENÇÕES QUE NADA SIGNIFICAM NA PRÁTICA PORQUE O PRINCIPAL NUNCA É DITO.
    0
    17 BABOSEIRAS PORQUÊ TODOS SABEM QUE PARA TENTAR INICIAR UM CONSERTO DO PAÍS, A MAIORIA DAS MEDIDAS DEVEM SER IMPOPULARES, PROLONGADAS E RESTRITIVAS . . . mas isso ninguém diz porque senão nunca se elegerão.
    0
    O QUÊ QUERO SABER É O “COMO FAZER”

  37. Resumindo, no manifesto patrocinado pelos fabianistas, vemos basicamente a defesa de pautas progressistas, que vem sendo aplicadas a exaustão nos últimos 30 anos pela esquerda, pautas e politicas, que não trouxeram nada além do fracasso, caos e desordem. O movimento a exemplo de outros lugares do mundo tenta passar uma imagem de centrista, enquanto que na verdade é um movimento de centro-esquerda, tudo isso para tentar esvaziar candidaturas de direita anti-establischment.

  38. Os imund0s de centro e toda a sua corrupção quer se proteger da Lava Jato.
    Imaginem o tempo de TV no horário eleitoral para contar mentiras.

  39. A esquerda só sabe imbecilizar o povo, aumentar a dívida pública, proteger bandidos, traficantes, drogados, assassinos, estupradores e… criar e aumentar impostos sobre a classe média assalariada, dar isenção para os empresários bilionários e Bolsa Família para os pobres!
    A esquerda ODEIA a CLASSE MÉDIA! Entendam isso de uma vez por todas! A Marilena Chauí e o Lula disseram isso com todas as letras!

  40. Esquema tucano para ekeger Alckmin e manter a corja no pider. Em nenhum mimento falam do FIM A IMPUNIDADE E AO ABUSO DO JUDICIARIO fontes principais de tidos os males da naçao. Descentralizar recursos para os marajas locais ainda mais dustantes da lei e nais proximos a impunidade. Eles vao adorar tantos recursos nis seus redutos. Mistram um viés fascista e uma vontade de censurar qq manifestacao contra seus interesses corporativistas. Centro nao é posiçao, é ficar em cima do muro. Tucanismo puro.

  41. Logo o PSDB, com seus principais líderes envolvidos em corrupção, vem querer apresentar uma proposta dessas. Na certa, o candidato único que defende é Geraldo Alckmin, também processado.

  42. Estamos cansados de intenções. Precisamos de ação q não inclua corrupção. Quem acredita que estes patetas farão isso? Já tiveram sua chance, chega de mentiras. Bolsonaro Presidente!!!!

  43. Uma das primeiras providências que Alquimim tomará, se por uma desgraça for eleito, será providenciar indulto, ou perdão judicial, para o corrupto ladrão.

  44. Estamos diante do maior impasse eleitoral da história. Ou é tudo ou e nada, para salvar o Pais. Nem esquerda nem direita, com seus extremismos altamente explosivos. Ou Rezamos pela cartilha do bom senso ou teremos que Orar pelo futuro do Pais.

  45. Não li porque não acredito em nada vindo destes cobras criadas. É uma tentativa de deixar tudo como está, que pra eles tá ótimo. A melhor alternativa é João Amoedo, do Novo. Se não der, no segundo turno vou chutar o pau da barraca com Bolsonaro.

  46. COPIARAM e CLONARAM o PROGRAMA DE GOVERNO DE JAIR BOLSONARO !!!
    Esse partideco CHEIO de MARACUTAIA NÃO ENGANA MAIS NINGUÉM !!!
    ( fui eleitor do psdb , AGORA SOU JAIR BOLSONARO )

  47. Muito bem escrito, muito belo, etc. Mas vindo do PSDB, com tucanos implicados na roubalheira em todos os graus, é uma peça de ficção pra enganar trouxas.
    Tudo o que os tucanos querem é se manter no poder para continuar roubando e fazendo seus desmandes, prejudiciais à Nação.

  48. Isso me lembra a frase de Dom Fabrizio Salina, Príncipe de Lampedusa (O Leopardo – Luchino Bisconti, 1963), que diz: “Precisamos fazer algumas mudanças para que tudo permaneça exatamente como está”.

  49. Documento fraco!!! Não fala de diminuição do tamanho do estado, redução de impostos..nada de realmente efetivo. Prefiro a abordagem do Paulo Guedes “sair da armadilha social democrata de crescimento baixo com gasto público alto”

  50. Já se passaram mais de trinta anos da redemocratização e nada de bom para os brasileiros, apenas os nababos de sempre aboletados de dinheiro públicos. Precisamos de uma outra guinada neste estado de coisas e Bolsonaro representa essa mudança. ponto.

    1. BOLSONARO E CIRO EM CADA POLO REPRESENTAM MUDANÇA. O RESTO É FICAR EM CIMA DO MURO E MANTER O STATUS QUO

  51. E quem vai fazer isso tudo é (T)Alkmim?
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  52. No papel e em vésperas de eleição é bonito pra caramba…. chega até a emocionar… porém , vindo de quem vem, mais um documento vazio e eleitoreiro. No dia 02 de janeiro de 2019 somente duas coisas irão interessar a todos esse políticos: Cargos comissionados e verbas administradas. Tudo continuará na mesma m… Com indulto a Lula e todo bando da lava-jato e todo esforço para acabar com a lava-jato. Quer um simples exemplo: Eduardo Azeredo já foi expulso do PSDB? Então que limpem o partido e depois vamos conversar…

  53. Perái!!! Esses partidecos comunas, cheio de vermes sanguessugas de dinheiro do povo escravo, trabalhador brasileiro. ja disseram como vao fazer isso?
    OPS! Coincidencia tambem contem 17 pontos, ou seria, mais um 171
    http://www.br.undp.org/content/dam/brazil/docs/agenda2030/undp-br-Agenda2030-completo-pt-br-2016.pdf

  54. Nem perdi meu tempo lendo todo esse produto demagógico e escatológico. Fala-se em combate ao crime organizado. Tudo bem. E quanto às drogas, que são indiscutivelmente pano de fundo de parte do crime organizado (junto com a corrupção), há alguma proposta? Pergunto somente porque a política atual APARENTEMENTE NÃO ESTÁ FUNCIONANDO.

  55. Mas esse é, em linhas gerais, o programa de governo de Bolsonaro!
    Ahahahahahahahahahaha
    Não adianta copiar.
    Ainda assim vocês vão perder! E perder feio!
    Pbs.: A imprensa e formadores de opinião, quase todos muito globalistas e/ou socialistas, vêm criticando e continuarão a criticar muito Bolsonaro. Exatamente como fizeram com Trump. O resultado será o mesmo: perderão as eleições, gritarão que houve “fraude”, e ficarão chorando a derrota por vários e vários meses e anos. Será o mesmo filme que estamos vendo mos EUA. E assim como afinal de contas Trump tem sido um excelente presidente, o mesmo aplica-se a Bolsonaro.

  56. Meu Deus do céu o que os social democratas e seus pretensos aliados do “centro” estão propondo é com estes 17 pontos é a instalação do céu aqui em Pindorama. Nestes anos de eleição sempre aparecem textos assim, eivados de boas intenções, intenções estas logo esquecidas passadas as eleições. Como não acredito e nem tão pouco faço promessas sou como São Tomé, é ver para crer.

  57. Um bando de blá blá blá do pessoal do centro que sempre promete e nunca cumpre. Tudo mais do mesmo. Um bando de propostas que nunca sairão do papel. Podem jogar essa porcaria no lixo. Engraçado que eles chamam os outros de populista….kkkkkkkk

  58. Mas esse é, em linhas gerais, o programa de governo de Bolsonaro!
    Ahahahahahahahahahaha
    Não adianta copiar.
    Ainda assim vocês vão perder! E perder feio!
    Pbs.: A imprensa e formadores de opinião, quase todos muito globalistas e/ou socialistas, vêm criticando e continuarão a criticar muito Bolsonaro. Exatamente como fizeram com Trump. O resultado será o mesmo: perderão as eleições, gritarão que houve “fraude”, e ficarão chorando a derrota por vários e vários meses e anos. Será o mesmo filme que estamos vendo mos EUA.

  59. Ok. Estou de acordo. Tudo muito bonito, no papel, que aceita tudo. Mas o que não disseram como vão fazer essas mudanças, essa é a questão. De planos e projetos os ministérios em Brasília devem estar com as gavetas cheias, mas, e a prática, as mudanças de verdade? cadê?

  60. Precisamos de ferrovias para transporte de cargas, metro e VLT para transporte de gente. Limpo, eficiente e não nos deixa na reféns de empresas de ônibus (ineficiente, caro e poluente) e transportadoras (poluem o meio ambiente, destroem estradas com excesso de carga.

  61. Acabou para o PSDB.
    Nada do que disserem ou fizerem vão reverter o que Aécio/ Serra/ Aloysio/ Dória e principalmente Gilmar Mende$ causaram ao país nas mais diversas oportunidades que se apresentaram para aliviar o imenso retrocesso que nos obrigaram a mergulhar. Aqui, quem nasce, já nasce devedor.
    Aécio ainda está no quadro do PSDB?

  62. É a esquerda Fabiana (e os donos do Brasil) querendo ser direita
    democrática que timidamente abandona seu real pensamento
    de esquerda para tentar enganar mais uma vez a população.
    É a turma do Mecanismo, dos vasos comunicantes, querem
    que fique tudo como está.

  63. Que tal acabar com privilégios e mordomias dos políticos e seus partidos e do judiciário? Que tal a extinção do cotão, do fundão (fundo eleitoral), do fundo partidário, da verba de gabinete, do auxílio moradia imoral, do cartão corporativo ilimitado, dos gastos secretos, dos cargos comissionados? Que tal reduzir a folha do Congresso a 1/5 do valor atual? Que tal uma reforma política de verdade? Que tal uma reforma da previdência que iguale a aposentadoria de todos os brasileiros?

  64. lulla também fez a sua cartinha ao povo brasileiro e deu no que deu! É justamente isso que o povo está cansado, de tanto blá, blá, blá. O povo quer ação concreta!

  65. Tudo muito bonito no papel, daria até para dar crédito se não fosse pelas outras promessas descumpridas.
    Enfim, se conformem com o fato de que perderam a vez, prometeram, entraram e não cumpriram. Agora aguardem outra oportunidade, mas lembrem que outros estão a frente na fila e pode ser que cumpram isso antes.

  66. Ações:

    REFORMAS Previdenciária, Tributária, Administrativa e Política

    É cortar gastos obrigatórios, e reorganizar as receitas, com redução de carga tributária e abertura econômica.

  67. Blá -blá -blá. …. no papel.
    Por que se calaram nos governos do PT?
    Por que foram coniventes nos governos do PT?
    O alinhamento do Itamaraty com as ideias do Mateus uma ova.
    Chega do exterior c.a ga.r e o Brasil importar toneladas de m.er .da para o brasileiro tê-las enfiado goela à baixo.

  68. Queremos ações, quais ações serão tomadas para colocar tudo isso em prática? Vão cortar impostos ? Menos ministérios?Menos cargos políticos e comissionados? Privatizações? Menos Estado? Menos interferência do governo no mercado? Como? De promessas e bonitas palavras estamos fartos.

  69. Se apropriaram das ideias centrais de Bolsonaro e Paulo Guedes. O que Bolsonaro, já vem fazendo pelo país, não tem preço. O desespero é grande. Mudança de discurso, para tentar salvar e permanecer com a boquinha.

  70. O centro resolver se mexer por que sentiu que o desejo de uma parcela da sociedade, principalmente a pagadora de impostos, está cansada de tantos abusos de todas as ordens, já anseia por mecanismos nada ortodoxo na solução de problemas. Bolsonaro 2018!

  71. É inútil lutar contra essa corrente do mal que o antagonista faz parte, agora sem rodeios ou dissimulações ! Nenhuma sílaba sobre o FIM DE VERBAS PUBLICITÁRIAS MILIONÁRIAS ; que são a gênese e a razão dos projetos de perpetuação no poder ( já praticados por psdb ; pt e pmdb)!! Nenhuma vogal em defesa da SIMPLES APLICAÇÃO DA LEI DE ACESSO AO SERVIÇO PÚBLICO EXCLUSIVAMENTE POR CONCURSO !! Nenhum indício de REDUÇÃO DRÁSTICA DO ESTADO , como Dividir por 2 o Número de Parlamentares do País ATRAVÉS DE PLEBISCITO !! Nem sequer 1 palavra sobre Democracia INCLUSIVE PARA JUDICIÁRIO E MINISTÉRIO PUBLICO , a exemplo do que ocorre na Maior Democracia do Mundo !! Vcs só querem Mais do Mesmo , pois acreditam piamente na Superioridade hitlerista , seja de raça , seja de classe social…

  72. Sugestão aos signatários do manifesto : publiquem uma versão da Constituição contendo as reformas por eles preconizadas. Poderia até ser feita uma campanha, análoga à da Globo, mas menos vaga : “a Constituição que eu quero”.

  73. Blá,blá,bla´! Tudo que já propuseram anteriormente com outras palavras! E a gente já sabe o que acontece! Não vão fazer nada além de auferir vantagens pessoais através de propina e corrupção!

  74. Podem escrever e assinar o que bem quiserem. Liberdade e democracia é o que todos os ditadores comunistas prometem. O que eles querem mesmo é manter o povo submetido ao governo de plantão.

  75. Acredito que isso seja motivado pela real possibilidade da eleição do Bolsonaro. O PSDB perdeu por várias vezes a oportunidade ao se omitir durante as ações da Lava Jato agora é tarde.

  76. Privatização total (Estado mínimo). Direito do cidadão de possuir uma arma em sua residência, e em casos específicos, portá-la nas ruas. Sergio Moro para Ministro do Supremo. MST e demais organizações tipificadas com terroristas. Impressão do voto e contagem pública, com a participação de inúmeros cidadãos. Fim do foro privilegiado. Extinção dos sindicatos. E, como disse o cara aí embaixo: extinção dos cartórios.

  77. Quase choro com tanta coisa bonita no papel.Ainda bem que o papel aceita tudo. O Brasil perdeu cerca de 200 bilhões por ano para corrupção foram 14 anos PT/MDB no poder,multiplique 200.000.000.000×14 o resultado foi tramado no planalto e por governos de Estados. Onde os da cartinha estavam?

  78. Impressionante. É a mesmíssima discurseira cansativa de 33 anos de esquerda no BR.
    Tiveram muito tempo para administrar. O que fizeram foi apenas locupletar-se e pensar na próxima eleição.
    Deixaram de legado mais uma geração perdida, população analfabeta e alienada, relação divida/pib de 70%, prebendas e sinecuras mil, assassinatos, fome e miséria.
    Cento Esquerda, GFY.

  79. Quanta baboseira, o que interessa nada, acabar com a roubalheira, enxugar o estado, diminuir o número de ministérios para 1/3 do atual, etc, etc, etc….só blá, blá, blá… só discurso vazio…

  80. Programa maravilhoso, nos transformaremos numa Suíça. Combinaram com os russos? Depois de eleitos, o clientelismo, monopólios, interesses escusos, corporativos e tudo que desgraça o Brasil continuarão de vento em popa. O povo cansou de milongas, mimimis e enrolação, infelizmente quem apresenta o “manifesto” não tem mais moral e credibilidade.

  81. 🎈”Os 17 pontos do ‘manifesto’ em defesa de uma candidatura única de centro”🎈

    .
    Um oferecimento Odebrecht, OAS, C. Correia sempre um prazer em servi lo bem 💲💲💲

  82. A esquerda não se cansa de mentir, como são descarados! O Centro é o que manter o poder de todos os projetos ideológicos podres, corruptos e ultrapassados! Quem essa gente tosca e atrasada quer enganar com essa conversinha mole, “Carta ao Povo Brasileiro” de novo???…. vão à merd@!!!

  83. Muito blá blá blá. O povo brasileiro está cansado de tanto papo furado. O mais recente malogro pelo qual passamos foi perpetrado pelo PT e suas mentiras infindáveis. A verdadeira esperança é o Bolsonaro. O resto é apenas mais do mesmo. Tanto isso é verdade que estamos assistindo a sucessivas tentativas de união de TODOS os demais postulantes à presidência contra o único que é realmente diferente.

  84. Parece aqueles currículos de velho procurando emprego. “Nasci em Pindamonhangaba em uma família de 17 filhos. Meu pai era ferroviário e minha mãe costureira…”. Quem vai ler esse Textão do PSDB anacrônico ? É um partido envelhecido. Não vou reclamar pelo TaKimim , vou mimiografar e levar Em Mãos.

  85. Sem estado mínimo não teremos indicadores menores de corrupção. É necessário um programa intenso de privatizações.
    Por outro lado precisamos acabar com os privilégios dos funcionários públicos pois aí é uma questão moral de justiça, não se pode ter uma Holanda dentro do Brasil com benesses que sacrifica a classe produtiva e todos os trabalhadores. Esta alta tributação é o resultado de tudo isso, arrecadar para manter o Brasil Paralelo, a ficção do FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS .

  86. Papo bacaninha, moderno, legal, mas tiveram 35 anos para fazerem isso e não fizeram!
    Pelo contrário, todos os problemas nacionais citados no documento foram criados, gerados e paridos durante os governos do PSDB e do PT.
    Dívida pública multiplicada por quatro, déficit fiscal, altos salários e mordomias para todo o funcionalismo público, burocracia estatal, milhares de órgãos públicos, cartórios, fiscais mafiosos, funcionários corruptos…
    Todo mundo sabe que o FHC criou o Lula, que por sua vez gerou a desgraça chamada Dilma Rousseff.
    Veja o exemplo da educação: esse Cristovam Buarque foi um dos fundadores do PT, adepto de Paulo Freire, foi Ministro da Educação do Lula e agora vem posar de “salvador da pátria”! Vá siphoder!
    Chega dessa gentalha!

  87. O grande problema é que o item 2) é a primeiríssima prioridade do povo brasileiro para o momento, de modo que o PSDB de Gilmar, Aécio, Paulo Preto et caterva capitanear esse movimento gera uma contradição capital.

  88. PSDB e PT são irmãos siameses, fundadores do Foro de São Paulo, farinha do mesmo saco e tudo mais.
    Estão há mais de vinte anos no poder do país E NADA DISTO FIZERAM.
    Agora, vem escrever uma espécie de MEA CULPA em versículos e querem que o Povo acredite.
    VTNC.

  89. Quanto aos privilégios que esses canalhas têm, nos cargos que ocupam, nada? Imensa boa intenção a caminho do inferno! Bla bla bla bla bla bla bla bla. Tudo isso já foi exaustivamente falado por todos que assaltaram e assaltam os cofres públicos. NENHUM DELES DA O EXEMPLO INICIAL, RENUNCIANDO A TODAS MORDOMIAS. AMALDIÇOADOS!

  90. Reforma neoliberal: as regiões mais pobres do país são aquelas que têm pago salários mais altos para determinados profissionais, isso quando eles estão disponíveis. Sugiro que seja feita uma prova, assim como ocorre há décadas nos EUA, para TODOS os indivíduos oriundos do ensino superior, independentemente da área. Caso não façam a prova, não poderão receber registro na entidade de classe e não poderão atuar profissionalmente naquilo em que se graduaram. Isso valeria também para estrangeiros que queiram trabalhar no Brasil. Se a nota obtida for acima ou igual a 7, o indivíduo poderia escolher qualquer Estado brasileiro para atuar. Se obtiver nota entre 6 e 7, poderia se registrar para atuar apenas em Estados com menor

    1. aos professores entre elas, estando o professor sujeito a mudar de nível a depender do desempenho dos alunos em exames que deveriam ser feitos em caráter nacional e regularmente.

    2. deverão ser submetidas a novo processo seletivo para livre concorrência. Os cursos com cotas deverão ser exclusivamente para áreas as quais o país necessita muito do profissional, nos demais casos não deveria haver cotas e os cursos deveriam ser todos cobrados. Não faz sentido o país depauperado como está, bancar de graça cursos supérfluos, seria preferível investir em cursos profissionalizantes ou de tecnologia. Com toda essa economia e obtenção de recursos oriundos das próprias Universidades, deveria então se investir pesado no ensino básico e fundamental, categorizando escolas como nível A, B ou C, com pagamento diferencial aos professores entre elas, estando o professor sujeito a mudar de nível a depender do desempenho dos alunos em exames que deveriam ser feitos em caráter nacional

    3. com menor número de um determinado tipo de profissional. Se a nota for entre 5 e 6, poderia se registrar apenas em locais onde houvesse franca carência daquele profissional. Notas inferiores a 5 não poderiam exercer a profissão. Se a Universidade (pública ou privada) apresentasse 3 anos consecutivos, 25% de alunos com nota inferior a 5, deveria ter o vestibular suspenso até que se quebrasse este ciclo com as turmas que já houvessem adentrado na ocasião. Se mesmo assim for mantida essa baixa performance, a Universidade deveria ser fechada. Deveria haver cobrança nas Universidades públicas, assim como ocorre nos EUA, mantendo 30% de cotas para alunos de baixa renda, independentemente da cor. Caso esses alunos sofram reprovação ou abandonem o curso, suas vagas deverão ser submetidas

  91. Não vou ler não!
    Tô com preguiça do PSDBost_!
    Aécião está por trás disso também? Tem que manter isso ai, viu?
    George Soros vai financiar a campanha?
    Desespero total nas hostes dos tucanóides corruptos para continuarem com foro!

    1. Tesoura de Lenin…hipócirtas, canalhas! E ainda vêem com essa conversa de radicalismo de direita?
      Fazem o que querem, roubam, subornam, com essa agenda comunista para cima do brasileiro e depois dão uma de ofendidinhos ? Essa estratégia está gasta! Fazem horrores, e quando o BRASIL QUE PRESTA, se revolta, E COM RAZÃO, posam de vítimas! Não sei como ainda existe registro do Partido dos “Trabalhadores” e Partido Comunista do Brasil ??? FIM DO FORO DE SP, FORA CANALHAS, COMUNISTAS SAFADOS! Quanto ao manifesto, é de dar enjôo!

    2. Exatamente. Eles adoram:
      .
      BLÁ BLÁ BLÁ.
      .
      EXPULSEM Aécio PALAVRÃO Neves. Talvez, depois a gente continue a ler a partir do item 2.