Os crimes e penas de Lula no caso do sítio de Atibaia

O Antagonista resume os crimes e penas de Lula apontados por Gabriela Hardt ao condenar o petista, bem como as regras aplicadas pela juíza para o cálculo final:

a) Corrupção ativa pelo recebimento de propinas em prol do PT pagas pela Odebrecht:

Pena: 5 anos e 4 meses de reclusão.

b) Lavagem de dinheiro na reforma feita pela Odebrecht no sítio de Atibaia:

Pena: 3 anos e 3 meses de reclusão.*

c) Corrupção passiva pelo recebimento de R$ 700 mil em vantagens indevidas da Odebrecht:

Pena: 2 anos e 4 meses de reclusão.*

* Para os crimes “b” e “c”, porém, Hardt aplicou a regra do concurso formal prevista no art. 70 do Código Penal, segundo o qual “quando o agente, mediante uma só ação ou omissão, pratica dois ou mais crimes, idênticos ou não, aplica-se-lhe a mais grave das penas cabíveis ou, se iguais, somente uma delas, mas aumentada, em qualquer caso, de um sexto até metade”.

Hardt aumentou em um sexto a pena mais alta (a do crime “b”), resultando na pena definitiva, para os crimes “b” e “c”, de 3 anos, 9 meses e 15 dias de reclusão.

d) Lavagem de dinheiro na reforma feita pela OAS no sítio:

Pena: 3 anos e 3 meses de reclusão.**

e) Corrupção passiva pelo recebimento de R$ 170 mil em vantagens indevidas da OAS:

Pena: 2 anos e 4 meses de reclusão.**

** Para os crimes “d” e “e”, Hardt também aplicou o art. 70 do CP, aumentando em um sexto a pena mais alta (a do crime “d”), resultando na pena definitiva, para os crimes “d” e “e”, de 3 anos, 9 meses e 15 dias de reclusão.

Resultado:

A juíza somou as penas relativas ao crime “a” e aos dois conjuntos de crimes para chegar à pena final.

Em números:

5 anos, 4 meses

+

3 anos, 9 meses e 15 dias

+

3 anos, 9 meses e 15 dias

=

12 anos e 11 meses de reclusão.

O ocaso de Maduro: vai sair ou 'ser saído'? Leia aqui

Deixe seu comentário

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem;
Tempo de publicação: 4 minutos

200

  1. João disse:

    Gleisi não vai mais dar bom dia para o Lula em Curitiba, porque logo fará companhia numa penitenciária. Lularápio será livre quando for para o cemitério.

Ler comentários
  1. LRC disse:

    12 anos para tornar umas 10 gerações de milionários. Na visão do presidiário da suíte da PF, com todo o conforto, não deve ser um mau negócio.

  2. Jorge disse:

    A folha corrida do Lula poderá se igualar a de outros criminosos famosos como o Sérgio Cabral, Marcola e Fernandinho Beira-Mar.

  3. CELIO disse:

    Quero saber agora sobre o sítio. Será que o MST poderá tomar como posse? risos

  4. Alexander disse:

    Somando as 2 condenações já são 25 anos no "casco duro", mas ainda cabe recurso ao TRF-4 o que poderá elevar esta pena...

  5. Roberto disse:

    Envelhecido 12 anos é o melhor!!...Gostei.

  6. Luiz disse:

    Olha, eu nem vou conferir a conta. Se ela falou que é assim, prá mim tá bom. kkkkkk

  7. RobertoSilvaRJ disse:

    Assim como todos os petistas, que sentem grande dor por verem Lula cada vez mais distante da liberdade, também sofro com essa dor. Me dói muito o maxilar, de tanto rir desses BABACAS.

  8. Nelson disse:

    TRF4 ainda tem margem para aumentar, então.

  9. GILMAR disse:

    A pena foi muito pequena, agora tem que fazer esse ladrão devolver centavo por centavo...

  10. luis disse:

    Pode ter certeza que o TRF-4 transformará em uns 18 anos, que deve ser a melhor régua pra este bandido, como já não é mais primário, tem que aumentar afinal ele é o cabeça

  11. le disse:

    Precisa sair do SPA na PF-PR. e ir para um presídio de segurança máxima. Moro só errou nesse pequeno detalhe, em dar mordomias ao maior ladrão que o mundo já conheceu.

    1. Se Moro colocasse direto na penitenciaria, certamente o STF não aprovaria imediato cumprimento da prisão depois do julgamento em 2ª instancia. Tacada de Mestre de Moro.

    2. Moro foi sábio, não Colocando-o direto na cadeia. Iam ter muitas críticas. Agora, é só passar o caveirão lá e levá-lo!

  12. chrispiragibe@gmail. disse:

    Já era de se esperar as críticas do Lula, pois só ele faz as coisas certas. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  13. Roberto disse:

    Esse cancer tem que sair da cadeia somente quando o dedo midinho dele crescer sem cirurgia.

  14. Sandra disse:

    Bravo!!!!!!!! Temos que soltar fogos! Outra juíza condenando esse salafrário! Não dá mais para usar a desculpa de perseguição pelo Sérgio Moro!! Hehehe Hahaha Uhhhhhhhhhhhhh!

  15. Arthur disse:

    Espero que na sentença, depois de 2a. instancia confirmar a condenação da 1a., esteja a prisao em regime fechado, presidio comum, como um criminoso de alta periculosidade e fundamentalmente um BAB

  16. Paulinha disse:

    Parabéns Juíza Gabriela Hardt!!! Agora, os Desembargadores do TRF4 podiam aumentar a pena para uns 16 anos - não é mesmo???

  17. GCChaves disse:

    PARABÉNS Juíza Gabriela. O Brasil tem jeito. Torcer agora para "OS TRÊS MOSQUETEIROS" lá do TRF4 aumentar a pena um pouquinho mais.

  18. LUIGI disse:

    Delícia. Vou querer ler essa sentença inteirinha! Li a do Moro!

    1. Subtraiu um mês de proposito para não dar 13 anos.

    1. Quem defende criminoso, também é bandido. Você consegue raciocinar e descobrir de que acabo de lhe qualificar? Tenho quase certeza que não, pois pelo nível dos seus comentários dá para deduzir.

  19. José disse:

    Para o que elle nos roubou, acho pouco…

  20. Dr disse:

    O Reeducando Luís Ignácio Luladrão da Silva, vai agora para um presídio de segurança máxima? O apenado vai rapar a cabeça e vestir a beca cor de abóbora como todos os meliantes.

  21. Alex disse:

    E OS FILHOS....... ??? Os processos que envolvem os filhos não andam ?

  22. Dr disse:

    Tem que ir atrás do dinheiro do Meliante e da família toda. Onde está o COAF agora? O Reeducando vai continuar na PF? Tem que transferir o apenado para um presídio de Segurança Máxima .

  23. Edgar disse:

    Justiça sendo feita. Ainda faltam mais cinco processos. Segundo os experts, Lula vai amargar, pelo menos 50 anos de condenação. Pelo menos no papel.