Os novos partidos liberais

Em setembro, O Antagonista publicou “Nota do Livres“, na qual o novo partido – que pretende renovar o pequeno PSL – se dizia “liberal por inteiro”, “atraindo o interesse de liberais que optaram pelo PSDB pelo vácuo de um partido liberal consistente”.

O Globo, neste domingo, destaca o movimento como mais um dos projetos eleitorais – como o Partido Novo – que têm a defesa do liberalismo como plataforma, impulsionada pelo “desgaste das bandeiras da esquerda associadas ao PT e aos governos dos ex-presidentes Lula e Dilma”.

“Há claramente a falência do modelo de Estado grande, que não dá conta”, disse Paulo Gontijo, que assumiu a presidência estadual do PSL/Livres no Rio de Janeiro. “As pessoas veem isso nos serviços não prestados pelo Estado. E o envolvimento dos grandes campeões (empresas turbinadas pelo então presidente Lula) e das empreiteiras nos escândalos de corrupção mostram o quanto esse capitalismo de Estado foi gerando corrupção e ineficiência.”

O ex-presidente do Novo João Amoêdo, que deve disputar a Presidência da República no ano que vem, considerou positivo o surgimento de forças na mesma corrente:

“Penso que é mais gente divulgando ideias de liberdade do indivíduo e menor intervenção estatal.”

Comentários temporariamente fechados.

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Se for contra a liberdade de defesa do cidadão com o porte de arma, não é liberal, é só mais um partideco querendo embarcar na onda, Bolsonaro sim representa a liberdade de todos!

Ler mais 48 comentários
  1. Se for contra a liberdade de defesa do cidadão com o porte de arma, não é liberal, é só mais um partideco querendo embarcar na onda, Bolsonaro sim representa a liberdade de todos!

  2. O povo quer mudança mas vai votar em Lula, Huck, Bolsonaro, Dória, Marina, Ciro e Boulos. Todos palhaços de circo, caricaturas, demagogos, populistas, mistificadores. Parabéns xucros. Belo trabalho. “Obraram” bem, como diziam antigamente ( tradução: QUE K.H.DA !!!)

  3. Liberais ? KKKKKK
    O que chamam de liberalismo por aqui é uma falcatrua sem vergonha onde sempre quer, do liberalismo, o que favorece empresarios bandidos. Sempre citam os EUA como exemplo e sempre querem mudancas “liberais” somente no que lhes favorecem.

    Ou no tal liberalimo brasileiro teremos prisao e confisco de bens de sonegadores ? teremos imposto sobre heranca de mais de 50% ? Teremos as universidades publicas cobrando mensalidades ? Teremos aliquotas de imposto de renda superiores aos 27,5% para os que ganham acima do teto atual ?
    Acabarao com o ICMS, imposto indireto que os empresarios adoram pois podem sonegar a vontade que o governo perdoa (vide que empresario nao gosta somente de imposto direto, nao sonegavel).

    SE NAO SERA DE FATO UM LIBERALISMO, ENTAO NAO CITEM OS EUA E MUITO MENOS O LIBERALISMO.

    TER UM ESTADO LIBERAL PARA FAVORECER AINDA MAIS A ELITE PILANTRA E LADRA NAO FARA FALTA.

    1. A elite pilantra ladra foi criada, gestada, parida e embalada pelo nacional-desenvolvimentismo que predomina no Brasil há quase 100 anos. Nunca houve liberalismo no Brasil.

    2. eu tinha sentimentos semelhantes aos seus e sugiri que você entre em contato com o NOVO so para conhecê-lo por dentro e chegar a sua própria conclusão se há luz no fim do túnel ou não. Eu fui buscar informações, pois estava cansada desta coisa raivosa e sem esperança que estamos. Sou por natureza meio cética e muito pragmática nesses assuntos, mas novamente vale a pena conhecer o Novo para formar uma opinião, por que suas colocações estão perfeitas! E por incrível que pareça tudo o que você citou acima está unhado com as ideias e mecanismos liberais do novo.
      Boa sorte e espero que encontremos o caminho. Grande abraço

    3. isso sem falar que o estudante assassino de Goias, em um estado liberal como os EUA, teria como minimo uma prisao perpetua …..

      Aqui nao, a culpa é dos que o provocaram. Ele nao é marginal assassino pois a culpa é somente dos outros e nao dele ….

  4. A esquerda é tão hegemônica no Brasil, está tão impregnada na classe política brasileira(e nos grupos que ficam orbitando a política) que mesmo depois da Lava-Jato, não surge um único partido de direita no Brasil. O máximo que acontece são os mesmos partidos, todos SOCIALISTAS, apresentando a “RENOVAÇÃO” política. Com uma nova roupagem, se lançam como LIBERAIS. É fácil ser liberal no Brasil, já que ser liberal é mudar para que tudo continue exatamente como está. Olhem as propagandas do LIVRES e tirem como exemplo.
    No Brasil, ser liberal é falar em economia liberal, mas defender cotas, defender a cartilha LGBTISTA etc. Os partidos SOCIALISTAS de sempre, agora pregam o “liberalismo”, mas visando as eleições em 2018. Basta ganharem e todos voltam na prática a serem os SOCIALISTAS de sempre. Assim como o PT(também socialista) deixava claro que iria “MORALIZAR” a política.
    Resumindo, como eu disse, não há um único partido de direita, mas os velhos partidos de esquerda estão tentando mudar de roupa para se apresentarem como LIBERAIS. Assim como aconteceu nos EUA, Liberalismo se tornará sinônimo da Nova esquerda, com a diferença que no Brasil será a velha esquerda de sempre.

  5. Um Partido que defende um estado liberal é “ESTÚPIDO”!
    Usar a alcunha de liberal, para passar a ideia de LIBERDADE é pura basófia, e mostra o quanto estão mau intensionados.
    O liberalismo, NÃO EXISTIU NO MUNDO, nem nunca vai poder existir, pois o ser humano é essencialmente imprevisível, e portanto, NÃO É SEGURO DEIXAR SEM AS AMARRAS LEGAIS, senão A ANARQUIA SERIA O RESULTADO.
    Um Estado pode ser liberal em áreas pontuais, mas esta liberdade deve ser pautada no poder moderador do conservadorismo para preservar a essência daquilo que deu certo para chegar num estado com setores liberais. Está forma de governo é o sonho de consumo das Democracias do mundo. E a Social Democracia é o seu antagônico. A diferença é que o primeiro GERA RIQUEZA E O SEGUNDO POBREZA E TIRANIA.

    1. Os Escandinavos tem um Estado grande, mas existe dois pequenos detalhes que fazem a diferenca em relacao ao Brasil: primeiro, la o dinheiro dos impostos retornam com servicos publicos de qualidade. Segundo, la tambem existe o Liberalismo de uma economia de mercado forte, ou as gigantescas multinacionais como Erikson, Scannia, Ikea, Volvo e etc nao sao evidencias dessa dinamica !

    2. Deve ser por isso que a Suécia, depois do Vale do Silício é a região que mais exporta inovação no mundo. Há quem ainda procure entender como um estado que taxa pesadamente seus cidadãos consegue estes resultados…. Tem uma explicação sim, mas para isso é necessário estudar os detalhes, e nem sempre a média está disposta a isso.

  6. Além de paridos liberais, o que falta é a população parar de ver o Estado como seu pai e solução pra tudo. Pra começar a mudar é importante aprender. Segue algumas sugestões de leitura.
    – Livro “Sistemas Eleitorais”, de Jairo Nicolau

    – Livro “Ciência e Política: Duas Vocações”, de Max Weber

    – Livro “Por que as nações fracassam”, de Daron Acemoglu e James Robinson
    – Artigo “FALHAS DE MERCADO” VERSUS FALHAS DE GOVERNO, de Ubiratan Jorge Iorio

    – Artigo “Escolhas públicas de má qualidade e democracia representativa”, de Jorge Vianna Monteiro

    – Livro “Escolha Pública: um guia”, de Eamon Butler

    – Artigo “Rent Seeking e a Corrupção no Brasil: a raiz do problema”, de Leonardo Neiva

    – Artigo “O que é rent-seeking”, de Marcos Mendes

    1. A população não tem voz, nem escolha, o Brasil vive uma ditadura comandada por marginais e amparada por uma Constituição sem valor. Leiam livros de como fazer reagir a uma ditadura escravagista disfarçada pelas urnas eletronicas que roubam a livre escolha do voto.

  7. Partido novo, partido velho andam na mesma direçaõ, a exploração abjeta de um povo que paga os mais altos impostos do mundo, pagam pelos produtos mais caros no planeta em impostos embutidos para sustentar a canalhada de Brasilia. Nada salvará o Brasil se essa bandidagem não for removida junto com a Constituição da impunidade.

  8. Colocando todos esses no contexto da administração nacional e da geopolítica mundial, no contexto da guerra cultural contra a esquerda, na reforma da educação, no combate ao crime, etc, juntem todos esses que não dão meio Bolsonaro. São todos nascidos de ideologias esquerdistas com uma maquiagem econômica, um papo de gerentões. Esse presidente do partido novo mesmo, salvo engano, no recente episódio da exposição, dos casos envolvendo as artes, se portou como um bom isentão,prendendo pro esquerdismo. Se for falar de liberação de drogas, e do aborto, eles são a favor também, salvo engano. Liberais são esquerdistas que estudaram economia, mas mesmo assim, não tiraram mais do que 5,5 ou 7 nas provas.

    1. Bolsonaro ? nao é ele quem diz que seu ministério será composto por militares ?

      NOTICIA ATUAL, DE HJ, PRA VOCE QUE APOIA ESSA OUTRA CORJA BEM SEMELHANTE AOS PARTIDOS PODRES, DE ESQUERDA, QUE VOCE CRITICA.
      Corrupção nos quartéis Ministério Público detecta desvios de R$ 191 milhões nas Forças Armadas … – Veja mais em https://www.uol/noticias/especiais/corrupcao-nos-quarteis.htm?cmpid=copiaecola

      ACORDA !

  9. Acho perfeito! Estado menor, melhores serviços. Menos impostos ou impostos como estão mas com respeito ao contribuinte, sem as eternas roubalheiras que esses políticos cansados, da velha guarda têm feito ao longo dos anos. Chega! O povo está cansado! Menos ideologia, mais bons serviços!

  10. Passei a admirar incontestávelmente João Amoêdo quando outros partidos oligarquias começaram a mudar de nome cores e discursos. “João!! Precisamos reagir e neutralizar esses canalhas enganadores”. João respondeu de forma simples, educada e demolidora…. Danton! Só por este fato de sermos copiados já valeu nossa existência. A semente germinou. Pensei!! Tai um grande homem sem sombra de dúvidas.

    1. Concordo em parte, desde que, não permitam que os atuais políticos entre na legenda, contaminando com o mesmo do mesmo, é certo que muitas raposas vão se cobrir de cordeiro no manto das novas legendas, apenas em razão do maldito foro privilegiado. Tem de manter isso, viu!.

    1. Saúde e educação, onde o investidor privado não atua. E segurança aliada sempre à educação, para salvar a juventude do crime organizado.

  11. Como oposição à estatização tem algo de bom. Mas quais são os princípios que defendem?
    Quanto à escorchante carga tributária, ferramenta socialista inventada para sugar a sociedade e implementar o “Estado de bem estar social”, o que pensam?
    Certamente, por abarcar “liberais” egressos do PSDB, tem cara de ser uma repaginação do “tudo do mesmo”.
    Sem contar que nada dizem a respeito de valores éticos e morais judaico-cristãos, que, num processo contínuo, com muitos erros e correções de rumos, nos legou a civilização Ocidental.

    1. Rodrigo Oliveira, tua explanação retrata o liberalismo clássico, com o que concordo. Mas o que eu questiono é, até por falta de maiores esclarecimentos, se são socialistas travestidos de liberais (social/democratas) ou liberais autênticos. Como estão dando guarida a egressos do PSDB, à primeira vista, subentende-se que “é mais do mesmo”, ou seja, liberais na economia e gramscianos na implementação de uma nova cultura globalista, em detrimento aos valores que nos são caros e eu, como conservador, me dou o direito de duvidar de suas boas intenções.

    2. Falta pesquisa… por definição, os liberais defendem um Estado o menor possível (Estado mínimo é praticamente utopia) – se o Estado deve ser o menor possível, obviamente isso se reflete nos impostos e taxas – eles diminuem drasticamente (se o enxugamento do Estado for grande). Vendo por outro ângulo, se os liberais promovem a iniciativa privada (em vez de estatal) é óbvio ululante que isso só pode ser feito com menor carga tributária. Teoricamente, os impostos e taxas servem para fundear a atividade estatal (e não desviar, como aqui)… logo, se o Estado diminui sua atuação na sociedade, não há necessidade de alta carga tributária. Por outro lado, ao se estimular o capital privado e o empreendedorismo, mesmo com menor carga tributária, pode-se obter porcentualmente maior valor líquido de impostos e taxas, já que as empresas aumentam seu faturamento – então, pagam porcentualmente menos, mas podem pagar mais em valor líquido.

  12. • “VOTE em PSGPME – O PARTIDO MAIS LIBERAL”
    • “SOU a SOLUÇÃO, a SALVAÇÃO e TENHO MAIS QUE 3% de APROVAÇÃO”
    • “COSTUMO COLOCAR ORDEM e PROGRESSO”
    • “EM CASAS da LUZ VERMELHA DOMINADOS por pumliCÚS”
    • “COSTUMO COLOCAR ORDEM e PROGRESSO”
    • “EM ZONAS e PUTEIROS de ESCRUPULOSOS do $$$$$$$$$”
    • “COSTUMO COLOCAR ORDEM e PROGRESSO”
    • “Em 513 + 81 + 11 + 5.568 + 65.000 ASSASSINATOS por ÂNUS
    • “COSTUMO COLOCAR ORDEM e PROGRESSO”
    • “EM SEM GOVERNOS, em SEM FUTURO e em SEM PRESENTE”
    • “COSTUMO COLOCAR ORDEM e PROGRESSO”
    • “EM SEM SAÍDA, em SEM DESTINO er SEM PERSPECTIVAS”
    • “COSTUMO COLOCAR ORDEM e PROGRESSO”
    • “EM SEM 14 MILHÕES SEM EMPREGO e 700 PRESIDIOS”
    • “COSTUMO COLOCAR ORDEM e PROGRESSO”
    •“FAÇO a FAXINA GERAL, VOTE em PSGPME, O PARTIDO MAIS LIBERAL”
    •••••••••••••••••••••
    • “PSGPME – PARTIDO PERPÉTUA SOLITÁRIA GUILHOTINA da PENA de MORTE por ESQUARTEJAMENTO
    •••••••••••••••••••••
    • “PSGPME – PARTIDO PERPÉTUA SOLITÁRIA GUILHOTINA da PENA de MORTE por ESQUARTEJAMENTO”
    •••••••••••••••••••••

  13. Não existe liberalismo apenas com menos intervenção do Pider Executivo. Liberalismo também exige menor intervenção de legislativo e do Judiciário para que haja seguranca jurídica, garantia dos contratos, e menos ativismo do MP e da PF para todos tenham o direito de se defenderem sem serem execrados publicamente ainda na fase de investigação com base em denúncias ainda sem provas. Formadores de opiniões como vocês deveriam informar o todo, e não apenas fazerem apologia partidária. Ser liberal exige contar o todo para não vendermos falsas expectativas e desilusões de muitos.

  14. BNDES financia elevador para academia de Luciano Huck
    Sociedade 25.02.15 19:46

    A rede de academias Fórmula faz parte da Bodytech Company, o maior grupo no setor de fitness da América Latina em faturamento, segundo o seu próprio site.
    Os seus sócios são Alexandre Accioly, Luciano Huck, João Paulo Diniz, Bernardinho e Luiz Urquiza. Todos milionários, com a exceção de Bernardinho.

    A pergunta do Antagonista é: por que o BNDES patrocinaria, a juros subsidiados pelo contribuinte, um elevador de três andares para deficientes numa unidade da academia Fórmula no Itaim Bibi, em São Paulo?
    .
    O que vem ao caso é a falta de critério financeiro do banco. Os sócios da Fórmula não precisam do BNDES para fazer elevador para deficientes. Pode ser um franqueado? A falta de critério persiste. Não parece ser prioridade para o desenvolvimento nacional nós patrocinarmos um elevador — mesmo que para deficientes — numa academia de ginástica particular.

    1. Fechem ou privatizem todos os ANTROS DE CORRUPÇÃO chamados BANCOS ESTATAIS.
      Seus objetivos de existência de enriquecer e facilitar apaniguados nunca foi tão ÓBVIO

    1. Somente esta faltando aparece o honesto pois nenhum dos citados presta.
      A nao ser que voce possua pilantra de estimacao ….

  15. Se vai adotar os afilhados de FHC nao vai prestar pq o PSDB é esquerda tb.
    Ele esqueceu de falar das falcatruas dos Bancos q estão sendo ocultafas e poupadas pelos delatores.
    Quem vai atacar esse câncer?

    1. Privatiza tudo! inclusive os partidos que se tornaram estatais mamando no fundo partidário. Quem garante que partido amigo do rei não venha a ser beneficiado com um quinhão maior do famigerado fundão?

    2. Tem que privatizar mesmo!
      O resto é conversa mole pra boi dormir e para JOESLEYS DA VIDA FICAREM BILIONARIOS

    3. NAO HÁ CONDIÇAO NA ATUAL CONJUNTURA MONETÁRIA MUNDIAL DE SAIR PRIVATIZANDO TUDO, A CHINA E COREIA DO NORTE ESTAO COMPRANDO TUDO, A COREIA SIM E VCS NAO SABEM.ELES RECEBEM DINHEIRO PARA AJUDAR APOPULAÇAO E JOGAM NA JOGATINA E VENEZUELA IDEM, MORREM DE FOME E CARENCIAS O POVO E O GOVERNO COMPRA ARMAS DE ULTIMA GERAÇAO COMO A COREIA.
      ENTAO QUEM ENTRAR TEM QUE FORTALECER NA SEGUGANÇA, DAR CONDIÇAO DE TRABALHO PQ TENDO SEGURANÇA AS EMPRESAS CHEGAM E ABRE MAIS PQ MUITO BRASILEIRO QUER TER SUA EMPRESA ,AMS TEM MEDOD E MORRER.

  16. Só existe um partido em que o eleitor consciente confia: Partido Novo.
    Só existe um candidato em que o eleitor consciente confia: Bolsonaro.
    Uma pena não estarem juntos nesta campanha.

    1. KKKKKKK, mais um gado (voce) para o novo curral de otarios (partido novo) …..
      Mesma laia, mesmo lixo que os outros partidos.

      “O fundo intitulado Armínio Fraga Neto Fundação Gávea, do ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, é investigado nos Estados Unidos por ter transferido US$ 4,4 milhões de uma conta nas ilhas Cayman para outra conta do HSBC na Suíça. A informação é de uma fonte do FBI, polícia federal norte-americana.

      Documentos apontam ainda que, para supostamente evitar a tributação de impostos, Fraga teria declarado à Receita Federal que o fundo era filantrópico, ou seja, isento de tributos. ”
      R7

      Acorda !

  17. Poxa, Antagonistas, precisa o Globo dizer o que vocês têm que publicar? Vocês teriam aumentado um monte sua credibilidade e visibilidade se começassem uma série sobre novas propostas e novos partidos.
    Ainda dá tempo.