ACESSE

Pacote anticrime revogou poder de Toffoli para instaurar inquéritos, diz Conamp

Telegram

No julgamento do inquérito das fake news, o advogado da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Aristides Junqueira, afirmou que o pacote anticrime revogou o poder de juízes instaurarem investigações de ofício, como fez Dias Toffoli no ano passado.

Ele citou o seguinte trecho da nova lei, sancionada no fim do ano passado por Jair Bolsonaro:

“O processo penal terá estrutura acusatória, vedadas a iniciativa do juiz na fase de investigação e a substituição da atuação probatória do órgão de acusação.”

Ex-procurador-geral da República, Aristides Junqueira, no entanto, defendeu a continuidade da investigação para apurar ofensas aos ministros do Supremo, desde que ela seja integralmente conduzida pelo Ministério Público.

“O que se faz com esse inquérito atualmente? Remeta-se ao Ministério Público, para que ele continue as investigações, que são necessárias”, afirmou.

Leia mais: Um único login de acesso ao jornalismo independente + uma grande obra sobre história (brinde)

Comentários

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos. Tempo de publicação: 4 minutos
Ler 9 comentários