Os oito idealizadores da CPI contra a Lava Jato

Os oito idealizadores da CPI contra a Lava Jato
Foto: Reprodução/TV Câmara

A CPI contra a Lava Jato que está pronta para ser instalada na Câmara foi protocolada por André Figueiredo, do PDT do Ceará, mas tem outros sete autores.

São eles: Jandira Feghali (PCdoB-RJ), Alessandro Molon (PSB-RJ), Orlando Silva (PCdoB-SP), Daniel Almeida (PCdoB-BA), Paulo Pimenta (PT-RS), Ivan Valente (PSOL-SP) e Tadeu Alencar (PSB-PE).

O pedido se baseou nas mensagens roubadas por hackers e foi apresentado no ano passado — leia aqui a íntegra, se tiver estômago. Agora, com as declarações de Augusto Aras contra a Lava Jato, os deputados cobram uma definição de Rodrigo Maia, que a qualquer momento poderá instalar a CPI.

Como noticiamos, o requerimento de criação da comissão já foi lido em plenário, após a validação de 176 assinaturas, cinco a mais que o necessário. Após o pedido ter sido protocolado, 20 deputados voltaram atrás e tentaram retirar o apoio, o que não é permitido pelo regimento interno da Câmara.

Mostramos há pouco que, uma vez instalada a CPI, os idealizadores dela vão querer fazer bastante barulho e ameaçar prender Sergio Moro e os procuradores da Lava Jato em Curitiba. Essa, pelo menos, é a suspeita de parlamentares que dizem conhecer as reais intenções da turma que inventou toda essa história.

Diante do novo contexto, a esquerda e o Centrão esperam poder contar com uma ajudinha de bolsonaristas na CPI, uma vez que Moro virou inimigo do atual governo.

Leia mais: Moro exclusivo: 'Um teste moral para o país'
Mais notícias
Comentários desabilitados para este post
TOPO