Os 4,5 milhões de brasileiros desconectados

O Brasil tem 4,5 milhões de excluídos digitais.

O país tem também 2.231 distritos, espalhados em 21 estados, que não contam com cobertura de celular, o que corresponde a mais de 20% de todas as 10.302 localidades contabilizadas pelo IBGE.

Os dados revelados pelo Globo fazem parte de um estudo que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) está finalizando para ajudar o governo a formular novas políticas públicas de inclusão digital.

“Segundo especialistas, como o telefone celular se tornou a principal forma de acesso à internet, especialmente na baixa renda, a falta de investimentos em infraestrutura impede o avanço da economia.

Estudo recente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que a cada 1% de aumento no acesso à internet há um crescimento adicional de até 0,19% do Produto Interno Bruto (PIB).”

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

Ler mais 60 comentários
  1. Brasileiro comum, esse tipo de tática que tu propõe é de quem não aguenta debate, daí fica nessa de ficar copiando nicks e ficar postando mensagens de cunho duvidoso e pejorativo, muitas vezes, até. Sem nada haver com política, já foi motivo de acontecer o que os links abaixo descrevem. Antes do meio do ano aposto que terá algum tipo de mudança aqui, afinal, já ocorreu em 2015, 2016, e em 2017:

    www.oantagonista.com/sociedade/vai-ter-filtro/
    www.oantagonista.com/sociedade/mudanca-na-area-de-comentarios/
    www.oantagonista.com/brasil/por-que-fechamos-os-comentarios/

    Esse é o mais recente:

    https://www.oantagonista.com/brasil/guerrilha-virtual-de-pt-psdb-e-pmdb-contra-o-antagonista/

    1. Banir um idiota como vc não é regulamentar, é fazer assepsia e tornar o site mais agradável. Imbecil!

    2. Não, José de Arimatéia Reis, e não, “TROLL-MAV DO BOLSONARO JÁ ENCHEU”. Também acho os simpatizantes do establishment partidário chatos e galocha, mas isso não é motivo para calar ninguém. Vocês são exatamente o tipo de comentarista que os links descrevem. Uma linha, palavras de baixo calão, histeria, palavreado sem justificativa (e olha que nem ligo pra palavrão, pois sou politicamente incorreto)… e depois ainda querem falar que quem quer regulamentações são os apoiadores de Jair Bolsonaro. Tá bom, tá bom. Vocês deveriam visitar a página @odiodobem, no twitter. Descreve perfeitamente aqueles que se dizem democráticos, ou que erguem a voz pra falar de “amor isso ou aquilo”. Muito boa. Mostra quem são aqueles que geralmente criticam Jair Bolsonaro e seus apoiadores.

    3. A solução tá nos links, José de Arimatéia Reis. Depois os que querem regulamentar as mídias são os apoiadores do Bolsonaro…

      https://twitter.com/flaviomorgen/status/938031191126618112

    4. Os links tem tudo a ver sim, Carlos Sato. Os links tratam da bagunça que é a área de comentários. Principalmente aquela promovida por militantes do pt, psdb, e pmdb. Os links que estão dizendo, não eu. E Leonel Martins, irritar liberalóides e esquerdistas, de qualquer lugar que for, graças a tal da mobilidade que smartphones modernos e ultrabooks conferem, com uma coisa chamada 4g e wi-fi, é uma palavra de ordem. É gratificante. Mas ao contrário desses, ninguém mais fica poluindo a área de comentários, o chamado flood de internet, com textos sem sentido. Adoraria que o sistema fosse outro, inclusive com possibilidade imagem de avatar. Ou você não concorda?

    5. Infelizmente, troll que fica requentando o apelido inventado pela veja, vamos ficar aqui, desse jeito, todos com nicks sem qualquer tipo de cadastro, dizendo que um clona nick do outro, na base do anonimato completo (o que eu concordo já que no Brasil, em alguns estados e cidades, o clima na política é mais explosivo, e o anonimo, a identificação por nicks e avatares ajuda na liberdade de expressão). Mas, enfim, aqui vai aqueles links de sempre…

      www.sociedademilitar.com.br/wp/2017/10/resposta-enviada-para-revista-que-usa-expressoes-chulas-para-se-referir-militares.html

      www.sociedademilitar.com.br/wp/2017/10/o-indomavel-bolsonaro-texto-recebido.html

    6. Temos duas pessoas doentes mentais aqui sempre nos comentários. Uma é a retardada da Judith Lemos e o outro é esse troll demente do Bolsonaro, o tal Brasil direito. Se esses dois cretinos morressem amanhã, o mundo não perderia nada.

    7. Estes links não tem nada a ver com o que está acontecendo aqui. Os links falam de ataques ao site e o que se vê aqui é um troll sem vergonha do Bolsonaro sendo combatido e se fazendo se vítima.

    8. A bichonna bolsonática, que clona todo mundo aqui, acha que isso vai nos parar de criticar o Bolsolixo. Engano teu, V I A D Ã O!!! Vc começou clonando todo mundo aqui, agora aguente as consequências, filho da P U T A!!!!!!!

  2. O silêncio dos justos reforça o discurso dos antidemocráticos, é dever de todo brasileiro justo, clonar esse mav nordestino patético Brasil Direito #capitaobostonaro presidente.
    Clonem mesmo esse mané, um incauto que pensa ser o dono da verdade?

  3. O exército de trolls do Bolsonaro, do qual faço parte com muito orgulho, é imbatível. Somos muito eficientes e fazemos parecer que somos milhares de ativistas nas redes. Aqui no Antagonista, por exemplo, eu atuo sozinho, criei mais de 50 trolls e faço parecer que somos muitos, porque escrevo centenas de mensagens por dia com nomes diferentes. Cada um de nós MAVs está designado para um site ou rede social diferente.
    De vez em quando vendemos umas laranjas e uns potes de açaí para reforçar o orçamento dos nossos trolls, mas isso faz parte.

    1. Eu devo ser o Homem-Multiplo dos X-Men, porque me multiplico por milhares de pessoas nas palestras, aeroportos, formaturas, condecorações, eventos, etc. Tem eleitor viúva de tucano, petista, peemedebista, ou pretenso eleitor de liberalóides progressistas do novo/livres, ou eleitores da rede, ou do podemos, que não sabem conviver com a popularidade de desafetos políticos, e fica aqui trolando e copiando nicks…

    2. Só se eu fosse o homem-multiplo dos X-Men. Aprenda e se acostume com a popularidade de um desafeto político seu, no mundo real e virtual. No caso, Jair Bolsonaro:

      http://www.valor.com.br/politica/5180941/bolsonaro-tem-mais-apoio-dos-conectados

      https://gauchazh.clicrbs.com.br/politica/noticia/2018/01/eleitor-de-bolsonaro-e-o-mais-presente-em-redes-sociais-segundo-datafolha-cjbw7hd5b04rm01lsp84n5a38.html

      Tá pensando que adianta copiar é, cidadão? Outros já tentaram, e não conseguiram. É por causa de trolls que bagunçam a área com baixarias, que o antagonista já fez isso:

      www.oantagonista.com/sociedade/vai-ter-filtro/
      www.oantagonista.com/sociedade/mudanca-na-area-de-comentarios/
      www.oantagonista.com/brasil/por-que-fechamos-os-comentarios/

  4. Brasil Direito – #CapitãoBolsonaroPresidente é o “jornalista” FMB, kkkkk!!!!
    Pare de beber seu pinguço, vc ainda não percebeu o quanto vc está inchado??
    Depois que esse “jornalista” colou na família do político Bolsonaro, bebe diariamente!!!
    FMB pinguço inchado!!

    1. Quem dera eu ser quem você diz. Mas eu não sou ele, eu sou o Ronad Reagan, e ninguém pode dizer o contrário, segundo a “ideologia do anonimato de intrnet”!

      www.oantagonista.com/sociedade/vai-ter-filtro/
      www.oantagonista.com/sociedade/mudanca-na-area-de-comentarios/
      www.oantagonista.com/brasil/por-que-fechamos-os-comentarios/

  5. 4,5 milhões é pouco.
    Nós já temos mais seguidores fakes que esses 4,5 milhões de brasileiros pobres sem acesso a internet.
    Se a eleição fosse decidida por perfis fake, Bolsonaro já estaria eleito

  6. Mav nordestino patético Brasil Direito, vc fala, fala, mas atualmente está igual ao Dom Quixote, cadê seu exércíto de zumbis?!?!
    Vc age igual aquele pai da noiva do filme “Casamento Grego” ele conseguia encaixar limpa vidro em quaisquer assuntos exatamente igual.a vc com relação à seu MICO!!
    Seria vc outro funcionário fantasma do MICO??

  7. Gentem, eu sou conectadééésima e graças a isso eu uso os aplicativos de pegação para caçar macho, como o Grindr por exemplo. Outro dia eu tava andando na rua e ouvi um chamado do Grindr, quando vi era um negão lindésimo muito bem dotado. Nem perguntei nada a ele e só quis saber o endereço. Chegando lá na favela onde ele morava, primeiro perguntei em quem ele ia votar e o negão disse: vou votar no mito! Gentem, me joguei em cima do negão e me entreguei. Passei a tarde inteira com ele fazendo exame de próstata em mim. Foi um luxo!!!!! Amei aquele negão pirocudão!!!!!!!! To apaixonada!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. Tá pensando que adianta copiar é, cidadão? Outraos já tentaram, e não conseguiram. É por causa de troll que bagunçam a área com baixarias, que o antagonista já fez isso:

      www.oantagonista.com/sociedade/vai-ter-filtro/
      www.oantagonista.com/sociedade/mudanca-na-area-de-comentarios/
      www.oantagonista.com/brasil/por-que-fechamos-os-comentarios/

    2. Trollzinho de quinta, não adianta… tá pensando que adianta copiar é, cidadão? Outros já tentaram, e não conseguiram. É por causa de troll que bagunçam a área com baixarias, que o antagonista já fez isso:

      www.oantagonista.com/sociedade/vai-ter-filtro/
      www.oantagonista.com/sociedade/mudanca-na-area-de-comentarios/
      www.oantagonista.com/brasil/por-que-fechamos-os-comentarios/

  8. “Brasileiro Comum disse: 14 de janeiro de 2018 às 16:33
    Mav patético Brasil Direito, como se uma página de um cearense fosse algo verdadeiramente formador de opinião.
    Mav nordestino patético, sempre com links caseiros, kkkkk!!!”

    O twitter @odiodobem é perfeita pra ti, kkkk. Pego os links mais fáceis de achar, dentre MUITOS. Tipos como você é que fazem militância fracassada na net, baseada em trollar, são incompetentes pra alavancar a candidatura dos nomes de suas preferências, que não ganham nem nos próprios estados, e ficam inclusive alguns copiando nicks, pra tentar fazer graça. Continue esnobando as milhares de cidades polo dos interiores. Pt, derrete como sorvete na praia, e psdb, pdt, rede, novo/livres, podemos, enfim, nenhum partido desses ganha outdoor em tudo que é lugar.

  9. O PT faz manipulação dessa forma, mas a limpeza já começou. Primeiro a expulsão de Dilma, no dia 24 será Lula e em outubro o congresso. Infelizmente a despetização é lenta, mas felizmente o Brasil esta se livrando dessa raça.

    1. Diz aquela velha frase de internet: “não alimente trolls”. Eu não alimento, só rio mesmo. Deboche e muito politicamente incorreto, direto, pros trolls de quinta.

  10. Gentem, eu sou conectadééééésima e graças a isso eu uso os aplicativos de pegação para caçar macho, como o Grindr por exemplo. Outro dia eu tava andando na rua e ouvi um chamado do Grindr, quando vi era um negão lindésimo muito bem dotado. Nem perguntei nada a ele e só quis saber o endereço. Chegando lá na favela onde ele morava, primeiro perguntei em quem ele ia votar e o negão disse: vou votar no mito! Gentem, me joguei em cima do negão e me entreguei. Passei a tarde inteira com ele fazendo exame de próstata em mim. Foi um luxo!!!!! Amei aquele negão pirocudão!!!!!!!!!!!! To apaixonada!!!!

    1. Tá pensando que adianta copiar é, cidadão? Outraos já tentaram, e não conseguiram. É por causa de troll que bagunçam a área com baixarias, que o antagonista já fez isso:

      www.oantagonista.com/sociedade/vai-ter-filtro/
      www.oantagonista.com/sociedade/mudanca-na-area-de-comentarios/
      www.oantagonista.com/brasil/por-que-fechamos-os-comentarios/

    2. Tá pensando que adianta copiar é, cidadão? Outraos já tentaram, e não conseguiram. É por causa de troll que bagunçam a área com baixarias, que o antagonista já fez isso:

      www.oantagonista.com/sociedade/vai-ter-filtro/
      www.oantagonista.com/sociedade/mudanca-na-area-de-comentarios/
      www.oantagonista.com/brasil/por-que-fechamos-os-comentarios/

  11. Mav patético Brasil Direito, como se uma página de um cearense fosse algo verdadeiramente formador de opinião.
    Mav nordestino patético, sempre com links caseiros, kkkkk!!!

  12. Como se os humildes assim que encontrassem o primeiro Wi-Fi livre, a primeira coisa que fariam seria abrir os spam (correntes) do bolsomico, kkkkkk!!!!
    A atenção que a população dá para whats de política é a mesma dada para aquelas correntes que aquela tia velhinha nos manda quase que diariamente, Kkkk!!!

  13. Como as pesquisas do ibge não detectam todos os desempregados do Brasil, assim é essa pesquisa, que não detecta todos os serem humanos humanos existentes no Brasil, desde as roças até as cidades. E hoje em dia qualquer um tem um celular com zap zap, facebook, youtube, instagram, e browsers pra ver sites independentes. Vejam esse vídeo emblemático em apoio ao Jair Bolsonaro, e crítico ao pt/psdb/pmd/pdt/psb/pp, etc, de um cidadão de uma pequena cidade do interior do Ceará.

    https://www.facebook.com/jairmessias.bolsonaro/videos/921249388024048/
    https://twitter.com/sensoinc/status/926600807067332608

  14. Isso quer dizer que se o assassino anão atômico norte-coreano enviar um missil para explodir no Brasil, não dará para avisar todos os brasileiros pelo Watsapp para buscarem proteção, como no Haiti. Milhões de compatriotas morrerão por falta de Internet.

    1. Kkkk, bostonaro caso eleito declarará guerra contra a Coreia do Norte, Kkkk!!!
      Haitianos conectados, kkkkk!

  15. Por quê o BNDES ao invés de investir em Porto em Cuba, metrô na Venezuela, Rodovia Trans-Coca na Bolívia…, não investiu em telefonia celular nesses locais, por exemplo?
    Também não vimos uma única crítica do IPEA ao que o PT fez com o BNDES e o país nesses últimos 15 anos.
    Aliás, esse IPEA não serve pra nada, é outro cabide de empregos. Custa muito caro e não apresenta nenhum resultado concreto.

  16. Considerando a população total do país de 205 milhões de habitantes, 4,5 milhões correspondem a apenas 2,19% da população. Logo, a internet será o meio de comunicação que mais influenciará as eleições desse ano. E pq digo isso? Além da falta de credibilidade da grande mídia, na internet, diferente da TV, jornais impressos e revistas, a comunicação é de via dupla. As pessoas cassaram de apenas ouvir, querem falar tbm.

    Querem vencer na internet vencerá nas urnas.

    1. Hmmmm… só 2.19% não tem nenhum acesso. Mas que tipo de acesso tem o resto da população? Qual porecentagem de eleitores (não da população), tem acesso melhor do que só esporadico à internet?
      Não é tão simples assim.

  17. hahaha” O que queriam é saber qual alcance que Bolsonaro ainda NÃO tem, já que reina absoluto nas redes sociais! Mas como já se divulgou, 60% da população usa a internet!

  18. 2.231 é 40% dos municípios brasileiros, que somam 5.570. Como é que Bolsonaro e seus seguidores retardados dizem que ele ganhará por causa da internet? Expliquem essa, quadrúpedes!

    1. A sua exclamação e tom de nervosismo expõem o seu desespero diante de um candidato que decola a tempos, e diante do seu que estaciona e não sai do lugar…

  19. A hora que for dado o pontapé inicial oficial da campanha, o Bolsonaro tem que ir com tudo a esses municípios fazer campanha, porque nas redes sociais ele é absoluto!

    1. Ele já viaja. A mídia é que não cobre. Nas páginas de direita no face/twitter/instagram, tá tudo lá pra ver em vídeos e fotos de apoio nas mais diversas modalidades de manifestações (outdoors, camisas, adesivos, palestras reuniões de grupos de apoiadores, etc).